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Ford Focus SW Vignale 1.5 Ecoboost: Requinte, luxo e performance para toda a família!

A Ford lançou as versões Vignale, que adicionam aos modelos da marca americana um toque extra de requinte, luxo e exuberância. A Ford Focus SW Vignale com o motor 1.5 Ecoboost é tudo o que um pai ou uma mãe quereria para transportar a sua familia com todo o conforto, segurança e performance.

A Ford Focus é uma carrinha com um aspecto agradável, jovem e desportivo. É uma carrinha de segmento “C” bastante generosa no seu comprimento de 4,60m que é dos maiores da classe. A carrinha americana tem uma frente respeitável conseguida através de um capô longo e mergulhante e de uma grelha de dimensões generosas flanqueada por duas ópticas rasgadas com assinatura luminosa inconfundível. Tem uma linha de cintura elevada e um óculo traseiro de dimensões reduzidas.

A Ford Focus Vignale distingue-se facilmente da Ford Focus SW convencional, às linhas fluídas e elegantes adicionamos um pára-choques dianteiro diferente, com a parte interior acabada a preto brilhante, uma grelha com moldura e efeitos cromados. Nas laterais as jantes especificas do modelo sobressaem por serem também cromadas e diferentes das jantes em liga-leve normais. Temos um aspecto mais requintado devido não só às jantes, mas também aos vidros traseiros extremamente escurecidos que contrastam na perfeição com a moldura cromada e barras do tejadilho em alumínio, os nomes “Vignale” nos guarda-lamas ajudam-nos a perceber que se trata da versão topo de gama. Na traseira temos o nome da versão na tampa da bagageira logo abaixo do logótipo da marca, um pára-choques traseiro musculado que alberga um difusor com duas saídas de escape (uma simulada). A acentuar o aspecto desportivo temos o spoiler traseiro.

No equipamento exterior temos ópticas Full-LED na dianteira e traseira, luzes dinâmicas de pisca, lava-faróis, faróis de nevoeiro, jantes de 18 polegadas cromadas envolvidas em pneus 235/40, vidros traseiros escurecidos, antena shark, portão traseiro automático, farolins traseiros em LED e chave mãos-livres.

No interior contamos com uma qualidade de materiais e montagem das melhores do segmento, temos espaço para dar e vender tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros e a acessibilidade a ambos os lugares está ao nível do segmento. A bagageira tem 608 Litros de capacidade tornando-se uma das maiores do segmento com os 5 lugares em utilização. Com o rebatimento dos assentos traseiros temos 1653 Litros de espaço de carga.

No que toca ao design, esta versão topo de gama Vignale consegue um requinte extra através de uma escolha de materiais mais cuidada que envolve o couro com pesponto claro no tablier, assentos, forros das portas, volante, apoio de braço e fole da caixa de velocidades. As aplicações em imitação de madeira escura encontram-se no tablier e portas.

No equipamento interior temos ar-condicionado automático de dupla-zona, 3 modos de condução, assento do condutor com regulação eléctrica, espelhos retrovisores com recolha automática, espelho retrovisor interior com escurecimento automático, sensores de chuva e luminosidade, botão start da ignição, várias cores de luz ambiente, volante multi-funções, head-up display, estacionamento semi-autónomo, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sensores de ajuda ao estacionamento na dianteira e traseira, computador de bordo em ecrã TFT de 5 polegadas, sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3 em ecrã de 8 polegadas, carregador de smartphone sem fios, sistema de som Bang&Olufsen entre outros.

O sistema de navegação e multimédia Ford Sync 3 aparece num ecrã com boa imagem, é rápido, intuitivo e sincroniza na perfeição com o Android Auto e Apple CarPlay. Apresenta uma navegação eficiente e um sistema de som agradável quando temos o opcional B&O Play. Conseguimos ainda aceder à internet e descarregar aplicações. Com a aplicação Ford Pass podemos definir um destino de navegação, trancar ou destrancar portas, colocar o motor a trabalhar, temos internet a bordo através dos dados do telefone, informação do tráfego em tempo real e monitorização do Ford Focus, tudo isto à distância e com uns cliques no smartphone.

O painel de instrumentos tem boa apresentação e é de fácil leitura. O computador de bordo é completo, intuitivo e apresenta todas as informações necessárias e mais algumas. Temos o estado geral do automóvel, dados de viagem e consumos, modos de condução, dados de manutenção, ecrã de multimédia, navegação e sistemas de ajuda à condução.

Na Ford Focus SW Vignale é fácil sentirmo-nos bem em qualquer lugar, seja nos lugares traseiros ou lugares dianteiros, a posição em que estamos sentados é confortável e os assentos são ergonómicos, tendo apoio para as pernas e apoio lombar q.b. No lugar do condutor é onde nos sentimos melhor, pois temos um volante com boa pega, um punho da caixa agradável ao toque e os comandos intuitivos e acessíveis, apesar do excesso de botões no volante.

No que toca ao comportamento dinâmico continuamos a ter um dos melhores ou o melhor do segmento. A Ford Focus SW Vignale continua a ter um comportamento digno de registo que privilegia o prazer de condução, através de uma direcção directa, chassi consistente, suspensões firmes q.b e neste caso um motor que agrada a carteira e os ouvidos. A abordagem às curvas e o comportamento em curva da nova Ford Focus SW é muito semelhante ao da versão berlina de 5 portas, pelo que temos uma inscrição em curva precisa com pouco adornar da carroçaria, temos um comportamento muito previsível, estável e seguro.

Há 3 modos de condução o normal, o económico e o desportivo. No modo Normal temos uma resposta ao acelerador que nos permite ultrapassar ou aumentar a velocidade sem grande esforço, não gastando combustível em excesso. No caso do modo “Eco” a resposta ao acelerador fica mais progressiva para que o consumo de combustível saia beneficiado. Chegámos ao modo Sport que nos permite aproveitar melhor a excelente dinâmica do Ford Focus. Este modo proporciona uma reposta mais imediata do acelerador e a direcção fica mais firme tornando-se mais comunicativa e envolvente.

Debaixo do capô está um motor 1.5 litros ecoboost com 3 cilindros, 150cv de potência às 6000rpm e 240Nm de binário às 1600rpm. No que toca a performance temos um lobo em pele de cordeiro que atinge os 100km/h em apenas 9 segundos antes de atingir a velocidade máxima de 208km/h. Já os consumos são surpreendentes, uma vez que rondaram os 6,4 Litros a cada 100km com percursos mistos com e sem trânsito e a aproveitar de vez em quando o melhor que a Ford Focus tem para oferecer… Prazer de condução. A potência é enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa manual de 6 velocidades agradável de utilizar.

Mesmo no modo económico, o motor 1.5 Ecoboost parece estar sempre disponivel, mesmo nas rotações mais baixas, com potência que se faz sentir e ouvir até aos regimes mais elevados.

Sendo a versão Vignale, a CarZoom esperava um automóvel mais discreto e comedido no que toca a ruídos de escape. Ficámos redondamente enganados e quase de “boca aberta” com o ruído da Ford Focus SW Vignale 1.5 Ecoboost que é quase digno de um desportivo. Na altura de dar fogo à peça, também esse factor nos faz sorrir de orelha a orelha, ainda para mais quando sabemos que temos um motor a gasolina relativamente potente, audível e económico, num automóvel elegante, luxuoso e requintado.

Na segurança temos monitorização da pressão dos pneus, cruise-control adaptativo, limitador de velocidade, aviso de ângulo morto, assistente de manutenção de faixa de rodagem, aviso de transposição involuntária de faixa com correcção de volante, travagem activa de emergência, luzes de máximos automáticas, alerta de fadiga do condutor, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros. Nos testes Euro NCAP o novo Ford Focus obteve as 5 estrelas com 85% na protecção dos adultos, 87% na protecção das crianças, 72% na protecção de peões e 75% nas ajudas à condução.

A Ford Focus Vignale com o motor 1.5 Ecoboost tem o custo de 31.304,00€ (Sem despesas), aos quais acrescentamos 635,00€ da pintura metalizada; 305,00€ do Sistema de Navegação Premium com B&O Play; 508,00€ da Abertura e fecho da bagageira mãos livres (inclui Sistema de Chave Inteligente); 407,00€ do sistema de detecção de ângulo morto e 152,00€ do carregador de smartphone sem fios. A versão ensaiada tinha ainda: Pack Estilo Plus (803,00€) que oferecia Jantes de Liga Leve 18″, Vidros escurecidos, Faróis LED adaptativos anti-encadeamento; Pack Driver (407,00€) que oferecia Sistema de Estacionamento Automático, câmara de visão traseira e protecção nas portas e por último o Pack Driver Plus (407,00€) Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Faróis máximos automáticos, Sistema de detecção de obstáculos e controlo automático de velocidade adaptativo. A boa noticia é que há um desconto de 3.500€, um desconto especial Vignale de 2.000€ e ainda um apoio de 1.000€ à retoma. A Ford Focus com motor 1.5 Ecoboost paga de IUC: 171,18€.

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