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Novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV: o PHEV chega a Portugal

  • A nova proposta da gama MX-30 integra uma bateria de 17,8 kWh e um motor rotativo de 830 cc que opera como gerador.
  • Proposta plug-in híbrida única, mas sempre propulsionado pelo motor eléctrico, o MX-30 R-EV de base PHEV conta com uma autonomia EV de 85 quilómetros, e uma autonomia total flexível superior a 600 km, para apenas 21 g/km de emissões de CO2 (WLTP), para um desempenho ambiental líder na sua classe.
  • Preços a partir dos 40,927 €[1], da versão de entrada de uma gama composta por 4 níveis de equipamento, complementados pela Edição Especial “Edition R”.
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Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV

Tendo feito a sua estreia europeia no Salão Automóvel de Bruxelas, em Janeiro último, o exclusivo plug-in híbrido (PHEV) Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV junta-se ao Mazda MX-30 e-Skyactiv 100% eléctrico, na gama de produtos electrificados da Mazda.

Sublinhando a Abordagem Multi-Soluções da marca de Hiroshima, o novo MX-30 e-Skyactiv R-EV é uma proposta plug-in híbrida que proporciona as mesmas valências do Mazda MX-30 EV actualmente em comercialização, complementando essa oferta com uma nova forma de utilização de um automóvel como veículo eléctrico a bateria. Com uma bateria de 17,8 KWh, o novo MX-30 R-EV oferece uma autonomia 100% eléctrica de 85 km [2] e, fruto da utilização da tecnologia de motor rotativo exclusiva da Mazda, o novíssimo motor a gasolina de rotor único, com 830 cc de cilindrada [3], permite viagens de longa distância sem ansiedades ao nível dessa mesma autonomia ou nos carregamentos. Actuando apenas como gerador, ou seja, sem ter qualquer ligação mecânica directa com as rodas, a unidade rotativa assegura que o MX-30 R-EV pode sempre locomover-se na estrada através do motor eléctrico, proporcionando uma experiência de condução EV perfeita.

Com mais de meio século de experiência no desenvolvimento de motores rotativos, a Mazda seleccionou esta solução para esta aplicação, pela sua capacidade única de produzir a potência necessária a partir de uma unidade de pequenas dimensões, de baixo peso e de fácil acondicionamento. O motor rotativo encontra-se colocado no compartimento mecânico, ao lado do gerador e do motor de alto rendimento. A combinação da bateria de 17,8 kW e do depósito de combustível de 50 litros cria, assim, um híbrido plug-in único, com uma autonomia total flexível superior a 600 km, com apenas 21 g/km de emissões de CO2 (WLTP), assegurando um desempenho ambiental líder na sua classe.

A compatibilidade com carregamentos AC e DC representa outra vantagem. O carregamento AC trifásico far-se-á em cerca de 50 minutos e, para máxima flexibilidade do cliente, o carregamento rápido DC pode ser concluído em cerca de 25 minutos. O Mazda MX-30 R-EV conta com três modos de condução – Normal, EV e Charge – para se adequar a diferentes situações e graças a uma potência de 125 kw / 170 CV, oferece uma performance de aceleração ligeiramente acima da do MX-30 100% eléctrico, de 145 CV.

Comentando o lançamento do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV em Portugal, Luis Morais, Diretor Geral da Mazda Motor de Portugal, afirmou: “Estou muito entusiasmado com a chegada do novo MX-30 R-EV à nossa gama de veículos eléctricos. Trata-se de um excelente exemplo do espírito de desafio da Mazda, assente na sua abordagem tecnológica única, traduzindo-se num automóvel que constitui a solução perfeita para os clientes que pretendem um EV para uso diário, mas com a flexibilidade necessária para as viagens mais longas, sem ficarem dependentes das infraestruturas de carregamento.”

“Sublinhe-se o facto de que o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV vem complementar a gama MX-30, até aqui composta pela nossa única oferta EV, o MX-30 100% eléctrico, dando aos clientes um maior leque de escolha em função das suas necessidades”, acrescentou. “Independentemente da versão escolhida, contam com a mesma experiência ininterrupta de condução eléctrica, uma condução envolvente e um habitáculo de conteúdos de excelência, com destaque para a elevada oferta tecnológica, num design que recorre a materiais únicos, incluindo cortiça de origem portuguesa. O novo MX-30 R-EV representa o mais recente exemplo de como a Abordagem Multi-Soluções da Mazda gera automóveis que se adequam a todas as necessidades dos nossos clientes, melhorando o desempenho ambiental com uma combinação de electrificação e tecnologias inteligentes de motores de combustão interna”.

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Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV


Edição Especial “Edition R” sublima gama MX-30 R-EV

Já disponível em Portugal, em toda a Rede de Concessionários Mazda, o novo MX-30 e-Skyactiv R-EV é proposto nas mesmas versões de equipamento do MX-30 100% eléctrico – Prime-Lime, Advantage, Exclusive-Line e Makoto –gama que, neste caso, se complementa com a inédita versão “Edition R”.

Desvendada no Salão Automóvel de Bruxelas, em Janeiro último, esta Edição Especial conta com características exteriores e interiores específicas, com destaque para a cor Maroon Rouge 2-Tone, tonalidade presente nos pilares laterais de uma carroçaria Jet Black, prestando homenagem ao Mazda R360 Coupe, de 1960, o primeiro automóvel de passageiros da Mazda, e para os interiores maioritariamente revestidos a pele preta, com detalhes exclusivos.

Os encostos de cabeça dos bancos dianteiros apresentam a assinatura “Edition R” e o símbolo do motor rotativo, elementos que também estão presentes nos tapetes, estes, por sua vez, debruados com uma distinta linha branca, costura com 2,6 mm que corresponde à largura das ranhuras de vedação do vértice do rotor. A mesma referência a esses vedantes encontra-se nas laterais esculpidas do comando da chave, com lados horizontais que se curvam no mesmo ângulo que as laterais do rotor.

Todas as versões do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV apresentam o símbolo do rotor nos guarda-lamas dianteiros e a referência e-Skyactiv R-EV no portão da bagageira. Um conjunto de jantes exclusivas diferenciam as versões MX-30 R-EV, sendo as do nível Prime-Line com acabamento cinzento escuro e as usadas nos patamares Exclusive-Line, Makoto e “Edition R” com um acabamento em preto com corte diamantado.


Gama MX-30 e-Skyactiv R-EV com preços a partir dos 40.927 €

No domínio dos Preços[4] desta inédita versão do Mazda MX-3, a versão Prime-Line, de entrada na gama, é proposta por 40.927 €, seguindo-se a variante Exclusive-Line por 41.887 €, sendo ambas de configuração única. Em função da inclusão (ou não) de determinados equipamentos, dando ao cliente uma maior possibilidade de escolha, a versão Advantage apresenta-se em quatro configurações e um intervalo de preços entre os 42.177 € aos 42.427 €. Já a variante Makoto conta com o maior leque de configurações (18), num intervalo de preços dos 43.677 € aos 46.127 €. Note-se que a opção por qualquer das composições interiores tradicionais – Industrial Vintage, Modern Confidence ou Urban Expression – não influi nos preços finais.

Quanto à exclusiva variante MX-30 e-Skyativ R-EV Edition R tem um PVP de 46.427 € na sua configuração mais completa, incluindo, entre outras, a tecnologia Adaptive LED Headlights (ALH) e o Tejadilho de Abrir Eléctrico (TAE). Os clientes que eventualmente abdiquem de um ou de ambos os equipamentos poderão adquirir esta Edição Especial a partir dos 45.077 €.

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Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV


As características de base do regressado motor rotativo da Mazda

Do lançamento do Mazda Cosmo, em 1967, ao arranque da produção do novo MX-30 R-EV em 2023, a Mazda já contabiliza mais de 2 milhões de motores rotativos produzidos. Adaptado para satisfazer as necessidades dos nossos tempos, o motor rotativo regressa hoje como gerador de energia, em alternativa a uma real unidade motriz. O novo motor rotativo 8C compõe-se de um monorotor de 830 cc, com um raio de 120 mm e uma largura de 76 mm. O seu tamanho compacto permite a colocação coaxial e a integração com o motor eléctrico, o desacelerador e o gerador, gerando uma unidade com uma largura total inferior a 840 mm, permitindo a sua integração sob o capô do Mazda MX-30, sem que fossem necessárias quaisquer alterações ao nível da estrutura da carroçaria.

Graças à utilização de alumínio, o motor é mais de 15 kg mais leve do que o motor Renesis de rotor duplo utilizado no RX-8. A utilização de injecção direta de combustível reduz as emissões e diminui os consumos, num bloco que também possui um sistema de Recirculação de Gases de Escape (EGR) para melhorar a eficiência a baixas rotações e em baixas cargas. Apoiado por um depósito de combustível de 50 litros de capacidade, o gerador rotativo permite viagens de longa distância, sem a necessidade de paragens regulares em estações de abastecimento.

Foi escolhida uma bateria de 17,8 kWh para assegurar uma capacidade suficiente para uma autonomia de 85 km em condução 100% eléctrica, tendo-se, simultaneamente, em conta o impacto ambiental da bateria ao longo de todo o ciclo de vida do veículo. O motor eléctrico de elevado rendimento do novo MX-30 R-EV, de 122 kw /167 CV, pode produzir até 260 Nm de binário, mantendo intacta a mesma experiência de condução descontraída, precisa e envolvente do MX-30 EV.

Integra três modos de condução – Normal, EV e Charge – numa escolha que não afecta a velocidade máxima do veículo. O modo Normal proporciona uma condução eléctrica desde que haja carga suficiente na bateria. Casos seja necessária mais energia do que o nível da bateria pode fornecer – por exemplo, numa aceleração – o gerador do motor rotativo será ativado com base no grau de abertura do acelerador, fornecendo essa energia extra à bateria. Desse modo, o MX-30 e-Skyactiv R-EV proporciona um excelente desempenho de aceleração e garante que os condutores possam sempre desfrutar do seu automóvel.

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Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV

Os condutores poderão ativar o modo EV quando pretendam manter a condução eléctrica durante o máximo de tempo possível. Este modo assegura que o veículo utiliza, exclusivamente, a tracção eléctrica até que a bateria fique completamente descarregada. Sublinhe-se que, se o condutor precisar de acelerar subitamente e carregar a fundo no pedal do acelerador, muito para além de um determinado ponto (equivalente à função de um kickdown num veículo de transmissão automática normal), o motor rotativo será ativado e gerará a potência necessária para que o MX-30 R-EV acelere com a maior força possível. O modo pode ser utilizado para salvaguardar a quantidade necessária de bateria para situações como a necessidade de reduzir emissões zero em ambientes urbanos específicos. Aos condutores é dada, também, a opção de definir a quantidade de carga da bateria que pretendem reservar em incrementos de 10%. O gerador será ativado quando a carga da bateria descer abaixo do nível de reserva especificado, carregará a bateria até ao nível definido e manterá esse nível de carga.

Quando a carga da bateria estiver acima do nível definido, o automóvel funcionará no modo equivalente ao Normal até que a bateria se esgote até ao nível especificado. Utilizará, então, o gerador do motor rotativo para manter a bateria nesse nível.

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Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV


Resumo da gama nacional do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV

  • Carroçaria: SUV
  • Níveis de equipamento: Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage, Makoto e Edition R (Edição Especial)
  • Mecânica
    • Motor eléctrico e-Skyactiv EV
      • Tipo de motor: síncrono AC
      • Sistema de arrefecimento: A água
      • Poténcia máxima: 125 kW / 170 CV
      • Binário máximo: 260 Nm
      • Tipo de bateria / células: Iões de lítio / prismática
      • Capacidade / Peso da bateria: 17,8 kWh, 355 V / 188,2 kg
      • Carregamentos DC / AC (cargas máximas): 36 kW / 11 kW (trifásico), 7,2 kW (monofásico)
      • Tracção: dianteira
    • Motor Rotativo
      • Cilindrada: 830 x 2 [5]
      • Dimensões do trocoide – e: 17.5 mm, R: 120 mm, b: 78 mm
      • Taxa de compressão: 11.9:1
      • Potência máxima: 55 kW / 74 CV às 4.700 rpm
      • Binário máximo: 116 Nm às 4.000 rpm
      • Mecanismo de alimentação de combustível Injecção directa (DI)
      • Tipo / nº de janelas de admissão: Lateral / 2
      • Tipo / nº de janelas de escape: Lateral / 2
      • Segmentos periféricos: 2,5 mm de espessura; ferro forjado; dois elementos

 

  • Principais registos (Valores combinados WLTP) [6]:
    • Velocidade máxima: 140 km/h
    • Reprise dos 0 aos 100 km/h: 9,1 seg.
    • Consumos de combustível / energia (ponderados): 1,0 l/100 km / 17,5 kWh/100 km
    • Emissões de CO2 (combinadas; Stage 6 G2): 21 g/km

 

  • Preços de Venda ao Público [7] [8]:
    • Prime-Line (1 configuração): 40.927 €
    • Exclusive-Line (1 configuração): 41.877 €
    • Advantage (4 configurações): 42.177 € a 42.427 €
    • Makoto (18 configurações): 43.677 € a 46.127 €
    • Edition R (4 configurações): 45.077 € a 46.427 €

 

  • Cores de carroçaria [9]:
    • Sólida: Arctic White (sem custo)
    • Metalizadas: Jet Black, Ceramic White, Polymetal Gray (700 €)
    • Metalizada Especial: Machine Grey (900 €)
    • Metalizadas Multi-Tone (apenas Makoto e Advantage): MT Ceramic White, MT Jet Black-Silver, MT Zircon Sand (1.600 €) e MT Soul Red Crystal (2.100 €)
    • Exclusiva para Edition R: Maroon Rouge 2-Tone (2.100 €)

 

  • Interiores:
    • Prime-Line: Pretos
    • Exclusive-Line: Pretos
    • Advantage: Industrial Vintage (preto/castanho); Modern Confidence (preto/branco/ cinza)
    • Makoto: Industrial Vintage (preto/castanho); Modern Confidence (preto/branco/ cinza); Urban Expression (preto)
    • Edition R: Pele Preta, com elementos / detalhes específicos

 

 

  • Packs [10]:
    • Driver Assistance and Sound (1.400 €)
    • TAE (800 €)

Novo Mazda MX-30 R-EV – Tabela de Preços_Outubro 2023

[1] PVP sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[2] Autonomia de condução 100% eléctrica: 85 km (ciclo combinado WLTC) e 110 km (ciclo urbano WLTC). Os valores da autonomia aplicam-se quando é seleccionado o modo EV; baseados em condições de teste específicas; a autonomia real de condução 100% eléctrica variará dependendo das condições reais de condução.

[3] O volume da câmara de 830 cc necessita ser duplicado, segundo o Regulamento (EU) 2017/1151. Fiscalmente o modelo tem uma cilindrada de 1.660 cc.

[4] PVP sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[5] O volume da câmara de 830 cc necessita ser duplicado, segundo o Regulamento (EU) 2017/1151. Fiscalmente o modelo tem uma cilindrada de 1.660 cc.

[6] Veículos homologados segundo a norma WLTP (Regulamento (EU) 1151 / 2017; Regulamento (EU) 2007/715).

[7] PVP sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[8] As alterações nas composições dos interiores não têm custo associado; os intervalos de preços devem-se à inclusão (ou não) de determinados equipamentos.

[9] PVP com IVA incluído.

[10] PVP com IVA incluído.

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