Olivier François ao volante do Novo Fiat 500
- Por ocasião da abertura das encomendas do Novo 500 “la Prima” berlina, Olivier François, Presidente da Fiat Brand Global, fala sobre o primeiro test drive ao volante do Novo 500. O vídeo está disponível neste link.
- A partir de hoje é possível encomendar o Novo 500 “la Prima” berlina em todos os concessionários Fiat.
- Prossegue o tour do Novo 500 pelos concessionários italianos: cerca de 40 etapas ao longo do país, à descoberta do novo ícone Fiat com zero emissões de CO₂. Em setembro, serão envolvidos também os mercados da Alemanha e de França.
Para compreender verdadeiramente a alma de uma viatura, é preciso sentar-se ao volante. Entrar no carro, ganhar confiança com o ambiente interno, deixar-se envolver pelo banco, agarrar no volante e começar a conduzir.
No vídeo do primeiro test drive, Olivier François, Presidente da Fiat Brand Global, quis transportar, imaginariamente, para dentro do Novo 500 “la Prima” todos os fãs do 500, para fazê-los viver a emoção da primeira viagem do citadino da FCA com zero emissões de CO₂ por locais simbólicos que fizeram a história do ícone da Fiat ao longo das ruas de Turim.
«Regra geral, fazemos a primeira volta à pista de um modelo novo com as câmaras desligadas. Mas, para o Novo 500, decidi levar-vos comigo! O primeiro test drive do Novo Fiat 500 – conta-nos Olivier François – é um momento muito especial e também um pouco mágico. Uma “visão” que se torna realidade. Um trabalho de equipa que se materializa. Mas, falando sinceramente, é também um momento muito exigente». Assim, o número um da Fiat “leva” o público à descoberta das maravilhas desta pequena obra-prima de beleza, inovação, tecnologia e sustentabilidade que é o Novo 500.
Uma viagem emocionante, que parte das instalações de Mirafiori, onde o Novo 500 é produzido: o Complexo de Mirafiori, com os seus 81 anos de vida, fez a história da indústria automóvel italiana e mundial. Inaugurada em 1939, a fábrica de Turim marcou, para a Fiat, o início da produção moderna, sendo uma das fábricas europeias do setor automóvel há mais tempo em atividade. Hoje, com a produção da terceira geração do Fiat 500, abre-se um novo capítulo: o Grupo levou a cabo uma transformação que parte exatamente do coração produtivo deste complexo fabril. Para o Novo 500, serão dedicadas cerca de 1.200 pessoas à produção, sendo a capacidade produtiva da linha de 80.000 unidades por ano, com possibilidade de ser aumentada. Globalmente – entre custos de projeto, desenvolvimento, engenharia e construção da linha – trata-se de um investimento de mais de 700 milhões de euros. Além disso, o Novo 500 foi todo pensado, desenhado e fabricado aqui, um autêntico produto do “made in Fiat” e do “made in Torino”.
A etapa seguinte do test drive a bordo do Novo 500 é o Lingotto, a antiga fábrica da Fiat com pista no telhado, onde, nos anos da primeira geração do Fiat 500, se realizavam os testes de qualidade antes da expedição das viaturas. Atualmente, a fábrica foi reconvertida em museu, sendo a sede da Pinacoteca Agnelli, em cujas salas, no quarto piso, foi alojada a “Virtual Casa 500”, exposição virtual que revela, em antestreia, como será a Casa 500, a ser inaugurada na primavera de 2021.
A viagem de Olivier François a bordo do 500 elétrico prossegue depois pelas ruas da capital subalpina e termina no Monte dei Cappuccini, não muito longe do centro, na margem direita do rio Pó, de onde se pode gozar de uma espetacular vista sobre a cidade e sobre os Alpes. Um local fascinante para admirar o céu límpido típico de um belo dia de verão. «Porque todos nós – conclui o número um da Fiat –, depois do confinamento, aprendemos a apreciar ainda mais a vida ao ar livre e a dar valor ao ambiente que nos rodeia: a sua preservação depende também de nós».
Mais uma razão para escolher o Novo 500, encantador, inovador e ecológico. Uma viatura amiga do ambiente, capaz de satisfazer uma clientela que deseja guiar o futuro com bom gosto e elegância italiana. Em julho, abriram as encomendas do “la Prima” cabrio, que está a granjear grande sucesso, como demonstra o constante aumento da procura, sendo possível, a partir de hoje, encomendar também, em todos os concessionários Fiat, o Novo 500 “la Prima” berlina: o 500 hatchback com zero emissões de CO₂.
O Novo 500 berlina é equipado com requintado tejadilho de vidro: autêntica “janela para o céu” que permite “inundar” o habitáculo de luz, aumentando o conforto de condução e o bem-estar a bordo. Além do tejadilho panorâmico, o Novo 500 “la Prima” berlina distingue-se, na traseira, pela porta da bagageira e pelo inédito spoiler, agora mais pronunciado, que melhora a eficiência aerodinâmica. O modelo está disponível em três exclusivas cores de carroçaria inspiradas nos elementos fundamentais da natureza: Verde Ocean (micalizada), que recorda o mar; Cinzento Mineral (metalizada), reminiscência da Terra; e Azul Celestial (tricamada), um tributo ao céu. Tudo enriquecido com faróis full led, jantes com corte diamante de 17”, aplicações cromadas nos vidros e nos painéis laterais, e revestimento interno em ecopele a envolver tabliê e bancos.
Equipado de série com os mais inovadores sistemas ADAS “Advanced Driver- Assistance Systems” – como o Cruise Control Adaptativo Inteligente que trava ou acelera prestando atenção aos obstáculos que encontra; a Assistência à Manutenção no Centro da Faixa que mantém a viatura no centro da faixa de rodagem desde que sejam bem visíveis as linhas de demarcação da mesma; a Assistência Inteligente à Velocidade que lê os limites e sugere ao condutor a respetiva definição; a Monitorização de Ângulos Mortos Urbanos que, através de sensores de ultrassons, controla os ângulos mortos e alerta o condutor com um sinal luminoso triangular em caso de aproximação de veículos; Assistência à Atenção do Condutor que, mediante avisos no monitor, aconselha uma paragem para descansar quando se está fatigado; e sensores a 360 graus que oferecem uma visão tipo drone para evitar todos os obstáculos na altura de estacionar e em manobras mais complicadas -, o Novo 500 “la Prima” berlina é, caso único no seu segmento, equipado com condução autónoma de nível 2 e apresenta o novo sistema de infoentretenimento UConnect 5: monitor de 7’’ TFT, Rádio com Ecrã Tátil de 10,25’’ NAV, DAB, sistemas sem fios CarPlay / Android Auto, com a Uconnect Box pré-instalada de série a fornecer o conjunto de inovadores serviços conectados Uconnect Services no lançamento do Novo 500 “la Prima” cabrio e berlina, como atualização dos mapas “Over-the-air” ou possibilidade de interagir com a própria viatura graças à tecnologia de assistência de voz Amazon Alexa.
Mas são a autonomia e os reduzidos tempos de carregamento que fazem a diferença: a autonomia do Novo 500 vai até 320 km no ciclo combinado WLTP e até 458 km no ciclo urbano, graças às baterias de iões de lítio que oferecem uma capacidade de 42 kWh. Para otimizar os tempos de recarga, o Novo 500 “la Prima” berlina dispõe, de série, de sistema de carregamento rápido em corrente contínua até 85 kW que permite carregar a bateria em tempos muito curtos. A título de exemplo, para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilómetros em ciclo urbano – mais do que o necessário numa utilização média diária –, bastam apenas 5 minutos, literalmente o tempo de tomar um café. E sempre graças ao carregamento rápido, é possível carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.
O Novo 500 “la Prima” berlina é, portanto, um autêntico concentrado de estilo e tecnologia, dirigido diretamente aos amantes da beleza, da criatividade e da inovação. E, segundo os números disponíveis, tal como as precedentes gerações, também o novo modelo totalmente elétrico se confirma como uma estrela internacional: os dados de pré-reserva das versões cabrio e berlina confirmam que mais de 80% dos pedidos online provêm do estrangeiro.
Em Itália, nos meses de julho e agosto, o Novo 500 “la Prima” cabrio – que, na versão Numerada, esgotou logo na fase de reserva – protagonizou o “Tour AntePrima”, uma série de eventos nos concessionários Fiat com apresentação “um para um” dedicada aos clientes que já tinham feito a pré-reserva. O encontro para conhecer de perto o Novo 500 e aprofundar todos os pormenores envolveu mais de 40 concessionários em todo o território italiano. Cada dia terminava com um evento a que se tinha acesso só por convite. Foram os muitos fãs e curiosos que decretaram o sucesso do tour pelos concessionários, que se realiza desde 17 de agosto também no mercado alemão, enquanto em França foram inauguradas três “Casa 500”.
Sem comentários