NoticiasComunicados de Imprensa

NOVO PEUGEOT 508 SW CHEGA A PORTUGAL EM JUNHO

Na sequência do lançamento, no final de 2018, da berlina 508, chega dentro de 15 dias ao mercado nacional o novo PEUGEOT 508 SW, proposta inspirada no mundo das shooting brakes.

Desafiando as normas do concorrido mercado das breaks do segmento D, o novo 508 SW corta com o passado, apresentando-se numa silhueta baixa e dinâmica, de design incisivo, que alia elegância e versatilidade, exterior e interior. Aqui destaca-se a mais recente geração do PEUGEOT i-Cockpit®, integrado num habitáculo de fácil acesso e espaçoso, onde o volume e a acessibilidade da bagageira se apresentam como complementos adicionais.

Movimentando-se facilmente em zonas urbanas ou autoestradas, o PEUGEOT 508 SW faz jus ao ADN da marca pela excelência das ligações ao solo, que combina um “pisar” notável da estrada com um domínio perfeito dos movimentos da carroçaria. Eficácia, segurança e conforto topo de gama são garantias de sensações intensas para os seus utilizadores.

No domínio mecânico, o modelo apresenta-se, desde já, com a oferta diesel que integra os motores 1.5 BlueHDi 130 (CVM6 ou EAT8), os blocos 2.0 BlueHDi 180 EAT8, e o novo 2.0 BlueHDi 160 EAT8. Os 2 novos motores a gasolina 1.6 PureTech, de 180 e 225 cv, ambos Euro 6.3 e equipados com a nova caixa de velocidades automática de 8 relações EAT8, chegarão em julho e as variantes HYBRID no final do ano.

O novo PEUGEOT 508 SW estará disponível, dentro de 15 dias, na Rede de Concessionários PEUGEOT, com uma gama composta por 5 níveis de equipamento – Active, Business Line, Allure, GT Line e GT – acrescentando-lhes a série limitada de lançamento First Edition. Para assinalar o lançamento do modelo em Portugal, a Peugeot criou uma oferta especial: os primeiros 15 clientes a adquirir um 508 SW na versão GT serão beneficiados com o up-grade para o exclusivo 508 SW First Edition.

O novo PEUGEOT 508 SW em detalhe

Num segmento D que, em Portugal, representa cerca de 18.000 viaturas, as breaks asseguram 1 em cada 4 veículos vendidos, apesar do crescente aumento de novas propostas e silhuetas e, principalmente dos SUV. O leque reparte-se entre propostas tradicionais de grandes dimensões, na sua maioria de construtores generalistas, e uma oferta mais premium que conjuga a versatilidade de uma break com um design bem mais dinâmico.

A escolha da PEUGEOT neste domínio tem objetivos bem definidos: criar um objeto de desejo, quebrar os conceitos tradicionais para investir numa morfologia atlética e moderna até agora reservada apenas a alguns construtores topo de gama.

Um design incisivo

A exemplo do PEUGEOT 504, nascido há 50 anos, a marca tem como tradição desenhar as breaks a partir das silhuetas das berlinas. Da mesma forma, o novo PEUGEOT 508 SW beneficia de todos os atributos estéticos do design radical da berlina 508, adotando uma morfologia muito dinâmica devido às suas novas proporções.

As barras de tejadilho funcionais e esteticamente bem integradas garantem à 508 SW praticamente a mesma altura da berlina, de apenas 1,42 m, cerca de 6 cm menos do que na geração anterior, fruto de uma aerodinâmica otimizada que em nada prejudica o espaço ao nível da cabeça nos lugares traseiros, em conformidade com o segmento. Com 4,79 m de comprimento (+4 cm face à berlina e -4 cm face à anterior geração), o perfil do novo PEUGEOT 508 SW revela linhas firmes e fluidas, encimadas por uma linha de tejadilho baixa e alongada.

Detalhe único numa break de um construtor generalista, as portas sem moldura permitem também refinar e dinamizar a silhueta, musculada e de inspiração topo de gama, bem como limitar as superfícies vidradas. As juntas e junções foram reduzidas com o melhor savoir-faire, a montagem dos pneus foi adaptada para preencher na perfeição as cavas das rodas, a antena de tejadilho foi eliminada (tem agora um tratamento em serigrafia).

Idêntica à da berlina, a frente é igualmente imponente. Com as óticas Full LED e a assinatura visual vertical das luzes diurnas com LED opalescentes, o novo PEUGEOT 508 SW apresenta uma identidade forte e exclusiva, sublinhada pelo Leão ao centro da grelha e o logo «508» no ‘nariz’ do capô.
Potente e moderno, o visual da traseira apresenta uma faixa horizontal em preto brilhante enquadrada pelas luzes traseiras Full LED tridimensionais herdadas da berlina. Acesas de dia e de noite com uma intensidade adaptativa, estas luzes dão um realce constante e evolutivo das garras coloridas desde o perfil até à traseira. As duas duplas saídas de escape cromadas têm um enquadramento perfeito no carro e conferem-lhe um dinamismo ainda maior.

O acesso à bagageira é feito através de um portão prático (que pode ser motorizado e em modo mãos livres), privilegiando a acessibilidade. O piso da bagageira é simultaneamente baixo e largo (6 cm mais baixo que na berlina, a apenas 63,5 cm do solo, e 2,4 cm mais largo). A chapeleira escamoteável de fácil utilização permite visualizar de imediato a totalidade da bagageira. Com uma capacidade de 530 litros sob a chapeleira, a bagageira tem formas simples e totalmente aproveitáveis. Este volume é muito próximo do valor (sob a chapeleira) da anterior versão break (560 litros). Além de verdadeiramente prática, a zona de acesso à bagageira beneficia de excelentes acabamentos, com um piso em aço inoxidável para facilitar a colocação de bagagem. Os frisos em alumínio integram o nível GT e a rede de separação da carga permite compartimentar eficazmente a bagageira.

A modularidade é um dos argumentos de uma break. No caso do novo PEUGEOT 508 SW, traduz-se por um banco traseiro rebatível 2/3 – 1/3 dotado da função Magic Flat, sistema que permite um rápido rebatimento das metades do banco traseiro por acionamento de dois comandos, acessíveis de ambos os lados da bagageira. O resultado é um piso praticamente plano, com um volume total de carga de 1.780 litros.

Um interior único com o PEUGEOT i-Cockpit®

À semelhança da nova berlina Peugeot 508, a versão SW conta com a mais recente interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®.

O cuidado nos detalhes, o requinte da montagem e a escolha dos materiais coloca, de imediato, o posto de condução do novo PEUGEOT 508 SW num universo altamente tecnológico, atraente e elegante.
Isto é possível devido a:
Um volante compacto revestido a couro (perfurado no GT Line e GT);

Um comando da caixa automática de funcionamento elétrico por impulsos, integrado na consola central repleta de espaços de arrumação;

Revestimento do tablier, consola central e painéis das portas em carbono ou madeira natural (carvalho cinzento nos níveis GT Line e essência de Zebrano exclusivamente no GT) em função dos níveis de equipamento, cromados acetinados no volante, painéis das portas e saídas da ventilação, bem como nas sete teclas tipo piano – toggle switches – ou ainda na moldura do touchscreen central;

Revestimento do porta-objetos do lado do passageiro (todos os níveis) e nas bolsas de arrumação dos painéis das portas dianteiras (no GT Line e GT).

A disposição e o volume dos espaços de arrumação foram alvo de um cuidado especial. Assim, é possível colocar garrafas de 1,5 litros no porta-luvas ventilado, uma de 1 litro em cada prateleira das portas e duas de 0,5 litros nos espaços sob o apoio de braços central.

Graças a uma solução engenhosa, toda a zona junto ao comando da caixa EAT8 pode acolher facilmente os maiores smartphones (se não estiveram a ser carregados por indução no compartimento sob a consola).

Os ocupantes dos lugares da frente dispõem de bancos envolventes e ergonómicos (com certificação AGR – Aktion für Gesunder Rücken), associação independente alemã de especialistas em ortopedia e ergonomia) e beneficiam de cinco programas de massagem multipontos. A gama compreende uma escolha de revestimentos de elevada qualidade e requinte, como a Alcantara® ou o Couro Nappa. Este último está disponível em duas cores: preto ou vermelho.

Nos lugares traseiros, os passageiros beneficiam de bancos cujas costas apresentam uma inclinação de 27° para maior conforto. O espaço livre até ao teto aumenta em 4 cm face à berlina e os ocupantes podem desfrutar de um teto de abrir panorâmico com uma ampla suferfície vidrada. Graças às portas traseiras sem moldura e ao seu desenho recortado que integra as janelas traseiras, o acesso aos bancos é amplo e fácil.

Tal como todos os pontos de iluminação do habitáculo, as luzes de leitura individuais integradas no teto são em LED e táteis.

O sistema Hi-fi topo de gama foi desenvolvido pela FOCAL®, reputado especialista francês em sistemas acústicos. Dotado de 10 altifalantes equipados com tecnologias exclusivas FOCAL®, este sistema oferece um som puro, sofisticado e perfeitamente repartido a bordo do veículo. Os tweeters são guarnecidos de grelhas em metal escovado nas 4 portas.

O interior do novo PEUGEOT 508 SW confirma, assim, a sensação de qualidade e de exigência que o modelo apresenta exteriormente. Esta excelência traduz-se também pela profusão de equipamentos relacionados com o conforto ou a segurança.

Uma segurança otimizada graças às novas tecnologias de ajuda à condução

Tal como na berlina, o novo PEUGEOT 508 SW oferece um amplo conjunto de ajudas à condução de última geração em resposta, designadamente, às exigências do EuroNCAP. Em relação à restante gama PEUGEOT, destacam-se as seguintes novidades:

Sistema de visão noturna (Night vision), inédito no segmento. Este sistema utiliza uma câmara de infravermelhos que permite a deteção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. A introdução do sistema garante a deteção até aos 200 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização central da visão de infravermelhos na instrumentação digital, ou seja, no campo de visão do condutor, maximizando a segurança no dia-a-dia;

Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (com a caixa automática EAT8) com controlo ajustável da distância entre veículos. Em situações de andamento em fila, o arranque do veículo é automático caso a paragem seja inferior a 3 segundos. Caso contrário, um simples toque no pedal do acelerador ou no botão de comando no volante é suficiente para reativar a função. A função está ativa a partir de 0 km/h;
Ajuda à manutenção da posição na via de circulação, com escolha da via por parte do condutor (associado ao ACC Stop & Go);

Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8). Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, o acelerador e os travões para entrar e sair do lugar de estacionamento;

Faróis Full LED com função EVS (iluminação estática em curva);

Óticas traseiras ARS (com intensidade luminosa adaptativa) acesas em permanência.

Além destas novidades, o novo PEUGEOT 508 SW está equipado com numerosos outros sistemas de ajuda à condução:

Travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e Alerta de risco de colisão;

Alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma) com correção da trajetória a partir de 65 km/h;

Alerta de fadiga do condutor, para detetar o estado de vigilância do condutor durante as deslocações mais longas, a velocidades superiores a 65 km/h, através da análise dos micromovimentos do volante;

Assistente automático de máximos;

Reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação;

Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido);

Sistema ativo de vigilância do ângulo morto (com correção da trajetória), função disponível a partir dos 12 km/h.

A bordo do novo PEUGEOT 508 SW, a conectividade está presente graças aos seguintes equipamentos:
Navegação 3D conectada com TomTom® Traffic;

Função Mirror Screen, compatível com os protocolos MirrorLink®, Android Auto e Apple CarplayTM (via smartphone) e com reconhecimento de voz;

Zona de carregamento para smartphones por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi);

4 tomadas USB, 2 à frente, no espaço sob o comando da caixa de velocidades automática, e 2 na parte traseira da consola central para os passageiros dos bancos traseiros;

PEUGEOT Connect SOS & Assistance, sistema de chamadas de emergência eCall e serviço de assistência;

PEUGEOT Connect packs, conjunto de tele-serviços úteis para a manutenção do veículo.

Uma experiência de condução única e instintiva

Na PEUGEOT, as sensações de condução fazem parte do ADN da marca. Verdadeiro porta-estandarte tecnológico, o novo PEUGEOT 508 SW recorre ao melhor savoir-faire dos engenheiros do Groupe PSA:

adoção da plataforma EMP2: redução do peso (-70 kg, em média, em relação à geração anterior), em benefício dos consumos, da segurança passiva e dos desempenhos;

utilização de uma nova técnica de soldadura da carroçaria reforçada com 24 m de cola estrutural, em benefício de uma maior rigidez e garantia de uma melhor resistência com o passar do tempo;

implantação de um berço dianteiro filtrado que garante uma excelente suavidade à suspensão (dependendo da versão);

adoção de um trem traseiro multi-braços associado a uma suspensão de amortecimento variável e pilotado – Active Suspension Control (de série nas versões GT);

generalização da nova caixa de velocidades automática de 8 relações EAT8, associada a um comando elétrico por impulsos.

Seja qual for a arquitetura do automóvel, o desenho da carroçaria, a otimização das dimensões, a redução de peso, a aerodinâmica ou os grupos propulsores, tudo foi desenvolvido com o objetivo de obter valores inéditos de emissões de CO2.

O novo PEUGEOT 508 SW beneficia da nova geração de motores PureTech e BlueHDi (com tecnologia SCR) disponíveis na berlina.

Na oferta a gasolina, serão propostos dois novos motores PureTech no mês de julho:
1.6 PureTech 180 cv EAT8
1.6 PureTech 225 cv EAT8

Na gama Diesel, estão disponíveis desde já quatro opções BlueHDi:
1.5 BlueHDi 130 cv CVM6
1.5 BlueHDi 130 cv EAT8
2.0 BlueHDi 160 cv EAT8
2.0 BlueHDi 180 cv EAT8

Os motores Diesel têm homologação de acordo com a norma «Euro6.2 temp», em antecipação às exigências da norma Euro6.d que entra em vigor a partir de janeiro de 2020, cumprindo ainda com as normas para as emissões de óxidos de azoto, enquanto que os novos motores a gasolina, mais evoluídos, são já respeitadores da norma Euro6.3. Os valores de emissões de CO2 são best in class e têm em conta os novos requisitos técnicos da norma WLTP, que consiste na harmonização entre os consumos homologados e os consumos obtidos em utilização pelos clientes.

Na família de motores PureTech, quando em modo ECO, a caixa de velocidades automática EAT8 passa automaticamente para o modo Neutro (freewheeling). Esta função está disponível entre os 25 e os 130 km/h, quando as condições o permitem. A sua ativação só é possível quando não é detetado qualquer movimento nos pedais. Totalmente impercetível para o condutor, permite diminuir os atritos internos da caixa de velocidades e reduzir os consumos em cerca de 3%.

No final de 2019, a gama será enriquecida com uma versão a gasolina Híbrida Plug-In, com excelentes performances, com funcionamento ZEV (Veículo Zero Emissões) alargado de 40 km no ciclo WLTP (50 km NEDC), sem qualquer prejuízo na capacidade da bagageira, dado que as baterias estão alojadas sob os assentos do banco traseiro.

À semelhança da berlina, o novo PEUGEOT 508 SW é produzido na fábrica de Mulhouse.

Artigo anterior

Já começou o Rali de Portugal!

Artigo seguinte

Como seria o Toyota Supra se fosse concebido em parceria com outras marcas?

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.