Comunicados de ImprensaNoticias

Grupo JAP assume importação da NIO e lidera nova era da mobilidade elétrica premium

Chegada ao mercado nacional está prevista para o final de 2025, com a estreia das marcas NIO e Firefly.

O Grupo JAP foi escolhido como parceiro exclusivo da NIO para o lançamento da marca em Portugal, marcando um novo capítulo na expansão europeia da empresa global de veículos elétricos inteligentes. A estreia nacional está prevista para o último trimestre de 2025 e contará com uma oferta multimarcas que inclui a NIO – referência mundial no segmento premium – e a nova marca Firefly, orientada para o público urbano e digital.

A NIO junta-se assim a outras marcas internacionais que recentemente confiaram ao Grupo JAP a sua entrada no mercado português, como a Foton e a GAC, reforçando o posicionamento do grupo como um parceiro estratégico de referência para fabricantes globais no setor da mobilidade elétrica e sustentável.

A expansão da NIO em Portugal insere-se num movimento mais amplo da empresa, que inclui também a Grécia, o Chipre e a Bulgária, bem como o início da distribuição na Dinamarca. A escolha de distribuidores locais experientes, como o Grupo JAP, representa uma nova fase na estratégia europeia da NIO e reforça o compromisso com uma mobilidade sustentável, digital e centrada no utilizador. 

A NIO representa o futuro da mobilidade premium e estamos orgulhosos por liderar a sua entrada em Portugal. Combinando inovação tecnológica, design e uma experiência digital única, esta parceria reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a liderança na nova era da mobilidade elétrica”, afirma Jan Oehmicke, Administrador do Grupo JAP.

Duas marcas, um objetivo: Mobilidade sustentável com tecnologia avançada

A NIO vai disponibilizar em Portugal uma gama abrangente de modelos 100% elétricos, concebidos para responder às exigências da mobilidade moderna com elevados padrões de desempenho, segurança e autonomia. A marca destaca-se ainda por soluções inovadoras como as estações de troca de baterias, que permitem substituir uma bateria descarregada por uma totalmente carregada em menos de três minutos. Esta solução inovadora encontra-se sobre análise, podendo ser introduzida aos clientes portugueses no futuro.

Ao lado da NIO, chega também a Firefly – marca urbana, compacta e disruptiva, pensada para os desafios da mobilidade nas cidades. Dirigida a uma nova geração de condutores digitais, a Firefly será parte essencial da oferta nacional, com início de comercialização previsto também para o final de 2025.

A Europa é um pilar fundamental da nossa estratégia global, com um forte potencial para uma mobilidade inteligente e centrada no utilizador. Trabalhar com redes de distribuição consolidadas e parceiros com profundo conhecimento local permite-nos crescer de forma sustentável e levar os nossos produtos a novos mercados com maior eficiência”, afirma Thijs Meijling, Diretor da NIO Europa, sobre a entrada no mercado em parceria com o Grupo JAP.

A NIO afirma-se no mercado como uma marca de referência no segmento premium, direcionada para um público exigente que valoriza a inovação, a exclusividade e o detalhe. Cada modelo NIO oferece uma experiência sofisticada de mobilidade, concebida para antecipar o futuro e responder às expectativas de quem procura o extraordinário.  

Grupo JAP assume importação da NIO e lidera nova era da mobilidade elétrica premium 13
Firefly

Modelos disponíveis para Portugal

  • NIO EL6: SUV compacto, moderno e versátil, com tecnologia avançada e grande autonomia.
  • NIO ET5: Berlina desportiva e elegante, combinando performance com design moderno.
  • NIO ET5 Touring: Variante carrinha do ET5, com desempenho desportivo, aliando espaço e versatilidade.
  • Firefly: Nova marca do universo NIO, disruptiva e irreverente feita à medida dos utilizadores urbanos e digitais do século XXI.                       

Sobre o Grupo JAP | www.grupojap.pt

Fundado em 1904, o Grupo JAP é hoje uma referência no setor automóvel e da mobilidade em Portugal, abrangendo várias marcas líderes de mercado, como a Carby, a Matrizauto, a SIXT Portugal, a Foton, a GAC e o Entreposto Máquinas, estando ainda presente em diversos países de África. Com mais de 3.500 colaboradores, o grupo dedica-se a promover soluções de mobilidade sustentáveis e responsáveis, colocando o cliente no centro das suas operações.

 

Sobre a NIO Inc. | www.nio.com

A NIO é uma empresa global de veículos elétricos inteligentes, fundada em novembro de 2014. Dedicada a construir um futuro mais sustentável e promissor, a NIO oferece veículos elétricos inteligentes de alto desempenho e uma experiência de utilizador excecional. Foi também a primeira marca automóvel a ser cotada simultaneamente na NYSE, HKEX e SGX. Atualmente, a NIO integra três grandes marcas no seu portefólio: NIO, ONVO e Firefly.

Com mais de uma década de atividade, a NIO é hoje uma das empresas líderes no mercado global de veículos elétricos inteligentes no segmento premium, apostando fortemente em capacidades próprias de investigação e desenvolvimento de tecnologias de base. No final de março de 2025, a empresa tinha submetido e obtido mais de 9.900 patentes. Desenvolveu ainda a NIO Full Stack, uma plataforma tecnológica que abrange 12 domínios de inovação.

A NIO possui centros de I&D e unidades de produção em Xangai, Hefei, Pequim, Nanjing, Shenzhen, Hangzhou, Wuhan, San José, Munique, Oxford, Berlim, Budapeste, Singapura e Abu Dhabi. Estabeleceu também redes de vendas e assistência na China, Noruega, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Israel e Azerbaijão.

Atualmente, a NIO Inc. oferece nove modelos de veículos elétricos inteligentes premium sob a marca NIO, um modelo sob a marca ONVO e um modelo compacto, inteligente e de gama alta sob a marca Firefly. A 30 de abril de 2025, a NIO Inc. tinha já entregue um total de 737.558 veículos, liderando o segmento premium de veículos elétricos a bateria com preço superior a 300.000 RMB.

Artigo anterior

Nissan LEAF regressa com um design aerodinâmico elegante, autonomia impressionante e tecnologia de ponta

Artigo seguinte

Honda apresenta novas propostas para empresas

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.