Brinquedos sobre rodasNoticias

Escola de Motociclismo de Sintra: Crescer em duas rodas!

Este mês fomos conhecer o Rui Balhecas e a Escola de Motociclismo de Sintra. O Rui Balhecas era mecânico de uma oficina multi-marcas e deixou de o ser, há cerca de 2 anos, investiu numa escola de pilotagem que tinha apenas 2 pilotos. Desde então, tornou esta escola de pilotos num verdadeiro “centro de treino e aprendizagem de motociclismo”. Na Escola de pilotos de Sintra conseguimos ver a treinar algumas caras conhecidas do campeonato nacional, conseguimos alugar uma moto, ou aprender a guiar como um profissional!

Tudo começou em 2017, na primeira corrida do filho do Rui Balhecas, o já campeão nacional Tiago Balhé. O Rui Balhecas trabalhava numa oficina familiar multi-marcas e travou conhecimento com o Ricardo
Duarte, ex-dono e fundador da escola de pilotagem de Sintra, que na altura se chamava “One Hundred Racing School”. O Rui Balhecas treinou o seu filho na escola de pilotagem e mais tarde deixou o seu trabalho, para começar a trabalhar na escola de pilotagem de Sintra que ficou em risco de fechar em 2018.

Foi nesse ano que o Rui Balhecas se “agarrou” à escola com “unhas e dentes”. No fim de contas, para ele, era o local ideal para os pilotos de motociclismo treinarem e para se criar novos pilotos.

“O feedback tem sido positivo”, relatou Rui Balhecas. “Todas as pessoas que passam pela escola ficam viciadas nas pit-bikes, a experiência, o conhecimento e a amizade é de repetir, como todos dizem… Depois temos também os pilotos que querem ter um local para treinar, principalmente os pilotos que participam em provas do campeonato nacional de velocidade, eles fazem aqui o seu ‘ginásio’.” Acrescentou

A escola de pilotagem de Sintra tem como objectivo trazer mais crianças para o motociclismo, mas não é apenas isso… O Rui Balhecas revela que para a escola é mais importante ajudar uma criança a crescer do que colocá-la em cima de uma moto no autódromo.

Neste momento, há alguns nomes conceituados na escola de motociclismos de Sintra. Falamos do Tiago Pires da copa Motoval, Rui Marto das superbikes, Paulo Pavel das Z-cup, Madalena Simoes vice-campeã nacional de Moto 5, Filipa Gomes da copa Dunlop Motoval e Rafaela Peixoto. A piloto mais jovem chama-se Carlota, tem 8 anos, é do Algarve e corre no Oliveira Cup.

“As vantagens não abrangem apenas os pilotos, também abrangem os motociclistas que circulam na estrada, uma vez que ganham conhecimento, experiência e a confiança proveniente da condução em circuito. A condução em pista não é igual à condução da estrada (embora às vezes pareça). Todo o trabalho feito aqui na escola, vai proporcionar experiência e conhecimento, que se torna uma “mais valia” incutindo maior consciência e responsabilidade. A escola é procurada pelo motociclista comum para treinar a sua experiência de condução e confiança, mas também por quem gosta de fazer umas boas curvas e quer aproveitar este espaço para se divertir.”

Nesta fase de iniciação os valores são baixos e a Federação Portuguesa de Motociclismo facilita as inscrições e participações dos mais jovens, com o intuito aumentar o número de pilotos. São precisos cerca de 2000 euros com moto e equipamento completo para uma criança se iniciar no mundo do motociclismo. Mas há vários pais e pilotos que adoptam a mensalidade de 100€ da escola de pilotos de Sintra que inclui uma aula por semana com o equipamento da escola.

As motos utilizadas na escola de pilotos de Sintra são semelhantes às utilizadas pela federação portuguesa de motociclismo nas suas captações e nas provas de iniciação à velocidade. São motos IMR com 90cc e 4 velocidades com roda 12. Estas motos são seguras e proporcionam confiança e evolução aos pilotos mais novos. O facto das motos serem semi-automáticas torna mais fácil a aprendizagem e permitem aos pilotos treinar alguns exercícios a velocidades mais baixas.

Apesar do trabalho reconhecido por pilotos, crianças e pais, a escola de pilotos de Sintra não tem qualquer apoio de instituições, grupos ligados ao motociclismo ou mesmo da Federação Portuguesa de Motociclismo.

Artigo anterior

Audi SQ5 TDI recebe potência da ABT!

Artigo seguinte

BMW apresenta BMW Série 2 Gran Coupé camuflado!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.