Ensaios

Hyundai i30 Turbo: Um desportivo civilizado!

Já ensaiamos desportivos de referência na CarZoom, contudo, muitos deles requerem um proprietário com um cartão de frota para o combustível com um acordo com um bom osteopata. O Hyundai i30 Turbo é o desportivo que concilia o melhor dos dois mundos, um automóvel para o dia-a-dia, que nos satisfaz cada vez que esmagamos o pedal do lado direito!

O Hyundai i30 Turbo é um automóvel intrinsecamente bonito, a frente atrai logo pela grelha aberta com o “lábio” a vermelho, e pelas luzes de iluminação diurna LED. As jantes raiadas de 18 polegadas assentam que nem uma luva e na traseira podemos contar com um difusor e duas saídas de escape que saltam bem à vista.

No interior, contamos com qualidade nos materiais e na montagem, um bom espaço tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros. Na bagageira temos 378 litros de espaço. O acesso aos lugares traseiros é simples, uma vez que a versão ensaiada foi a versão de 3 portas. O design convincente do exterior continua no interior, com assentos desportivos pretos e vermelhos, que oferecem conforto e acabam por filtrar o impacto da suspensão rija, costuras do volante a vermelho e todo um conjunto de elementos desportivos nada exagerados, ou seja, nunca cansam! Não poderia faltar o controlo por voz, o bluetooth e entradas jack e USB. O ar-condicionado automático dupla zona é eficiente.

Hyundai i30 Turbo 16

O sistema de informação e multimédia é bastante completo, podia ser mais intuitivo, mas cumpre a sua função na perfeição, embora as informações de transito em tempo real fossem uma boa jogada, fica para o próximo i30! O ecrã de 7 polegadas tem uma boa definição!

A posição de condução é boa, o assento regulável em altura e a coluna de direcção regulável em profundidade, permitem-nos uma posição de condução mais desportiva e confortável. Os pedais em alumínio, apesar de estarem quase ao mesmo nível, estão um pouco afastados, o que dificulta o “ponta-tacão”, embora não seja impossível. A pega do volante é agradável e por incrível que pareça, acho que foi o único automóvel que conduzi que tinha o volante aquecido. Talvez seja fruto da minha inexperiência!

Hyundai i30 Turbo 18

O chassi do Hyundai i30 não é mau de todo, o motor 1.6 Turbo GDI com 186cv e 270Nm de binário é bastante disponível, uma vez que estes 270Nm se fazem sentir desde as 1500rpm às 4500rpm. Esta receita traduz-se numa aceleração dos 0 aos 100km/h em 8 segundos e numa velocidade máxima de 219km/h. Não tivesse sido este Hyundai testado em Nurburgring durante 6 semanas!

A caixa manual de 6 velocidades é boa, é muito macia. A direcção eléctrica é que acaba por tornar este conjunto quase perfeito menos prazeroso, mesmo com os 3 modos de direcção: Desportiva, Normal e Confort. Os pneus são 225/40 R18 e a suspensão é sólida para oferecer uma condução mais desportiva e um comportamento mais preciso.

Hyundai i30 Turbo 4

Não podemos deixar de frisar que a Hyundai oferece 5 anos de garantia e manutenção! Portanto são 5 anos em que nos preocupamos apenas com o material de desgaste. E o consumo de combustível combinado que se fica pelos 7,8 Litros a cada 100km, números que conseguimos no nosso ensaio, a “pézinhos de lã”.

O Hyundai i30 Turbo emite cerca de 169g/km de CO2 e paga de IUC 165,32€.

Tiago Neves

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