Comunicados de ImprensaNoticias

Mustang GTD completa uma volta a Nürburgring mais rápida do que qualquer outro modelo de uma marca americana (vídeo)

  • O Mustang GTD cumpre a promessa de cumprir o traçado de Nürburgring abaixo dos 7 minutos, completando uma volta ao “Inferno Verde” de 20,83 km e 73 curvas em 6 minutos e 57,685 segundos.
  • O Mustang GTD é o sexto modelo desportivo de produção a completar uma volta oficialmente certificada abaixo dos sete minutos, sendo também o quinto mais rápido na classe de modelos desportivos de produção, de acordo com os registos de Nürburgring.
  • Os desafios que a equipa do Mustang GTD ultrapassou para conseguir uma volta a Nürburgring abaixo dos sete minutos são apresentados em “The Road to the Ring”, um documentário de 13 minutos que irá para o ar nas plataformas Ford.com, YouTube, Facebook e outros canais de redes sociais.

O icónico Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, é a referência-padrão em termos do desenvolvimento de automóveis desportivos, um palco onde o novo Ford Mustang GTD 2025 se tornou no primeiro automóvel de uma marca americana a completar uma volta em menos de sete minutos.

Conduzido por Dirk Müller, piloto da Multimatic Motorsports, o Mustang GTD de 815 cavalos percorreu o circuito apelidado de “Inferno Verde” num tempo oficialmente certificado de 6 minutos 57,685 segundos. É o quinto tempo mais rápido de sempre alcançado por um modelo desportivo de produção, de acordo com os registos oficiais de Nürburgring, com o Mustang GTD a ser apenas o sexto veículo dessa categoria a quebrar a barreira dos sete minutos.

Este tempo agora alcançado e certificado cumpre o objetivo estabelecido pelo CEO, Jim Farley, aquando da estreia do Mustang GTD, em agosto de 2023.

Mustang GTD completa uma volta a Nürburgring mais rápida do que qualquer outro modelo de uma marca americana (vídeo) 13
Ford Mustang-GTD RoadToTheRing

“A equipa por detrás do Mustang GTD pegou no que aprendemos ao longo de décadas na pista e concebeu um Mustang que pode competir com os melhores supercarros do mundo”, afirmou Jim Farley, Presidente e CEO da Ford. “Estamos orgulhosos por sermos o primeiro construtor automóvel americano com um carro que consegue completar uma volta a Nürburgring em menos de sete minutos, mas não estamos satisfeitos. Sabemos que há muito mais tempo para recuperar com o Mustang GTD. Iremos voltar”.

O sucesso do Mustang GTD em Nürburgring deve-se ao empenho de uma pequena e dedicada equipa de engenheiros e designers, grupo que trabalhou incansavelmente ao longo de dois anos para transformar o modelo de competição Mustang GT3 no primeiro supercarro Mustang de sempre. A Ford documentou os seus esforços no período que antecedeu a sessão cronometrada de Nürburgring em “The Road To The Ring”, um documentário de 13 minutos que cobre o desafio, o drama e as emoções do desenvolvimento do Mustang GTD.

Disponível nas plataformas Ford.com, no canal YouTube da Ford e no Facebook, o documentário é uma visão dos bastidores dos testes do Mustang GTD, desde as icónicas pistas americanas como Sebring, até às sessões de desenvolvimento em Nürburgring. Conta com os testemunhos de Jim Farley e Dirk Müller, bem como de Larry Holt, Diretor Técnico da Multimatic, de Greg Goodall, Engenheiro Chefe de Programa do Mustang GTD, e de Anthony Colard, Diretor de Design do Mustang GTD, bem como outros membros das equipas da Ford e da Multimatic.

Mustang GTD completa uma volta a Nürburgring mais rápida do que qualquer outro modelo de uma marca americana (vídeo) 14
Ford Mustang-GTD RoadToTheRing

O Mustang GTD representa o pináculo da performance do modelo Mustang e beneficia das lições aprendidas pelo programa Mustang GT3, da Ford Performance Motorsports e da Multimatic Motorsports, em particular no que respeita à aerodinâmica e à configuração para circuitos como Nürburgring. No entanto, o Mustang GTD não está sujeito às regras e regulamentos das corridas de GT3, que proíbem grande parte da tecnologia que permitiu esta volta ao Nürburgring em menos de sete minutos. Nesse pacote incluem-se travões de carbono-cerâmica, a aerodinâmica ativa, um supercharger e a suspensão semi-ativa. Uma carroçaria em fibra de carbono é familiar nas corridas de GT3 e, embora o Mustang GTD que completou a volta de menos de sete minutos fosse totalmente do tipo stock, a viatura incluía equipamentos de segurança derivados dos usados no Motorsport, exigidos por um traçado como o de Nürburgring, incluindo uma bacquet de competição, com cintos de cinco pontos de fixação, bem como um roll cage.

Mustang GTD completa uma volta a Nürburgring mais rápida do que qualquer outro modelo de uma marca americana (vídeo) 15
Ford Mustang-GTD RoadToTheRing
Artigo anterior

O novo Mercedes-AMG PureSpeed: A série exclusiva celebra a sua estreia mundia

Artigo seguinte

Renault 5 Turbo 3E o renascer de uma lenda, como modelo de Produçao

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.