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CUPRA à conquista do céu de Paris

O primeiro circuito construído sobre um telhado na capital francesa, cenário de um novo desafio CUPRA

O CUPRA Ateca testa a sua potência de 300 cv numa pista a 27 metros de altura e uma curva especial de 21 graus de inclinação

O piloto do WTCR World Touring Car Mikel Azcona muda o CUPRA TCR para o CUPRA Ateca nesta experiência única

É o símbolo de Paris, o seu monumento mais famoso: a Torre Eiffel. Os seus 324 metros de ferro podem ser vistos de praticamente qualquer lugar da cidade e durante alguns dias teve um companheiro nas alturas: o CUPRA Ateca que circulava na primeira pista de corridas construída sobre o telhado de um oitavo andar.

Mais de um século de diferença: Passaram 120 anos desde que a Torre Eiffel assumiu o céu de Paris e apenas um ano desde que a CUPRA lançou o primeiro modelo da marca. Um modelo inspirado nas corridas, mas concebido para a cidade. Hoje deixa as ruas alinhadas com o chão para voltar às suas origens, num circuito construído em apenas seis dias no centro da capital francesa.

120 quilómetros por hora e 27 metros do solo: Sem estar no auge do monumento simbólico da capital francesa, este circuito consegue ser o primeiro a ser construído num telhado de um oitavo andar em Paris. Uma pista que termina numa curva com uma inclinação de 21 graus. ” Estive em pistas de corrida em todo o mundo, mas nunca numa destas características com vistas tão espetaculares”, diz o piloto Mikel Azcona.

7.300 toneladas versus 300 CV: A Torre Eiffel foi forjada em ferro e foi uma revolução que serviu como uma apresentação na Exposição Universal de Paris de 1889. O CUPRA Ateca chegou em 2018 ao mundo dos SUVs com os seus 300 CV, que não deixaram Azcona indiferente durante este teste. “O que mais me impressionou foi a agressividade que tem e o poder que desenvolve, bem como o quão ágil é nas curvas”.

Resistência à passagem do tempo, apesar da chuva: Em Paris chove em média 111 dias por ano e a Torre Eiffel tem resistido ao efeito contínuo da corrosão na sua estrutura metálica. Numa pista escorregadia onde a água queria ser um novo protagonista desta experiência, a chuva não foi um inconveniente para o CUPRA Ateca com a sua tração total 4Drive. “Conduzir à chuva impressionou-me ainda mais, mas fiquei surpreendido com a aderência que tinha nesta pista escorregadia, foi incrível”.

Números record: Todos os anos mais de 7 milhões de turistas visitam a Torre Eiffel, tornando-a um dos lugares mais visitados do mundo. O modelo SUV da CUPRA também detém números record, com mais de 7.600 unidades vendidas desde o seu lançamento.

Os dados de uma experiencia única

A Torre Eiffel

300 metros (324 com a extensão da antena)
7.300 toneladas de ferro forjado
Pintada 19 vezes desde 1889
Construida em 2 anos, 2 meses e 5 dias

O CUPRA Ateca

300 CV – 4,9 segundos de 0-100 km/h
Seis modos de condução
Mais de 7.600 unidades vendidas desde 2018
Detalles em fibra de carbono

Mikel Azcona

23 anos, o segundo piloto mais jovem do WTCR
Campeão do TCR Europa em 2018
Campeão em 2019 na prova do WTCR en Vila Real (Portugal)

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