EnsaiosNoticias

FIAT 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair: O regresso de um ícone!

Quando se fala no FIAT 124 Spider, obrigatoriamente nos vem à memória o seu irmão Mazda MX-5. Podemos dizer que apesar de serem iguais na plataforma e terem semelhanças no design, são bastante diferentes nos seus “ideais”. O FIAT 124 Spider é o “irmão” mais responsável e o Mazda MX-5 é o irmão mais rebelde. Foquemos-nos no Italiano.

O design do FIAT 124 Spider está bem conseguido. Basta ser italiano… E não me venham falar de um tal Fiat Multipla… Por favor!

FIAT 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair: O regresso de um ícone! 18

O Fiat 124 Spider tentou adoptar algumas características do modelo original, entre elas a grelha dianteira com um formato semelhante à do modelo original e os faróis mais arredondados. A outra característica que não conseguimos perceber pelas fotografias é o facto do pilar “A” ser à cor das jantes como já acontecia com o modelo original.

Face ao Mazda MX-5 o FIAT 124 Spider tenta adoptar um design mais sóbrio e menos agressivo. As dimensões também são ligeiramente maiores, sendo que o Mazda MX-5 conta com 3915 mm de comprimento e o FIAT 124 Spider conta com 4054mm.

FIAT 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair: O regresso de um ícone! 19

No interior as alterações entre um modelo e outro são poucas. O FIAT 124 Spider adopta uma conjugação de cores mais premium nesta versão. O painel de instrumentos e a maneta da caixa de velocidades contam com um desenho ligeiramente diferente face ao irmão nipónico.

Até o sistema de navegação e multimédia foi herdado do Mazda MX-5 é por isso bastante funcional e conta com boa imagem. A chave mãos-livres é também igual, conta com o mesmo formato e muda o símbolo. A bagageira do FIAT 124 Spider é maior cerca de 10 Litros.

FIAT 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair: O regresso de um ícone! 20

O FIAT 124 Spider é um automóvel agradável num todo. Tanto o design exterior é requintado e bastante limpo, como o design interior é bastante minimalista e focado no condutor. A posição de condução é quase perfeita, podia ter o volante regulável em profundidade, uma lacuna que também se encontra no “Miata”.

É quando colocamos o FIAT 124 Spider a trabalhar que realmente nos apercebemos da diferença face ao Mazda MX-5. O trabalhar mais “roco” tipicamente italiano e a caixa de velocidades típica FIAT. O 124 Spider é um automóvel mais enérgico em baixos e médios regimes que o irmão nipónico, que acaba por ganhar mais alma quando as rotações sobem. Os consumos do FIAT 124 Spider rondam os 7 Litros a cada 100km.

FIAT 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair: O regresso de um ícone! 21

O 124 Spider pesa mais 75kg e torna-se mais “responsável”. Conta com suspensões mais condescendentes e perdoa o acelerador a fundo com o ESP desligado em piso seco, tornando-se menos perigoso no piso molhado.

O FIAT 124 Spider é um modelo para quem quer passear e gosta da ideia de ter um cabrio com uma condução prazerosa e um aspecto mais requintado. O Mazda MX-5 é por sua vez um modelo para quem gosta de andar mais depressa e obter o nirvana do prazer de condução. Não podemos dizer que um seja melhor que o outro, podemos dizer que as filosofias são ligeiramente diferentes.

FIAT 124 Spider LUSSO 1.4 Multiair: O regresso de um ícone! 22

O FIAT 124 Spider conta com um motor 1.4 Litros Turbo Multiair com 140cv de potência às 5000rpm e 240Nm de binário. É um motor bastante agradável em toda a sua utilização, tanto quando passeamos de cabelos ao vento, como quando decidimos imprimir um ritmo mais rápido. Tem sempre força, o que permite uma melhor utilização quotidiana.

Em relação ao preço o FIAT 124 Spider começa nos 27.800€. A versão ensaiada fica nos 35.802€. (Versão mais equipada)

Paga de IUC: 166,65€

Fotos e texto de: Tiago Neves
Agradecimento: Pedro Ramos

Artigo anterior

Mcchip-DKR oferece mais performance ao Lamborghini Aventador SV!

Artigo seguinte

PEUGEOT volta a ganhar o DAKAR!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.