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Ford Puma Gen-E elétrico está pronto a atacar

  • O novo Puma Gen-E, o apaixonante e best-seller modelo da Ford na Europa, torna-se elétrico. Esta versão complementa a oferta EcoBoost Hybrid, dando aos clientes do Puma a possibilidade de escolher uma gama de motores.
  • O Puma elétrico oferece até 376 km de autonomia com uma carga completa, antes de precisar de novo carregamento, com 10 a 80 por cento desse processo a levar cerca de 23 minutos num carregador rápido DC de 100 kW.
  • Os clientes do Puma amam-no pelo seu estilo, que o Puma Gen-E eleva a um novo patamar através dos seus detalhes únicos e desportivos. O habitáculo de nova geração está conectado na perfeição, contando com uma enorme capacidade inerente à nova GigaBox.

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A Ford desvenda o mais recente membro da sua gama de veículos elétricos – o novo Puma Gen-E 100 por cento elétrico – dotando, pela primeira vez, a condução do best-seller europeu1 com emissões zero.

O elétrico Puma Gen-E dá renovada energia ao carácter de prazer de condução e desenvolve o distintivo design exterior do modelo Puma, características que tornaram o crossover compacto num sucesso entre os clientes de toda a Europa.

O novo motor elétrico alimenta a experiência de condução do Puma e garante uma eficiência excecional de 13,1 kWh/100 km. O Puma Gen-E oferece até 376 km com uma carga completa2, para que viagens mais longas se façam sem problemas, e até 523 km de autonomia urbana2, representando dias de deslocações em cidade sem custos.

Quando conectado a um carregador rápido, obtêm-se 10 a 80 por cento da carga em cerca de 23 minutos,3 garantindo-se uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,0 segundos e uma resposta mais imediata da direção, numa essência semelhante à de um Puma ST.

Para os que lidam com a azáfama das cidades ou para as jovens famílias, o Puma Gen-E oferece uma ainda maior eficiência de espaço, resultante de uma unidade de tração elétrica compacta. O inovador espaço de arrumação MegaBox do Puma foi aumentado para se tornar agora numa GigaBox comportando até 574 litros4 de espaço para bagagens com os bancos traseiros em posição normal, mais do que a que alguns SUV de maiores dimensões conseguem oferecer. Uma frunk (bagageira frontal) de 43 litros4 aproveita bem o espaço deixado vazio pelo motor a gasolina, mostrando-se ideal para guardar acessórios que se pretendem mais acessíveis quando a bagageira traseira estiver cheia.

“O Puma traduz uma inegável história de sucesso, de um modelo amado pelo seu design desportivos e características, combinado com uma praticalidade única e uma capacidade de bagageira líder da classe,” afirma Jon Williams, Diretor Geral, Ford Blue e Model e, Europa. “O Puma Gen-E é o nosso ‘melhor Puma de sempre’, garante da melhor experiência de diversão de condução de sempre, combinada com uma mecânica de incrível eficiência energética. A nova e substancialmente maior GigaBox oferece uma capacidade de carga sem paralelo.”

O design exterior capta o espírito da última geração do Puma, integrando alterações que o tornam mais distinto e aerodinâmico. Um design arrojado em forma de “escudo” substitui a grelha convencional, dando-lhe uma nova secção frontal e inspirando-se no SUV elétrico Ford Mustang Mach-E.5 Um spoiler traseiro desportivo e jantes de liga leve com design exclusivo contribuem para a vibração elétrica, ajudando o Puma elétrico a penetrar no ar de forma mais eficiente, para um desempenho ainda melhor.

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Uma experiência digital para quem está sempre conectado

No interior mantém-se o design moderno e nítido, com dois ecrãs de alta-definição de fácil acesso para o condutor, para que este se sinta sempre em pleno controlo. O sistema de infotainment SYNC 46 de última geração da Ford tem navegação ligada à cloud7, dando ao Puma Gen-E claras vantagens sobre o trânsito da cidade, com Apple CarPlay e Android Auto8 sem fios, permitindo uma linear sincronização das aplicações e das informações entre os smartphones e o automóvel, sem necessidade de cabos de ligação. A plataforma Alexa Built-in9 permite aos condutores utilizar comandos de voz para saber quando o seu restaurante favorito está aberto ou adicionar itens à sua lista de compras.

A nova e mais elevada consola central oferece uma adequada capacidade de arrumação, para que neles se possam guardar aqueles itens pessoais que, de outro modo, iriam encher as bolsas das portas. O apoio de braços deslizante permite encontrar a posição mais confortável em viagens maiores, assegurando-se o carregamento wireless de telemóveis10 para que estes cheguem ao destino prontos a usar.

O Puma Gen-E também simplifica a condução dentro e fora das cidades. Uma simplificada alavanca de velocidades de comando eletrónico, colocada atrás do volante, permite alternar entre a condução, o ponto-morto e a marcha-atrás de um modo fácil, com os indicadores, para um controlo na ponta dos dedos. A condução selecionável com um só pedal torna a circulação no trânsito citadino ainda mais conveniente, independentemente do modo de condução em que se encontre.

O disponível sistema de Intelligent Adaptive Cruise Control with Stop & Go and Lane Centring 11,12, 13 permite acelerações e travagens mais suaves e mais naturais, podendo utilizar o sistema Predictive Speed Assist11 par ajustar as descrições de curvas em estradas, nas rotundas e nas entradas e saídas das autoestradas. Em cidade, está disponível um sistema de câmara com visão a 360 graus, do tipo visão integral, ajudando a sair dos por vezes complicados grandes parques de estacionamento de elevada capacidade.

A opcional tecnologia de iluminação Dynamic Matrix LED utiliza a função Predictive Dynamic Bending Light para monitorizar a estrada à frente e iluminar onde mais é mais necessário, ajustando, em simultâneo, o padrão do feixe para obter uma melhor visão da realidade, quer se esteja a atravessar uma cidade ou numa autoestrada sem iluminação.

Construído na fábrica de montagem de última geração da Ford Otosan, em Craiova, na Roménia, utilizando unidades de tração elétrica produzidas nas instalações da Ford em Halewood, no Reino Unido, o Puma Gen-E representa mais um passo no lançamento de veículos elétricos da Ford. O Puma Gen-E está disponível para encomenda a partir de hoje e as entregas terão início na primavera de 2025.

 

De acordo com dados internos de vendas da Ford.

2 Considerando um Puma Gen-E carregado a 100 por cento. Autonomia estimada com base no Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Os valores apresentados servem para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos ensaiados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a fatores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, a manutenção do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio, idade e estado da bateria.

3 Tempos de carregamento baseados em simulações de engenharia informática do fabricante. A taxa de carregamento diminui à medida que a bateria atinge a sua capacidade total. Os seus resultados podem variar consoante os tempos de pico de carregamento e o estado de carga da bateria.

4 Carga e capacidade de carga limitada pelo peso e pela sua distribuição.

5 Até 600 km de autonomia de condução tendo como base um Mustang Mach-E Extended Range 100 por cento carregado. Autonomia estimada com base no Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Os valores apresentados servem para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos ensaiados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a fatores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, a manutenção do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio, idade e estado da bateria.

Não conduza distraído ou enquanto utiliza dispositivos portáteis. Utilize sistemas operados por voz sempre que possível. Algumas funcionalidades podem estar bloqueadas quando o veículo está a circular. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telemóveis.

7 O serviço e as funcionalidades conectadas dependem da disponibilidade da rede e do plano compatível. A rede 5G não está disponível em todo o lado. A evolução da tecnologia/redes de telemóveis/capacidade do veículo pode limitar a funcionalidade e impedir a operação de recursos conectados. O serviço conectado exclui o hotspot Wi-Fi. O hotspot Wi-Fi disponível requer uma subscrição separada.

8 Requer um telefone com serviço de dados ativo e software compatível. O sistema SYNC não controla produtos de terceiros durante a utilização. As entidades terceiras são as únicas responsáveis pela sua respetiva funcionalidade. Android Auto é uma marca comercial da Google LLC. Apple CarPlay é uma marca comercial da Apple Inc., registada nos EUA e noutros países.

9 Para utilizar a função Alexa Built-in, os condutores têm de ativar o FordPass no seu veículo, utilizando a aplicação FordPass para smartphone ou as definições no veículo. O acesso à plataforma Alexa requer uma conta Amazon, SYNC 4 ou SYNC 4A, FordPass e o complementar Connected Service ativado através da aplicação FordPass (para mais informações consulte os Termos do FordPass). Poderão ser necessários produtos e configurações adicionais. Amazon, Alexa e todos os logótipos e marcas relacionadas são marcas comerciais da Amazon.com, Inc. ou das suas afiliadas.

10 O carregamento sem fios Qi disponível pode não ser compatível com todos os telemóveis.

11 As funções de assistência ao condutor são suplementares e não substituem a atenção, o discernimento e a necessidade de controlo do veículo por parte do condutor. Não substituem uma condução segura. Consulte o Manual do Proprietário para obter mais pormenores e limitações.

12 O Lane-Keeping System não controla a direção.

13 Se a paragem for superior a três segundos, o condutor deve intervir e pressionar o botão “RES” ou o pedal do acelerador para retomar o funcionamento do sistema.

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