O Novo Ford Explorer 100 Por Cento Elétrico Definiu Um Recorde De 30.000 Km À Volta Do Mundo. Já À Venda!
- Lexie Alford e o novo Ford Explorer 100% elétrico lideraram uma caravana de veículos nunca antes vista, na linha de chegada de uma viagem em que definiu um percurso recorde de 30.000 km. Anuncia-se, assim, uma nova era para a Ford na Europa.
- Para celebrar o “mais radical teste de condução do mundo”, a Ford coloca o novo Explorer 100 por cento elétrico à venda na Europa; com um preço a partir de 53.000 euros (preço com campanha de lançamento) para as versões de autonomia alargada, os clientes podem, a partir de agora, começar a planear as suas próprias aventuras.
- O SUV de fabrico europeu poderá atingir uma autonomia best-in-class superior a 600 km com um único carregamento; pode carregar de 10 a 80 por cento em aproximadamente 26 minutos, com carregamento DC.
A aventureira Lexie Alford (@LexieLimitless) estabeleceu um recorde oficial, ao tornar-se na primeira pessoa a circum-navegar o globo num veículo elétrico 1 utilizando, para o efeito, o novo Ford Explorer 100 por cento elétrico. Para celebrar a sua aventura “Charge Around The Globe”, a Ford confirmou o preço e as especificações da nova gama Ford Explorer, passando a disponibilizar, oficialmente, o veículo elétrico que deu a volta ao mundo aos clientes que estão prontos a iniciar as suas próprias aventuras, independentemente da sua dimensão.
Lexie e o novo Ford Explorer lideraram um comboio de veículos icónicos da Ford, cruzando a linha de chegada em Nice, França, integrando os modelos atuais que estão a moldar a direção visionária futura da empresa.
“A Ford quer trazer paixão e emoção aos veículos elétricos na Europa. Há muitos automóveis e SUVs aborrecidos por aí. O novo Explorer representa o carácter único da Ford, que está intrínseco a todos os modelos deste fantástico comboio”, disse Jim Farley, CEO da Ford, que esteve presente na celebração. “Estamos orgulhosos por lançar este novo veículo de passageiros 100 por cento elétrico, concebido especificamente para as estradas e os clientes da Europa e, obviamente, capaz de os levar a qualquer parte do mundo.”
A incrível viagem do Explorer atravessou seis continentes, passou por 27 países e percorreu mais de 30.000 quilómetros, tudo apenas com recurso a energia elétrica. Enfrentando cortes de energia em África, falta de infraestruturas de carregamento no deserto de Atacama, no Chile, estradas não pavimentadas, passagens de montanha e condições de gelo, o feito provou o que é possível fazer com um veículo elétrico.
“A jornada da Lexie representou o derradeiro ensaio ao nosso novo Ford Explorer, enfrentando todo o tipo de condições climatéricas e de estradas, lidando com praticamente todos os cenários de carregamento”, disse Martin Sander, Diretor-Geral da Ford Model e, na Europa. “O modelo incorpora o verdadeiro espírito de ‘poder fazer’ desta empresa, aproveitando esta grande oportunidade para nos testar a nós próprios, mas também às infraestruturas de carregamento do mundo. A travessia da linha de chegada de hoje prova o que se pode fazer no novo Ford Explorer 100 por cento elétrico, e estamos muito satisfeitos por os clientes poderem, muito em breve, descobrir por si próprios.”
A unidade que Lexie utilizou para este desafio foi uma versão de pré-produção do Ford Explorer, modelo que passa agora a estar disponível para encomenda. Ao longo da viagem, utilizou uma variedade de soluções de carregamento, de tomadas de parede de 2,2 kw AC, a carregadores rápidos DC, ou a um pack de carregamento portátil.
Durante a viagem, Lexie contou com a ajuda da MegaConsole, solução de arrumação presente no habitáculo que pode receber três garrafas de bebida de 1,5 litros, com espaço de sobra, banco do condutor aquecido e com função massagem e o sistema de infotainment SYNC Move 2 ativado por voz, com um ecrã tátil ajustável, características que são de série nas versões Ford Explorer e Ford Explorer Premium.
“Nesta aventura épica pude conhecer pessoas incríveis dos vários cantos do mundo e atravessei 27 países maravilhosos, ao volante. Mas esta viagem trouxe um conjunto único de desafios”, afirmou Lexie, que também detém o recorde mundial de ser a pessoa mais jovem a visitar todos os países do mundo. “Foi a honra de uma vida inteira ter sido confiada pela Ford para circum-navegar o globo no Explorer 100% elétrico, modelo que tem sido como que a minha casa nos últimos seis meses. O meu objetivo era ultrapassar os limites do que é possível fazer num veículo elétrico e tenho orgulho em dizer que o consegui!”
Equipado para qualquer aventura
O novo Explorer 100 por cento elétrico é o primeiro VE de passageiros da Ford a ser desenvolvido e construído na Europa, combinando a engenharia alemã, o estilo americano e uma especificação de série superior, na qual se incluem motorizações elétricas a bateria, para emissões zero durante a condução, e até 602 km de autonomia com um único carregamento. 3
O Explorer é apresentado com uma opção de motorização com tração traseira (RWD) ou tração integral (AWD). Ambas utilizam uma bateria de iões de lítio, níquel-manganês-cobalto (NMC) de longo alcance, escolhida pela sua densidade energética, potência e desempenho em climas europeus, da Escandinávia ao Mediterrâneo. Um grupo motopropulsor 4 com um único motor, colocado na traseira, e uma bateria NMC de gama normal também ficará disponível em data posterior.
O carregamento de 10 a 80 por cento demora aproximadamente 26 minutos, 5 utilizando um carregamento rápido de até 185 kW DC para a versão AWD. Os condutores do Explorer de toda a Europa poderão, também, aceder e pagar facilmente o carregamento em mais de 600.000 pontos de carregamento 6 da BlueOval Charge Network, utilizando para o efeito a aplicação FordPass 7 ou a inovadora tecnologia Plug & Charge. Estes incluem postos de carregamento de alta potência da IONITY – um consórcio do qual a Ford é membro fundador – e da Allego, com quem a Ford anunciou uma parceria para a introdução de carregadores ultra rápidos nos concessionários Ford.
Não é só o carregamento que é rápido e simples. O Explorer pode acelerar mais depressa do que um Focus ST da Ford Performance, com 340 cv, o que significa que os 100 km/h podem ser atingidos em 5,3 segundos pela versão AWD. O Explorer AWD também pode rebocar até 1.200 kg. 8 E tudo isto é conseguido utilizando uma propulsão elétrica sem falhas para um requinte supremo, tornado ainda mais agradável com o luxuoso equipamento de série.
Para além de cerca de 470 litros de arrumação combinada 9, incluindo a MegaConsole de 17 litros e o seguro My Private Locker presente no habitáculo, todos os Explorer incluem o sistema de infotainment SYNC Move, 2 com um ecrã tátil central ajustável de 14,6 polegadas, que pode ser levantado e baixado num arco superior a 30 graus.
Também de série são o volante e os bancos dianteiros aquecidos, o banco do condutor com função massagem e o carregamento de telemóvel sem fios. 10 O design interior de vanguarda inclui bancos desportivos com apoios de cabeça integrados e uma barra de som elegante, para desfrutar do áudio reproduzido através de dispositivos Android Auto e Apple CarPlay, também conectados em modo wireless. 11
A especificação Explorer Premium acrescenta um sistema de som B&O com 10 altifalantes e iluminação interior ambiente, para manter o espírito elevado, mesmo em viagens semelhantes à que a Lexie acabou de realizar, bem como uma atualização aos característicos faróis do Explorer, em LED com máximos automáticos, para um sistema Dynamic Matrix LED, igualmente sem encandeamento.
Para tornar o processo de compra o mais simples possível, assegurar uma especificação de luxo e propor um valor atrativo a todos os clientes do modelo Explorer, os extras opcionais estão limitados a um teto panorâmico, 12 com mais de 1 metro quadrado de superfície de vidro, e um Pack de Assistência ao Condutor. 13 Os seus destaques incluem uma porta traseira de abertura em modo mãos-livres, permitindo aceder aos até 450 litros de espaço da bagageira 9 com os braços cheios de compras ou com crianças pequenas, um head-up display, uma câmara de 360 graus 13 e a nova tecnologia de Mudança Assistida de Faixa. 13
Estas características juntam-se às mais de 15 tecnologias de assistência ao condutor de série, com destaque para o Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop and Go 13, 14 e para o Aviso de Saída em Marcha 13, concebido para ajudar a evitar acidentes com ciclistas.
O novo Explorer 100 por cento elétrico será o primeiro veículo a ser montado no Centro de Veículos Elétricos da Ford, em Colónia, na sequência de um investimento no valor de 2 mil milhões de dólares. O preço da versão com autonomia alargada começa nos 53.000 euros (preço com campanha de lançamento). Mais tarde ficará disponível uma versão com bateria de autonomia standard, 15 cujos preços serão confirmados oportunamente. Os clientes podem obter mais informações sobre o competitivo custo de propriedade deste SUV de cinco lugares no portal https://buy.ford.pt/compare.
RESUMO DE CARATERÍSTICAS TÉCNICAS
Explorer/ Explorer Premium Extended Range Tração atrás | Explorer/ Explorer Premium Extended Range Tração Integral | |
Potência líquida (kWh) | 77 | 79 |
Tempo de carga numa ficha DC/DC de 10-80 por cento (min, aprox) 5 | 28 | 26 |
Potência máxima de carga DC (kW) | 135 | 185 |
Potência carga máxima AC (kW) | 11 | 11 |
Potência (kW) | 210 | 250 |
Potência (CV) 16 | 286 | 340 |
Binário atrás (Nm) 16 | 545 | 545 |
Binário à frente (Nm) 16 | N/A | 134 |
Autonomia WLTP (km) | 602/572 3 | 566/532 17 |
Consumo elétrico (kWh/100 km) | 13,9/14,7 | 15,7/16,6 |
Vel. máxima (km/h) | 180 | 180 |
Aceleração 0-100 (km/h) | 6,4 | 5,3 |
1 O recorde mundial é verificado pelo RecordSetter, que monitorizou a tentativa em vários locais do mundo. Para estabelecer o recorde de circum-navegação, Lexie e o Explorer tinham um requisito mínimo de conduzir 28.968 km, passando por dois pontos antípodas e viajando em pelo menos cinco continentes. A viagem também tinha de começar e terminar no mesmo local.
2 Não conduza distraído ou enquanto utiliza dispositivos portáteis. Utilize sistemas operados por voz sempre que possível. Algumas funcionalidades podem estar bloqueadas quando o veículo está a ser engrenado. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telemóveis.
3 Com base no carregamento completo do Explorer RWD de gama alargada. Autonomia estimada utilizando o Procedimento de Teste de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial (WLTP). Os valores apresentados destinam-se a fins de comparabilidade e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a factores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, a manutenção do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio.
4 A autonomia de condução oficialmente homologada será publicada mais perto da data de colocação à venda.
5 Tempo de carga baseado em simulações de engenharia informática do fabricante. A taxa de carregamento diminui à medida que a bateria atinge a capacidade total. Os seus resultados podem variar consoante os tempos de pico de carga e o estado de carga da bateria.
6 Número de pontos de carregamento em 36 países europeus.
7 A aplicação FordPass, compatível com plataformas de smartphones selecionadas, está disponível através de download. Aplicam-se taxas de mensagens e dados. O FordPass Connect, a aplicação FordPass e o Serviço Ligado gratuito são necessários para as funcionalidades remotas (consulte os termos do FordPass para mais informações). O Connected Service e as funcionalidades dependem da disponibilidade da rede móvel da Vodafone ou de um parceiro da Vodafone. A evolução da tecnologia/redes móveis/capacidade do veículo pode limitar a funcionalidade e impedir o funcionamento das características ligadas. O Serviço Ligado exclui o hotspot Wi-Fi.
8 O reboque máximo varia consoante a carga, a configuração do veículo, os acessórios e o número de passageiros.
9 Modo de cinco lugares carregado à altura das costas do banco sem piso de carga. A capacidade de carga e de carga é limitada pelo peso e pela distribuição do peso.
10 O carregamento sem fios Qi disponível pode não ser compatível com todos os telemóveis.
11 Requer telemóvel com serviço de dados ativo e software compatível. O SYNC Move não controla produtos de terceiros durante a utilização. Os terceiros são os únicos responsáveis pela sua respetiva funcionalidade.
12 Teto panorâmico de vidro de série para os modelos Explorer Premium RHD.
13 As funções de assistência ao condutor são suplementares e não substituem a atenção, o discernimento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor.
14 Se a paragem for superior a três segundos, o condutor deve intervir e premir o botão “RES” ou o pedal do acelerador para retomar o funcionamento do sistema.
15 Preço indicativo para a versão de bateria standard. Disponível para encomenda no 4º Trimestre de 2024. Preço final será comunicado aquando da abertura de encomendas.
16 A potência máxima e o binário são atributos independentes e podem não ser atingidos simultaneamente.
17 Com base no carregamento completo da gama alargada do Explorer AWD. Gama estimada utilizando o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a fatores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, a manutenção do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio.
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