NoticiasComunicados de Imprensa

Novo Citroën C3: ainda mais personalidade e conforto

A Citroën desvendou ontem o novo C3, uma evolução do best-seller da marca a nível mundial, verdadeiro caso de sucesso com 750.000 unidades vendidas, na que é a 3ª geração do C3 desde o seu lançamento no final de 2016.

Berlina de look moderno e protetor, o novo C3 é diferente de qualquer outro veículo do seu segmento. Demarca-se pela sua personalidade viva e um conforto inigualável.

O novo C3 reforça essas diferenças através de:

Nova identidade Citroën: uma secção frontal plena de carácter, estreando a completamente nova assinatura de Marca, inspirada nos mais recentes concept-cars, bem como de novos faróis LED.

Maior potencial de personalização, a partir de agora com 97 combinações exteriores, incluindo 3 decorações de tejadilho, 3 ambientes interiores e 2 novos modelos de jantes.

Airbump® de novo desenho, assinatura gráfica da Marca.

Uma nova experiência de conforto a bordo, incluindo, em estreia no segmento, os novos bancos Advanced Comfort, normalmente reservados a modelos de segmentos superiores, até 12 tecnologias de ajuda à condução de última geração e uma variedade de serviços conectados: Connect Assist para assistência/SOS, Connect Nav, com o ecrã tátil de 7” e Connect Play, para duplicar o smartphone. Equipamentos totalmente adequados à atualidade que facilitam a vida no quotidiano.

Com motores térmicos eficientes e com homologação Euro 6, combinando elevado desempenho e emissões contidas, o novo C3 é uma berlina versátil no coração do mercado.

O novo C3 chegará aos concessionários a partir de junho de 2020.

UMA NOVA EXPRESSÃO DIANTEIRA

A nova expressão dianteira do novo Citroën C3 marca uma nova etapa em termos de estilo na gama Citroën.

Esta nova frente, inspirada diretamente no concept car CXPERIENCE,apresentado no Salão de Paris de 2016, é imediatamente percetível. Este design confere ao novo C3 um novo olhar elevado e reforça a sua personalidade. Neste caso, a nova assinatura de identidade Citroën evolui no sentido de acentuar a perceção da altura do capô. Em primeiro plano, os novos chevrons e a faixa cromada estendem-se até às luzes diurnas LED (dependendo da versão) e realçam a largura do carro. Em segundo plano, os novos faróis tecnológicos, equipados com LED em todas as versões, foram também redesenhados. Um toque de cor e frescura é também adicionado pelas inserções que circundam as luzes de nevoeiro localizadas na parte inferior.

Os novos motivos nos pilares traseiros (cuja forma recorda o desenho das cápsulas localizadas nos Airbump®), também destacam a coerência gráfica do carro e definem o seu perfil.

A traseira mantém superfícies lisas que evidenciam as óticas traseiras, cuja assinatura de luz tecnológica, com efeitos 3D, realça a expressão do novo Citroën C3. No centro do portão traseiro encontram-se os chevrons em preto brilhante e com contornos cromados.

ATÉ 97 COMBINAÇÕES EXTERIORES

Em sintonia com os tempos modernos e sob o lema “Inspired by You”, a berlina de look robusto multiplica ainda mais o seu potencial de personalização, aumentando de 36 para 97 combinações. Para conseguir este feito e oferecer a cada cliente um C3 à sua imagem, o novo Citroën C3 estreia novas cores de carroçaria, novas variantes bicolor (integrando o tejadilho, as capas dos retrovisores e a decoração dos pilares traseiros), novos apontamentos de cor ao nível das luzes de nevoeiro e molduras dos Airbump®, bem como novas decorações gráficas no tejadilho, proporcionando uma apresentação ainda mais identitária.

Em resumo, o novo C3 reforça a sua posição de berlina mais personalizável do seu segmento graças a:

-7 cores de carroçaria: das quais 2 novas cores Vermelho Elixir e Azul Spring, em complemento das cores já conhecidas (Preto Perla Nera, Cinza Acier, Cinza Platinium, Bege Sable e Branco Banquise).

-4 Packs Color: com apontamentos coloridos que incluem as molduras dos faróis de nevoeiro e os Airbump®. A cor Azul Esmeralda Anodizado vem completar as tonalidades Preto, Branco e Vermelho.

-4 cores de tejadilho: das quais 1 nova cor Azul Esmeralda (em complemento das cores Branco Opale, Preto Onyx e Vremelho Aden). As cores de tejadilho combinam com a cor das capas dos retrovisores e com a decoração nas janelas traseiras.

-3 decorações de tejadilho: com a introdução de novos temas gráficos Vermelho, Techwood, Esmeralda, sob a forma de autocolantes ao nível da cápsula do tejadilho e da decoração dos pilares traseiros.

O novo Citroën C3 beneficia, igualmente, de novas jantes de 16’’ e 17’’ (consoante as versões) que reforçam o carácter do seu perfil. Em opção: jantes de dois tons Hellix de 16’’ em Preto diamante, em complemento das jantes 16’’ Matrix, ou ainda das jantes em alumínio Vector de 17’’.

NOVOS AMBIENTES A BORDO

O programa de personalização é também conjugado a bordo do novo C3, um lugar de vivência e de serenidade, com algumas alusões ao universo Maison Citroën (ambiente Techwood) e ao mundo do mobiliário escandinavo. Além do ambiente elegante de série, o novo C3 dispõe de 2 novos ambientes interiores opcionais, um acolhedor e chique e o outro mais dinâmico.

O interior do novo C3 apresenta uma subida em gama e imerge os ocupantes numa verdadeira bolha aconchegante. O novo C3 apresenta um tablier cuidado e caloroso através da conjugação de Cores e Materiais, em harmonia com as portas ou bancos.

-Ambiente Azul Esmeralda: cria um universo mais dinâmico que aposta no contraste entre cores escuras e apontamentos coloridos de Esmeralda. Os bancos são revestidos com um material têxtil técnico (malha 3D), de aspeto dinâmico, e o tablier apresenta-se revestido a TEP preto. Assim, as molduras do tablier e das faixas coloridas revelam uma continuidade visual inédita e qualitativa.

-Ambiente Techwood: no universo topo de gama, com materiais suaves ao toque e de confeção específica. A combinação da elegante faixa com aspeto de madeira clara no tablier (cuja estrutura técnica faz alusão ao concept-car CXPERIENCE) e o acabamento suave na parte superior dos bancos (faixa têxtil inspirada na decoração do tablier com costura) trazem elegância e calor ao interior.

CONFORTO E MODERNIDADE A BORDO

Para tornar o seu best-seller ainda mais atrativo e permitir que os clientes se sintam ao volante tal como em casa, os designers do novo C3 não fizeram concessões no conforto a bordo, aplicando o programa Citroën Advanced Comfort®. Verdadeiro espaço para desfrutar e conviver, capaz de acomodar até 5 pessoas, o novo C3 evolui, assim, para um maior bem-estar a bordo e capitaliza os seus trunfos.

CONFORTO: SUSPENSÕES BEST IN CLASS

Ágil, compacta e versátil, esta berlina de 5 portas, com um comprimento contido (3,99 m), afirma-se dinamicamente graças à especial atenção conferida ao conforto das suas suspensões, referência no segmento, e ao cuidado colocado no tratamento acústico. Ao volante, esta combinação oferece um conforto único e uma assinatura tipicamente Citroën. O novo C3 beneficia de um efeito casulo que filtra o mundo exterior e mantém os ocupantes isolados da estrada.

NOVOS BANCOS ADVANCED COMFORT

Se há um aspeto em que o novo C3 se destaca é o conforto, identitário da Marca. Para elevar o conforto a uma nova dimensão, os bancos amplos e generosos do novo C3 foram alvo de especial atenção. Tal como o SUV C5 Aircross e o C4 Cactus, o novo C3 beneficia de um design de bancos Advanced Comfort: uma inovação 100% Citroën.

Estes bancos generosos – que quase dão a sensação de estarmos nas poltronas de casa – proporcionam maior conforto, tanto visual quanto em termos de postura, com um acolchoamento de efeito gráfico e apoio lombar (ajustável no lado do condutor). Estes bancos de grandes dimensões são ajustáveis em altura.

Logo no primeiro contacto é possível sentir o conforto proporcionado, através de uma espuma acolhedora revestida de um tecido mais espesso na superfície (a espuma passa de 2 mm para 15 mm), resultando numa superfície macia e suave.

Em andamento, os ocupantes do novo C3 desfrutam de um apoio lombar bem no centro do banco, para um conforto dinâmico ao melhor nível.

Além disso, atendendo aos desejos dos seus clientes, o novo C3, conta agora com um apoio de braço para o condutor, reforçando o conforto no dia-a-dia (novidade, disponível nos ambientes opcionais).

CONVENIÊNCIA A BORDO

O novo Citroën C3 proporciona uma perceção imediata do espaço por via da sua habitabilidade dianteira e traseira, os seus numerosos e astuciosos espaços de arrumação, bem como o considerável volume da sua bagageira.

Quando se acede ao seu habitáculo, o novo C3 exprime bem-estar através dos seus espaços generosos e acolhedores. De facto, o C3 desfruta de uma habitabilidade que o torna uma referência do mercado. O novo modelo oferece uma noção imediata de espaço graças ao design apurado do tablier horizontal e ao desenho dos bancos, o que é confirmado pelos 1379 mm de largura. Uma sensação reforçada, independentemente do ambiente interior, graças ao tratamento e cuidado especial dado às cores, volumes e materiais. A secção traseira não é menos generosa. O espaço para as pernas nos bancos traseiros está ao melhor nível.

Concebido para que o utilizador se sinta em casa, o novo C3 é de fácil convívio no dia-a-dia. Os espaços de arrumação foram projetados da maneira mais funcional possível, de forma a promover a harmonia interior. Oferece um espaço de arrumação central inteligente, que permite otimizar o espaço máximo na frente do veículo, complementado por um grande porta-luvas (6,25 litros). Astuciosamente, a cor de luz escolhida para o interior desses espaços de arrumação contrasta com os objetos ali deixados, de forma a ser mais fácil encontrá-los. Por fim, a bagageira revela-se um espaço sem condicionantes, oferecendo um generoso volume de 300 litros.

12 AJUDAS À CONDUÇÃO ÚTEIS NO QUOTIDIANO

Num automóvel, o conforto implica também uma vida a bordo mais fácil e uma utilização mais fluida dos seus recursos. Orientado pelo programa Citroën Advanced Comfort ®, o novo design do C3 privilegia a ergonomia dos comandos, a apresentação das informações de condução ou as tecnologias intuitivas. Inspirando-se nos seus clientes e na sua forma de viver o automóvel, o C3 facilita seu quotidiano graças à sua gama de equipamentos de conforto e segurança.

O novo C3 reúne nada menos que 12 tecnologias de Ajuda à condução, todas elas úteis para uma experiência de condução serena.

-NOVIDADE: AJUDA AO ESTACIONAMENTO DIANTEIRO: destinado a facilitar a condução urbana, compreende 6 sensores de ajuda ao estacionamento na frente do veículo, que ativam avisos sonoros.

-ACESSO E ARRANQUE MÃOS LIVRES: permite trancar/destrancar as portas e ligar o motor mantendo as chaves no bolso. O carro reconhece o seu condutor assim que este se aproxima.

-REGULADOR-LIMITADOR DE VELOCIDADE: a função de reconhecimento dos sinais de trânsito e de recomendação propõe manter a velocidade detetada como nova referência do limitador de velocidade.

-ACTIVE SAFETY BRAKE: este sistema de travagem de emergência limita o risco de colisão. Funciona a partir de 5 km/h com objetos fixos ou em movimento e com pedestres. Se não houver reação do condutor após o alerta de risco de colisão, o sistema trava automaticamente o veículo.

-COFFEE BREAK ALERT: avisa o condutor quando é necessário fazer uma pausa, após duas horas de condução acumulada a mais de 65km/h.

-ALERTA DE ATENÇÃO DO CONDUTOR: avalia o estado de alerta do condutor, identificando desvios de trajetória das marcas no piso. Este recurso é particularmente adequado para vias rápidas a mais de 65 km/h.

-COMUTAÇÃO AUTOMÁTICA DAS LUZES DE MÁXIMOS: esta função suporta a comutação entre as luzes de médios e as luzes de máximos, em função do trânsito, assim que é detetado um carro.

-CÂMARA DE MARCHA-ATRÁS com sensores de auxílio de estacionamento: ao engrenar a marcha-atrás, permite visualizar a traseira no ecrã principal. A visualização é reforçada por marcações a cores que representam a aproximação a um possível obstáculo. Uma verdadeira visualização alargada que facilita todas as manobras.

-AJUDA AO ARRANQUE EM SUBIDA: esta função de assistência facilita o arranque em subida. Impede que o veículo se desloque indevidamente numa subida quando o pedal dos travões é libertado e atua em subidas com inclinações superiores a 3%, estabilizando o carro durante 2 segundos.

-ALERTA DE TRANSPOSIÇÃO INVOLUNTÁRIA DE FAIXA: permite combater a hipovigilância ou um simples momento de desatenção ao volante, a partir de 60 km/h. Quando o carro transpõe uma faixa branca sem que o seja ativado indicador de mudança de direção, a gestão eletrónica do sistema dispara um alerta. Ao transpor a faixa, o condutor é alertado sonora (bips) e visualmente.

-SISTEMA DE VIGILÂNCIA DO ÂNGULO MORTO: indica, através de um pictograma nos retrovisores, a presença de um veículo nos ângulos mortos. Funcionando com o mesmo princípio dos sensores de marcha-atrás, esta função representa um grande fator de segurança em autoestradas urbanas, por exemplo.

-RECONHECIMENTO SINAIS DE VELOCIDADE E DE RECOMENDAÇÃO: reconhece os sinais de limite de velocidade e dá esta informação ao condutor. Esta velocidade pode ser registada como referência para o regulador /limitador de velocidade. Funciona a qualquer a velocidade. Também deteta sinais de fim de limitação de velocidade.

CONECTIVIDADE

O novo C3 aposta na modernidade e fluidez, oferecendo uma gama de serviços conectados: Connect Assist (segurança e assistência), Connect Nav (navegação) e Connect Play (infotainment).

Este pacote de serviços faz parte do programa Citroën Advanced Comfort®, com o único objetivo de tornar rápido e intuitivo o acesso a serviços conectados por parte do cliente, atendendo a três necessidades principais: máxima segurança, facilidade de navegação e maior experiência conectada.

CONNECT ASSIST

Para segurança do condutor e dos seus passageiros, o novo C3 conta com o sistema Assistance & SOS.

Chamada automática ou apoio manual através do botão “Assistance”: se necessário, este serviço permite ao condutor ser colocado em contacto com uma central de atendimento dedicada.

Duas situações de emergência:
Acidente com acionamento dos airbags: é feita uma chamada automática para os serviços de emergência, informando a localização do veículo.
Acidente ligeiro ou uma indisposição: o condutor pode pressionar o botão vermelho “SOS” para enviar uma mensagem aos serviços de emergência, contendo a identificação do veículo e a sua localização exata.
O Connect Assist permite a conexão da app My Citroën com o veículo e, assim, aceder aos dados do veículo, tais como autonomia, local de estacionamento, quilometragem e próxima revisão.

CONNECT NAV

O Novo C3 privilegia a tecnologia com o seu touchscreen de 7’’, que integra todas as funcionalidades de forma intuitiva.

Posicionado de forma elevada no centro do tablier, este ecrã capacitivo panorâmico beneficia de um novo visual brilhante para uma reprodução mais tecnológica. O touchscreen é realçado por uma nervura inferior que permite apoiar a mão e garante uma utilização otimizada.

A navegação Connect Nav tátil pode também pode ser controlada por reconhecimento vocal e permite interagir com as funções Navegação, Telefone e Rádio.

O sistema está associado a serviços conectados. O TomTom Traffic permite aceder a informações de trânsito em tempo real que permitem encontrar o melhor percurso. Também disponíveis; localização e preços de postos de combustível e parques de estacionamento, informações meteorológicas e busca local de pontos de interesse.

Os utilizadores irão também apreciar o serviço, de série e gratuito durante 3 anos, de sinalização visual e sonora de Zonas de perigo (consoante a legislação de cada país).

Em França, o serviço opcional Free2Move Park & Pass também está associado a este touchscreen: oferece um identificador de portagem, pagamento de estacionamento através do ecrã central (em determinados parques de estacionamento), ou serviços de cortesia em aeroportos ou estações de TGV (apenas em França).

CONNECT PLAY

A tecnologia Mirror Screen permite conectar um smartphone e apresentar os conteúdos do seu ecrã no veículo. O condutor passa, assim, a dispor dos seus conteúdos multimédia e utiliza direta e facilmente o seu smartphone e aplicações compatíveis a partir do touchscreen. Para garantir a segurança do condutor, apenas ficam acessíveis as funções de condução.

O novo C3 dispõe da tecnologia Citroën que combina a partilha e a tranquilidade: a ConnectedCAM Citroen®. Esta câmara conectada, perfeitamente integrada, capta momentos do dia-a-dia vida, em imagens ou vídeos (até 20 segundos), que, de seguida, publica nas redes sociais, através da app gratuita Citroen® ConnectedCAM. Em alternativa, os ficheiros ficam armazenados no próprio sistema. Dispondo de um formato grande angular (120 graus), full HD, 2 milhões de pixels, GPS e memória interna de 16 GB, a câmara também pode ser útil para o condutor em caso de acidente. Na eventualidade de uma colisão, a gravação é ativada automaticamente e permite guardar um minuto e meio de registos (30 segundos antes / 1 minuto depois).

AGILIDADE E MOTORIZAÇÕES DE ÚLTIMA GERAÇÃO

Particularmente ágil graças ao seu diâmetro de viragem de 10,7 m, o novo Citroën C3 tem 3,99 m de comprimento e apresenta-se extremamente compacto, particularmente em áreas urbanas. Com 5 portas e 5 lugares, é um modelo prático em todas as situações. Oferecendo um verdadeiro prazer de condução na cidade e com aptidões reais em estrada, o novo C3 adapta-se eficazmente a todas as deslocações de curta ou longa distância.

O novo Citroën C3 conta com motores de última geração, eficientes e suaves, homologados de acordo com a norma de controlo de emissões Euro 6:a gasolina, 3 cilindros PureTech 83 (PureTech 83 S&S CVM5) e 110 (PureTech 110 S&S CVM6) ou Diesel BlueHDi 100 (BlueHdi 100 S&S CVM5).
Para ainda maior flexibilidade e serenidade ao volante, o novo C3 está também disponível com a caixa automática EAT6 (PureTech 110 S&S EAT6).

A comercialização do novo Citroën C3 está agendada para junho de 2020.

Artigo anterior

Uber Eats estreia em Torres Vedras

Artigo seguinte

CUPRA Leon será apresentado nas versões de estrada e de competição

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.