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Lexus LS 500H Luxury: O carro do imperador!

O topo de gama da Lexus é o Lexus LS 500h, um automóvel cuja imponência não se limita ao seu comprimento, que ultrapassa os 5 metros. É um automóvel Japonês de Luxo, onde não falta elegância, exuberância e um conforto digno do que o Japão tem de melhor!

O aspecto exterior do Lexus LS 500h deixa muitas pessoas a franzir a testa, não só pelo seu tamanho respeitável, como também pelo seu aspecto astuto e exuberante, que não passa despercebido em qualquer que seja o lugar.

Na dianteira temos um lábio cromado, que faz parte da moldura da grelha generosa, que “faz questão” de se apoderar de toda a dianteira. O pára-choques tem “pouca margem”, adoptando duas entradas de ar de grandes dimensões, que se fazem acompanhar pelo sublinhado cromado que contrasta com a cor mais escura da carroçaria. As ópticas rompem a carroçaria de forma elaborada, com o estilo irreverente típico da Lexus. O capô é longo e mergulhante.

Nas laterais temos guarda-lamas salientes que transmitem uma ideia de robustez. As ilhargas são menos pronunciadas e concedem um aspecto mais elegante e civilizado. Destacamos a linha de cintura elevada e o tejadilho inclinado que concede um aspecto mais descontraído à traseira que dá pouco ar de “3 volumes”. Não podíamos deixar de dar destaque aos cromados inseridos de forma meticulosa, que contrastam na perfeição e vincam as linhas fluídas e elegantes do Lexus LS 500h. Os mesmos estão presentes na moldura dos vidros, retrovisores, puxadores das portas, junto à embaladeira e laterais do pára-choques traseiro.

Na traseira há farolins de tamanho generoso, que se prolongam até às laterais, divididos por um friso cromado que se prolonga até ao friso da tampa da bagageira. No pára-choques traseiro há um difusor discreto, que também recebe a moldura cromada e contrastante.

No que toca ao equipamento exterior há ópticas Full-LED, farolins LED, chaves mãos-livres, antena barbatana de tubarão e ainda badges “multi-stage Hybrid”. Os logos da marca com contornos azuis frisam o facto de se tratar de um modelo híbrido. As jantes são autênticas “obras de arte” com 20 polegadas e acabamento espelhado que reflecte o meio em que se encontra o Lexus LS 500h. Os pneus são 245/45|275/45.

A acessibilidade ao interior é de excelência. O Lexus LS500h eleva-se para facilitar a entrada. O nivel da altura solo pode ser comandado através de um botão no túnel central. A esta “mordomia” juntam-se uma abertura de portas generosa e uns assentos “simpáticos”, que se recuam para nos facilitar as entradas e saídas.

No interior há muito espaço a bordo, ou não estaríamos a falar de um automóvel cujos assentos traseiros quase se “deitam”, para oferecer mais conforto aos passageiros.

Nos lugares traseiros a fila pode ser de 2 ou 3 assentos. Com 2 assentos, o assento do meio tem um simpático ecrã touch de tamanho generoso, que nos permite configurar a temperatura do ar-condicionado, refrigeração, aquecimento dos assentos, regulação dos assentos, cortinas dos vidros laterais e ainda as luzes ou o som. Com 3 assentos na fila circulamos numa posição confortável, com muito apoio de costas e pernas. As pessoas de maior estatura viajam a vontade nos lugares dianteiros e traseiros. A bagageira tem apenas 430 Litros de capacidade e é a mais pequena do segmento.

A construção é de excelência e tem recurso a madeira Shimamoku, vidros lapidados e pele concebida por mestres Takumi. A utilização dos materiais foi cuidada e de extremo bom gosto. O pesponto, a pele, a iluminação ambiente e as guarnições, combinam de forma harmoniosa, fazendo com que todos os passageiros aproveitem como se estivessem “em casa”. O tablier, painel de instrumentos, consola central e portas são revestidos a pele com pesponto contrastante. A madeira adorna o volante, túnel central e portas. A consola central está focada no condutor, que tem os comandos todos à mão, embora alguns deles não sejam os mais intuitivos.

No equipamento nada falta ao Lexus LS 500h nesta versão Luxury, que é a segunda versão mais equipada. Há ar-condicionado automático de 4 zonas, sensores de chuva e luminosidade, botão start da ignição, assentos dianteiros com memória e 28 regulações, assentos dianteiros com massagem (5 tipos), assentos dianteiros e traseiros com arrefecimento e aquecimento, assentos traseiros com 22 regulações, painel traseiro multi funções, 12 airbags, cortinas traseiras eléctricas, volante multi funções, painel táctil para manuseamento do sistema de navegação e multimédia, sistema de som sorround premium Mark Levinson, travão automático de estacionamento, portão traseiro eléctrico, head-up display, coluna de direcção com regulação eléctrica e recolha para facilitar acesso ao automóvel, sistema de navegação e multimédia em ecrã de 10,3 polegadas, painel de instrumentos digital em ecrã de 8 polegadas e tecto de abrir.

No interior do Lexus LS 500h todos os passageiros circulam com conforto e comodidade. O apoio lombar e de pernas facultado pelos assentos é de excelência e o sistema de som Mark Levinson com 23 colunas oferece uma qualidade de som digna de um verdadeiro auditório. A qualidade de som proporcionada deve-se também à boa insonorização. A iluminação ambiente presente nas portas e tablier ajuda a criar um interior mais luxuoso. As massagens fazem as delicias de quem viaja nos lugares dianteiros desta versão Luxury, há 5 tipos e diferentes intensidades. Quando se associa as massagens ao aquecimento ou arrefecimento dos assentos, é “ouro sobre azul”.

O sistema de navegação e multimédia presente no Lexus LS 500 Hybrid é extremamente completo, mas não está preparado para Android Auto e Apple CarPlay. Este sistema é algo confuso, devido ao manuseio através da plataforma touch colocada no túnel central. Esta plataforma requer alguma habituação, quando não estamos habituados, tarefas como inserir uma morada no sistema de navegação, podem ser algo “demoradas”. Este sistema tem não só as funções normais de navegação e multimédia, como também tem outras aplicações relacionadas com o sistema híbrido, climatização, configuração dos assentos e cortinas, loja de aplicações e toda uma imensidão de funcionalidades.

O painel de instrumentos está bem posicionado, tem boa imagem e muita informação. Há um indicador da condução consoante a pressão aplicada no pedal do acelerador, consumo de combustível, indicador dos modos de condução e ajudas à condução, informações de navegação, multimédia, dados de viagem e ainda definições relacionadas com o automóvel. O painel de instrumentos tem vários temas que se alteram consoante o modo de condução.

A posição do condutor é de excelência. Qualquer que seja o tipo de posição que adoptemos, mais relaxada ou mais desportiva, é sempre possível ver o painel de instrumentos e ter uma boa visibilidade para todos os ângulos. Todos os pilares são finos e as ajudas electrónicas, fazem com que seja incrivelmente fácil manobrar o Lexus de 5,20 metros.

Falando em manobrar, o Lexus LS500h tem uma facilidade de condução quase impossível para um automóvel com estas dimensões, arriscamos dizer que um recém-encartado o conduziria sem grandes dificuldades. A direcção é precisa, a caixa é intuitiva e o acelerador é bom de dosear. No que toca ao comportamento dinâmico, o Lexus LS 500H é um automóvel envolvente, mas com uma suspensão verdadeiramente condescendente. Mesmo no modo “F-Sport”, a carroçaria adorna bastante quando decidimos imprimir um ritmo mais “despachado”. A caixa automática de variação continua com 9 relações é eficiente e confortável, mas peca pelo ruído pouco desejado quando esmagamos o pedal do acelerador. O ruído aumenta devido à emissão de som do motor criada pelas colunas, que é pouco ou nada desejada num automóvel deste segmento e infelizmente não há como desligar. Ainda na caixa de velocidades multi-stage, o modo de condução sequencial engana-nos ao ponto de pensarmos que estamos mesmo a conduzir um automóvel com uma caixa automática de 9 velocidades normal, uma vez que as sensações proporcionadas são bastante semelhantes.

Os modos de condução alteram não só o aspecto do painel de instrumentos e ruído de motor produzido pelas colunas, como também interferem na direcção, resposta do acelerador, climatização e amortecimento. No modo “Eco” temos um tema mais focado na condução económica, uma direcção “standard”, perdemos resposta de acelerador e climatização. No modo Comfort o Lexus LS500h torna o amortecimento mais condescendente e a direcção mais leve. O modo F-Sport e F-Sport + torna a direcção mais comunicativa, a reposta do acelerador mais rápida e o amortecimento mais firme.

Debaixo do capô do Lexus LS500h está um motor 3.5 Litros V6 a gasolina com 295cv de potência e 350Nm de binário, associado a um motor eléctrico que ajuda à potência combinada de 354cv de potência e fornece mais 300Nm de binário. Com esta receita o Lexus LS 500h consegue andamentos vivos, apesar do seu peso de 2370kg. A aceleração dos 0 aos 100km/h cumpre-se em 5,5 segundos antes de atingir os 220km/h de velocidade máxima.

Os consumos do Lexus LS500h variam consoante os modos de condução, o pé direito e o tipo de trajecto. No nosso ensaio as médias rondaram os 10,8 Litros a cada 100km, com consumos mistos com e sem trânsito. No “pára-arranca” quando adoptamos uma condução preocupada e comedida é possível circular muitas vezes no modo totalmente eléctrico. Este tipo de condução também permite a circulação no modo totalmente eléctrico, muitas das vezes acima dos 80km/h. Quando há carga suficiente na bateria, o botão “EV” permite-nos circular totalmente no modo eléctrico durante alguns quilómetros abaixo dos 50km/h.

No campo da segurança, o Lexus LS500H Luxury está equipado com uma série de sistemas que o tornam uma verdadeira referência na segurança como aviso de ângulo morto, manutenção de faixa com correcção de volante, travagem activa de emergência, alerta de tráfego cruzado, luzes de máximos automáticas, sensores de chuva e luminosidade, cruise control adaptativo, sensor de proximidade, alerta de fadiga do condutor, sistema de ajuda ao arranque em subida, entre outros.

Apesar das emissões do Lexus LS500h serem de apenas 211g/km, o facto deste ter um motor 3.5 a gasolina e nenhum beneficio fiscal em Portugal, faz com que o sedan híbrido de luxo da Lexus pague de IUC 720,95€. O Lexus LS500 h está disponível a partir dos 132.500,00€ na versão de entrada de gama Executive +. A versão ensaiada Luxury está disponível a partir dos 149.150,00€ e a versão topo de gama Superlative começa nos 163.500,00€.

Fotos: João Santos

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2 Comentários

  1. António Esperança
    3 Agosto, 2019 a 22:07 — Responder

    Pequena nota:
    A viatura do imperador japonês não é um Lexus, é um Toyota.
    Toyota Century – Daria um bom artigo a sua história e principalmente os métodos de fabrico com os melhores Takumi que a Toyota tem.

    • Tiago Neves
      5 Agosto, 2019 a 07:11 — Responder

      Caro António Esperança,
      Agradecemos a sua nota, mas o título foi empregue por ser um automóvel luxuoso e digno de um imperador.
      Aceitamos a sua sugestão relativa ao Toyota Century.
      Cumprimentos e obrigado por nos seguir.

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