EnsaiosNoticias

Honda CR-V 1.6 I-DTEC: Espaçoso e Equilibrado!

O Honda CR-V conta já com alguns anos em cima, mas isso não faz dele um mau automóvel, até porque reúne tudo o que um SUV deste segmento deve ter. É um automóvel económico, equilibrado, espaçoso e recheado de equipamento.

Embora esteja longe de ter o design mais actual, o Honda CR-V é um dos automóveis mais cobiçados do mundo. Ou não seria o SUV mais vendido em vários países de vários continentes e é fácil perceber o porquê, o Honda CR-V é um automóvel mais do que testado, com um índice de fiabilidade impressionante e que corresponde exactamente aquilo que uma família precisa.

No exterior desta versão Lifestyle contávamos com luzes de iluminação diurna em LED, faróis de Xénon, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, jantes de 18 polegadas com 2 tons envolvidas em pneus 225/60R18, vidros traseiros escurecidos, antena shark, barras de tejadilho longitudinais em alumínio, luzes de nevoeiro e luzes de boas-vindas.

No interior, o espaço é a palavra de ordem, viajamos à vontade em todos os lugares, há muita arrumação e temos uma bagageira que dá para dormir lá dentro, com 589 Litros de capacidade, que se podem estender através do rebatimento dos assentos traseiros, até aos 1669 Litros.

A qualidade dos materiais não está propriamente actualizada, pois contamos com alguns plásticos mais rijos, contudo, a qualidade da montagem faz com que não se oiçam ruídos parasitas, pelo que podemos dizer que é um interior agradável. No que toca ao equipamento contamos com: ar-condicionado automático dupla-zona, assentos dianteiros aquecidos, sistema Honda Connect, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sensores de chuva e luminosidade, estofos em pele e alcantara, puxadores das portas cromados, volante e maneta da caixa de velocidades em pele, tablier com aplicações em alumínio, moco ECON, Start&Stop, saídas da climatização para os lugares traseiros, cruise-control, retrovisor interior com escurecimento automático, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia da Honda, aparece num ecrã de 7 polegadas, com sistema de navegação Garmin, duas entradas USB, entrada vídeo, sistema de som premium com subwoofer e comandos do rádio no volante. Este sistema de navegação e multimédia da Honda, tem boa imagem, mas requer alguma habituação.

O painel de instrumentos ajuda-nos a ter uma condução mais económica e ecológica, através da luz indicadora de troca de velocidade e através da “luz” dos regimes de rotação e aceleração. Ou seja, no painel de instrumentos do Honda CR-V contamos com duas luzes que vão mudando de cor consoante a nossa aceleração e regime de rotação, sabemos que o verde nos indica que estamos num regime económico. Ainda no painel de instrumentos temos várias informações e conseguimos nos comandos do volante, consultar alguns dados que aparecem num ecrã situado por cima do tablier.

A posição de condução do Honda CR-V é agradável e confortável, até mesmo os passageiros conseguem viajar com conforto, devido à suspensão competente que filtra bem a irregularidades da estrada.

Quando olhamos para o Honda CR-V e sabemos que tem um motor 1.6 Litros diesel de 120cv com 300Nm de binário, automaticamente pensamos: “Não será pouco motor, para um automóvel deste tamanho?” A resposta é: Não!

O motor 1.6 litros diesel é equilibrado e não torna o Honda CR-V pastelão, antes pelo contrário, é um motor cheio de energia, associado a uma caixa digna da excelência, que tornam todo o conjunto bastante competente e satisfatório. Não precisamos da tracção integral ou do motor mais potente com 160cv. Este motor 1.6 Litros diesel de 120cv surpreende pela positiva até mesmo no que toca aos consumos, que podem andar pouco abaixo dos 6 Litros a cada 100km!

Em termos de performance, o Honda CR-V com o motor 1.6 I-DTEC atinge os 100km/h em 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 182km/h. As emissões de CO2 rondam as 119g/km.

No que toca à segurança, o Honda CR-V conta com: sistema de monitorização de pressão dos pneus, assistência ao arranque em subida, travagem activa em cidade, assistência à estabilidade de atrelado, distribuição electrónica da travagem e encostos de cabeça dianteiros anti-chicotada. Como opcional, a Honda disponibiliza: pack de segurança avançada de auxilio ao condutor, aviso de colisão frontal, reconhecimento de sinalização de transito e aviso de ângulo morto.

Nos testes EuroNCap, o Honda CR-V conseguiu em 2013 as 5 estrelas. Nesse ano, obteve 93% na segurança dos adultos, 74% na segurança das crianças, 68% na segurança dos peões e 66% nas ajudas à condução.

A versão ensaiada do Honda CR-V custa 39.520€ e paga de IUC: 145,05€
Fotos de: José da Palma

Artigo anterior

Ferrari Testarossa utilizado por Michael Jackson à venda!

Artigo seguinte

Próximos BMW M3 e M4 com 475cv de potência!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.