NoticiasZoom Safety

Automóveis e camiões da Volvo comunicam entre si em tempo real!

A Volvo tem colocado os automóveis a comunicar entre si para bem da segurança rodoviária. O Hazard Light Alert foi agora implementado aos camiões da Volvo. Esta partilha, será feita em tempo real e tem como base um sistema alojado na cloud, que permite uma comunicação entre os veículos em tempo real, esta comunicação irá avisar o condutor caso hajam situações de perigo nas proximidades.

Esta será a primeira vez que a Volvo Cars irá partilhar dados de segurança com outra empresa. A colaboração com a Volvo Trucks representa o primeiro passo na criação de uma comunidade de veículos conectados que representam um impacto positivo na segurança rodoviária em geral.

Esta partilha de dados anónimos será realizada já este ano na Suécia e na Noruega, entre camiões Volvo equipados com os seus Sistema de Alerta de Perigo e automóveis Volvo equipados com o Sistema Hazard Light Alert.

Relembramos que a Volvo em 1959, abriu aos outros construtores de automóveis, a patente do cinto de segurança de três pontos, desenvolvida pelo Eng. Nils Bohlin que deste então já terá salvo mais de um milhão de vidas.

“A partilha de dados de segurança baseados nas nossas tecnologias irá evitar acidentes. Quanto mais veículos existam a partilhar estes dados, mais seguras se tornarão as nossas estradas. Estamos ansiosos por estabelecer novas parcerias que partilhem o nosso compromisso de segurança rodoviária. A segurança conectada irá permitir aos condutores Volvo evitar situações de perigo potencial.” Disse Malin Ekholm, Vice Presidente do centro de segurança da Volvo.

O sistema Hazard Light Alert avisa antecipadamente o condutor, se os veículos que circulam no mesmo trajecto activarem as luzes de perigo. O condutor recebe informação relevante para que seja possivel adoptar uma condução mais defensiva, estando a contar com situações mais perigosas. Este sistema é particularmente útil em estradas com pouca visibilidade.

Este Sistema tem estado disponível na Suécia e na Noruega desde 2016, onde tem equipado de série os novos modelos da série 90 e 60 bem como o novo XC40. Ao acrescentar camiões Volvo à frota que partilha esta informação será possível expandir a área de cobertura e identificar mais perigos.

Artigo anterior

Renault Grand Scénic Hybrid Assist: Tradição nos tempos modernos!

Artigo seguinte

BMW prepara M7?

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.