NoticiasEnsaios

Peugeot 508 SW Allure 1.5 HDI 130cv: A lufada de ar fresco do segmento “D”!

Finalmente estivemos ao volante da Peugeot 508 SW com o motor 1.5 HDI na versão Allure. Esta carrinha é executiva, mas despiu-se dos aspectos mais conservadores que abundam no segmento, para adoptar um estilo desportivo e dinâmico! Esta é provavelmente a carrinha mais bonita do segmento, uma vez que colecciona olhares por onde passa e alia o seu estilo imponente a uma motorização, caixa e conforto excepcionais.

O aspecto exterior da Peugeot 508 rompe com o que este segmento D nos tem vindo a habituar. Temos uma carrinha “executiva” que adopta um estilo muito mais dinâmico e desportivo, capaz de deixar muitas pessoas boquiabertas. A razão? Talvez seja o seu formato aerodinâmico, a “dança de luzes” que nos faz lembrar o “KIT” ou talvez as linhas fluídas e modernas da carroçaria. Talvez possa ser a combinação de todos estes factores que tornam a Peugeot 508 uma das mais belas carrinhas do mercado!

Na dianteira temos um pára-choques desportivo, dinâmico e musculado que ostenta uma grelha inferior generosa e coloca no topo da dianteira uma grelha em cascata, de onde saem os elementos cromados que assumem um aspecto requintado. As ópticas especificas do modelo tornam-no inconfundível através de uma assinatura luminosa invulgar. O logótipo da Peugeot encontra-se no centro da grelha e o orgulho no modelo “508” fez com que a marca colocasse esses números no capô. Nas laterais observados a silhueta elegante que nos brinda com um capô longo, um pára-brisas inclinado e um tejadilho elegante que desce suavemente até à traseira. É possível notar os guarda-lamas e ilhargas musculadas, o friso cromado requintado em torno dos vidros, a linha de cintura elevada e o pára-choques traseiro saliente. Na traseira temos um óculo traseiro inclinado, um spoiler generoso, farolins traseiros horizontais e aerodinâmicos e um difusor plástico que alberga duas saídas de escape simuladas. Logo abaixo do vidro traseiro temos as letras da marca e entre os farolins de nevoeiro, sobrou espaço para um friso preto que ostenta o logótipo da marca.

O equipamento exterior nesta versão Allure convence, uma vez que temos vidros traseiros escurecidos, ópticas Full-LED, farolins LED, jantes de 17 polegadas com 2 tons envolvidas em pneus 215/55R17, chave mãos-livres, antena shark, barras de tejadilho longitudinais cromadas, luzes de pisca dinâmicas, entre outros.

O requinte exterior alia-se ao aspecto moderno e “robótico” que faz parte da nova linguagem de design da marca, já presente em alguns modelos da gama Peugeot.

A acessibilidade ao interior convence, tanto aos lugares dianteiros como aos lugares traseiros. A abertura das portas satisfaz e o espaço para entrar é suficiente, mesmo para pessoas mais altas. Já no interior, há espaço para dar e vender, tanto nos lugares traseiros como nos lugares dianteiros, onde encontramos muito espaço para pernas, ombros e cabeça. A bagageira tem capacidade para dormirmos lá dentro com 530 Litros que se estendem aos 1780 Litros. O espaço no habitáculo convence com um porta-luvas de tamanho normal, uma arrumação generosa e refrigerada no apoio de braço dianteiro e bolsas de portas que oferecem também um bom espaço de armazenamento.

O design interior convence pela positiva, uma vez que transporta a ideia do design exterior para o interior da Peugeot 508, ou seja, temos um interior moderno e desportivo, que se volta a “despir” de caracteristicas excessivamente “executivas” como acontece na maioria dos automóveis do seu segmento. O tablier é alto e tem curvas suaves, a zona da consola central é mais saliente e focada no condutor, o túnel central é dinâmico, minimalista e organizado, enquanto ao centro temos botões em forma de “rampa” que servem para aceder aos vários menus da multimédia. O volante é pequeno, mas o painel de instrumentos e o sistema de navegação e multimédia têm tamanhos generosos.

No que toca à qualidade do interior, encontramos para além de um estilo elegante e incansável, uma qualidade de construção surpreendente, aliada à abundância de materiais emborrachados, couro com pesponto, pormenores que simulam carbono, tecido e cromados. Todos estes materiais se juntam para um interior de harmonia perfeita, onde é fácil querer estar. Não podíamos deixar de falar da insonorização que é de excelência.

No que toca ao equipamento desta versão Allure temos sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, câmara de ajuda ao estacionamento 360º, botão start da ignição, travão de estacionamento eléctrico automático, painel de instrumentos totalmente digital em ecrã TFT 12,3 polegadas, sistema de navegação e multimédia em ecrã de 10 polegadas, volante multifunções em couro, ar-condicionado automático de dupla zona, assentos em couro e tecido tep, carregamento de smartphone sem fios, patilhas no volante para troca de caixa, controlo por voz, serviços de navegação em tempo real, hotspot de internet, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia da Peugeot apresenta-se num ecrã táctil de 10 polegadas com uma qualidade de imagem boa. Damos destaque à interface intuitiva e agradável, aos serviços de navegação em tempo real e tomtom live services que funcionam bastante bem. Damos ainda destaque ao facto de conseguirmos utilizar a internet móvel do nosso smartphone no sistema de navegação e multimédia. Este está também preparado para Android Auto e Apple CarPlay.

O painel de instrumentos apresenta-se num ecrã de 12,3 polegadas com uma imagem de excelência e várias opções de visualização, os temas permitem ao condutor visualizar as informações que mais lhe convém no painel de instrumentos. É possível ter um tema apenas com o velocímetro e conta rotações, um tema com dados de viagem e consumos, um tema com multimédia e navegação, outro só com navegação ou ainda um tema só com velocímetro ou sistemas de segurança. As informações aparecem de forma clara e intuitiva, são completas e a navegação passa em 3D também no painel de instrumentos.

Os modos de condução Sport e Eco traduzem-se por si só, mas dão “pouco feedback” ao condutor que percebe apenas alterações ao nível da resposta do acelerador e performance da climatização. As diferenças ao nível da direcção são pouco notáveis. No modo sport temos uma climatização com rendimento normal e uma resposta de acelerador mais rápida, enquanto no modo económico temos uma resposta de acelerador mais progressiva e menos resposta ao nível do ar-condicionado. O modo “normal” reúne o melhor dos dois mundos.

A posição de condução da Peugeot 508 SW é agradável, contudo, é quase impossivel encontrar uma posição onde consigamos ver o painel de instrumentos. O volante pequeníssimo transmite muito prazer de condução, muito controlo sob o automóvel, facilita bastante as manobras, mas requeria uma atenção à colocação do painel de instrumentos ou um redesenho do tablier, para que não prejudicasse a correcta visualização do painel de instrumentos. Os assentos apesar do aspecto desportivo, fornecem bom apoio lombar que não se torna desconfortável.

Há automóveis cujo aspecto mais desportivo e aerodinâmico prejudica a visibilidade, não é o caso da Peugeot 508 SW que tem um pilar A relativamente fino e um pilar B e C também bastante finos. O óculo traseiro não se vê prejudicado pelo design, uma vez que é amplo e ocupa boa parte da tampa da bagageira. Obviamente que com um automóvel de quase 4,80m as câmaras de ajuda ao estacionamento são sempre uma “mais valia”.

O comportamento em estrada da Peugeot 508 SW é de excelência. É um automóvel que para além do aspecto aerodinâmico, reúne uma caixa de velocidades rápida e obediente no modo sequencial e automático, uma configuração de suspensões firme que não prejudica o conforto, uma direcção precisa e prazerosa e um chassi formidável que nos transmite confiança para “curvar de qualquer maneira”. O deslizamento da carroçaria é reduzido e o controlo electrónico de estabilidade é muito interventivo.

Debaixo do capô está um motor 1.5 Litros a diesel com 4 cilindros e 130cv de potência às 3750rpm e 300Nm de binário às 1750rpm. Este motor associado à caixa automática de 8 velocidades bastante rápida e suave nas trocas, oferece andamentos vivos Peugeot 508 SW que acelera dos 0 aos 100km/h em 10,1 segundos antes de atingir a velocidade máxima de 208km/h. As recuperações são “despreocupadas”, uma vez que a resposta é agradável em baixos e médios regimes.

A cereja no topo do bolo são os consumos de combustível que rondaram no nosso ensaio os 5,4 Litros a cada 100km com percursos mistos com e sem trânsito. Prestamos “louvor” também às emissões de CO2 que são de apenas 98g/km.

Na segurança a Peugeot 508 SW tem sistemas como alerta de transposição involuntária de faixa, aviso de ângulo morto, monitorização de pressão dos pneus, travagem activa de emergência, ajuda ao arranque em subida, luzes de máximos automáticas, espelho retrovisor interior com escurecimento automático, entre outros. Obteve as 5 estrelas nos testes Euro NCAP com 96% na protecção dos adultos, 86% na protecção das crianças, 71% na protecção dos peões e 79% nas ajudas à condução.

A Peugeot 508 SW tem um preço que começa nos 37.220,00€ para a versão Activ com o motor 1.5 BlueHDi com 130cv de potência e caixa manual de 6 velocidades. Já a versão ensaiada Allure com o motor 1.5 BlueHdi com 130cv e caixa automática de 8 velocidades tem o preço de 42.200,00€. Na lista de opcionais podemos escolher: Night Vision Technology (1200€) (maximos automáticos), Pack City (700€)(assistência activa ao estacionamento), Pack Drive Assist Plus + Pack Safety Plus (480€) (cruise control adaptativo com função stop&go), Peugeot Full LED Technology (1200€) (ópticas full-led), Portão da bagageira com sistema mãos livres (450€), i-Cockpit Amplify (400€) (modos de condução e ajustes de luminosidade), Sistema Hi-Fi Premium FOCAL (850€), entre outros. Paga de IUC: 146,79€.

Artigo anterior

F1: Drive To Survive volta à NetFlix com Ferrari e Mercedes "a bordo"!

Artigo seguinte

Ford revela edição especial Mustang55 V8 5.0 e melhora o Mustang 2.3 EcoBoost!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.