Noticias

Estas são as 5 decorações mais emblemáticas do Porsche 917!

O mítico Porsche 917 é sem dúvida um dos automóveis que mais marcou a história das 24 Le Mans e é considerado um dos melhores automóveis de corrida de todos os tempos.

Para alguns pilotos era um verdadeiro “suplicio”, uma vez que houve quem tivesse medo de o conduzir, de tão potente e “brutal” que era. Contudo, houve quem tivesse a satisfação de ir com ele ao lugar mais alto do pódio.

Foi o primeiro Porsche a vencer as 24h Le Mans, dando início ao grandioso historial da marca na famosa corrida de resistência, por isso, terá para sempre um lugar especial na história da marca. O Porsche 917 deve parte da sua fama às várias decorações com que competiu durante os 3 anos em que competiu nas 24h Le Mans.

De acordo com a Porsche estas foram as decorações mais emblemáticas do modelo:

5º Lugar – Porsche 917-001 Tema verde e branco

A Porsche apresentou o 917 no Salão Automóvel de Genebra de 1969, esta decoração verde e branca foi colocada na carroçaria apenas 2 dias após a conclusão do modelo. Este automóvel em particular foi restaurado à sua condição original e a decoração foi realizada com recurso a tecnologia de ponta 3D.

4º Lugar – 917/20 “The Pink Pig”

Este é um dos Porsche 917 mais emblemáticos devido à cor rosa que lhe ofereceu o nome “Porco Rosa”. Este Porsche 917 era 240mm mais largo que os Porsche 917 convencionais e foram-lhe atribuidas outras modificações que melhoraram a aerodinâmica. Os designers aplicaram ainda algumas marcas na decoração que simulavam cortes de carne, na tentativa de demonstrar que os alemães tinham sentido de humor.Este Porsche 917 apareceu em 1971.

3º Lugar – 917 ‘Long-Tail’ decoração Martini

O Porsche 917 de ‘Cauda Longa’ com pintura Martini é também de 1971, que foi quando recebeu também as cores icónicas da marca italiana de bebidas. Um ano antes, a decoração padrão psicodélica de listas verdes e roxas não lhe deram grande sorte, uma vez que terminou Le Mans com problemas de motor. Também não conseguiu cruzar a linha da meta em 1971, mas tornou-se o primeiro automóvel de corrida a estabelecer uma velocidade média de 240km/h em Le Mans.

2º Lugar – 917 decoração laranja e azul Gulf

O Porsche 917 com a decoração da Gulf dispensa apresentações, uma vez que o azul e o cor de laranja ficaram famosos com o filme “Le Mans” de Steve McQueen. Este continua a ser um dos exemplares mais valiosos do Porsche 917.

No topo da lista (1º lugar) – 917 Salzburg Red

O Porsche 917 mais especial da lista da Porsche é o 917 Salzburg Red. Este foi o primeiro Porsche a ganhar as 24h Le Mans à geral em 1970. Curiosamente, a pintura é inspirada nas cores da bandeira austríaca, o que não surpreende, uma vez que as famílias Porsche e Piëch vêm da Áustria.

Falando em Piëch, relembramos que o Porsche 917 foi concebido com a supervisão de Ferdinand Piëch, um engenheiro que mais tarde se tornou um dos mais altos quadros da marca e que “aprovou” a aquisição da Porsche por parte do grupo Volkswagen.

Artigo anterior

Hyundai apresenta a sua visão para o futuro da mobilidade no CES 2020

Artigo seguinte

KIA Sportage 1.6 CRDi ISG 7DCT MHEV GT LINE: Pequena electrificação para um grande automóvel!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.