Comunicados de ImprensaNoticias

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global

  • A marca completa a sua gama na Europa com o lançamento do Novo Abarth 500e, totalmente elétrico e, no Brasil, com o novo Abarth Pulse.
  • O Novo Abarth 500e é “Mais Abarth que nunca, em EVolução” graças à sua arquitetura elétrica, melhor distribuição de peso, binário superior e uma maior distância entre eixos. É mais rápido e excitante tanto na condução urbana como suburbana. 
  • A Abarth continua a rugir: o Novo Abarth 500e é o único “pequeno” a oferecer a funcionalidade Sound Generator que reproduz o lendário som do motor Abarth.
  • A edição de lançamento “Scorpionissima” é o primeiro Abarth elétrico de sempre: uma versão de lançamento exclusiva e totalmente equipada. 
  • A comunidade Abarth tem estado envolvida no processo de cocriação (com o projeto “Performance Creator” baseado na web). Em troca, a marca dedicou uma “faixa prioritária” exclusiva de pré-reserva da edição de lançamento a todos os seus membros.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 21

A Abarth está a iniciar uma era completamente nova ao fazer a estreia do Novo Abarth 500e totalmente elétrico para enriquecer a sua gama de modelos e ao entrar no Brasil com o lançamento bem-sucedido do Novo Abarth Pulse, para se tornar mais Abarth do que nunca.

O Novo Abarth 500e é o Abarth mais reativo e excitante na condução urbana e o mais rápido e mais agradável na condução suburbana. Em suma, é mais Abarth do que nunca. A arquitetura elétrica funciona melhor do que a gasolina graças a uma melhor distribuição de peso, binário superior e a uma distância entre eixos maior.

A tecnologia elétrica é perfeita para melhorar o prazer de condução e assegurar mais capacidade de aceleração, um maior equilíbrio e estabilidade, bem como uma melhor aderência à estrada. Em resumo, para a Abarth, a eletrificação significa ser mais divertido e mais competitivo. Se olharmos para isto de outro ângulo, a eletrificação não só significa procurar soluções mais ecológicas, mas também é sinónimo de um prazer de condução puro, destilado e intenso.

Olivier François, CEO da FIAT e da Abarth e CMO Global da Stellantis, comentou, “Hoje estamos a celebrar um marco na história da Abarth: estamos simultaneamente a apresentar o primeiro Abarth elétrico na Europa, baseado no Novo 500e, e também a lançar a marca no Brasil com a introdução do Novo Abarth Pulse. O Novo Abarth 500e é um dos lançamentos mais emocionantes da história da marca: um grande novo acréscimo à gama Abarth. Gosto de pensar nele como uma família, pelo que a nossa base de fãs estará envolvida em cada passo da nossa jornada de eletrificação“.

François continuou: “Podem perguntar ‘porquê elétrico?’ Bem, basicamente, a performance levou-nos a fazê-lo: de facto, cada alteração feita no Abarth tem a ver com a obtenção da melhor performance de condução. Foi exatamente assim que o nosso fundador, Carlo Abarth, sempre o fez. Portanto, desse ponto de vista, digamos que nada mudou: melhor aceleração, melhor comportamento e mais diversão. E depois temos também a lendária assinatura da Abarth: a sua sonoridade. Tudo isso irá alimentar a nossa transição para uma presença mais global: o Novo Abarth Pulse no Brasil é a fase 1, depois veremos a fase 2 quando o Novo Abarth 500e chegar aos mercados fora da Europa, incluindo o Japão e o Brasil. Juntem tudo isto e terão aquilo a que chamamos ‘Mais Abarth que nunca, em EVolução’“!

Só há uma razão para fazer um Abarth elétrico: a procura pela mais elevada performance. Este objetivo tem sido perseguido pela Abarth há mais de 73 anos, numa apurada e competitiva experiência alimentada a adrenalina. A Abarth tem sido sempre sinónimo de performance, competição, emoção e uma atitude que tem vindo a eletrizar as pessoas desde 1949. Atualmente, o Escorpião renova o desafio com um modelo revolucionário que leva a performance a níveis sem precedentes, de acordo com a essência da vida de Carlo Abarth e com o seu mantra: “Vá mais rápido do que ontem. Ganhe mais“.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 22

O Novo Abarth 500e: “Mais Abarth que nunca, em EVolução”

O Novo Abarth 500e é um verdadeiro Abarth e também “Mais Abarth que nunca, em EVolução”, o que significa que oferece um estilo irreverente, divertido, mas arrojado, bem como uma experiência de condução emocionante com a mesma quantidade de diversão! Combinando performance, potência elétrica, estilo e um novo som poderoso, o novo Escorpião transforma tecnologia avançada em adrenalina e sustentabilidade em performance. Graças à sua arquitetura elétrica, em conjunto com uma melhor distribuição de peso, binário superior e uma maior distância entre eixos, o Novo Abarth 500e é mais rápido e emocionante, tanto na condução urbana como suburbana, garantindo a melhor performance.

O Novo Abarth 500e é o 500 da Abarth mais reativo e emocionante de sempre na condução urbana, com um desempenho melhor do que um Abarth 695 em capacidade de resposta. De facto, é um segundo mais rápido na aceleração urbana, o que significa um ganho de velocidade 50% mais rápido de 20 a 40 km/h do que o seu irmão a gasolina. O Novo Abarth 500e é também mais rápido fora da cidade, por exemplo, em curvas sinuosas, onde pode acelerar de 40 a 60 km/h em apenas um segundo e meio – muito mais rápido do que a sua versão a gasolina, que perde cerca de 15 metros, atingindo 60 km/h um segundo mais tarde.

Finalmente, em estrada aberta, o Novo Abarth 500e totalmente elétrico executa manobras de ultrapassagens mais rápidas do que a sua versão a gasolina, atingindo uma velocidade de 100 km/h (a partir dos 60 km/h) quando o seu homólogo a gasolina circula a 91 km/h, com uma diferença de aproximadamente um segundo. Para resumir, no circuito ‘Misto Alfa’ da pista de Balocco, o Novo Abarth 500e bate o 695 por mais de um segundo.

Além disso, o motor elétrico mais reativo, uma distância entre eixos mais longa, um melhor apoio devido ao incremento da largura dos eixos, bem como um melhor equilíbrio entre estes oferecem uma melhor dinâmica de condução, proporcionando ao Novo Abarth 500e uma resposta mais rápida, uma melhor entrada em curva e ainda uma maior velocidade de passagem e de saída destas.

O Novo Abarth 500e está equipado com uma potente bateria de 42 kWh, resultando em 113,7kW/155 cv de potência, combinando a performance do Escorpião com a inovação da mobilidade elétrica. De facto, pode atingir os 100 km/h a partir de uma imobilização antes de o condutor dar por isso, precisando apenas de sete segundos. Conta com a melhor aceleração da sua classe e, ao mesmo tempo, garante zero emissões.

Assim, o Novo Abarth 500e é “excitante e rápido” precisamente para aquelas condições em que se pode realmente divertir. E é assim que a marca conseguiu unir os seus entusiastas com pessoas que nunca tinham competido antes. De facto, o Novo Abarth 500e visa alargar o mercado alvo da Abarth, mantendo-se fiel às suas raízes e ao seu ADN.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 23

Modos de condução: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track

Estão disponíveis três modos de condução exclusivos que se concentram na performance – Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track – dando aos clientes total liberdade para melhorar integralmente a configuração desportiva e libertar o poder do seu Abarth em cada desafio na estrada:

– O modo Turismo permite uma aceleração mais suave e uma potência mais baixa (potência máxima de 100 kW em vez de 113 kW, binário de 220 Nm em vez de 235 Nm) para uma experiência de condução eficiente, mas excitante.

– O modo Scorpion Street oferece um desempenho de topo, maximiza, ao mesmo tempo, a travagem regenerativa.

– Nos modos Turismo ou Scorpion Street – graças à funcionalidade de condução com recurso a um pedal apenas – tudo o que se precisa é de um pedal para vivenciar a máxima performance. O automóvel desacelera sempre que se retirar o pé do acelerador e recupera a energia cinética que é depois convertida em eletricidade para recarregar a bateria. Uma experiência de condução mais rápida e ainda mais desportiva!

– Por fim, o modo Scorpion Track foi concebido para aqueles que procuram a máxima performance.

Velocidade de carregamento

Para minimizar o seu tempo de carregamento, o Novo Abarth 500e está equipado com o sistema de carregamento rápido de 85 kW para um rápido carregamento da bateria do automóvel e para garantir uma diversão sem fim. Por exemplo, são necessários menos de 5 minutos para repor uma reserva de energia suficiente para as necessidades diárias de autonomia (cerca de 50 km), o que é menos do que o tempo necessário para escolher o seu próximo destino. Quando se está com pressa, o carregamento rápido permite atingir 80% da autonomia em apenas 35 minutos.

Para carregar rápida e facilmente a bateria do automóvel a partir do conforto de casa, é possível instalar uma easyWallbox, uma solução “Plug&Play” que é simplesmente instalada numa parede perto de uma tomada elétrica. Graças a uma ligação Bluetooth e à aplicação “MyEasyWallbox” pode configurar o seu easyWallbox e monitorizar os seus parâmetros de funcionamento.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 24

A Abarth continua a rugir: a imersiva experiência sonora do Novo Abarth 500e

Para a Abarth, o som tem sido sempre importante. Mais do que uma simples característica técnica, tornou-se uma ferramenta criativa para expressar um estilo distinto e lúdico. Além disso, o som Abarth sempre foi sinónimo de diversão e emoções intensas – um fator-chave e distintivo especificamente concebido para oferecer todas as emoções mais profundas que cada Abarthisti procura quando conduz um Abarth. Para além do seu elevado desempenho e estilo arrojado, o Novo Abarth 500e é o único automóvel pequeno que proporciona uma experiência sonora imersiva para aqueles que querem conduzir um elétrico sem abdicar do famoso e inconfundível rugido Abarth que tem acompanhado gerações de condutores apaixonados e que sempre foi sinónimo de potência e performance.

Em linha com esta filosofia, cada vez que o automóvel é ligado ou desligado, o sistema Key On-Off reproduz o som de uma guitarra no habitáculo – um som que transmite imediatamente aos utilizadores aquelas sensações que podem ser vivenciadas a bordo de qualquer Abarth. Até o AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) recebe um jingle específico, transformando uma homologação fria e uma restrição normativa num som reconhecível pelos fãs do Escorpião. É um som que distingue o Novo Abarth 500e de outros automóveis elétricos. Além disso, da primeira vez que ultrapasse os 20 km/h, uma sonoridade de dedilhar de guitarra reflete a alma transgressiva e pouco convencional inerente ao género e aos automóveis do Escorpião.

Por fim, o Novo Abarth 500e é o primeiro e único automóvel citadino que pode ser equipado com a tecnologia Sound Generator, para aqueles que não querem abdicar da assinatura Abarth – o inconfundível rugido Abarth. O Sound Generator acompanha o desempenho do motor, reproduzindo fielmente o som de um motor a gasolina da Abarth. Concebido para oferecer todas as emoções que cada Abarthisti procura ao conduzir um Abarth, combinando perfeitamente performance e som, este sistema de som inovador proporciona uma verdadeira experiência de condução Abarth.

O Sound Generator é oferecido como uma alternativa à experiência sonora proposta de série e está equipado com um AVAS que reproduz o som de um motor a gasolina – diferente do som padronizado da guitarra. No entanto, quando o Novo Abarth 500e está equipado com o Sound Generator, o sistema Key On-Off ainda reproduz o som de uma guitarra no habitáculo cada vez que o veículo é ligado ou desligado. O Sound Generator pode ser ligado/desligado a gosto do cliente quando o veículo está parado.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 25

O Novo Abarth 500e: novos elementos para um estilo desportivo distinto e arrojado

Novos elementos de design dão ao Novo Abarth 500e um estilo único e arrojado, inspirando-se no passado, mas também acrescentando uma emoção ainda maior a toda a experiência de condução. Para dar uma imagem clara dos novos desafios e ambições que a marca enfrenta, a Abarth jogou com o seu logótipo, mantendo-se fiel à afirmação: “Uma nova era, as mesmas raízes, o mesmo ADN“. O novo logótipo da assinatura do Escorpião, modernizado e eletrificado, faz a sua estreia no Novo Abarth 500e e projeta a marca para uma nova era. E não é “apenas uma assinatura“. É a união do desempenho e da inovação, da diversão e da sustentabilidade. Está posicionado mais acima e, em conjunto com os faróis e com a grelha, dá ao automóvel um visual que transmite confiança. O Novo Abarth 500e destaca-se pelo seu estilo distinto, de alto desempenho, ousado e desportivo e é dedicado àqueles que nunca desistem de transformar a condução numa experiência divertida.

Vários elementos agressivos no exterior tornam o Novo Abarth 500e único e apelativo, tais como o novo para-choques frontal desportivo dedicado, as linhas esguias e desportivas das saias laterais, o spoiler frontal branco, as inserções no difusor traseiro, as jantes de liga leve exclusivas e as novas capas dos retrovisores na cor Cinzento Titânio. O carácter desportivo do Novo Abarth 500e é também realçado por uma iluminação frontal totalmente em LED com uma nova assinatura Abarth, travões de disco dianteiros e traseiros, novo lettering Abarth à frente e atrás em cinzento titânio escuro, um novo logótipo com a assinatura do Escorpião eletrificado na lateral e uma capota preta com um spoiler desportivo integrado para a versão cabrio. A versão de carroçaria berlina está também equipada com teto em vidro fixo.

O estilo e a desportividade encontram a sua expressão mais abrangente a bordo do Novo Abarth 500e, como se pode ver em vários dos seus detalhes: que vai além do ambiente escuro dos pilares e do forro do tejadilho. A alternância entre materiais delicados e elementos de design mais desportivos cria uma combinação única e exclusiva neste segmento de mercado.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 26

O Novo Abarth 500e Scorpionissima: uma edição de lançamento totalmente equipada

A fazer a sua estreia, o Novo Abarth 500e Scorpionissima é uma apelativa edição de lançamento exclusiva, totalmente equipada – o primeiro Abarth elétrico de sempre. Está disponível nas versões berlina e cabrio e é proposto numa nova e excitante pintura de carroçaria Verde Acid ou na cor Azul Poison. É a síntese perfeita entre exclusividade e desportividade.

O Novo Abarth 500e Scorpionissima está equipado com as exclusivas jantes de liga leve de 18″ com acabamento brilhante e pintadas na cor Cinzento Titânio, que aproximam o condutor da estrada com o desempenho que proporcionam, bem como com o seu design agressivo e preciso – com um tejadilho de vidro fixo e vidros traseiros escurecidos. Também dispõe de pedais desportivos em aço e um apoio de pé com logótipo gravado – que trazem à experiência as sensações de conduzir em pista e a reatividade dos automóveis que fizeram a história da Abarth – e ainda um novo anel do painel de instrumentos em cinzento titânio, bem como soleiras em aço com a designação Abarth em relevo. O Novo Abarth 500e Scorpionissima está disponível numa emocionante pintura de carroçaria Verde Acid ou no tom Azul Poison, duas cores que realçam ainda mais o carácter arrojado e distinto do novo Escorpião, fazendo-o sobressair em qualquer estrada por onde circule.

O novo design dos bancos desportivos é enriquecido com um escorpião gravado em relevo no revestimento Alcantara, um material premium de competição que proporciona um aspeto desportivo escuro e o maior conforto, graças ao apoio de cabeça integrado com um Escorpião em Verde Acid gravado a laser e à dupla costura desportiva.

A exclusividade desportiva dos materiais também pode ser vista no relevo da zona frontal do painel de instrumentos em Alcantara que oferece uma sensação única, conjugando uma estética exuberante com um design funcional e que se combina perfeitamente com as inserções do volante e dos bancos desportivos. Estofos de alta qualidade com inserções em Alcantara e o logótipo do Escorpião embelezam o volante desportivo de três raios que se inspira no mundo das corridas para dar aos clientes as emoções da competição logo ao primeiro toque. Além disso, os painéis premium das portas e o apoio central de braço contam com uma dupla costura desportiva.

O Novo Abarth 500e Scorpionissima também é proposto com um túnel central fechado, bancos dianteiros e para-brisas aquecidos, banco do condutor regulável em altura e bancos traseiros rebatíveis na proporção 50/50. O contraste entre a cor Verde Acid do exterior e o interior escuro realça o seu estilo distinto e desportivo, enquanto a pintura da carroçaria em Azul Poison realça ainda mais o estilo arrojado do Novo Abarth 500e.

O Novo Abarth 500e Scorpionissima está equipado de série com o sistema Uconnect™ Radio com ecrã tátil de 10,25″ com um sistema de navegação integrado e com as novas páginas de Performance de elevada tecnologia e com novos e entusiasmantes gráficos Abarth. As páginas de Performance foram especificamente concebidas para o Novo Abarth 500e e permitem aos clientes acompanhar o seu desempenho à medida que libertam a emoção da condução. A compatibilidade sem fios com Apple CarPlay® e Android Auto™ está também disponível.

O Novo Abarth 500e é o primeiro veículo da gama Abarth a oferecer uma experiência totalmente conectada graças aos serviços Uconnect que proporcionam aos clientes uma experiência de condução completa e segura com informação em tempo real. Todos os serviços conectados podem também ser geridos fora do Novo Abarth 500e através da aplicação móvel dedicada Fiat.

Além disso, o novo painel de instrumentos totalmente digital de 7″ dá toda a informação de que se necessita, desde a velocidade à autonomia, modo de condução atual e estado da bateria, sem distrair o condutor.

No que diz respeito ao conforto, estão disponíveis sensores de luz e de chuva, acesso passivo com a nova chave Abarth com função Keyless Go, climatização automática, luzes de máximos automáticas, um retrovisor interior electrocrómico e carregador sem fios. Graças ao avançado sistema de sensores de estacionamento com vista drone a 360° e à câmara traseira de ultra alta definição capaz de mostrar os obstáculos e a trajetória do automóvel no ecrã de 10,25″, o estacionamento perfeito está garantido.

Por fim, o refinado e potente sistema áudio premium da JBL também está incluído, oferecendo a experiência de um som potente com agudos limpos, graves poderosos e médios suaves para satisfazer até os mais exigentes e sofisticados fãs de música. O Sound Generator é também proposto de série no Novo Abarth 500e Scorpionissima.

O Novo Abarth 500e Scorpionissima está equipado com seis airbags e os sistemas ADAS mais avançados disponíveis para a experiência de condução mais agradável sem sacrifício da segurança:

  • Informações sobre sinais de trânsito
  • Travagem de emergência autónoma com reconhecimento de peões e ciclistas
  • Assistente de Velocidade Inteligente
  • Assistência de faixa de rodagem
  • Deteção de fadiga do condutor
  • Sensor de deteção de atenção
  • Cruise Control
  • Monitorização de ângulos mortos
  • Chamada de emergência

Uma experiência de compra totalmente nova 

Aceleração e resposta rápida também caraterizam o novo modelo de negócio da Abarth, uma vez que cada parte da experiência deve permitir aos clientes sentir as sensações elétricas da Abarth.

A experiência de cliente do Novo Abarth 500e será sem papel, online e intuitiva, o que está em linha com a estratégia de simplicidade e satisfação do cliente da marca. Os clientes terão o prazer de ver a bandeira de xadrez logo ao primeiro clique. Só são necessários alguns minutos para fazer a sua escolha e reservar o seu automóvel.

A nova experiência de compra online terá início a 22 de novembro com a edição Scorpionissima do Novo Abarth 500e. Uma fase exclusiva de pré-reserva de um mês será dedicada apenas aos membros da comunidade Abarth como recompensa especial pelo seu envolvimento na cocriação do Novo 500 através do projeto baseado na web “Performance creators”.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 27

Performance creators: a nova Abarth foi cocriada com a sua comunidade

A comunidade do Escorpião sempre foi uma das pedras basilares da marca. É uma comunidade em crescimento com mais de 160.000 Abarthisti em todo o mundo. Mostram com grande orgulho o seu afeto pela marca, pela sua história e pelo seu fundador, bem como vivenciam os valores do Estilo e da Performance. É como uma grande família que participa em todos os eventos da Abarth e acompanha de perto a criação dos seus futuros modelos. Isto levou à decisão de convidar os fãs não só a percorrer o caminho da Abarth, mas também a ajudar a marca a desenhar o mapa. A Abarth pediu-lhes diretamente uma opinião sobre como deveriam ser os seus futuros veículos.

A iniciativa, denominada “Performance creators”, foi um verdadeiro sucesso, com centenas de milhares de membros da comunidade a partilharem a sua opinião sobre o novo som e as novas cores, às quais se seguirão mais iniciativas call to action.

É uma forma de envolver toda a comunidade Abarth à medida que a marca avança para o futuro e uma forma de ser exclusiva, mas também inclusiva, e, simultaneamente, de se divertir ainda mais.

Mais Abarth que nunca, em EVolução: A Abarth torna-se elétrica e mais global 28

Artigo anterior

Mazda2 Bio Concept na corrida às tecnologias que podem mudar o mundo

Artigo seguinte

Mazda continua a estruturar o futuro

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.