Comunicados de ImprensaNoticias

Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais icónico e intemporal o Citroën 2 CV

  • A Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais icónico e intemporal: o 2 CV, com uma produção de 5.114.969 unidades entre 1949 e 1990.
  • O 2 CV tem as suas raízes no projeto “TPV” (“Toute Petite Voiture” ou ” veículo muito pequeno”) de 1936, que visava fazer automóveis versáteis, económicos e acessíveis.
  • Tornou-se um ícone, construído sobre os pilares da marca: popular, confortável, simples, resistente e económico. O seu formato de carroçaria único e a sua versatilidade foram as chaves de um sucesso que se estendeu por várias décadas.
  • Para celebrar este aniversário foram produzidos no Conservatório Citroën oito retratos de 2 CV notáveis. No dia 7 de outubro, terá lugar no Conservatório de Aulnay-sous-Bois um encontro aberto ao público com 75 exemplares 2 CV.
Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais icónico e intemporal o Citroën 2 CV 13
2 CV 1975

A Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais emblemático: o 2 CV. Concebido no gabinete de estudos da Citroën na Rue du Théâtre, em Paris, e aperfeiçoado no centro de testes de La Ferté-Vidame, na região de Eureet-Loir, foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Paris, a 7 de outubro de 1948. O 2 CV teve uma carreira excecional: foram produzidas no total 5.114.969 unidades, das quais 1.246.335 exemplares em formato furgão.

O último 2 CV saiu da fábrica de Mangualde, em Portugal, 42 anos após o seu lançamento, às 16h30 do dia 27 de julho de 1990. A Fábrica portuguesa contribuiu para o sucesso do 2 CV,  tendo produzido 81.882 unidades: 79.914 do 2 CV (ZL), entre 1964 e 1990, 781 do 2 CV Furgão (AZU) de 1964 a 1970 e mais 1.187 unidades do 2 CV Furgão (AK) de 1965 a 1977.

AS ORIGENS DO 2 CV: O PROJECTO “TPV”

O projeto “TPV” (“Toute Petite Voiture” ou “veículo muito pequeno”) nasceu em meados dos anos 30, mais precisamente em 1936. O seu objetivo era proporcionar às pessoas com baixos rendimentos um automóvel económico e versátil. Em 1937, o primeiro protótipo apto a circular do projeto TPV viu a luz do dia, pesando apenas 370 kg e estando equipado com um único farol (a legislação da época não exigia dois). O veículo podia transportar até quatro pessoas e 50 kg de carga a uma velocidade máxima de 50 km/h e era extremamente confortável.

A apresentação de 250 modelos em pré-produção estava prevista para o Salão Automóvel de Paris de 1939, mas a eclosão da guerra veio pôr fim a este projeto. Os modelos produzidos foram depois destruídos, com exceção de quatro que foram secretamente guardados no Centro de Testes da Citroën em La Ferté-Vidame.

Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais icónico e intemporal o Citroën 2 CV 14
Boulanger mettant des baguettes dans le coffre d’une 2CV en juin 1949. Utilisation éditoriale uniquement, nous contacter pour toute autre utilisation

UM CARRO LENDÁRIO QUE SE TORNOU UM ÍCONE DO MUNDO AUTOMÓVEL

Quando entrou em produção, em julho de 1949, o 2 CV era um pequeno automóvel com um motor bicilíndrico de 9 cv, com 375 cc de cilindrada, arrefecido a ar, capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h. A Citroën revolucionou a indústria automóvel com um veículo económico e versátil.

O seu formato único e a sua estética conquistaram rapidamente uma grande parte da população. Mas o seu enorme sucesso pode também ser atribuído à sua infinita gama de utilizações, bem como aos seus bancos amovíveis, à sua leveza, agilidade e conforto. Sem esquecer o facto de ser ultra económico, o que fez dele o automóvel mais popular. Em 1950, as encomendas multiplicavam-se e os prazos de entrega chegavam aos 6 anos.

O seu espírito vanguardista, com as suas tecnologias engenhosas para a época, fez com que permanecesse no panorama automóvel durante muitos anos. O 2 CV é um modelo intemporal que se tornou um verdadeiro fenómeno social, atraindo colecionadores de todo o mundo. E continua a ser visto com frequência nas nossas estradas.

O 2 CV é também conhecido em todo o mundo de muitas formas diferentes, e a sua reputação fez com que ganhasse uma série de alcunhas. Algumas das mais conhecidas são “Deuche”, “Deudeuche” e “Patinho Feio”, para referir apenas algumas. Esta grande variedade de alcunhas mostra o quão popular era este modelo histórico e icónico.

AS MUITAS VERSÕES E AS ÉPICAS VIAGENS PELAS ESTRADAS DO MUNDO

Foram dez, no total, as edições especiais do 2 CV, lançadas em França e em vários outros países europeus, entre as quais o Spot, o Charleston e o Cocorico. O 2 CV também sofreu várias modificações, como o lançamento do primeiro furgão 2 CV (conhecido como 2 CV AU) em 1951, e depois o 2 CV AZ em 1954, equipado com um motor de 12 cv e a famosa embraiagem centrífuga.

Além disso, o 2 CV percorreu estradas de todo o mundo através de vários Raids – como o Raid Paris-Kaboul-Paris de 16.500 km em 1970, o Raid Paris-Persépolis de 13.500 km em 1971 e o Raid África de Abidjan a Tunis de 8.000 km em 1973, todos eles organizados pela Citroën.

Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais icónico e intemporal o Citroën 2 CV 15
Une 2 CV devant le Mont Saint-Michel en 1960, une femme et ses trois enfants sortent par le toit ouvrant. Photo de Georges Guyot. Utilisation éditoriale uniquement, nous contacter pour toute autre utilisation

CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO A 7 DE OUTUBRO NO CONSERVATÓRIO

Aproxima-se um acontecimento automóvel imperdível para o próximo dia 7 de outubro: a celebração do 75º aniversário do lendário Citroën 2 CV no Conservatório Citroën. Para assinalar este aniversário memorável, 75 unidades registadas do Citroën 2 CV, restauradas e apaixonadamente conservadas por colecionadores privados, reunir-se-ão no Conservatório Citroën de Aulnay-sous-Bois. A partir das 10 horas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer estas joias da história do automóvel e de falar com os seus proprietários.

O evento é aberto ao público e constituirá um dia inesquecível para os fãs da Citroën, para os entusiastas dos automóveis clássicos e igualmente para os curiosos. Os visitantes terão também a oportunidade de visitar o Conservatório, espaço que alberga cerca de 250 modelos emblemáticos da marca do double chevron, proporcionando uma visão fascinante da rica história da Citroën.

Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais icónico e intemporal o Citroën 2 CV 16
1950

OITO 2 CV ICÓNICOS FOTOGRAFADOS PARA A OCASIÃO

Para assinalar este aniversário, oito icónicos 2 CV do Conservatório Citroën foram fotografados de um ângulo particularmente artístico:

 

  • O 2 CV 6 by Hermès, “vestido” por Hermès por dentro e por fora, foi apresentado no Salão Automóvel de Paris de 2008 para assinalar o 60º aniversário do 2 CV.
  • O 2 CV 6 Spécial, um dos últimos 2 CV produzidos na fábrica de Levallois em 1988.
  • O 2 CV Spot, a primeira edição especial da Citroën. Foram produzidas 1.800 unidades com estofos em dois tons e carroçaria baseada num design do estilista Serge Gevin.
  • O 2 CV A, um dos 250 protótipos construídos em 1939 para o Salão do Automóvel que acabou por ser cancelado devido à Segunda Guerra Mundial. Um dos quatro veículos que restam no Conservatório Citroën.
  • O 2 CV A Berline (1950) idêntico ao apresentado por Pierre Boulanger aquando da abertura do Salão Automóvel de Paris de 1948.
  • O 2 CV A de condução à direita, fabricado em Slough (Reino Unido) a partir de 1953. Dispunha de uma bagageira em chapa metálica e de vidros traseiros de abrir. Ainda hoje, é o mais antigo 2 CV britânico na Europa.
  • O 2 CV AZU, um 2 CV furgão produzido de 1954 a março de 1978, com uma grande capacidade de carga e portas traseiras do tipo “armário” para facilitar o carregamento.
  • O 2 CV 4 x 4 “Sahara” com tração às quatro rodas e dois motores que lhe permitem ultrapassar inclinações de mais de 40% sobre areia.
Citroën celebra o 75º aniversário do seu modelo mais icónico e intemporal o Citroën 2 CV 17
1950
Artigo anterior

Mazda Stories | Estética japonesa faz a ligação entre o passado e o presente

Artigo seguinte

Desenvolvimento do Polestar 3 está quase concluído após testes bem-sucedidos em tempo quente

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.