Comunicados de ImprensaNoticias

Novo Renault ZOE: Muito mais electrizante!

«O Novo ZOE faz nascer em nós o desejo de ir mais longe! Criámos uma nova geração de ZOE: no topo da eficiência elétrica e cada vez mais fácil de utilizar. O Novo ZOE confirma que o Grupo Renault está na vanguarda da mobilidade 100% elétrica para todos

Gilles Normand, Diretor da Divisão Veículo Elétrico do Grupo Renault

1/ Novo ZOE: a mobilidade elétrica reinventada

O lançamento de uma nova geração do «ponta de lança» da gama 100% elétrica da Renault é um marco importante na estratégia do Grupo.

Sete anos após o nascimento do modelo que se tornou o citadino elétrico mais vendido na Europa, o Novo ZOE muda de dimensão em matéria de polivalência, qualidade e tecnologias, mas mantendo-se sempre acessível.

A evolução é visível logo ao primeiro olhar. No exterior, o Novo ZOE afirma ainda mais o seu carácter. No interior é a revolução! Um posto de condução e um painel de bordo totalmente redesenhados para oferecer o máximo conforto.

No plano técnico, o Novo ZOE oferece mais autonomia, com uma bateria de 52 kWh que eleva o seu raio de ação até 395 quilómetros em ciclo WLTP; mais possibilidades de carregamento, com a introdução do carregamento em corrente contínua (DC); e ainda mais prazer de condução, graças a um novo motor, mais eficiente, com 100 kW de potência.

O Novo ZOE é o resultado de um trabalho de otimização dos principais elementos chave para o funcionamento de um automóvel eléctrico, desde o chassis ao sistema de travagem, passando pela direção e a electrónica. Esta nova geração tem todos os atributos necessários para se posicionar no topo do mercado em termos de desempenho, mantendo-se, ainda assim, acessível.  

A arquitetura elétrica foi totalmente redesenhada para acomodar a instrumentação digital de série e o acréscimo de ajudas à condução (ADAS). Quanto aos faróis, estes passam a ser integralmente em LED a partir do primeiro nível de equipamento, garantindo um aumento de 75%  na capacidade de iluminação em comparação com um sistema de halogéneo e, ainda assim, mantendo inalterado o consumo de energia.  

Por fim, o Novo ZOE dispõe de novos e inovadores equipamentos e dos serviços conectados Renault EASY CONNECT. Desde sistemas de ajuda à condução, até ao ecrã TFT de 10 polegadas, passando pelo sistema multimédia Renault EASY LINK, ou ainda o novo modo de circulação que facilita a condução na cidade, tudo foi pensado para oferecer cada vez mais simplicidade e conforto no dia a dia.

Uma vez na estrada, o Novo ZOE não gera emissões em utilização, mas a redução do impacto no ambiente não para por aqui. Entre outros argumentos, o Novo ZOE incorpora materiais sintéticos 100% reciclados, inclusive em partes visíveis do habitáculo, como os revestimentos elaborados de acordo com os princípios da economia circular, e peças em polipropileno reciclado.  

2/ Design: carácter reforçado

Da impertinência da juventude ao dinamismo da idade adulta, o Novo ZOE entra também numa nova fase em matéria de design. As formas suaves da geração anterior foram conjugadas com linhas de carácter nitidamente mais incisivo.

Na frente, totalmente redesenhada, os contornos do capô convergem para o losango mais imponente e trabalhado, que se abre sobre a tomada. O novo para-choques integra elementos cromados no painel dianteiro, na grelha e nos faróis de nevoeiro, que enriquecem o visual da parte inferior. As entradas de ar laterais que melhoram as características aerodinâmicas do automóvel. 

A assinatura luminosa em forma de C (C-Shape), comum a todos os novos modelos da marca Renault, confere aos novos faróis 100% LED um olhar expressivo. As dimensões não se alteraram, mas o Novo ZOE ganha em presença. 

No interior, os designers do Grupo Renault deram uma atenção muito particular à qualidade dos acabamentos, ao conforto e à ergonomia. A partir do posto de condução, o ecrã TFT de 10 polegadas, disponível logo no primeiro nível de acabamento, não passa despercebido.

Em volta, o painel de bordo redesenhado, de aspeto mate e com revestimento macio e suave ao toque, participa no ambiente confortável e qualitativo. Sob o ecrã do sistema multimédia Renault EASY LINK, a consola central totalmente retrabalhada integra várias novidades tecnológicas desenvolvidas pela Renault para o Novo ZOE: alavanca de velocidades eletrónica, travão de estacionamento assistido, carregador por indução, etc.

Na traseira, os passageiros desfrutam de um espaço habitável referencial no segmento, graças a um “túnel” central mínimo. A mala com 338 litros e o banco traseiro rebatível contribuem para uma maior versatilidade e para a grande capacidade de carga. O novo ZOE satisfaz assim todas as necessidades de utilização habituais de uma família. 

A conceção do Novo ZOE dá maior ênfase à reutilização de recursos. Por exemplo, a Renault e os seus parceiros aplicaram com sucesso o processo tradicional de cardagem a um tecido inovador feito de materiais reciclados oriundos da indústria automóvel. Concebido de acordo com os princípios da economia circular, é composto por uma média de 50% de resíduos de tecido e cintos de segurança e 50% de fibras recicladas a partir de garrafas de plástico (PET).  

Enquanto os plásticos reciclados são, tradicionalmente, utilizados apenas em elementos da carroçaria ou de proteção no exterior, o Novo ZOE torna-os, pela primeira vez, parte integrante do interior: no tecido do nível de equipamento ZEN, mas também em partes visíveis dos revestimentos que são feitas de plástico injetado. Assim, o novo ZOE inclui mais 22,5 kg de plástico reciclado do que a geração anterior.  

Foco no design exterior

Faróis dianteiros

Dotados da tecnologia 100% LED em toda a gama, os faróis dianteiros exibem a assinatura luminosa em forma de C (C-Shape) que distingue os modelos Renault.

Para-choques dianteiro e faróis de nevoeiro

O painel dianteiro, os faróis e a grelha foram igualmente decorados com elementos cromados. Um friso com o mesmo acabamento, e onde é visível o nome «ZOE», realça este conjunto. Estruturado em torno de aberturas laterais especialmente desenhadas para melhorar o fluxo de ar ao redor da face dianteira, o para-choques alarga a perceção global do veículo. As novas entradas de ar laterais, em forma de guelras, facilitam a circulação do fluxo de ar na região frontal e contribuem para a maior eficiência aerodinâmica do Novo ZOE.   

Losango holográfico e nova tampa de carga

Realçado por uma linha azul, o losango Renault, que enriquece o centro da grelha, continua a ocultar a tomada de carga de tipo 2, mas agora existe também o conector destinado aos carregamentos rápidos em corrente contínua (DC) até 50 kW, que completa o conjunto de possibilidades já oferecidas nas anteriores gerações, em corrente alternada (AC).

Luzes traseiras e pisca-piscas dinâmicos

Os farolins traseiros são agora também 100% LED, para oferecer uma visibilidade nitidamente otimizada, sejam quais forem as condições climáticas.

Um feixe luminoso que se expande pelo portão traseiro contribui, igualmente, para a impressão de largura da traseira. A iluminação dinâmica dos pisca-piscas em LED, que projetam a luz do centro para o exterior, reforça esta dimensão estatutária. Os repetidores dos pisca-piscas, integrados nos retrovisores laterais, beneficiam também da tecnologia LED.

Foco no design interior

Ecrã TFT personalizável de 10 polegadas

O Novo ZOE inaugura, logo a partir da entrada de gama, um ecrã TFT personalizável de 10 polegadas com definições e funcionalidades sem igual no segmento.

O visor integra os principais sistemas de ajuda à condução e o conjunto de parâmetros específicos à condução em modo elétrico, a começar pelo económetro que incentiva à eco-condução. Nas versões equipadas com navegação, também pode apresentar as indicações GPS. O condutor personaliza à sua vontade a iluminação ambiente e a disposição das diversas informações que podem ser apresentadas no ecrã. A linha do horizonte e os vários efeitos de perspetiva dos ecrãs criam uma sensação de profundidade que contribui para uma condução imersiva.

Ecrã multimédia

O ecrã tátil multimédia de 9,3 polegadas, que prolonga a consola central, permite o acesso a todas as funcionalidades ligadas à navegação e ao infoentretenimento.

A partir deste ecrã, podem ser controladas as principais regulações do veículo, desde os vários sistemas de ajuda à condução, até à personalização das cores de apresentação das informações no ecrã de 10 polegadas, integrado no painel de instrumentos. O sistema conectado Renault EASY LINK foi enriquecido com funções específicas dos veículos elétricos, como a informação sobre a disponibilidade dos postos de carregamento, em tempo real. Além disso, permite ligar um smartphone e replicar as suas aplicações, através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Painel de bordo

O painel de bordo, totalmente redesenhado, tem um novo revestimento mais macio e suave.

Ao centro, o friso horizontal que recupera o tecido dos estofos, contribui para criar uma atmosfera acolhedora e confortável. Todo o painel de bordo foi revisto para melhorar significativamente a qualidade dos acabamentos, graças a uma nova disposição dos elementos e a uma criteriosa escolha dos materiais.

Revestimentos provenientes da economia circular  

No nível de equipamento ZEN, o Novo ZOE inaugura um tipo de estofo cujo tecido é 100% reciclado e que é fabricado a partir de desperdícios têxteis (pedaços de tecido provenientes do corte de tecidos novos), cintos de segurança e garrafas de plástico (PET). Este tecido é inovador na indústria automóvel. O fornecimento e fabrico em novelos curtos, de acordo com os princípios da economia circular, reduzem em mais de 60% as emissões associadas ao processo. Este tecido também cobre a faixa superior do tablier e a base da consola central.  

Peças visíveis feitas de plástico reciclado 

Quatro zonas do habitáculo são feitas inteiramente de polipropileno reciclado. A sua utilização no habitáculo é o resultado de uma investigação contínua destinada a desenvolver plásticos reciclados com um nível de qualidade e durabilidade comparáveis aos dos melhores plásticos “virgens”. 

Alavanca de velocidades eletrónica «e-shifter»

A consola central sobrelevada integra a nova alavanca de velocidades de comando eletrónico.

Com revestimento de couro, a alavanca «e-shifter» termina com um punho cromado, de faces acetinadas, onde sobressai o logótipo «Z.E.». Permite alternar, com um simples impulso, entre um modo de condução e outro, para beneficiar do novo modo de circulação que facilita a condução na cidade.

Travão de estacionamento assistido

O travão de estacionamento assistido, comum a todos os níveis de equipamento do Novo ZOE, torna a condução ainda mais fácil.

Além disso, liberta na consola central o espaço habitualmente ocupado pela alavanca do travão de estacionamento, permitindo assim criar ainda mais locais de arrumação.

Carregador de smartphone por indução

Facilitar a vida do condutor significa, também, libertá-lo das limitações associadas à recarga do telemóvel, graças à indução.

Entre os diversos locais de arrumação integrados na consola central, o espaço dedicado ao telemóvel integra um dispositivo de carregamento compatível com a maioria dos smartphones dotados da tecnologia de indução.

 

Para-brisas acústico

O novo para-brisas acústico garante o silêncio no interior do habitáculo.

A qualidade acústica do vidro do pára-brisas, bem como outras otimizações como o isolamento acústico nos painéis das portas, por baixo dos bancos dianteiros e no compartimento do motor, reduzem significativamente a poluição sonora proveniente do exterior.

Espaço habitável atrás

Graças à plataforma projetada especificamente para um automóvel elétrico, o Novo ZOE evita constrangimentos de conceção, como o túnel central proeminente.

Na traseira, oferece uma habitabilidade referencial para o segmento, que se alia à grande capacidade da mala para garantir a versatilidade mesmo para utilizações familiares.  

2 entradas USB nos lugares traseiros

Atrás, os passageiros traseiros dispõem de acesso direto às duas entradas USB.

Podem ser utilizadas para ligar, por exemplo, um telemóvel, um tablet ou uma consola de jogos portátil durante a viagem. Complementam as 2 entradas USB disponíveis à frente.

3/ Autonomia e carregamento: o ZOE vai cada vez mais longe

O Novo ZOE beneficia de uma bateria Z.E. 50 que eleva a autonomia para 395 quilómetros, no ciclo WLTP. Ao mesmo tempo, torna-se compatível com a carga rápida em corrente contínua, completando assim o conjunto das possibilidades de carregamento já oferecidas, em casa ou na via pública, em corrente alternada.

Os esforços da Renault para o aperfeiçoamento de baterias cada vez mais eficientes materializaram-se na nova bateria Z.E. 50 com 52 kWh, e que oferece 395 quilómetros de autonomia WLTP, um aumento de 25%. Este aumento da capacidade energética não exigiu qualquer alteração do tamanho da bateria. Por isso, a habitabilidade e o conforto foram preservados. A nova bateria Z.E. 50 tem ainda uma outra vantagem: a aptidão para fornecer uma corrente de intensidade mais elevada contribui para o melhor desempenho do novo motor R135.

O novo ZOE também beneficia de uma versatilidade de recarga sem paralelo.  

Com a sua capacidade de tirar o máximo partido de cada terminal AC até 22 kW, o ZOE é o veículo elétrico de carregamento mais rápido nos pontos de carregamento mais comuns em zonas públicas. O ZOE deve esta versatilidade única ao seu carregador Camaleão.

Uma inovação adicional complementa este desempenho: o Novo ZOE passou a incluir uma zona dedicada ao carregamento em corrente contínua (DC). Instalada entre o grupo motopropulsor elétrico e a bateria, esta nova função – inédita e 100% Renault – permite ao automóvel carregar até aos 50 kW nos terminais DC.

O Novo ZOE é o único automóvel elétrico a oferecer o carregamento AC até 22 kW e o carregamento DC até 50 kW e proporciona assim a maior versatilidade nas estações de carregamento disponíveis na Europa.

Graças aos serviços conectados dedicados, acessíveis através da aplicação MY Renault, o condutor tem a garantia de dispor sempre de uma solução de carregamento adaptada às suas necessidades.

A cada geração, um salto em termos de autonomia

Aquando do lançamento, no final de 2012, o primeiro ZOE equipado com a bateria de 22 kWh oferecia cerca de 150 quilómetros de autonomia real, um raio de ação que ultrapassava, já em larga medida, a distância diariamente percorrida pela média dos condutores europeus.

Em 2016, a Renault lança um novo ZOE: é a chegada da bateria Z.E. 40, cujos 41 kWh permitem duplicar a autonomia do veículo e atingir 300 quilómetros de autonomia real. Nessa altura, o trabalho concentrou-se nas propriedades químicas dos iões de lítio para melhorar a densidade da bateria.

Para a nova geração do ZOE, a equipa de engenheiros da Renault focalizou-se na arquitetura da bateria e nos vários aspetos da sua conceção. E os seus esforços foram bem-sucedidos, já que conseguiram atingir uma capacidade de 52 kWh para um volume idêntico. Em termos práticos, esta capacidade traduz-se num aumento de 25% de autonomia, até 395 km medidos no ciclo WLTP*.

Uma eficiência energética sem igual

Com o aumento da capacidade de 41 para 52 kWh, um ganho peso limitado e num volume absolutamente idêntico, a bateria do Novo ZOE é o resultado de um extenso trabalho de conceção, realizado em conjunto pela Renault e pela LG Chem.  

A Renault redesenhou completamente a arquitetura interna da bateria para minimizar o peso e a necessidade de espaço para os elementos estruturais, libertando assim o máximo de volume possível para as células. Cerca de 80% do aumento da capacidade da bateria vem da otimização da arquitetura interna. Os restantes 20% provêm de melhorias nos componentes. Os químicos da LG Chem aproveitaram o volume libertado pelos engenheiros da Renault para conceberem novas células de iões de lítio.

Desvendar os segredos da bateria Z.E. 50

A bateria Z.E. 50 usufrui de todas as inovações desenvolvidas pela Renault para garantir a segurança dos seus veículos elétricos. O BMS (Battery Management System), por exemplo, é um circuito eletrónico que impede qualquer aumento da temperatura interna, possuindo duas partes Termo sensíveis que, em caso de incêndio causado por causas externas, dão aos bombeiros um acesso direto ao interior da bateria. Além disso, se o usuário optar por usar a opção de aluguer, a bateria Z.E. 50 tem uma garantida vitalícia.  

Quando o desempenho deixar de ser o exigido para um automóvel elétrico, a bateria pode ser reutilizada para armazenamento de energia estacionária. No final do ciclo de vida, esta pode finalmente ser reciclada através de processos específicos que recuperam e reutilizam o máximo possível de materiais utilizados.

Líder em eficiência energética  

Embora a autonomia do Novo ZOE se deva, principalmente, ao aumento da capacidade da bateria Z.E. 50, as muitas otimizações implementadas pela Renault ao longo das várias fases de conceção do automóvel melhoraram substancialmente a sua eficiência energética.

Controle térmico da bateria 

A temperatura de funcionamento da bateria é controlada por um sistema de refrigeração externo que força o envio de ar para arrefecer ou aquecer a bateria e, assim, manter a temperatura de funcionamento ideal.  

Motor de alta eficiência 

A escolha de um motor síncrono proporciona uma excelente eficiência energética. O redutor encarregue de transferir energia para as rodas beneficia de várias otimizações que melhoram sua eficiência.  

Bomba de calor  

A Renault optou por substituir as resistências tradicionais por uma bomba de calor para limitar o impacto do aquecimento e do ar condicionado na autonomia disponível. A aplicação MY Renault também permite acionar remotamente o aquecimento ou o ar condicionado do Novo ZOE durante a recarga. A eletricidade necessária é, assim, fornecida pela rede, sem causar impacto na autonomia.  

Travagem regenerativa 

Ao volante do Novo ZOE, cada fase de desaceleração contribui para recarregar a bateria, graças à conversão da energia cinética em eletricidade. A integração de um pedal de travão eletrónico permite favorecer a travagem regenerativa o mais rapidamente possível, ao contrário da ação mecânica dos travões de disco que dissipam a energia sob a forma de calor.  

Condução ecológica 

A eficiência energética também depende do condutor! Com a sua nova instrumentação digital, o Novo ZOE permite visualizar mais eficazmente o impacto do seu estilo de condução na autonomia disponível. Deste modo, sensibiliza para os princípios da condução ecológica, que consistem, por exemplo, em antecipar as paragens, para conseguir tirar o máximo partido da travagem regenerativa.  

Foco nos modos de carregamento

Uma tomada Combo para maior polivalência

O Novo ZOE esconde a tomada de carga por trás do grande losango que ornamenta a grelha dianteira. A tampa de carga aloja também uma tomada Combo (CCS) com as características europeias, acompanhada de um conector de dois terminais dedicado ao carregamento em corrente contínua.

Uma tomada tipo 2 para o carregamento em AC…

A tomada tipo 2 e o carregador Caméléon respondem, positivamente, a todas as utilizações do dia a dia. Em casa, no trabalho, no parque de estacionamento de um centro comercial ou na via pública, permitem um carregamento que pode atingir 22 kW.

… e um conector de dois terminais dedicado ao carregamento em DC

Graças à tomada Combo, o Novo ZOE permite o carregamento rápido em corrente contínua (DC) até 50 kW. Para beneficiar desta possibilidade, basta inserir o cabo de carga do posto de carregamento no conector de dois terminais, visível logo abaixo da tomada tipo 2.

O Novo ZOE pode ser carregado dos 0 aos 100% em 9 horas e 25 minutos, graças a uma Wallbox de 7 kW. Por conseguinte, é possível assegurar um carregamento completo numa noite. Ao carregar o veículo em casa, o utilizador tem a possibilidade de utilizar a opção de programação para ajustar o horário de carregamento às eventuais variações tarifárias praticadas pelo seu fornecedor de energia elétrica.

Em casa, o ZOE recupera cerca de 300 quilómetros de autonomia em 8 horas*.

Ligado a um posto público com 11 kW de potência, o ZOE recupera até 125 quilómetros de autonomia em 2 horas*.

Ligado a um posto de carregamento público de 22 kW, o ZOE recupera até 125 quilómetros de autonomia numa hora*.

Num posto DC de 50 kW, o Novo ZOE armazena, em 30 minutos, a energia necessária para percorrer cerca de 150 quilómetros*.

* Os valores de duração e de distância aqui mencionados são calculados com base nos resultados obtidos pelo Novo ZOE durante o processo de homologação WLTP que visa representar as condições de utilização reais dos veículos. No entanto, não têm em conta o tipo de trajeto escolhido após o carregamento. O tempo de carregamento e a autonomia recuperada dependem também da temperatura, do desgaste da bateria, da potência fornecida pelo posto de abastecimento, do estilo de condução

4/ Prazer de condução: sensações eletrizantes

O Novo ZOE adiciona ao charme inerente à condução elétrica não só um motor mais potente como também uma nova forma de circulação, particularmente adaptada à cidade, e numerosos sistemas de ajuda à condução dedicados ao conforto e à segurança.

O condutor beneficia plenamente do raio de ação acrescido do Novo ZOE, dado que o desempenho do veículo em via rápida foi otimizado. Com a integração de um motor de 100 kW (R135, equivalente a 135 cv num motor de combustão interna), o binário, também ele melhorado, oferece acelerações e arranques ainda mais rápidos. Cerca de sessenta peças que compõem o Controlador Eletrónico de Potência (PEC) foram renovadas para suportar o aumento de potência, binário e rpm do motor R135. Estes componentes representam aproximadamente 70% do valor total do CEP. Por exemplo, o inversor encarregue de converter a energia da bateria para corrente alternada para o motor viu a potência aumentar de 230 para 280 A. 

Mas os trajetos urbanos e periurbanos não foram esquecidos. O Novo ZOE propõe, igualmente, um novo modo de condução que simplifica a circulação na cidade. Designado por «modo B», oferece desacelerações acentuadas, permitindo assim reduzir a utilização do pedal de travão.

Esta nova geração do Novo ZOE foi concebida sobre uma plataforma profundamente redesenhada para estar na vanguarda da eficiência elétrica, mas mantendo-se acessível. Permite alojar novidades em termos de chassis, motor, bateria, travões… Por exemplo, a arquitetura elétrica foi totalmente revista para poder receber um amplo conjunto de sistemas de ajuda à condução. Quanto à iluminação, passa a 100% LED. Disponível logo a partir do primeiro nível de equipamento, oferece uma luminosidade 75% mais eficiente do que a obtida com uma iluminação de halogéneo e com o mesmo consumo energético.

Motor de 100 kW

A Renault propõe dois níveis de motores: o motor de 80 kW (R110), integrado há um ano na geração anterior, e uma nova variante do motor de 100 kW (R135), inaugurada com o Novo ZOE. A equipa de engenheiros da Renault aproveitou a chegada de uma bateria com capacidade acrescida para o Novo ZOE (Z.E.50) para explorar todas as potencialidades do motor 100% Renault. O R135 dispõe de mais potência, mais binário e de uma melhor subida de regime. Equipado com o motor R135, o Novo ZOE desenvolve um binário de 245 Nm, que lhe permite ir dos 80 aos 120 km/h em apenas 7,1 segundos. Ou seja, menos 2,2 segundos do que as versões com o motor R110. Agora, são precisos menos de 10 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h. Além disso, o Novo ZOE atinge a velocidade de ponta de 140 km/h.

Modo B

O Novo ZOE inaugura um novo modo de condução, com o qual o condutor quase podia dispensar o pedal de travão. Com o modo B ativo, o veículo desacelera de uma forma nitidamente mais acentuada logo que o condutor larga o acelerador. O modo B simplifica a condução, nomeadamente na cidade ou nas filas compactas de trânsito. O modo D, por sua vez, mantém-se particularmente apropriado para as fases em que o condutor pretende aproveitar a inércia do veículo, por exemplo nas vias rápidas. Consoante a sua vontade, o condutor pode selecionar o modo D ou o modo B graças à alavanca «e-shifter».

Alavanca de velocidades eletrónica «e-shifter»

Como é evidente, o Novo ZOE não tem caixa de velocidades nem embraiagem, por estar equipado com motor elétrico, mas continua a dispor, de qualquer forma, de uma alavanca de velocidades que utiliza para alternar entre os diversos modos de condução ou engrenar a marcha-atrás. A alavanca mecânica cede, portanto, o lugar a um dispositivo eletrónico designado por «e-shifter». Simples impulsos no punho desta alavanca bastam para enviar as instruções ao cérebro do grupo motopropulsor. O modo de condução selecionado é apresentado de uma forma clara tanto na consola central como no ecrã TFT de 10 polegadas. Como com o travão de estacionamento assistido, o Novo ZOE prolonga assim a experiência 100 % elétrica com todas as funções úteis ao condutor.

Sistemas de ajuda à condução

A equipa de engenheiros da Renault construiu o Novo ZOE em torno de uma inédita arquitetura elétrica que permite integrar o conjunto dos sensores e automatismos indispensáveis ao funcionamento dos novos sistemas de ajuda à condução (também designados por ADAS).

CONDUÇÃO

Reconhecimento dos painéis de sinalização

Comutação automática das luzes

Alerta de ângulo morto

Sistema de ajuda ao arranque em subida (Auto-Hold)

SEGURANÇA

Alerta de excesso de velocidade

Indicado por um painel de circulação que se afixa no ecrã TFT de 10 polegadas, o alerta de excesso de velocidade avisa o condutor quando o limite de velocidade em vigor é ultrapassado, graças à informação das câmaras integradas no veículo e ao sistema de navegação GPS.

Sistema de travagem de emergência ativa

Alerta de transposição involuntária de via

Sistema de assistência na transposição involuntária de via

Quando o sistema deteta as mãos do condutor no volante, analisa os movimentos e corrige os erros de trajetória, em função da posição do veículo relativamente às linhas contínuas e descontínuas marcadas no pavimento.

ESTACIONAMENTO

Estacionamento em mãos livres 

Radar de estacionamento dianteiro, traseiro e lateral

5/ Renault EASY CONNECT: uma experiência simplificada a toda a linha

Tornar a mobilidade elétrica acessível ao maior número possível de pessoas passa, nomeadamente, pela oferta de experiências de condução e de utilização fáceis e agradáveis, em sintonia com as expetativas dos clientes cada vez mais conectados.  Para a Renault, a vocação do veículo elétrico é simplificar a vida do condutor e dos passageiros: é a Easy Electric Life!

O Novo ZOE harmoniza as nossas vidas cada vez mais conectadas com a oferta Renault EASY CONNECT. Esta oferta associa o novo sistema multimédia Renault EASY LINK à aplicação MY Renault, para propor ao condutor um conjunto de aplicações e de serviços pensados para o acompanharem nas suas atividades quotidianas.

No smartphone, a aplicação MY Renault agrupa um conjunto de funções úteis para gerir o automóvel à distância: verificar o nível da bateria e o estado da carga, elaborar um plano de carregamento durante as horas de vazio, iniciar ou programar o aquecimento ou o ar condicionado para atingir a temperatura ideal de 21°C no momento da partida, sem penalizar a autonomia, mas também visualizar o raio de ação num mapa. O planeador de trajeto, que faz parte de MY Renault, estabelece uma rota onde são indicados os pontos de carregamento mais adaptados e o tempo total de viagem, incluindo a duração da operação de carregamento.

A bordo, a navegação conectada do sistema Renault EASY LINK permite visualizar rapidamente, no mapa que se afixa no ecrã multimédia, as estações de carregamento mais próximas, assegurando-se da disponibilidade de cada posto. Dispõe também de informações de trânsito em tempo real fornecidas pela TomTom e de novas funcionalidades como, por exemplo, a pesquisa de moradas através do Google. A cartografia da navegação EASY LINK é atualizada, regularmente, de forma automática e, por conseguinte, transparente para o utilizador, graças à função «Map Auto-Update».

No ecrã TFT de 10 polegadas do painel de instrumentos, o mapa surge diretamente sob os olhos do condutor, ao lado do económetro, que informa sobre o desempenho da travagem regenerativa e incentiva o condutor a otimizar a autonomia, praticando a eco-condução. O utilizador decide a disposição dos indicadores ao nível dos instrumentos de bordo, consoante as informações que pretende encontrar. Tal como no ecrã multimédia, tem a possibilidade de criar um ambiente adaptado ao seu modo de utilização.

Um dia de vida elétrica

Os serviços conectados da aplicação MY Renault, no meu smartphone, e do sistema Renault EASY LINK no nosso Novo ZOE, foram estudados para se tornarem verdadeiros aliados do dia a dia, antes, durante e depois de todas as nossas viagens.

Artigo anterior

Smart Summon da Tesla parece estar a coleccionar acidentes!

Artigo seguinte

Estoril Classics de regresso nos dias 11, 12 e 13 de Outubro!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.