Lancia vence o novo prémio “A STAR IS BACK” da AUTOBEST

- O novo prémio “A STAR IS BACK” da AUTOBEST é atribuído a marcas e modelos icónicos que tenham regressado ao mercado com sucesso.
- Composto este ano por 31 jornalistas de 31 países europeus, o júri internacional da organização AUTOBEST distinguiu a marca Lancia e o seu bem-sucedido Renascimento.
- Desvendado no final de 2023 com o Concept Lancia Pu+Ra HPE, um novo logótipo e uma nova Identidade de Marca, o Renascimento é um plano estratégico a 10 anos que visa devolver à Lancia o estatuto de marca desejável, respeitada e de confiança no mercado premium
- Este sólido e ambicioso percurso inclui o lançamento de uma eficiente gama de três novos modelos, começando com o novo Lancia Ypsilon, nas versões híbrida e 100% elétrica, que está atualmente a registar uma forte aceitação junto do público e da imprensa internacional.
- Os novos e exclusivos showrooms Casa Lancia são uma parte essencial do Renascimento: existem hoje 160 instalações em Itália, estando prevista a abertura de mais 70 noutras cidades europeias até 2025.

Após ter anunciado os finalistas do troféu “Best Buy Car of Europe 2025” (“A Melhor Compra Automóvel do Ano 2025 na Europa”), a AUTOBEST – uma organização independente fundada em 2001 – submeteu à votação do júri internacional os vencedores de seis outros prestigiados galardões, incluindo o “A STAR IS BACK”, prémio atribuído a marcas e modelos icónicos que regressaram recentemente ao mercado com sucesso.
No seu ano de estreia, esta distinção foi atribuída à Lancia em reconhecimento do seu Renascimento, um sólido e ambicioso plano que está a devolver-lhe o estatuto de marca desejável, respeitada e de confiança no mercado europeu premium. A marca italiana foi eleita por um júri composto por 31 jornalistas especializados de 31 países europeus, no âmbito desta 24.ª edição dos Prémios AUTOBEST. A cerimónia de entrega dos troféus terá lugar em Zurique, em 2025.
Dan Vardie, fundador e presidente da AUTOBEST, explica: “Este é um daqueles raros momentos em que o júri AUTOBEST decide instituir um novo prémio. ‘A STAR IS BACK’ não se destina apenas a distinguir o renascimento de marcas e modelos icónicos, mas funciona também como prova do seu sucesso futuro.”
Luca Napolitano, CEO da Lancia, afirmou: “É com imenso orgulho que recebemos este novo e prestigiado troféu que distingue a paixão e a determinação de toda a equipa Lancia. Diariamente, todos dão o seu melhor para escrever um novo capítulo de uma história lendária que envolve elegância intemporal, inovação tecnológica e recordes desportivos. O sucesso do nosso percurso é sublinhado pelo entusiasmo com que os nossos novos lançamentos, o nosso regresso ao mundo dos ralis e os nossos novos e exclusivos ‘showrooms’ em vários mercados europeus foram acolhidos pelo público e pela imprensa internacional. A Lancia está de volta.”

O Renascimento da Lancia arrancou em Itália, no final de 2023, com a apresentação do novo logótipo, a introdução da nova Identidade Corporativa e, acima de tudo, com o lançamento do Concept Lancia Pu+Ra HPE. As fases seguintes sucederam-se rapidamente, de acordo com o plano estratégico “Dare Forward” da Stellantis, que prevê uma eficiente gama de três novos modelos – que serão lançados a cada dois anos – e um processo acelerado de internacionalização em vários mercados europeus. O primeiro deles foi o novo Lancia Ypsilon, modelo que está atualmente a ser muito bem recebido pelo público e pela imprensa internacional.
Sendo o primeiro modelo da nova era da Lancia, a fase de lançamento do novo Ypsilon está praticamente concluída em Itália, nas 160 “Casa Lancia”, os novos e exclusivos showrooms que ostentam a nova identidade corporativa da marca. Estas instalações têm vindo a acolher milhares de visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer a gama completa, – disponível nas versões Ypsilon, LX e Cassina, todas elas com configurações híbridas ou elétricas – e de participar em test-drives para experimentar as competências dos veículos em termos de comportamento e eficiência.

Além disso, o processo de internacionalização constitui uma parte essencial do Renascimento da Lancia, o qual inclui uma rede inicial de 70 novos showrooms em 70 grandes cidades europeias. Todos estes showrooms terão a nova identidade corporativa da marca, que reflete os quatro pilares que estão na base do seu plano estratégico: qualidade, eletrificação, sustentabilidade e um inovador conceito de vendas.
Posteriormente, o ano de 2025 marcará o regresso da Lancia às competições, com a marca a procurar restabelecer a sua presença no atual panorama competitivo. A estrela deste regresso é o novo Ypsilon Rally4 HF, que homenageia a gloriosa tradição da marca nos ralis, do construtor com mais vitórias na história da modalidade. Simultaneamente, o próximo ano será dedicado ao relançamento da designação HF, que aparecerá primeiro no Ypsilon e depois no Gamma e mais tarde no novo Delta com a denominação “HF Integrale”.

Por fim, o Gamma será lançado em 2026 como o segundo modelo do Renascimento da Lancia, numa pedra angular do seu percurso rumo ao futuro. Concebido, projetado e desenvolvido em Itália, o novo Lancia Gamma será produzido na fábrica italiana de Melfi e encarna o compromisso da marca italiana para com a sustentabilidade e o elevado desempenho, numa celebração da inconfundível elegância que tem definido a Lancia ao longo de décadas.
Sem comentários