NoticiasComunicados de Imprensa

O Giulia GTA nas palavras dos seus criadores

  • Num curto documentário, os criadores do projeto Giulia GTA falam sobre o renascimento de um ícone da Alfa Romeo.
  • Dedicado a todos os fãs da Alfa Romeo, o vídeo é um tributo à cultura italiana, às performances, ao design e ao ‘know-how’ personificados pelo Giulia GTA.
  • O vídeo pode ser visto neste link.

No fim de um ano de comemorações do 110.º aniversário da fundação da marca, a Alfa Romeo elaborou um documentário acerca dos bastidores da criação do Giulia GTA, a berlina desportiva de melhores performances alguma vez produzida pela Alfa Romeo. Um supercarro para ser conduzido na estrada e nas pistas, um presente para todos os fãs da Alfa Romeo e dos veículos motorizados em geral.

Arnaud Leclerc, Responsável da Alfa Romeo EMEA, Klaus Busse, Responsável de Design EMEA, e Fabio Migliavacca, Responsável de Marketing de Produto EMEA, partilham as emoções que sentiram durante o planeamento da celebração de um autêntico ícone da Alfa Romeo. Desde os primeiros esboços até ao momento de o levar finalmente para a estrada, contam-nos como é desenvolver, desenhar e produzir um automóvel tão representativo da cultura italiana, das performances, do design e do ‘know-how’ italianos.

Junto com a versão GTAm (‘m’ de ‘modificado’), o Giulia GTA – de que só serão construídas 500 unidades – é um regresso às origens da Alfa Romeo e um tributo a um dos seus mais emblemáticos modelos. O Giulia GTA de 1965, o “Gran Turismo Alleggerita”, foi desenvolvido pela Autodelta a partir do Giulia Sprint GT, que passou a colecionar sucessos desportivos por todo o mundo.

O projeto do Giulia GTA beneficiou da parceria de longa data com o Sauber Group AG, tirando partido dos conhecimentos das suas divisões de engenharia e aerodinâmica. O Sauber Group goza de 50 anos de experiência nos desportos motorizados, incluindo 27 na F1, tendo acumulado uma inestimável experiência na conceção e utilização de fibra de carbono, bem como avançados conhecimentos no campo da aerodinâmica. Dispondo de túnel de vento próprio, em Hinwil, Suíça, a Sauber Engineering foi encarregada da produção da maior parte dos componentes em fibra de carbono do GTA e do GTAm, especialmente dos que têm impacto na aerodinâmica, incluindo o novo para-choques dianteiro, as saias laterais, o difusor, o spoiler do GTA e a asa aerodinâmica do GTAm.

O resultado é um automóvel de cortar a respiração, tanto sob uma perspetiva estética como em termos de performances, com grandes entradas de ar dianteiras e spoiler traseiro em fibra de carbono ajustável. O motor do Giulia GTAm é baseado no Alfa Romeo 2.9 V6 Biturbo, fabricado inteiramente em alumínio. Foi adaptado para fornecer 540 cv que, graças ao sistema “Launch Control”, levam a viatura de 0 a 100 km/h nuns fulgurantes 3,6 segundos.

 

Artigo anterior

Programa de Garantia Vitalícia de Peças Volvo

Artigo seguinte

Mick Schumacher na Formula 1 com a Haas no próximo ano!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.