Ensaios

Nissan Qashqai 1.6 dCi AWD: O elo mais forte!

Chegou a nossa vez de nos sentarmos ao volante do famoso Nissan Qashqai, o SUV conhecido como o “elo mais forte” do segmento. Este é um dos SUV mais vendidos do País, agora percebemos o porquê!

O Nissan Qashqai convence! Logo à primeira vista adopta um design bonito, jovem, dinâmico e elegante, talvez seja por isso conquista tantos portugueses. Esta combinação consegue-se através da grelha típica Nissan, das ópticas BI-LED, a altura ao solo generosa que se completa com as jantes de 19 polegadas envolvidas em pneus de baixo perfil 225/45, os vidros traseiros escurecidos, a assinatura luminosa em LED e um spoiler na traseira.

Nissan Qashqai (4)

O interior acaba por não acompanhar o exterior, pois é mais tradicional, é desprovido de grandes “requintes,” e acaba por ser igual ao dos restantes Nissan. É conservador, mas é funcional e conta com tudo o que precisamos, não é nada confuso e oferece bastante equipamento. A versão que ensaiámos Tekna Premium 19, oferecia ainda um tejadilho panorâmico formidável, chave inteligente, alerta de ângulo morto, aviso de transposição involuntária de faixa e ainda alerta de fadiga do condutor. Assento do condutor com regulação eléctrica, luz ambiente, interior em pele, ar-condicionado automático dupla-zona e assentos aquecidos.

O sistema de informação e multimédia é intuitivo e completo, conta com: Aplicações via smartphone, Ecrã táctil de 7 polegadas anti-reflexo de alta resolução, Sistema de navegação em 3D e Tecnologia GoogleTM Send-to-Car, Câmara de visão exterior de 360º, que dá jeito, uma vez que se trata de um automóvel com uma traseira alta e fácil de danificar para os mais distraídos. O painel de instrumentos é dos mais completos que existe, oferece todas as informações indispensáveis como pressão dos pneus, nível da fadiga, consumos, autonomia e estado do automóvel.

Nissan Qashqai (21)

Este Nissan Qashqai prima pelo espaço a bordo e pelo espaço na bagageira. Viajamos à vontade tanto nos lugares da frente como nos lugares traseiros, a posição de condução é boa e podemos contar com conforto mesmo tendo as jantes de 19 polegadas com pneus de baixo perfil. A bagageira conta com 430 Litros de capacidade, que pode chegar aos 1598 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros, ou seja… Dá para nos deitarmos a apreciar as estrelas através do tejadilho panorâmico… Fica a dica!

O que surpreende no Nissan Qashqai é mesmo a condução, cada vez mais o comportamento dos SUV se aproxima das berlinas e das carrinhas, o Qashqai é o exemplo disso. Apesar da altura ao solo conta com um comportamento em curva bastante estável e digno de registo. A tracção integral só liga quando existem perdas de tracção.

Se nos queremos aventurar por pedras e caminhos mesmo acidentados, o Nissan Qashqai não é o automóvel ideal para o efeito, principalmente esta versão que tem pneus de baixo perfil e umas jantes de 19 polegadas. A menos que queiram sair do meio do mato de reboque, sugerimos que se aventurem apenas por estradões de terra pouco acidentados.

Nissan Qashqai (6)

O motor 1.6 dCi oferece andamentos vivos ao Nissan Qashqai, ou não tivesse 130cv e 320Nm de binário, o que satisfaz bastante o pé direito e não só! Uma vez que como os consumos facilmente andam abaixo dos 6 Litros a carteira agradece, não nos podemos esquecer de que se trata de um automóvel com uma altura ao solo maior, que oferece mais resistência aerodinâmica.

A versão ensaiada deste Nissan Qashqai Tekna Premium 1.6 dCi 4×4 ronda os 38.000€ que facilmente ficam abaixo dos 36.000€ com apoios comerciais e descontos. Paga de IUC 175,39€. Portagens: classe 1.

Tiago Neves

Artigo anterior

Audi A9 E-Tron chega em 2020!

Artigo seguinte

Hyundai i20 Coupé 1.0 GDI: Utilitário irrequieto!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.