NoticiasComunicados de Imprensa

Nova gama Abarth 595: performance e estilo em nome do Escorpião

Gama Abarth 595 renovada com as novas versões 595, Turismo, Competizione e Esseesse.

Novos interiores, novas cores e novos detalhes para a gama que personifica as duas almas da marca do Escorpião: performance e estilo.

Novo Ano, nova gama 595. 2020 foi um ano de sucessos desportivos e comerciais, marcado pelo lançamento de duas novas séries especiais, o 595 Monster Energy Yamaha e o 595 Scorpioneoro.
As novidades prosseguem agora, no início de 2021, com o Escorpião a continuar a ‘picar’, inaugurando a nova gama 595, o ícone que, como a história nos mostra, personifica na perfeição as duas almas da marca: performance e estilo.

As quatro versões da renovada gama – 595, Turismo, Competizione e Esseesse – ganham nova vida com cores inéditas, materiais requintados, novos pormenores de estilo, tecnologia de vanguarda e grande personalização, para sublinhar as nuances do caráter Abarth.

“O Abarth 595 é uma história de sucesso que conquistou, e continua a envolver, milhares de entusiastas em todo o mundo. Em torno da marca do Escorpião, nasceu uma exclusiva comunidade no panorama automóvel de que muito nos orgulhamos. No ano que agora acabou, 2020, a tendência positiva prosseguiu, com a quota de mercado a crescer quase 50% em relação ao ano anterior, sucesso este ligado à personalidade deste pequeno supercarro e à paixão de muitos fãs”, explicou Luca Napolitano, Responsável das marcas Fiat, Lancia e Abarth para a região EMEA. “Um pequeno supercarro que consegue evocar uma profusão de sensações tanto em estrada como em pista. Muitos são os seus segredos: a performance ‘explosiva’, o som do escape, o estilo irreverente e alegre, mas repleto de personalidade e, claramente, o prazer de condução. Hoje apresentamos a nova gama 595, completamente renovada, que torna o 595 ainda mais atual e diferenciado. Estou certo de que os nossos clientes, tanto os mais atentos ao estilo como os que não conseguem passar sem performance, vão apreciar as novas soluções adotadas, graças a todos aqueles pormenores que fazem de um Abarth uma joia de coleção. Vamos começar o ano com quatro importantes versões novas, para podermos olhar para 2021 com grande positividade.”

Bem-vindo ao Abarth 595, Turismo, Competizione e Esseesse
Disponíveis em configuração berlina e descapotável, as versões da gama Abarth 595 são ligadas por características específicas que lhes sublinham o temperamento desportivo e contribuem para otimizar a performance. Os quatro níveis de equipamento estão disponíveis em níveis de potência que vão dos 145 aos 180 cv, todos Euro 6D Final, de modo a satisfazer qualquer exigência dos nossos clientes.

Inconfundível mas acessível, a versão 595 é o ponto de entrada no mundo Abarth e oferece, de série, todos os conteúdos necessários para garantir o divertimento e o prazer de condução típicos dos modelos do Escorpião, sobressaindo desde logo o seletor “Sport mode”, rebatizado “Scorpion mode” na nova gama. Pressionar o botão presente no tabliê influencia o débito de binário máximo, a regulação da direção elétrica e a resposta do motor ao pedal do acelerador, tornando-as mais precisas. Em termos de tecnologia, a versão 595 inclui, de série, rádio com ecrã tátil de 7” que, para deleite dos entusiastas da Abarth, oferece uma nova tela de início e fecho. A preparação para Apple CarPlay e a compatibilidade com Android Auto™* estão disponíveis como opcional.

Aceleração rápida e travagem eficiente são as prerrogativas da condução desportiva e divertida; assim, o 595 é equipado com sistema de travagem de elevado desempenho, específico da Abarth, que fornece máxima segurança, graças aos discos dianteiros ventilados de 284 mm e aos discos traseiros de 240 mm”. Também o 595 Turismo e o Competizione foram renovados, quer sob o ponto de vista técnico quer estilístico, em nome da personalização, para oferecer aos clientes duas formas diferentes de entrar e viver no mundo da Abarth.

Se o 595 Turismo está ligado aos valores do requinte e do conforto típicos dos ‘granturismo’ italianos, então é natural que esta versão seja dedicada a quem gosta de se destacar pelo próprio estilo, a quem gosta da cidade, mas quer vivê-la intensamente.

Por sua vez, a versão Competizione dirige-se aos amantes da performance e do temperamento desportivo sem restrições, a quem tanto gosta de se divertir na estrada como nas pistas, a quem nunca desiste de transformar uma viagem numa experiência extraordinária.

O 595 Turismo caracteriza-se pelo interior renovado, a começar pelos exclusivos bancos em pele com novos acabamentos, que oferecem a opção de escolha entre diversas cores, incluindo o novo Castanho Helmet.

Ainda em termos de cores, a principal novidade do 595 Competizione é o Azul Rally, cor mate inspirada no Fiat 131 Abarth Rally dos anos setenta, enquanto as novas jantes em liga de 17” são uma referência às do Lancia Delta Rally Integrale dos anos noventa. Para tornar a decoração ainda mais desportiva, o kit de carroçaria específico desta versão está disponível em combinação com a nova cor Azul Rally ou Preto Scorpione. No interior, além do seletor “Scorpion mode”, com novo design, encontramos uma nova oferta de conteúdos a caracterizar o modelo, incluindo tabliê em “Alcantara”, novos bancos em pele e alavanca das velocidades em fibra de carbono.

Para a versão topo de gama, o 595 Esseesse, a equipa de designers e engenheiros da Abarth desenvolveu ponteiras em titânio para o sistema de escape Akrapovič, proporcionando pura emoção no som, seja em estrada, seja em pista, divertimento e prazer de condução. Em suma, uma autêntica torrente de emoções para o condutor.

Todas as versões são equipadas com faróis dianteiros polielípticos e luzes diurnas com LED, de série. Em alternativa, estão disponíveis, como opcional, faróis dianteiros de Xénon. O volante apresenta base plana e marcador de posição, tendo sido projetado para ser mais eficiente na condução desportiva. O painel de instrumentos assegura excelente legibilidade. Além disso, o manómetro é iluminado a branco, para tornar a leitura mais fácil e rápida.

Motores, transmissão, mecânica
A nova gama do Abarth 595 monta o motor 1.4 T-jet, o mesmo que serve de base às viaturas dos campeonatos de Fórmula 4 italiano e alemão.

O motor está disponível em três níveis de potência: o Abarth 595 vai até 145 cv, subindo para 165 na versão Turismo, enquanto o 595 Competizione e o 595 Esseesse, com 180 cv, são ideais para quem procura a adrenalina do mundo da competição, seja em termos de performance, seja de conteúdos técnicos.

O Competizione e o Esseesse dispõem ainda de turbina Garrett GT1446, diferencial autoblocante mecânico, que melhora a tração em condições de difícil aderência e piso irregular, amortecedores Koni FSD em ambos os eixos e travões Brembo com pinças em alumínio fixas.

Todas as variantes do motor 1.4 T-jet são acopladas a transmissão manual mas, como opcional, podem ser equipadas com transmissão sequencial robotizada Abarth com comandos de patilhas.

Além disso, todos os motores cumprem as normas Euro 6D Final.

Infoentretenimento
A nova gama do 595 é equipada, de série, com sistema Uconnect™ com ecrã de 7”, plataforma rápida que dispõe de ecrã de alta definição e de rádio digital DAB, estando ainda disponíveis, como opção, preparação Apple CarPlay, compatibilidade Android Auto™* e navegação por satélite. Na versão de 2021, também as interfaces de abertura e fecho do sistema de infoentretenimento são novas.

Por fim, é possível optar pelo requintado e potente sistema de som BeatsAudio™, para satisfazer mesmo os mais criteriosos e sofisticados melómanos. Desenvolvido em colaboração com a Beats by Dr. Dre, o sistema BeatsAudio™ oferece potência de saída total de 480 W e amplificador digital de 8 canais com avançado algoritmo de equalização que consegue recriar todo o espectro sonoro que um artista experimenta durante as gravações em estúdio. O sistema Beats Audio™ é constituído por dois tweeters de cúpula localizados nos pilares dianteiros, dois midwoofers de 165 mm nas portas dianteiras, dois altifalantes de gama completa de 165 mm nos painéis traseiros e um subwoofer de 200 mm colocado em posição central no compartimento da roda sobresselente, na bagageira.

A nova campanha de comunicação
“Tuned to your style” é o título da campanha de comunicação para lançamento da nova gama Abarth 595. A publicidade, produzida pela agência criativa Independent Ideas, pretende dar voz às duas almas da gama: por um lado, performance e estilo inconfundível, personificada pelo 595 Turismo; por outro, performance à máxima potência e temperamento desportivo, representada pelo 595 Competizione.

O vídeo começa com uma descrição pormenorizada do exclusivo design do primeiro modelo, para dar ao espectador uma pequena amostra do caráter de um dos modelos do Escorpião, imerso num contexto de lifestyle. Ao longo do percurso, pode-se ver o testemunho a passar do 595 Turismo para o 595 Competizione, acompanhado por uma súbita mudança de estilo, tanto no cenário circundante como no condutor. Todos os elementos desse mesmo contexto se transformam para se tornar consistentes com traços de pura desportividade, um dos pilares do ADN do modelo.  A palavra ‘Tuned’ significa, literalmente, ‘adaptado para satisfazer uma condição específica’. Combinada com o termo ‘estilo’, mostra como a Abarth oferece aos seus clientes a oportunidade de expressarem a própria personalidade, escolhendo, numa gama renovada e exclusiva, o modelo que mais se aproxima do seu próprio estilo.

Artigo anterior

Novo C4 e o novo ë-C4 - 100% Electric, já chegaram a Portugal e nós já conduzimos

Artigo seguinte

Capacidade produtiva de automóveis elétricos triplica na Volvo

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.