NoticiasComunicados de Imprensa

Ford: Nova tecnologia identifica valas e quedas!

Conduzir em áreas rurais pode ser complicado quando as beiras da estrada não sinalizadas ficam irregulares com acesso a terrenos abertos, valas enlameadas e quedas de água. Conduzir durante a noite, especialmente, em áreas de reduzida visibilidade pode ser desafiante.

A maioria das mortes nas estradas na Europa ocorre em estradas rurais – ao contrário das áreas urbanas – os ocupantes dos veículos representam a maior parte destas fatalidades.

A Ford introduz agora uma nova tecnologia para tornar a condução em zonas rurais mais fácil. Road Edge Detection avalia as condições da estrada que tem pela frente e, de uma forma suave, coloca o veículos de volta à rota segura quando necessário.

Como Funciona

Concebido para ser usado em estradas rurais a uma velocidade média de 70-110km/h, Road Edge Detection usa a câmara localizada em baixo do espelho retrovisor para monitorizar as beiras de estrada a 50m em frente do veículo e a 7m ao seu lado.

Nos locais onde o pavimento se altere para empedrado, cascalho ou relvado, o sistema fornece um suporte de direção suave, conforme necessário, prevenindo que o veículo saia da faixa de rodagem.

O sistema possui um avançado algoritmo que determina quando há mudanças claras estruturais na estrada face à área em redor desta. Também pode fornecer suporte de direção em estradas marcadas quando a respectiva marcação de faixa é ocultada por neve, folhas ou chuva.

Se o conductor ainda estiver perto da beira da estrada após o suporte inicial da direção, o sistema fará vibrar o volante para alertar o condutor. Durante a noite, o sistema usa a iluminação dos faróis e funciona com a mesma eficácia que durante o dia.

Road Edge Detection está disponível na Europa no Focus, no Puma, no Kuga e no Explorer, e fará parte da expansão de tecnologias de assistência à condução lançadas nos novos veículos Ford.

Discurso Direto

“As estradas rurais podem ser tão desafiantes como as estradas urbanas para os condutores – especialmente para quem não esteja familiarizado com a sua rota. Road Edge Detection ajuda a aliviar uma preocupação, tornando as viagens mais fáceis e confortáveis.”
Rüdiger Kieneke, engenheiro, Eletrónica de Segurança e Assistência à Condução, Ford Europa.

Notas
* O sistema identifica as diferenças estruturais entre a estrada e a beira da estradas. Valas pavimentadas ou quedas cobertas de empedrado podem não ser detectadas.
** Os recursos de assistência à condução são complementares e não substituem a atenção, o julgamento e a necessidade de o condutor controlar o veículo.

Artigo anterior

Volkswagen ajuda Cruz Vermelha Portuguesa

Artigo seguinte

Matthew Weaver nomeado vice-presidente e responsável pelo Nissan Design Europe

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.