Comunicados de ImprensaNoticias

Kia Picanto GT Cup ao rubro em Jerez de La Frontera!

Duelos intensos no circuito marcaram a primeira jornada internacional do Troféu.

Pedro Alves venceu as duas corridas na Pro, assumindo a liderança e trazendo muita animação à categoria

José Bastos e Alexandre Areia brilharam na Júnior, comprovando o talento existente na competição

Num fim de semana em que o Kia Picanto GT Cup estreou-se a nível internacional, a competição ganhou condimentos extra com o ambiente que se viveu ao cronómetro e igualmente no plano social, já fora da pista.

Com o plantel a andar claramente nos limites, o exigente traçado espanhol colocou à prova os dotes da comitiva lusa, que assinou duas jornadas de ficar na memória. O Troféu organizado pela Kia Portugal e pela CRM Motorsport conheceu assim uma edição que justificou plenamente a aposta do calendário numa ronda fora de portas.

CATEGORIA PRO SOFRE REVIRAVOLTA

Dando continuidade à senda de triunfos iniciada em Vila Real, Pedro Alves assinou este Domingo as vitórias nas duas corridas, a par das voltas mais rápidas, depois de dominar ontem os treinos cronometrados. “Foi um fim de semana muito melhor do que aquilo que esperava. Saio daqui na frente da competição. Estou muito feliz”, admitiu.

Igualmente em grande plano, Hugo Marcos foi o maior opositor na discussão deste triunfo na categoria. Dois segundos lugares foram o saldo do fim de semana para o rosto do CarOnline.TV, apoiado pela Tarkett.

A acompanhar esta dupla no pódio da Corrida 1 esteve Manuel Gião. Num fim-de-semana em que sofreu uma penalização de oito lugares na grelha para a segunda jornada por incumprimento na pesagem, um quarto lugar depois do terceiro desta manhã, embora positivos, não evitaram a perda da liderança da competição, num momento em que falta disputar apenas uma prova.

Já o Opportunity Rúben Rocha garantiu um terceiro lugar na segunda ronda, festejando assim o primeiro pódio da carreira na competição, enquanto Sérgio Azevedo foi 5.º classificado, assinalando uma boa adaptação ao circuito espanhol. Henrique van Uden (G-Tech), por seu turno, foi quarto na Corrida 1, única em que participou. 

Numa jornada de aprendizagem, Miguel Abrantes saiu de Jerez de La Frontera com um top 5. Uma prestação positiva para  um dos quatro representantes da Speedy Motorsport. Mais atrás, Simplício Taveira, os pilotos convidados da Kia Portugal João Seabra e Luís Novaes, e o piloto do carro #27 José Supico adoptaram ritmos mais cautelosos.

MUITO GARRA NOS JÚNIORES

Numa jornada em que os jovens talentos voltaram a demonstrar o seu valor, o Circuito de Jerez de La Frontera foi o palco da segunda vitória do ano para Alexandre Areia na cada vez mais disputada categoria Júnior. O piloto da Speedy MotorSport mostrou-se “muito satisfeito” pela conquista obtida na Corrida 2. Um resultado que lhe permitiu dilatar a vantagem pontual no Troféu, depois de iniciar o fim-de-semana com um segundo posto no primeiro desafio.

O pódio na categoria repetiu-se nas duas corridas, apenas com inversão nas posições. José Bastos, da BCM Sports, teve na Corrida 1 o momento alto da sua ainda curta carreira. “É a minha primeira vitória no Troféu, e logo numa pista internacional”, realçou, conquistando o 2.º posto no desafio final do programa desportivo. Com duas terceiras posições, Orlando Batina viu as contas na luta da competição complicarem-se, estando agora mais distante da frente.

O derradeiro Opportunity Vasco Pereira, que alinhou apenas na Corrida 1, levou o seu Kia Picanto ao quarto lugar da categoria. Já Andriy Pits e Rui Silva tiveram um fim de semana azarento.

Enquanto o piloto apoiado pela FPAK (Pits) fez uma prova de habituação, mas na segunda corrida não alinhou, Rui Silva atrasou-se na classificação logo no início da sua corrida depois de um toque com Manuel Gião que acabou por comprometer a corrida de ambos.

A debaterem-se no meio do pelotão, Luka Tavares (Speedy Motosport) e os representantes do Team Norte/MCoutinho Luís Maria Lisboa, David Matos Chaves e Francisco Coutinho demonstraram a garra a que já nos habituaram em situação de corrida. Uma discussão em que se incluiu Guilherme Dal Maso, cada vez mais confiante nos seus dotes ao volante.

Convidado a estar no carro nº 7, Luís Novaes, em representação do concessionário setubalense Auto Avenida, teve um fim-de-semana diferente, em que a diversão e o prazer de estar ao volante foram os grandes motes desta contenda.

No final, João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, salientou a importância de continuar a aliar o fair-play à maior competitividade que existe no Troféu:

Foi um fim-de-semana muito intenso, com corridas bastante animadas e com alguns andamentos  que deviam até ser um pouco refreados. É bom que os pilotos tenham sempre essa consciência, de que não vale tudo. Ainda assim, julgo que o evento correu muito bem. Sei que é uma deslocação longa para alguns, mas penso que uma vez por ano vale a pena. Este é um Troféu em que tentamos sempre ser inovadores, indo ao encontro dos gostos e preferências dos pilotos. É por eles que aqui estamos”, garantiu.

Foi um bom fim de semana, que nos deixou muito satisfeitos. Houve apenas alguma mostra de competitividade que em certos momentos nos pareceu excessiva. No entanto, o balanço só pode ser extremamente positivo”, completou o CEO da CRM Motorsport, Tiago Raposo Magalhães.

A última ronda da temporada 2019 do Troféu Kia Picanto GT Cup tem lugar no fim-de-semana de 26 e 27 de Outubro, no Autódromo Internacional do Algarve.

Resultados Corrida 1, Jerez Racing Weekend, 15 de Setembro 2019

1 – #52 Pedro Alves (PRO)

2 – #18 Hugo Marcos (PRO)

3 – #30 José Bastos (JÚNIOR)

4 – #11 Alexandre Areia (JÚNIOR)

5 – #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

6 – #5 Manuel Gião (PRO)

7 – #77 Rúben Rocha (PRO)

8 – #27 JHenrique van Uden (PRO)

9 – #95 Miguel Abrantes (PRO)

10 – #2 Luka Tavares (JÚNIOR)

11 – #20 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)

12 – #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

13 – #37 Andriy Pits (JÚNIOR)

14 – #67 Simplício Taveira (PRO)

15 – #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

16 – #7 Luís Novaes (GUEST)

17 – #33 João Miguel Ascensão

18 – #97 Sérgio Azevedo (PRO)

NC – #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

Resultados Corrida 2, Jerez de La Frontera, 15 de Setembro 2019

1 – #52 Pedro Alves (PRO)

2 – #11 Alexandre Areia (JÚNIOR)

3 – #18 Hugo Marcos (PRO)

4 – #30 José Bastos (JÚNIOR)

5 – #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

6 – #77 Vasco Pereira (JÚNIOR)

7 – #5 Manuel Gião (PRO)

8 – #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

9 – #97 Sérgio Azevedo (PRO)

10 – #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

11 – #95 Miguel Abrantes (PRO)

12 – #20 David Matos Chaves (JÚNIOR)

13 – #27 José Supico (PRO)

14 – #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

15 – #33 Bruno Maia Santos (JÚNIOR)

16 – #7 João Seabra (GUEST)

17 – #67 Rui Silva (JÚNIOR)

NC – #2 Luka Tavares (JÚNIOR)

Fotografia: Nuno Organista



Artigo anterior

Bugatti terá mais versões focadas nos circuitos!

Artigo seguinte

Corridas ‘loucas’ marcam regresso do Super Seven by Toyo Tires a Jerez de La Frontera!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.