Ensaios

Hyundai i20 Active: Utilitário rebelde!

De há uns anos para cá, as marcas Coreanas tem apostado na qualidade, este Hyundai i20 Active, é a prova de que os coreanos conseguem já bater o pé aos seus adversários Europeus do segmento.

O design exterior da Hyundai, em todos os seus modelos, nada fica a dever aos Europeus, contam com linhas elegantes e transmitem uma ideia de qualidade e de robustez. Contam já com elementos de design que satisfazem a vista e que os tornam automóveis cada vez mais desejados.

O Hyundai i20 Active é um utilitário de calças arregaçadas, tem uma altura ao solo semelhante ao Hyundai i20 normal, no entanto, conta com um aspecto mais rebelde, que nos permite enfrentar estradões de terra, devido às protecções em plástico das portas e dos pára-choques. A adicionar um ar mais rebelde contamos ainda com jantes de 18 polegadas em 2 tons e ópticas de fundo escurecido, as barras longitudinais ajudam a vincar o seu carácter. As luzes de iluminação diurna em LED e os piscas nos retrovisores, os farolins traseiros com iluminação LED, são dignos de um automóvel de um segmento superior.

IMG_6000

Até a tampa de acesso ao depósito do combustível é à cor das jantes, portanto ligeiramente mais escura que a carroçaria, o pilar “c” encontra-se bem disfarçado entre os vidros laterais traseiros e o vidro de trás.

No interior existe harmonia e qualidade na montagem, a qualidade dos materiais não é superior aos seus adversários do segmento, mas como já tinha sido referido num parágrafo anterior, a Hyundai tem investido cada vez mais nessa área.

As cores não cansam, tem uma boa combinação, os comandos tem uma disposição perfeita e acessível, o toque dos materiais é agradável e o design de um modo geral está simples e bem conseguido. O sistema de informação e multimédia da Hyundai é de fácil manuseamento e é bastante completo. O volante tem uma boa pega e é também ele bem desenhado.

IMG_6027

A habitabilidade é boa, viajamos à vontade no Hyundai i20, é espaçoso tanto nos assentos da frente como nos assentos traseiros, a bagageira com 326 Litros de capacidade fica acima de alguns concorrentes.

O equipamento: Sensores de chuva e luminosidade, sistema de navegação e multimédia, sensores de estacionamento traseiros com câmara de marcha trás, sistema de monitorização da pressão dos pneus e ar-condicionado automático.

No que toca ao conforto, não fizemos viagens muito longas, no entanto, percebemos que o Hyundai i20 Active conta com uma suspensão condescendente e assentos que acabam por filtrar bem os impactos causados pelos caminhos mais acidentados. A posição de condução é boa, mas o volante podia ser regulável em profundidade!

IMG_6009

O motor 1.0 T-GDI de 100cv é um motor cheio de alma, pouco entusiasmante em baixas rotações e bastante convincente em rotações mais elevadas, onde é capaz de oferecer andamentos bastante vivos ao Hyundai i20 Active, que por sua vez se junta a um chassi bastante engraçado, capaz de nos colocar um sorriso de orelha a orelha quando entramos numa curva de uma forma mais… “Confiante”?

O que pode não ser tão simpático são os consumos que andam sempre muito próximos dos 7 litros a cada 100km, mesmo quando conduzimos de uma forma mais comedida. Se damos “fogo à peça” o numero que aparece no computador de bordo torna-se mais arredondado… 8…

IMG_6059

De um modo geral, para quem procura um utilitário a gasolina, o Hyundai i20 1.0 T-GDI é sem duvida uma hipotese a ter em conta, é um automóvel com qualidade comprovada, que oferece 5 anos de garantia e manutenção.

A versão ensaiada custa cerca de 19.459,23€, paga de IUC
99,29€.

Tiago Neves

Fotos de: Raquel Von Kaminaru

Artigo anterior

Ford S-MAX 2.0 TDCi Titanium: A monovolume do ano!

Artigo seguinte

Alfa Romeo 8C Spider de 1938 vendido por 26 milhões!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.