Comunicados de ImprensaNoticias

Citroën dá início às encomendas do Citroën C5 X em Portugal (vídeo)

  • Automóveis Citroën dá início às encomendas do Citroën C5 X em Portugal e assinala assim o regresso dos grandes automóveis da marca ao mercado nacional. O novo modelo está disponível com preços a partir dos 34.843 € (versões a gasolina) e dos 44.651 € (versões híbridas plug-in).
  • O C5 X ilustra na perfeição a filosofia da Citroën: um design arrojado que combina a elegância de uma berlina, o dinamismo e a funcionalidade de uma carrinha e os atributos de proteção e de robustez de um SUV.
  • Um conforto supremo, típico da Citroën, que integra a Suspensão Ativa Citroën Advanced Comfort ® e bancos Advanced Comfort, para que condutor e passageiros possam desfrutar de um habitáculo digno de uma sala de estar.
  • Múltiplas tecnologias de ponta simplificam a vida a bordo, designadamente com o inovador sistema de projeção de informação no para-brisas – o Extended Head Up Display – ou o novo sistema de informação MyCitroën Drive Plus, com reconhecimento de voz natural e um ecrã tátil de 12’’.
  • Conceito orientado para o futuro num mercado em mudança, onde os clientes procuram automóveis versáteis, distintos e modernos, que combinem o melhor de diferentes silhuetas e lhes respondam a todas as suas necessidades, o C5 X faz um claro convite às viagens.
  • A chegada ao nosso país das primeiras unidades do C5 X para entrega aos seus proprietários acontecerá em março de 2022.

Com o C5 X, a Citroën regressa ao segmento dos grandes automóveis de turismo, fazendo-o através de um modelo surpreendente e emocionante logo à primeira vista, que desbrava novos caminhos num segmento D tradicionalmente composto por propostas topos de gama mais conservadoras.

Ao combinar, em proporções equilibradas, elementos característicos das diferentes silhuetas do segmento D, o Citroën C5 X representa a renovação do segmento e recupera as lendárias silhuetas topo de gama da Citroën. Formas arredondadas e musculadas combinadas com linhas alongadas e finas dão ao C5 X uma silhueta fluida, dinâmica e elegante que reúne o melhor de três mundos: o estatuto e a elegância de uma berlina, o dinamismo e a versatilidade de uma carrinha e a modernidade e robustez de um SUV.

O GRANDE ESTRADISTA ORIGINAL, AERODINÂMICO, CONFORTÁVEL E TECNOLÓGICO 

O novo topo de gama Citroën C5 X vem revitalizar o segmento dos grandes estradistas, adotando um conceito forte, único no mercado, e uma imagem original que combina o estilo de uma berlina com o de uma carrinha, acrescentando-lhe elementos que tornam os SUV tão apelativos. Proposta inovadora, na mais pura tradição da Citroën, este novo modelo chegará ao mercado nacional com modernas motorizações a gasolina e híbridas plug-in, e um estatuto e inovação, que traduz as verdadeiras expectativas dos clientes do segmento dos grandes automóveis, bem como os dos SUV.

Esta nova silhueta do C5 X, na qual foi dada especial atenção ao desempenho aerodinâmico, impõe-se de imediato, mostrando-se assertiva, bem assente sobre as rodas, robusta e distinta. Renovando, por completo, os códigos do segmento D, apresenta um capô longo, linhas fluídas e aerodinâmicas, uma linha de cintura elevada e guarda-lamas traseiros rebaixados, que acrescentam distinção e dinamismo, elementos que fazem a ligação a automóveis topo de gama históricos da Citroën. O portão traseiro, outra característica distinta dos grandes modelos da marca, oferece toda a funcionalidade de uma break, graças a uma abertura ampla e funcional e a um piso de carga baixo, para uma utilização fácil e prática no quotidiano.

Em termos visuais, outro destaque vai para a nova assinatura luminosa, em forma de “V” à frente e atrás, imediatamente reconhecível e associada à Citroën, um conceito tecnológico que integra projetores em LED ao longo de toda a gama. O padrão 3D inédito, visível tanto de dia como de noite, realça a invulgar silhueta do C5 X, uma composição com uma distância entre eixos de 2.785 mm e dimensões exteriores generosas – 4.805 mm de comprimento, 1.865 de largura e 1.485 mm de altura – valores que o posicionam no centro do segmento D.

A sua postura sobrelevada, decorrente de uma superior altura ao solo face à de uma berlina tradicional, e as rodas de 720 milímetros de diâmetro, com pneus Tall & Narrow de 19’’ em grande parte das versões, permitem uma posição de condução mais alta, oferecendo uma maior segurança e uma visibilidade superior, elementos muito apreciados pelos clientes do segmento SUV.

Citroën dá início às encomendas do Citroën C5 X em Portugal (vídeo) 13
Citroën C5 X

O C5 X também inova ao introduzir, em Estreia Mundial, a suspensão Citroën Advanced Comfort®, elemento que reforça, ainda mais, a sensação de viajar a bordo de um tapete voador, intimamente ligada à história da marca, sendo capaz de superar todos os obstáculos (buracos, passeios ou lombas). Na versão híbrida plug-in, o C5 X eleva o controlo ao patamar seguinte, com a integração da Suspensão Ativa Citroën Advanced Comfort®, com três modos – Normal, Comfort e Sport – reforçando a eficácia dos Batentes Hidráulicos Progressivos®, garantindo ainda mais suavidade em estrada e uma maior eficiência, particularmente em curva.

Já o habitáculo do C5 X transmite uma sensação acolhedora, de serenidade e espaço, num convite a viajar, com particular atenção aos detalhes e com conteúdos práticos sem precedentes. São exemplos os originais ambientes interiores, que permitem personalizar o habitáculo à imagem de cada cliente, ou os materiais acolhedores, integrados em harmonias refinadas, sublinhando a elegância e conforto, tudo associado a tecnologias inovadoras, na mais pura tradição Citroën.

A habitabilidade foi uma das principais preocupações da marca ao conceber o C5 X, criando-se um habitáculo do tipo lounge, com o conforto reconhecido dos bancos Advanced Comfort, que representam a referência em termos de conforto e permitem que os condutores se sintam como em casa, nas suas salas de estar. À frente, os bancos Advanced Comfort e o painel de instrumentos de leitura clara proporcionam um espaço habitável vasto e desimpedido.

Citroën dá início às encomendas do Citroën C5 X em Portugal (vídeo) 14
Citroën C5 X

A assinalável sensação de espaço e de liberdade de movimentos prolonga-se à segunda fila, que proporciona uma excelente habitabilidade, e cujo banco convida os passageiros a relaxar, mesmo em viagens mais longas, fruto de uma agradável sensação em largura, nomeadamente para as pernas, e uma generosa altura, livre de intrusões. O nível de conforto e apelo visual é único, graças a um acolchoamento especial, assegurando-se o nível dinâmico e postural através de uma napa de alta densidade e uma mousse, espessa e estruturada.

Essa habitabilidade é, também, reforçada pela ampla luminosidade permitida pela superfície vidrada a 360 graus – vidros acústicos laminados, à frente e atrás, para um excecional isolamento do ruído exterior – e pelo grande tejadilho panorâmico em vidro.

A bagageira do C5 X foi concebida de acordo com o espírito de uma carroçaria break, quer nas suas dimensões, quer no seu acabamento exclusivo: uma capacidade de carga generosa, com volume líquido de 545 litros; piso plano com o rebatimento do encosto do banco traseiro, proporcionando um volume útil máximo de 1.640 litros; acesso de carga largo e funcional, com acesso baixo e paredes retilíneas. Uma chapeleira de enrolar, solidária com o portão traseiro, facilita a colocação de volumes, enquanto a abertura elétrica com função mãos-livres ajuda no acesso quando os braços estão ocupados. Todo o compartimento dos passageiros está equipado com espaços de arrumação inteligentes, especialmente desenvolvidos para armazenar ou esconder os objetos indispensáveis no quotidiano. Acrescente-se que a versão híbrida plug-in, com o sistema ë-Comfort combinado com a condução em modo elétrico no quotidiano, aumenta a sensação de serenidade a bordo.

Ao nível da condução, o C5 X coloca-se também na vanguarda em matéria de tecnologias de ponta que simplificam a sua utilização e que permitem transformar as viagens em experiências serenas, seguras e, acima de tudo, prazerosas. O C5 X conta com uma inovação que tem tanto de espetacular como de útil, o Head Up Display mais abrangente, um sistema que projeta as informações de condução no para-brisas, a cores, e num formato de grandes dimensões, um primeiro passo para o mundo da realidade aumentada.

Esse bem-estar a bordo é reforçado com um leque de equipamentos de assistência à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist, que oferece o de que melhor se faz, atualmente, em termos de condução semiautónoma de nível 2, de acordo com a legislação em vigor. O sistema Highway Driver Assist combina o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem para que o condutor já não precise de gerir a velocidade ou a trajetória, uma vez que é o veículo a encarregar-se dessas funções.

Integra naturalmente muitas outras soluções hoje mais comuns, como o sistema de monitorização do ângulo morto de longo alcance, o alerta de tráfego atrás do automóvel, a câmara traseira Top 360 Vision para facilitar as manobras, ou ainda o acesso e arranque mãos-livres Proximity, entre muitos outros conteúdos tecnológicos e de apoio à condução.

Neste capítulo, o grande destaque vai para a estreia do totalmente novo interface de comunicação e entretenimento My Citroën Drive Plus, assente num ecrã tátil de alta-definição com 12’’, com 4 tomadas USB tipo C e um carregador sem fios para smartphones, com atualizações em tempo real através da Cloud, função Mirror Screen (sem necessidade de ligar o smartphone) e reconhecimento de voz natural, num sistema que é totalmente personalizável com recurso a widgets, como acontece num normal tablet.

Citroën dá início às encomendas do Citroën C5 X em Portugal (vídeo) 15
Citroën C5 X

APOSTA NA VARIANTE HÍBRIDA PLUG-IN EM COMPLEMENTO À OFERTA TÉRMICA A GASOLINA

No capítulo mecânico, a gama C5 X propõe, igualmente, uma oferta adaptada a todos os tipos de utilização, dos conceituados e comprovados blocos a gasolina,1.2 PureTech 130 S&S e 1.6 PureTech 180 S&S, ambos associados a uma transmissão automática de 8 velocidades EAT8, para o quotidiano, à nova motorização híbrida plug-in, para utilizar sem constrangimentos e em total liberdade.

Com uma potência de 225 cavalos, este bloco híbrido – motor 1.6 PureTech associado a outro elétrico e a uma transmissão automática de velocidades ë-EAT8 – oferece o prazer de arrancar e circular em total silêncio e sem emitir um único grama de CO2, com a possibilidade de rolar durante mais de 50 quilómetros em modo zero emissões, uma autonomia em modo elétrico adaptada a grande parte dos trajetos diários dos utilizadores, até uma velocidade máxima de 135 km/h. É, assim, possível passar uma semana sem recorrer ao motor de combustão interna, realizando os percursos habituais e recarregando a bateria consoante as necessidades – em casa, no local de trabalho ou num posto público – garantindo-se a liberdade de viajar para longe, aos fins de semana e feriados, sem preocupações com as urgências de carregamento, aqui entrando em cena o altamente económico e eficiente motor de combustão interna.

O C5 X híbrido plug-in é um automóvel eletrificado, moderno e tecnológico, capaz de disponibilizar conforto e uma grande polivalência de utilização, numa mobilidade em classe ë-Comfort, perfeitamente isolada da estrada e do mundo exterior, em total serenidade como num casulo, filtrando-se todos os elementos externos. O silêncio de funcionamento, a fluidez do movimento, o prazer de condução, a suavidade da suspensão, o conforto dos Bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização dos interfaces e serviços dedicados, todos contribuem para elevar o conforto a bordo, para todos os ocupantes. O C5 X traduz-se, assim, num novo e verdadeiro convite para viajar, em deslocações serenas e relaxantes.

GAMA E PREÇOS DO CITROËN C5 X EM PORTUGAL 

Novo conceito estradista para o topo do segmento D, o C5 X está disponível em Portugal com:

  • Dois tipos de motores, numa clara antecipação à realidade do mercado nos próximos anos: uma variante híbrida plug-in, traduzida num bloco Hybrid 225 S&S ë-EAT8, em que se conjuga um motor 1.6 PureTech a gasolina com uma motorização elétrica, permitindo uma autonomia superior a 50 km em modo 100% elétrico; e outra a Gasolina, com duas propostas, 1.2 Puretech 130 S&S EAT8 e 1.6 Puretech 180 S&S EAT8;
  • Cinco níveis de equipamento: Feel, Feel Business (direcionada às empresas), Feel Pack, Shine e Shine Pack, com conteúdos complementares e perfeitamente adequados às necessidades dos diferentes utilizadores;
  • Seis cores de carroçaria: Branco Nacarado, Cinzento Amazonite, Cinzento Acier, Cinzento Platinum e Azul Magnetic (todos eles passíveis de uma conjugação Biton, com o tejadilho em preto), e ainda o Preto Perla Nera.
  • Seis ambientes interiores: Base e Urban Grey (estofos e forros em tecidos de elevada qualidade), Metropolitan Grey e Metropolitan Blue (couro preto ou tecido com efeito couro), Hype Black e Hype Adamantium (couro perfurado como elemento único e distinto);
  • Preços a partir dos 38.843 € (versões térmicas) e dos 44.651 € (versões híbridas).
 

CITROËN C5 X – PVP*

 

 Nível de Equipamento
Motores TérmicosFEEL FEEL  BUSINESSFEEL PACKSHINESHINE PACK
1.2 PureTech 130 S&S EAT634.843 €36.278 €37.278 €39.128 €
1.6 PureTech 180 S&S EAT640.925 €42.775 €
Motor HíbridoFEEL FEEL  BUSINESSFEEL PACKSHINESHINE PACK
Hybrid 225 S&S ë-EAT844.651 €46.501 €48.351 €


* PVP Recomendados; não incluem despesas de legalização, transporte e preparação; incluem ecotaxas

Para além dos preços de aquisição acima descritos, a Rede de Concessionários Citroën está apta a propor o C5 X através dos seus produtos de financiamento, podendo adequá-los aos requisitos de cada cliente, individuais ou profissionais. A título de exemplo e numa primeira fase, sugerem-se estas potenciais propostas de aquisição:

  • Canal B2B (F2M Lease) – contrato de 48 meses / 60.000 km (inclui manutenção, viatura substituição, e IUC) para ambas as versões e ainda 4 pneus e seguro (4% de franquia) para a versão C5 X Hybrid:
    • C5 X Hybrid 225 S&S ë-EAT8 Feel Pack; Renda mensal de 439 €; IVA não incluído;
    • C5 X 1.2 PureTech 130 S&S EAT8 Feel Pack (Versão Tributação Autónoma), com Pintura Metalizada e Regulação lombar do banco do condutor; Renda mensal de 370 €.
  • Canal B2C (Simply Drive) – contrato de 36 meses / 30.000 km:
    • C5 X Hybrid 225 S&S ë-EAT8 Feel Pack, com Pintura Metalizada; Renda mensal de 499 €; Entrada de 5.830 €; Prestação Final (Valor Final Garantido): 25.136,37 €;
    • C5 X 1.2 PureTech 130 S&S EAT8 Feel Pack, com Pintura Metalizada; Renda mensal de 439 €; Entrada de 5.627 €; Prestação Final (Valor Final Garantido): 18.538,85 €.

Após esta abertura de encomendas, o C5 X chegará fisicamente à Rede de Concessionários Citroën, em março de 2022.

Citroën dá início às encomendas do Citroën C5 X em Portugal (vídeo) 16
Citroën C5 X

O CITROËN C5 X EM RESUMO

UMA SILHUETA DE VANGUARDA QUE REDEFINE O TRADICIONAL SEGMENTO D

  • Síntese entre a elegância de uma berlina, o dinamismo de uma carrinha e a postura sobrelevada de um SUV.
  • Capot longo, linhas fluídas e aerodinâmica, linha de cintura elevada e guarda-lamas traseiros rebaixados acrescentam distinção e dinamismo.
  • Um portão traseiro com toda a funcionalidade de uma carroçaria break, com uma abertura ampla e funcional e com uma soleira de carregamento baixa.
  • Postura sobrelevada, permite uma posição de condução mais alta.
  • Nova assinatura luminosa da Citroën em forma de “V”.

CONFORTO ABSOLUTO & HABITABILIDADE E POLIVALÊNCIA

  • Suspensão Citroën Advanced Comfort® e Bancos Advanced Comfort.
  • E na versão híbrida, uma evolução: a Suspensão Ativa Citroën Advanced Comfort®, com três modos à escolha do condutor.
  • Banco traseiro com um espaço excecional para as pernas, bem como uma generosa altura.
  • Capacidade de carga generosa, com volume líquido de 545 litros e volume útil máximo de 1.640 litros (com o rebatimento do encosto do banco traseiro).
  • Portão traseiro a abertura elétrica com função mãos-livres.

A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DO BEM-ESTAR E DA SERENIDADE A BORDO

  • Head Up Display expandido
  • My Citroën Drive Plus: associado a um ecrã tátil de alta-definição com 12’’, 4 tomadas USB tipo C e um carregador sem fios para smartphones, para além de um assistente pessoal que dispõe de reconhecimento de voz natural.
  • Sistema Highway Driver Assist.
  • Sistema de monitorização do ângulo morto de longo alcance.
  • Rear Cross Traffic Alert.
  • Top 360 Vision.
  • Acesso e arranque mãos-livres Proximity.
Citroën dá início às encomendas do Citroën C5 X em Portugal (vídeo) 17
Citroën C5 X
Artigo anterior

Bentayga Hybrid representa o futuro eletrizante da Bentley (vídeo)

Artigo seguinte

Giulia e Stelvio '6C Villa d'Este': Um tributo ao epítome da elegância (vídeo)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.