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Mazda3 2021: Uma berlina, duas declinações Hatchback ou Sedan

Mais evoluído, o Mazda3 2021 traduz uma das melhores relações preço / equipamento do segmento C.

Três motores MHEV de 2,0 litros, com baixos consumos e emissões: e-Skyactiv G (122 e 150 cv) e uma nova versão do bloco e-Skyactiv X, agora com 186 cv.

Gama simplificada, assente em 2 níveis de equipamento (Evolve e Excellence), adequada ao mercado.

Preços[1] a partir de 28.515 € (Hatchback) e de 28.543 € (Sedan).

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O Mazda3, o primeiro modelo da actual geração Kodo da Mazda em comercialização é alvo de um conjunto de actualizações e evoluções que chegam, agora, ao mercado nacional. Sob um multipremiado design, o modelo do segmento C é proposto em duas versões de carroçaria – Hatchback e Sedan – ambas apostando na evolução de conteúdos, nomeadamente no domínio mecânico e dos sistemas de apoio à condução.

No primeiro capítulo a novidade maior refere-se ao motor e-Skyactiv X[2], que agora se vê mais evoluído, com um adicional quer de potência (6 cv), quer de binário (16 Nm), acompanhado de uma redução nos consumos e emissões. Integrando a mais recente versão da inédita e revolucionária tecnologia SPCCI – Ignição por Compressão Controlada por Faísca (Spark Plug Controlled Compression Ignition), desenvolvida pela marca, o motor de 2,0 litros passa, assim, a disponibilizar 186 cv (137 kW) às 6.000 rpm e um binário máximo de 240 Nm às 4.000 rpm, obtidos a partir de um original método de combustão, no qual se combina a performance a alta rotação de um motor a gasolina com a resposta linear de um motor diesel. Os valores cresceram em quase todas as gamas de rotações, sendo o binário mais disponível em aceleração, logo desde as rotações mais baixas.

Em alternativa, os clientes do Mazda3 poderão optar por dois outros motores a gasolina, igualmente com assistência MHEV, os blocos 2.0 e-Skyactiv G com 122 cv (90 kW)[3] e 150 cv (110 kW)[4], em tudo semelhantes em termos de construção e hardware, sendo que a maior potência resulta de pequenos ajustes no software, para mais binário acima das 4.000 rpm. Em termos de aceleração, o Mazda3 2021 cumpre os 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos (10,4 segundos na versão de 122 cv) e alcança uma velocidade máxima é de 206 km/h (197 km/h na variante de menor débito), sem que se registem alterações ao nível dos consumos, para um corte nas emissões de 10 g/km de CO2.

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A gama Mazda3 2021 em Portugal

A gama Mazda3 2021 associa os três motores a gasolina atrás detalhados – 2.0 e-Skyactiv G de 122 cv e 150 cv e o revolucionário 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv – aos tradicionais dois níveis de equipamento (Evolve e Excellence), patamares que, em determinados casos, poderão ser complementados por 4 potenciais packs (i-ACTIVE, Sport, Safety e Sound), duas caixas de 6 velocidades (manual ou automática) e tracção integral Mazda i-Activ.

No domínio dos preços[5] e no que se refere à carroçaria Hatchback, são 6 as configurações possíveis (com recurso a packs associados) do Mazda3 HB com o motor de menor débito de potência e o nível de equipamento Evolve. O leque de preços vai dos 28.515 € da versão de entrada aos 32.075 € do mais equipado Evolve Pack i-ACTIVSENSE, com jantes de liga leve de 18 polegadas e caixa automática.

Passando para o patamar intermédio de potência, os Mazda3 HB equipados com o motor de 150 cv dividindo-se em 12 configurações, com valores dos 30.588 € da versão Evolve Pack i-ACTIVSENSE, também com jantes de 18 polegadas e caixa automática, aos 37.356 € da variante Excellence de caixa automática, a mais equipada neste patamar.

Para os Mazda3 HB e-Skyactiv X, a renovada motorização está disponível em ambos os níveis de equipamento – Evolve e Excellence – com um intervalo de preços compreendido entre os 32.615 € da versão de entrada (Mazda3 HB 2.0 e-Skyactiv X 186 cv Evolve Pack i-ACTIVSENSE), aos 42.964 € da proposta mais equipada (Mazda3 HB 2.0 e-Skyactiv X 186 cv Excellence Estodos Vermelhos, tracção integral, caixa automática e tecto de abrir. São 16 as possibilidades de configuração, entre 3 packs (i-ACTIVSENSE, Sport e Sound), a adopção da caixa de velocidades automática e/ou o sistema de tracção integral, em harmonia com o sistema G-Vectoring Control (GVC), de controlo da distribuição de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, alternativa à tracção dianteira com GVC-Plus, ambos propiciando uma experiência de condução Jinba Ittai ainda mais envolvente.

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No que se refere à versão Sedan (CS), com o motor e-Skyactiv G de 122 cv, o Mazda3 CS pode apenas ser configurado com o nível Evolve, por 28.543 €, sendo duas as versões de equipamento possíveis – Excellence e Excellence de caixa automática – com o bloco de 150 cv, à venda por 34.930 € e 37.313 €, respectivamente. Como o motor e-Skyactiv X de 186, o Mazda3 CS volta a assentar só no nível Excellence (4 configurações possíveis) com valores de 37.666 € da versão Excellence com tecto de abrir eléctrico e estofos em pele preta ou branca, acrescendo 2.490 € se configurados com caixa de velocidades automática. Para esta versão o sistema de tracção integral Mazda i-Activ não está disponível.

Consoante a utilização e diferenciação que cada cliente pretenda para o seu Mazda3, no portal www.mazda.pt estão disponíveis diferentes acessórios específicos para o modelo.

[1] PVP sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

[2] Mazda3 2.0 e-Skyactiv X 186 cv – Consumos: 6.6-5.7 l/100 km; Emissões de CO2 de 149-128 g/km.

[3] Mazda3 2.0 e-Skyactiv G 150 cv – Consumos: 6,9-5,9 l/100 km; Emissões de CO2 de 156-134 g/km.

[4] Mazda3 2.0 e-Skyactiv G 122 cv – Consumos: 6,9-5,9 l/100 km; Emissões de CO2 de 156-134 g/km.

Valores combinados; Veículos homologados segundo o protocolo de aprovação WLTP

(Regulamento (EU) 1151 / 2017; Regulamento (EU) 2007/715).

[5] PVP sem despesas de legalização, transporte e preparação; versões sem pintura metalizada.

 

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