NoticiasComunicados de Imprensa

Jeep e Mopar Lançam Seis Protótipos para o 53.º Moab Easter Jeep Safari

A Jeep Gladiator será a protagonista do Easter Jeep Safari deste ano, já que a Jeep e a Mopar uniram forças, mais uma vez, para criar seis novos protótipos personalizados para o evento que anualmente se realiza na região de Moab, Utah, nesta edição entre 13 e 21 de abril. Pelo 53.º ano, milhares de entusiastas de todo o terreno concentrar-se-ão em Moab para o evento anual da Jeep, que os fará participar num fim de semana de todo o terreno técnico em alguns dos mais desafiantes e pitorescos trilhos da região.

Jeep Wayout: Um protótipo extremamente competente que utiliza a capacidade de carga da nova Jeep Gladiator, a melhor na classe, para permitir a montagem de uma tenda sobre o tejadilho e de um toldo personalizado.

Jeep Flatbill: Excelentes capacidades 4×4 e a versatilidade da nova Jeep Gladiator com uma divertida alusão à cultura Motocross.

Jeep Five-Quarter: “Resto-Mod” baseado no veículo militar Jeep M-715 Gladiator de 1968, é uma verdadeira obra-prima de um 4×4, apresentando uma combinação vintage e moderna de chassi e componentes de transmissão.

Jeep J6: Junta o estilo de pick-up clássica da Jeep com protótipos e elementos habitualmente produzidos pela Jeep Performance Parts e acessórios Mopar.

Jeep JT Scrambler: Combina o estilo rétro dos anos 80 com Jeep Performance Parts e elementos inovadores.

Jeep Gladiator Gravity: Explora o tema do veículo alpinista, graças a elementos Jeep Performance Parts prontos para lançamento.

“O Moab Easter Jeep Safari oferece o ponto de encontro perfeito para interagir e obter feedback dos nossos mais fiéis e fervorosos clientes – os indefetíveis entusiastas que todos os anos acorrem ao evento,” afirmou Tim Kuniskis, Responsável da Jeep para a América do Norte. “O Safari deste ano vai marcar a estreia da muito aguardada Jeep Gladiator no cenário de Moab e em trilhos exigentes. Para celebrar, estamos a apresentar seis divertidos veículos de grandes capacidades baseados no conceito de pick-up Jeep que, seguramente, farão virar cabeças e deliciar os espectadores.”

Nos veículos Jeep deste ano encontra-se uma vasta seleção de Jeep Performance Parts, de série e protótipos. A Mopar desenvolve todas as Jeep Performance Parts segundo rigorosas especificações e com as lendárias capacidades 4×4 em mente. Isto permite aos clientes da Jeep otimizar os respetivos veículos com total confiança.

“A personalização é uma das prioridades dos entusiastas da Jeep. É por isso que desenvolvemos, de forma proativa, um portefólio de mais de 200 exclusivas peças e acessórios para todas as novas Jeep Gladiator,” disse Steve Beahm, Responsável de Peças e Serviços (Mopar) e de Veículos Ligeiros de Passageiros das marcas FCA para a América do Norte. “Este portefólio beneficia de garantia de fábrica e foi submetido a dezenas de milhares de horas de desenvolvimento, testes e validação, de modo a oferecermos tranquilidade aos nossos clientes, além de um grande leque de produtos. No Easter Jeep Safari de 2019, vamos inspirar os nossos clientes apresentando apenas uma parte do que estamos a preparar para o nosso catálogo e também alguns protótipos de acessórios que poderão entrar em produção num futuro próximo.”

Jeep Wayout

O protótipo Jeep Wayout é um verdadeiro veículo de todo o terreno que aproveita a capacidade de carga, líder na classe, da nova Gladiator, de modo a permitir aos clientes desejosos de aventura irem além dos trilhos mais batidos. O protótipo Jeep Wayout é um veículo funcional que exibe uma tenda no tejadilho e um amplo toldo personalizado.

A carroçaria reforçada distingue-se pela nova cor Verde Gator, que estará disponível nos modelos de série da Gladiator. Um suporte na caixa de carga personalizado com escada integrada transporta para o tejadilho a tenda, que acolhe confortavelmente duas pessoas, enquanto o toldo de 270 graus iluminado com luzes LED âmbar ajuda os viajantes a preparar o acampamento no final do dia.
Para maior conveniência, estão integrados dois depósitos de combustível auxiliares feitos por medida nos taipais laterais. Além disso, um sistema pneumático ARB com rápida desconexão de fornecimento de ar permite aos aventureiros irem além das regras.

Para capacidade adicional, o kit de elevação da Jeep Performance Parts aumenta em 2″ a distância ao solo com as jantes de 17″ e pneus mud-terrain de 37″, oferecendo uma nítida sensação rétro, lembrando as originais pick-ups Willys que abriram caminho para as modernas pick-ups Jeep. Além disso, um guincho Warn de cerca de 5440 kg e um snorkel da Jeep Performance Parts ajudam a superar múltiplos obstáculos – seja em piso seco ou molhado.
A Jeep Wayout dispõe de um sistema personalizado integrado de barras no tejadilho para facilitar o transporte de objectos, enquanto a plataforma da caixa de carga dispõe de um sistema de gavetas Mopar/Decked para proporcionar um local suplementar de arrumação seco e com fechadura para os trilhos longos. No interior, destaque para o pavimento revestido e os bancos forrados a pele castanha com aplicações de mapas topográficos gravadas a laser.
A Jeep Wayout é impulsionada pelo premiado motor Pentastar 3.6 V6 acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.

Jeep Flatbill

Desenhado com o estilo de vida no deserto em mente, o protótipo Jeep Flatbill representa mais uma divertida interpretação da nova Gladiator, associado às emoções extremas do mundo do Motocross – proporcionando um visual inconfundível, forte e rude, que representa o meio de transporte definitivo para uma panóplia de “brinquedos”.
No exterior, a cultura Motocross inspira o capô em carbono com ventilação e as proteções das rodas em posição alta, enquanto o para-choques dianteiro mais curto, de design personalizado, e a placa inferior de proteção melhoram o ângulo de ataque.

A Jeep Flatbill é uma pick-up dedicada aos praticantes de Motocross e está completamente equipada para transportar motos para qualquer aventura em todo o terreno. Isto está bem patente na plataforma de carga, que dispõe de duas motos de cross prontas para a ação. Com a remoção do taipal traseiro, foram instaladas rampas, específicas para rodas, que deslizam para fora para facilitar o acesso e as operações de carga. Um trabalho personalizado na carroçaria para baixar a plataforma e a adição de um para-choques traseiro tubular aumentam o ângulo de saída do veículo para maiores capacidades.

Os eixos dianteiro e traseiro Dynatrac Pro-Rock 60 e o kit de elevação de 4″ personalizado Off-Road Evolution ajudam a Flatbill a superar qualquer obstáculo. Foram acrescentados grandes amortecedores traseiros bypass, além de jantes de 20″, bem como pneus de 40″ – pela primeira vez na Jeep Gladiator – para oferecer superior tração e desempenho em todo o terreno.
No interior, brilhantes proteções do pavimento e bancos personalizados criam um ambiente divertido e desportivo.
A Jeep Flatbill monta o premiado motor Pentastar 3.6 V6 acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, sem esquecer uma entrada de ar Mopar.

Jeep M-715 Five-Quarter

Dando continuidade à tradição do Easter Jeep Safari de “Resto-Mods”, a Jeep M-715 Five-Quarter é um perfeito mix de componentes vintage e modernos. O termo “Five-Quarter” é uma alusão às pick-ups Jeep do passado, que eram de uma tonelada e um quarto – ou “five quarters.”

Começando como um M-715 de 1968, este veículo militar baseado na Gladiator foi recriado com melhoramentos em termos de design e funcionalidade no chassi, na transmissão e nas configurações de carga, resultando numa obra-prima de grandes capacidades.

No exterior, a original chapa de metal dianteira foi removida e substituída por uma frente totalmente em fibra de carbono. Além disso, foi instalada uma nova e personalizada plataforma mais curta, em alumínio, com cerca de 1,80 m, perfurada e reelaborada utilizando uma mistura de painéis com corte por jato de água e ripas de madeira. Outras modificações na carroçaria incluem uma diminuição de 3,5″ na capota flexível, realçando ainda mais o perfil de pick-up “monster”.

Os faróis dianteiros foram substituídos por nova luzes HID (Descarga de Alta Intensidade) e por luzes auxiliares LED para proporcionar ampla visibilidade. Foram instaladas luzes LED com auréola nos originais grupos óticos traseiros. Para salvaguardar a carroçaria, as proteções originais foram substituídas por funcionais proteções inferiores que abrangem toda a lateral. Foi instalado um para-choque dianteiro modificado, em aço, que complementa a carroçaria, e um taipal traseiro com acabamento em metal escovado, dando origem a um aspeto polido.

As capacidades da M-715 Five-Quarter foram realçadas reforçando a arquitetura original e substituindo as molas de lâminas por um robusto sistema de suspensões de molas helicoidais. Além disso, o eixo dianteiro foi avançado duas polegadas e substituído por um eixo dianteiro Dynatrac Pro-rock 60. O eixo traseiro é Dynatrac Pro-rock 80, enquanto as jantes de 20″ com aro beadlock são acompanhadas por largos pneus de 40″.

No interior, foram instalados os novos bancos do Jeep Wrangler sem apoios de cabeça para uma elegante estética em estilo tradicional. Adicionalmente, os componentes em alumínio produzidos através de jato de água contribuem para um novo painel de instrumentos leve e de alta qualidade, tal como os painéis das portas. Um turbocompressor vintage 8-71 é agora utilizado em serviços de alta resistência para encaixar a transmissão e as mudanças da caixa de transferência, tendo o pavimento da plataforma de carga sido reforçado para incrementar a durabilidade.
A potência do Jeep M-715 Five-Quarter é fornecida por um motor sobrealimentado “Hellcrate” 6.2 HEMI V8 que debita mais de 700 cv.

Jeep J6

O protótipo Jeep J6 é uma genuína pick-up, misturando o clássico estilo Jeep de fim dos anos 70 com os protótipos e os produtos Jeep Performance Parts da Mopar.

A Jeep J6 é um Rubicon personalizado com configuração de duas portas, maximizando o espaço de carga com um funcional compartimento de cerca de 1,8 m, ou seja, com mais cerca de 30 cm de comprimento do que a plataforma de série da Jeep Gladiator. A Mopar e a equipa de Design da Jeep recuaram no tempo para recuperarem a cor de carroçaria Azul Brilhante Metalizada, uma homenagem à estética da Jeep Honcho de 1978. O comprimento total da J6 é de 5,10 m, enquanto a distância entre eixos é de cerca de 3 m, correspondendo à medida da atual geração Jeep Wrangler 4 portas.

A sobredimensionada plataforma de carga é protegida por um revestimento pulverizado, em cor a condizer com a da carroçaria. Um protótipo de um resistente e desportivo roll-bar desportivo colocado na plataforma suporta um conjunto de quatro luzes LED de 12 cm da Jeep Performance Parts, proporcionando cada uma 4800 lúmens. O suporte do pneu sobresselente do protótipo aloja uma roda até 37″.

As jantes de 17″ com aro beadlock com design de “prato fundo” ligam-se à carroçaria Azul Brilhante Metalizado com acabamento Brass Monkey, circundadas por um aro beadlock prateado. O kit de elevação de 2″ da Jeep Performance Parts trabalha com agressivos pneus de 37″ para aumentar a distância ao solo em trilhos.

Outras modificações, como uma barra triangular em aço de 2″ montada no para-choques dianteiro do Rubicon e as proteções laterais inferiores personalizadas com tubos em aço de 2″, soldados às proteções de série da Jeep Gladiator, protegem a Jeep J6 dos obstáculos no todo o terreno. A capota rígida do protótipo é removível e o clássico emblema Jeep J6 está colocado no taipal traseiro e nos guarda-lamas laterais.

A barra triangular atua como ponto de montagem para quatro luzes adicionais LED de 5″ da Jeep Performance Parts, com mais duas aparafusadas perto dos pilares A, num total de 10 luzes LED de 5″ a funcionarem juntas para iluminar o trilho. A grelha Mopar em Preto Acetinado é personalizada e o capô Jeep Gladiator Rubicon é realçado com fechos Mopar com o logótipo Jeep. O motor 3.6 vê as performances potenciadas graças à entrada de ar refrigerado e ao duplo escape cat-back da Jeep Performance Parts.

O ADN exterior flui para o interior da Jeep J6. A cor do painel de instrumentos condiz com a do exterior, sendo os bancos e os apoios de braços em pele Katzkin, realçados com costuras azuis na cor da carroçaria. O centro do volante é personalizado com o clássico emblema Jeep. O conjunto de interruptores auxiliares, em posição central, permite controlar as 10 luzes LED, bem como o sistema de travagem do reboque, quando a transportar cargas no atrelado, reforçando a capacidade de travagem. Um kit de pedais brilhantes, tapetes all-weather e soleiras das portas moldadas e com o logótipo Jeep completam a gama dos acessórios Mopar.

Jeep JT Scrambler

O protótipo Jeep JT Scrambler é um remix inspirado na herança da marca, exibindo um regresso à paleta de cores e aos grafismos do icónico CJ Scrambler, combinados com alguns elementos já disponíveis da Jeep Performance Parts e alguns retoques de design.

O visual do início dos anos 80 da CJ8 Scrambler é recriado com o protótipo em Laranja Punk’N Metalizado com listas laterais Nacho, que vão dos painéis dianteiros até à plataforma de carga, e com grafismo a condizer no capô. A carroçaria branca é rematada com uma capota Freedom Top pintada em cor âmbar vintage, dando continuidade à sensação rétro.

A área da caixa de carga é personalizada com um revestimento pulverizado e um protótipo de um roll bar desportivo tubular em aço de 2″ pintado de branco. Esta versão do roll bar desportivo é fixada à plataforma, estendendo-se também ao longo das calhas de cada lado, de modo a oferecer um total de oito pontos de fixação para prender a carga. Luzes funcionais difusas com lâmpadas LED montadas no roll bar desportivo, apontadas para a traseira, permitem iluminar a área de carga.

Baseada na Jeep Gladiator Rubicon, a Scrambler recorre bastante à linha Jeep Performance Parts da Mopar, incluindo um conjunto de quatro luzes LED de 5″ colocadas no topo do roll bar desportivo e duas luzes colocadas nos pilares A do veículo. Apontadas para a frente, iluminando o caminho, estão duas luzes LED de 7″ da Jeep Performance Parts de 8000 lúmens cada.

As jantes da Jeep Performance Parts, com 17″, são personalizadas com a cor protótipo bronze a condizer com o tom exterior. Um kit de elevação de 2″ da Jeep Performance Parts ajuda a montar os grandes pneus de 37″ e as resistentes proteções inferiores laterais Jeep Performance Parts, que proporcionam uma superfície antiderrapante.

A potência do motor 3.6 é incrementada com uma entrada de ar refrigerado e com o escape cat-back da Mopar.

O tema da cor da Scrambler caracteriza todo o interior. Os bancos em pele Katzkin Castanho Amaretto são guarnecidos com fio laranja e apresentam o logótipo da grelha Jeep bordado em cor Tungsténio-claro nas costas. O tabliê e os apoios de braços caracterizam-se pelo mesmo acabamento em pele Katzkin Castanho Amaretto, com aplicações em fio laranja a condizer. O grupo de interruptores auxiliares oferece uma localização única para acessórios funcionais, como as luzes LED; enquanto o kit de pedais brilhantes e os tapetes all-weather Mopar completam o equipamento interior.

Jeep Gladiator Gravity

O protótipo baseado no tema “escalada de rochas” da Jeep Gladiator Gravity é potenciado com uma série de complementos Jeep Performance Parts da Mopar, disponíveis na altura do lançamento, para ajudar a satisfazer os clientes que desejam chegar mais alto.

A Jeep Gladiator Rubicon, na apelativa cor Laranja Punk’N Metalizada, é uma expressão do modo como as Jeep Performance Parts, já prontas para encomenda, podem ajudar a realçar a capacidade e a versatilidade da nova pick-up. Na área da plataforma de carga, estão montadas calhas transversais Mopar que funcionam em sinergia com uma caixa de movimentação de carga, para oferecer espaço de arrumação para equipamento de escalada, como cordas, mosquetões, capacetes e calçado. Um exclusivo sistema de arrumação para a caixa de carga de pick-ups Mopar/Decked oferece mais espaço fechado, graças a duas gavetas deslizantes, deixando ainda lugar para arrumação no topo da plataforma.

A potencial área descoberta da Jeep Gladiator – contrariamente a outras pick-ups de dimensões médias – é ladeada com taipais tubulares em aço de 2″ da Jeep Performance Parts e com uma rede solar que oferece proteção, mas mantendo a sensação de condução a céu aberto, e correias de fixação para o para-brisas quando este está para baixo.

A distância ao solo da Jeep Gladiator Gravity é aumentada com o kit de elevação de 2″ da Jeep Performance Parts e utiliza jantes de 17″ com pneus de 35″. As proteções laterais inferiores em aço de alta resistência Jeep Performance Parts são mais espessas e mais largas, além de utilizarem o mesmo revestimento das caixas de carga da pick-up Ram, para oferecer acabamento antiderrapante. Na frente da grelha preta acetinada Mopar, as luzes LED de 7″ Jeep Performance Parts iluminam o caminho com a ajuda dos projectores LED de 5″ montados nos pilares A.

O veículo é otimizado com uma entrada de ar refrigerado e um sistema de escape cat-back que lhe aumenta a potência e o binário. No interior sobressaem os bancos em pele Katzkin com o logótipo da grelha Jeep bordado a cor de Tungsténio. Entre outros acessórios Mopar, encontram-se pegas de apoio para os passageiros com o logótipo da grelha Jeep, sacos para arrumação MOLLE (Modular Lightweight Load-carrying Equipment) e tapetes all-weather com um exclusivo sistema que permite drenar diretamente água e sujidade.

A Jeep

Construída com base numa herança lendária com mais de 75 anos, a Jeep representa o genuíno SUV, com capacidades no topo da classe, qualidade artesanal e versatilidade, dirigidas a quem procura viagens extraordinárias. A Jeep convida a viver a vida ao máximo, propondo uma gama completa de veículos que continuam a proporcionar aos proprietários aquela sensação de segurança indispensável para viver cada viagem com confiança.

A gama de veículos Jeep é constituída pelos modelos Cherokee, Compass, Gladiator, Grand Cherokee, Renegade e Wrangler. Para satisfazer a procura de clientes de todo o mundo, todos os Jeep vendidos fora da América do Norte estão disponíveis tanto com volante à esquerda como à direita e com motores a gasolina ou diesel.

A Mopar

A Mopar (contração das palavras MOtor e PARts) é a marca de serviços, peças e apoio ao cliente para veículos da FCA em todo o globo. Nascida em 1937 com o nome de uma linha de produtos anticongelantes, a Mopar evoluiu ao longo de mais de 80 anos para representar cuidados completos para viaturas e excelentes performances, dirigindo-se a clientes e entusiastas de todo o mundo. A Mopar impôs-se nos anos 60 durante a era das viaturas musculadas, com a Mopar Performance Parts a potenciar a velocidade e o comportamento dinâmico seja em estrada seja em competição, tendo-se expandido para incluir assistência técnica e apoio aos clientes.

Atualmente, a Mopar distribui globalmente mais de 500.000 peças e acessórios em mais de 150 mercados em todo o mundo. Com mais de 50 centros de distribuição de peças e 25 centros de contacto com os clientes a nível global, a Mopar integra operações de assistência, peças e apoio ao cliente, de modo a otimizar a relação com os clientes e com os concessionários a nível mundial. A Mopar é a fornecedora de peças e acessórios originais para todos os veículos das marcas da FCA US LLC. As peças Mopar são projetadas em conjunto com as mesmas equipas que criam as especificações para os veículos de fábrica da FCA, oferecendo uma ligação direta que nenhuma outra empresa de peças vendidas em aftermarket pode oferecer. Informação completa sobre a Mopar disponível em www.mopar.com.

Jeep Performance Parts

O portefólio da Jeep Performance Parts, criada em 2012 e disponibilizada pela Mopar para a Jeep, oferece aos entusiastas da marca, em aftermarket, acessórios e peças de performance de alta qualidade, incluindo eixos, kits de elevação, para-choques, guinchos, placas de proteção, componentes de suspensão e não só. Estas ofertas são concebidas em conjunto com as mesmas equipas que criam as especificações de fábrica para os veículos FCA e ajudam a elevar a um novo nível os veículos Jeep, já os melhores da classe em todo o terreno. Todas as peças e acessórios são projetados e construídos especificamente, sendo a qualidade testada para ajudar a transformar cada condutor num especialista em todo o terreno.

Easter Jeep Safari

O Easter Jeep Safari consiste em viagens em trilhos, na maior parte durante todo o dia, partindo de Moab, Utah, ao longo dos nove dias do evento. Promovido pela Câmara de Comércio de Moab, o Jeep Safari teve início em 1967 como um percurso em trilhos de um dia. Ao longo dos anos, à medida que a participação foi crescendo, expandiu-se até chegar aos atuais nove dias. O “Big Saturday”, no sábado de Páscoa, continua a ser o culminar do evento.

Artigo anterior

Grupo PSA planeia "acolher" Jaguar/Land Rover?

Artigo seguinte

Bugatti com SUV na calha?

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.