Nissan LEAF regressa com um design aerodinâmico elegante, autonomia impressionante e tecnologia de ponta

- O totalmente novo Nissan LEAF é o passo seguinte na trajetória elétrica da Nissan, reforçando o seu legado como o primeiro automóvel elétrico de produção em massa.
- O design crossover elegante, aerodinâmico e espaçoso estará disponível com duas opções de bateria, permitindo uma autonomia de até 604 km (WLTP), ideal para condução diária e viagens de longa distância.;
- Proporciona uma experiência de mobilidade totalmente conectada com Google integrado, dois ecrãs de 14,3 polegadas e tecnologias avançadas de assistência ao condutor;
- Produzido em Sunderland, Reino Unido, no âmbito da iniciativa EV36Zero da Nissan, que aposta num futuro elétrico sustentável para a Europa.
O totalmente novo Nissan LEAF assinala um marco na evolução do veículo icónico que deu origem a tudo. Esta nova geração do EV pioneiro do mercado continua a liderar a estratégia de eletrificação da Nissan, com um design elegante e refinado, autonomia significativamente alargada e tecnologia intuitiva ideal para o condutor conectado de hoje.
Desenvolvido para ultrapassar as principais barreiras à adoção de veículos elétricos e integrar-se perfeitamente no ecossistema elétrico, o novíssimo Nissan LEAF proporciona uma experiência de condução sem compromissos. Oferece uma alternativa atraente para utilizadores de motores de combustão interna (ICE), com uma autonomia máxima substancialmente maior (até 604 km), velocidades de carregamento melhoradas (até 417 km em 30 minutos) e um conjunto de tecnologias que tornam a condução mais fácil e a posse de um EV mais gratificante.
Desde o seu lançamento em 2010, foram vendidos quase 700 000 Nissan LEAF em todo o mundo, marcando a história como o primeiro EV de grande produção. Este novo modelo foi redesenhado e reinventado para responder às expectativas dos clientes modernos, mantendo as raízes da inovação.
“Com o totalmente novo LEAF, estamos a entregar um veículo elétrico que combina elegância, confiança e autonomia revolucionária — envolvido num design tão inteligente quanto emocional,” afirma Arnaud Charpentier, Vice‑Presidente Regional de Marketing & Mobilidade da Nissan AMIEO. “É a inovação Nissan acessível ao grande público e estamos entusiasmados por o lançar nas estradas europeias.”

Design aerodinâmico para uma nova era EV
Concebido no Estúdio de Design Global da Nissan em Atsugi, Japão, o novo Nissan LEAF apresenta uma silhueta elegante que reflete o seu carácter dinâmico e eficiência aerodinâmica. Com um coeficiente de resistência de apenas 0,25, o seu design elegante otimiza o fluxo de ar para melhorar o desempenho e a autonomia. Os puxadores das portas embutidos, a linha de tejadilho fluida, a cobertura total do piso e as superfícies esculpidas criam um perfil moderno, enquanto a sua iluminação dianteira e traseira exclusiva proporciona uma identidade distinta e de alta tecnologia na estrada.
Apesar do seu exterior compacto, que é ideal para a condução na cidade, estacionamento e manobras apertadas, o novíssimo Nissan LEAF oferece um interior espaçoso, concebido para satisfazer as necessidades diárias de uma família moderna – quer seja na escola, no trabalho ou nas férias.
Com uma disposição única da bagageira, o novo Nissan LEAF oferecerá 437 litros VDA de espaço de carga. O acesso à bagageira torna-se mais conveniente com a disponibilidade de abertura elétrica, enquanto em algumas variantes selecionadas será também incluído barras de tejadilho, permitindo a instalação de barras transversais acessórias.
Desde o tejadilho panorâmico de vidro escurecido com detalhes LEAF, aos impressionantes faróis traseiros 3D e aos acabamentos em materiais de primeira qualidade, todos os detalhes do novo LEAF foram concebidos com intenção de surpreender. No interior, os condutores encontrarão um interior espaçoso e ergonómico com linhas simples, visibilidade melhorada e iluminação ambiente que eleva a experiência no habitáculo.
O novo Nissan LEAF está disponível em sete opções de cores exteriores expressivas, incluindo a cor turquesa exclusiva do LEAF – Luminous Teal, enquanto os acabamentos interiores estão disponíveis em preto ou branco com detalhes em roxo (combinações podem diferir no momento da comercialização em cada país).
Em todas as versões, os designs das jantes são otimizados para um desempenho aerodinâmico e um estilo arrojado. As opções incluem jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus 195 na versão de entrada, jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus 215 mais largos na versão intermédia e jantes de liga leve de 19 polegadas com pneus 235/45R19 na versão topo de gama. O design das jantes de liga leve de 18 polegadas apresenta uma referência subtil ao padrão “Ni-San”, fazendo eco dos faróis traseiros holográficos 3D.
“Para o novíssimo LEAF, introduzimos uma nova e refinada expressão de design elétrico – confiante e moderno, com o inconfundível ADN da Nissan”, afirmou Giovanny Arroba, Vice-Presidente da Nissan Design Europe. “A sua silhueta aerodinâmica, a assinatura de iluminação distinta e os detalhes interiores cuidadosamente trabalhados refletem uma compreensão profunda do que os condutores europeus modernos de veículos elétricos valorizam – não apenas em termos de função, mas também em termos de forma e sensação”.
Vá mais longe, carregue de forma mais inteligente
O novo Nissan LEAF foi concebido para proporcionar flexibilidade e confiança – quer seja na cidade ou na autoestrada. Os clientes podem escolher entre duas opções de baterias, ambas com uma excelente autonomia e utilização no mundo real*:
Pack | Capacidade útil | Autonomia WLTP |
Standard | 52 kWh | até 436 km |
Extended | 75 kWh | até 604 km |
*Todos os valores sujeitos a homologação
Com uma capacidade de carregamento rápido DC de até 150kW, o novo Nissan LEAF pode recuperar até 417km* em apenas 30 minutos (*dependendo da homologação). Na autoestrada, oferece mais de 330 km de autonomia a 130 km/h e, graças ao carregamento rápido em DC, é possível efetuar viagens superiores a 800 km com uma diferença de tempo mínima em relação aos veículos ICE. Esta impressionante autonomia, combinada com o interior espaçoso, faz dele uma escolha prática e confortável como veículo principal da casa, capaz de tudo, desde deslocações diárias a viagens de longa distância.
A gestão térmica inteligente da bateria assegura um carregamento rápido e consistente numa gama de temperaturas e funciona agora em conjunto com o Planeador de Rotas no Automóvel do Google Maps para colocar automaticamente a bateria à temperatura ideal quando se aproxima de um carregador rápido, otimizando a velocidade e a eficiência do carregamento. O sistema integrado do Google também ajuda a resolver o problema do planeamento de viagens longas, identificando automaticamente as paragens de carregamento mais convenientes ao longo do percurso.
Equipado com a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), o novo LEAF permite o carregamento de dispositivos externos diretamente a partir do automóvel, alimentando uma variedade de dispositivos de pequena e média dimensão – como chaleiras, luzes portáteis ou grelhadores elétricos – quando se acampa ou explora o ar livre. Aproveitando um adaptador de acessórios disponível, os clientes podem utilizar uma porta de carregamento V2L externa para alimentar convenientemente os dispositivos, acedendo a até 3,6 kW de potência.
Olhando para o futuro, o novo Nissan LEAF é compatível com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), pelo que, no futuro, poderá enviar a energia armazenada para a rede elétrica. Esta função ajudará os clientes a reduzir os custos de energia, apoiando simultaneamente um sistema energético mais estável e sustentável.
“O novíssimo Nissan LEAF reflete o nosso compromisso em fornecer EV que excedam as expectativas – não apenas em termos de autonomia, desempenho e tecnologia, mas também na forma como se integram perfeitamente na vida quotidiana dos nossos clientes”, afirmou Clíodhna Lyons, Vice-Presidente Regional, Planeamento de Produtos e Serviços, Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia). “Esta evolução da nossa icónica marca representa a melhor versão de si mesma – é mais inteligente, mais conectada e mais capaz para uma nova geração de condutores”.

Condução confiante através de controlo avançado
O novíssimo Nissan LEAF combina a assistência inteligente ao condutor com um desempenho elétrico envolvente. Construído sobre a plataforma modular CMF-EV, partilhada com o Nissan Ariya, apresenta uma suspensão dianteira MacPherson e adopta uma disposição traseira multi-link para uma condução mais confortável, melhorando a eficiência, o equilíbrio e o controlo – quer seja a navegar no trânsito ou a percorrer longas distâncias.
O novo Nissan LEAF foi concebido para apoiar o condutor com um conjunto de caraterísticas intuitivas, tais como:
- O ProPILOT Assist com Navilink adapta-se às curvas e à alteração dos limites de velocidade para uma condução sem esforço em autoestrada;
- O e-Pedal Step e a travagem regenerativa ajustável proporcionam uma condução suave e com um só pedal em ambientes urbanos. Os níveis de regeneração são agora ajustáveis através das patilhas de mudança de velocidades ou automaticamente através do Controlo Inteligente da Distância, que adapta a regeneração com base nas condições de trânsito;
- 3D 8-point Around View® Monitor e visualização da estrada em tempo real ajudam a gerir manobras apertadas;
- Também estão disponíveis uma vista invisível do capot e uma vista frontal ampla para ver para além de carros estacionados, edifícios ou outros obstáculos;
- A segurança de série inclui Cruise Control Inteligente, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Sistema de Monitorização do Condutor.
A plataforma foi concebida para proporcionar um comportamento confiante, enquanto a curva de carga otimizada e o conforto de condução melhorado tornam cada viagem suave e eficiente.
Tecnologia sem falhas para o dia a dia
O novo Nissan LEAF foi concebido para apoiar o condutor com um conjunto de caraterísticas intuitivas disponíveis:
- Google incorporado oferece acesso ao Maps, ao Assistente e à Play Store diretamente nos dois ecrãs de 14,3 polegadas do veículo;
- Os condutores podem controlar a navegação, a climatização e os meios de comunicação em modo mãos-livres, ou sincronizar aplicações e serviços pessoais;
- A aplicação Conectividade (aplicação NissanConnect Services) permitirá o acesso remoto ao estado da bateria, ao carregamento, ao pré-condicionamento da temperatura do habitáculo, ao planeamento de viagens e a muitas outras funcionalidades;
- O sistema áudio premium BOSE® Personal® Plus proporciona um som envolvente, enquanto um altifalante integrado no encosto de cabeça do condutor trata da navegação e das chamadas telefónicas, permitindo que os passageiros continuem a desfrutar de música sem interrupções;
- Com atualizações regulares por via aérea e um acesso unificado às plataformas de infoentretenimento, o novíssimo LEAF proporciona uma experiência tecnológica preparada para o futuro desde o primeiro dia.
Produzido no centro EV36Zero da Nissan em Sunderland
O novo Nissan LEAF será construído na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, um dos centros de produção de veículos elétricos mais avançados da Europa e um pilar fundamental da iniciativa EV36Zero da empresa – um projeto para a mobilidade com emissões zero e produção localizada de veículos elétricos. Sendo o primeiro modelo novo a ser produzido no âmbito da EV36Zero, o novo LEAF apoia o objetivo da Nissan de criar um ecossistema de veículos elétricos totalmente integrado, com uma produção alimentado por energia renovável e uma cadeia de fornecimento de baterias localizada.
As encomendas terão início neste outono, estando as primeiras entregas previstas para a primavera do próximo ano.
Especificações principais do novo Nissan LEAF:
Motorização | Capacidade da bateria (utilizável, sujeita a homologação)* | 52 kWh | 75 kWh |
Potência máxima | 130 kW | 160 kW | |
Binário máximo | 345 Nm | 355 Nm | |
Aceleração dos 0 aos 100 km/h | 8,6 s | 7,6 s | |
Velocidade máxima | 160 km/h | ||
Carregamento & V2L | Tipo de carregamento DC | CCS 2 | |
Potência máx. de carregamento rápido (DC) | 105 kW | 150 kW | |
Tempo de carregamento rápido (DC) | 20%-80% (277 km) < 30 min | 20%-80% (417 km) < 30 min | |
Carregamento AC | 7,4 kW (opcional 11 kW) | 11 kW | |
Capacidade da porta de carregamento V2L | 3,6 kW | ||
Autonomia & Consumo | Autonomia estimada (WLTP combinado)* | Até 436 km | Até 604 km |
Consumo estimado (WLTP combinado)* | 140 Wh/km | 142 Wh/km | |
Autonomia em AE a 130 km/h* | 224 km | 330 km | |
Coeficiente aerodinâmico (Cd) | 0,25 | ||
Dimensões Gerais | Comprimento | 4.350 mm | |
Largura | 1.810 mm | ||
Altura | 1.550 mm | ||
Peso (consoante versão e equipamento) | 1.789 – 1.937 kg | ||
Distância entre eixos | 2.690 mm | ||
Suspensão | Frente: Independente MacPherson | ||
Traseira: Independente multi-link | |||
Capacidade da bagageira (VDA) | 437 L | ||
Pneus (frente e traseira) | 195/60R18 – 215/55R18 – 235/45R19 |
Nota: As especificações referem-se a junho de 2025 e estão sujeitas a homologação. As versões, os equipamentos e as características podem variar consoante o mercado.
Sem comentários