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O Grupo Mercedes-Benz termina 2024 com um sólido quarto trimestre, alcançando 2,4 milhões de vendas no ano

  • Vendas do Grupo Mercedes-Benz no quarto trimestre de 2024 aumentam 5% em relação ao trimestre anterior; a quota de veículos do segmento topo de gama atinge 15,9%.
  • Vendas anuais da divisão Mercedes-Benz Cars ligeiramente abaixo de 2023; vendas do segmento Core aumentam 6% devido ao forte desempenho do GLC e Classe E; entregas nos EUA aumentam 9%; vendas de veículos híbridos plug-in aumentam 13%.
  • A divisão Mercedes-Benz Vans regista um sólido quarto trimestre com vendas a subir 16% em relação ao trimestre anterior; vendas anuais da divisão Mercedes-Benz Vans abaixo de 2023.

O Grupo Mercedes-Benz alcançou o seu melhor trimestre do ano no quarto trimestre com 625.800 veículos ligeiros de passageiros e veículos comerciais ligeiros de passageiros e mercadorias vendidos no período de outubro a dezembro. As vendas anuais de 2024 atingiram 2.389.000 veículos ligeiros de passageiros e veículos comerciais ligeiros de passageiros e mercadorias num ambiente de mercado global desafiador.

As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars aumentaram em relação ao trimestre anterior em 2024 para 520.100 unidades e atingiram o nível do ano anterior. Um bom desempenho de vendas na Alemanha, China e EUA no quarto trimestre levou a vendas anuais de 1.983.400 veículos em 2024.

As vendas de veículos topo de gama cresceram 34% em relação ao trimestre anterior para 82.800 unidades, impulsionadas pelas vendas da Mercedes-AMG, Classe S e Classe G, sustentadas por uma forte procura nos Estados Unidos em particular. O Classe G alcançou o seu melhor trimestre de vendas de sempre após os lançamentos de novos modelos em 2024, incluindo o novo Classe G elétrico. Além disso, as vendas da Mercedes-AMG no quarto trimestre resultaram no melhor trimestre de sempre, graças à disponibilidade de produtos melhorada e à procura dos clientes, especialmente pelos modelos Mercedes-AMG GT e Mercedes-AMG GLC.

As vendas anuais de veículos topo de gama ficaram abaixo dos níveis de 2023, atingindo 281.500 unidades, principalmente devido às condições de mercado na China, mudanças de modelo e fraca procura por veículos elétricos. O Classe S manteve-se como líder indiscutível no seu segmento, com uma quota de mercado de cerca de 50% em todas as principais regiões.

As vendas do segmento Core aumentaram 6% para 1.167.100 veículos em 2024, impulsionadas pela boa procura pelos modelos Classe E e GLC, o mais vendido. As vendas de veículos híbridos plug-in cresceram 13% em relação ao ano anterior em todas as regiões, enquanto a adoção mais lenta de veículos elétricos nos principais mercados levou a uma diminuição das vendas de veículos elétricos em 2024.

Mercedes-Benz Vans

As vendas globais da divisão Mercedes-Benz Vans aumentaram 16% no trimestre para 105.700 unidades, os melhores resultados trimestrais do ano, apesar dos desafios macroeconómicos globais. O crescimento das vendas foi principalmente impulsionado pelo mercado europeu, com vendas de veículos de tamanho médio e pequeno a subir e vendas de veículos de tamanho grande a um nível estável em comparação com o trimestre anterior. Para o ano completo de 2024, as vendas da Mercedes-Benz Vans atingiram 405.600 unidades, principalmente impactadas pela descontinuação planeada do Metris (Vito) nos EUA, bem como pela mudança de modelo de veículos de tamanho médio na Europa (1º semestre) e na China (2º semestre). Além disso, o desenvolvimento de mercado em declínio de veículos de tamanho grande com motor de combustão nos EUA e veículos de tamanho médio com motor de combustão na China afetou as vendas globais. Na Alemanha e nos EUA, as vendas no segmento comercial diminuíram principalmente devido à menor procura no negócio de veículos recreativos em comparação com o ano anterior.

No geral, o portfólio de produtos recentemente atualizado foi bem recebido pelos nossos clientes, resultando em 86.300 unidades de veículos comerciais ligeiros de mercadorias vendidas no quarto trimestre (+10% em comparação com o terceiro trimestre) e 19.400 unidades de veículos comerciais ligeiros de passageiros vendidas no quarto trimestre (+53% em comparação com o terceiro trimestre). As vendas de veículos elétricos no quarto trimestre aumentaram (+59% em comparação com o terceiro trimestre), atingindo 6.900 unidades vendidas, principalmente devido à contínua expansão do novo eSprinter, apesar de um ambiente de mercado moderado para veículos elétricos na Europa. As vendas anuais de eVans atingiram 19.500 unidades vendidas em todo o mundo, mantendo uma quota global de veículos elétricos de 5%.

Visão geral das vendas da Mercedes-Benz Cars

T4 2024Variação T3 2024Variação T4 2023Ano completo 2024Variação Ano completo 2023
Grupo Mercedes-Benz625.800+5%-2%2.389.000-4%
–     dos quais BEVs56.100+20%-24%204.600-22%
Mercedes-Benz Cars520.100+3%+1%1.983.400-3%
–     dos quais BEVs49.200+16%-26%185.100-23%
–     dos quais xEVs100.200+15%-11%367.600-9%
Vendas da divisão Mercedes-Benz Cars por segmento*
Segmento topo de gama82.800+34%+1%281.500-14%
Segmento Core308.400+2%+10%1.167.100+6%
Segmento de entrada na Marca129.000-8%-15%534.800-14%
Vendas da divisão Mercedes-Benz Cars por regiões e mercados
Europa**165.800+5%-5%641.800-3%
–     dos quais Alemanha63.800+28%+4%213.500-9%
Ásia229.600+1%+1%892.100-7%
–     dos quais China171.4000%+3%683.600-7%
América do Norte***100.800+5%+11%365.400+8%
–     dos quais EUA88.300+4%+8%324.500+9%
Resto do mundo24.000+6%+11%84.100+4%

*Segmento topo de gama: Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Classe G, Classe S, GLS, EQS e EQS SUV

*Segmento Core: Todos os derivados do Classe C e Classe E, incl. EQC, EQE e EQE SUV

*Segmento de entrada na Marca: Todos os derivados do Classe A e Classe B incl. EQA, EQB e smart

**Europa: União Europeia, Reino Unido, Suiça e Noruega

***América do Norte: EUA, Canadá, México

Todos os valores arredondados. Valores preliminares sujeitos a alterações pendentes de relatórios finais.
Visão geral das vendas da Mercedes-Benz Vans

T4 2024Variação T3 2024Variação T4 2023Ano completo 2024Variação Ano completo 2023
Mercedes-Benz Vans*105.700+16%-15%405.600-9%
–     dos quais eVans6.900+59%-10%19.500-14%
Vendas da divisão Mercedes-Benz Vans por segmento*
Veículos comerciais ligeiros de mercadorias86.300+10%-19%343.700-10%
–     de veículos comerciais ligeiros de mercadorias de tamanho grande53.800-4%-19%219.100-8%
–     dos quais veículos comerciais ligeiros de mercadorias de tamanho médio24.200+26%-29%101.200-15%
–     dos quais veículos comerciais ligeiros de mercadorias de tamanho pequeno8.300+176%+28%23.400-3%
Veículos comerciais ligeiros de passageiros19.400+53%+9%61.900-8%
–     dos quais veículos comerciais ligeiros de passageiros de tamanho médio17.700+47%+14%56.800-5%
–     dos quais veículos comerciais ligeiros de passageiros de tamanho pequeno1.700+166%-27%5.100-31%
Vendas da divisão Mercedes-Benz Vans por regiões e mercados
Europa**74.400+24%-9%271.500-3%
–     dos quais Alemanha31.900+40%-6%103.200-9%
Ásia7.800+28%-22%34.000-20%
–     dos quais China5.200+12%-33%26.600-20%
América do Norte***12.200-19%-45%59.900-31%
–     dos quais EUA9.800-23%-48%49.500-34%
Resto do mundo11.300+12%+8%40.200+1%

* Veículos comerciais ligeiros de passageiros: os veículos comerciais de tamanho médio incluem o Classe V e o EQV, os veículos comerciais de tamanho pequeno incluem o Classe T e o EQT 200[1]

* Veículos comerciais ligeiros de mercadorias: os veículos comerciais de tamanho grande incluem o (e)Sprinter, os veículos comerciais de tamanho médio incluem o (e)Vito, os veículos comerciais de tamanho pequeno incluem o (e)Citan

**Europa: União Europeia, Reino Unido, Suiça e Noruega

***América do Norte: EUA, Canadá, México

Todos os valores arredondados. Valores preliminares sujeitos a alterações pendentes de relatórios finais.


[1] (consumo de energia combinado: 20,9 – 19,3 kWh/100 km | emissões de CO₂ combinadas: 0 g/km | classe de CO₂: A). Os valores indicados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP (Worldwide harmonised Light vehicles Test Procedure) prescrito. Os intervalos fornecidos referem-se ao mercado alemão. O consumo de combustível, consumo de energia e emissões de CO₂ de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou fonte de energia do mesmo, mas também do estilo de condução e outros fatores não técnicos.

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