Noticias

Nova linguagem de design da Mazda obriga a marca a alterar métodos!

A nova linguagem de design da Mazda está prevista estrear num modelo de produção já no próximo ano, o que tem vindo a obrigar a marca a alterar a forma como elabora os seus modelos em termos de design.

Normalmente, a Mazda utiliza modelos em argila para dar forma aos seus projectos, contudo, tem vindo a ser obrigada a utilizar cada vez mais os designers digitais para criar formas complexas e painéis.

Em declarações à Automotive News, Takahiro Matsui, especialista em design criativo da Mazda, disse que a nova linguagem forçava os designers de argila e digitais a cooperarem. “Este foi o começo da co-criação e competição. Tivemos que trabalhar juntos, mas também lutar uns contra os outros ”, disse Takahiro Matsui.

O primeiro resultado dessa relação mais próxima foi o Vision Coupe, apresentado no Salão de Tóquio em Outubro. Os designers da Mazda passaram dois anos a elaborar o protótipo, que conta com superfícies fluidas que oferecem reflexões complexas e evocam emoções diferentes dos Mazda do passado.

Takahiro Matsui assume que não foi tarefa fácil, a marca estava frequentemente a ajustar o raio das curvas dos painéis da carroçaria, às vezes com apenas 0,01 mm de margem para criar a aparência perfeita.

“Temos que controlar a superfície até a um nível inacreditável para obter a aparência que queremos. Este processo requer muito tempo e energia. ”

Enquanto a Mazda está a utilizar a tecnologia para ajudar a criar os seus próximos modelos, Takahiro Matsui ainda acredita que os modelos de argila são melhores e continuarão a ser fundamentais.

“Eu ainda acho que o barro é melhor. Não conseguimos tocar num modelo digital ”, disse o responsável de design da marca nipónica.

Um dos primeiros modelos de produção da Mazda a apresentar a linguagem de design actualizada da empresa será o novo Mazda3, que utilizará elementos de estilo do Kai Inspiration Concept.

Artigo anterior

Este é o primeiro automóvel totalmente autónomo a atacar a rampa de Goodwood!

Artigo seguinte

Este é o novo Jeep Wrangler dos Carabinieri para patrulha das praias!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.