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Apresentação Nacional Mazda MX-5 RF!

A Mazda perdeu a oportunidade de conceber um MX-5 coupé que seria desejado por muitos e amado por outros tantos. Em vez disso decidiu oferecer o conforto do tão desejado “coupé” com a possibilidade de andarmos de cabelos ao vento.

O Mazda MX-5 RF é o melhor dos 2 mundos, oferece uma melhor insonorização, uma maior segurança contra os roubos, mas também oferece aquilo porque é conhecido o Mazda MX-5. Ou seja, a experiência de ter um cabrio e os passeios de cabelos ao vento em que nos conectamos com o meio à nossa volta. Este é o automóvel que não é nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

O design está interessante até porque quando adoptamos o “hard-top”, quase nem nos apercebemos que ali existe uma capota, ficamos por isso com todo o aspecto coupé. Já quando decidimos “esconder” a capota eléctrica conseguimos o prazer de ter um cabrio, mas com uma melhor insonorização e maior conforto.

Essa é a principal ideia que retiramos do novo Mazda MX-5 RF que deverá representar 50% das vendas do modelo em Portugal. Já a passada geração do Mazda MX-5, ou seja, o MX-5 “NC” conseguiu 60% de vendas de automóveis cabrio e 40% de vendas de automóveis com tejadilho rígido. Não nos podemos esquecer que o Mazda MX-5 NC Cabrio, tal como nesta geração surgiu algum tempo antes da versão com “Hard-Top”, dai a diferença nas vendas.

O Mazda MX-5 em conjunto com o FIAT 124 Spider foram responsáveis pela subida nas vendas de Roadsters/Cabrios em Portugal. Só o ano passado venderam-se cerca de 240 Mazdas MX-5.

A Caixa automática também chegou agora a Portugal e deverá equipar a versão Excellence apenas na motorização 2.0 Litros, tanto na versão cabrio como nesta nova versão “RF”. Ainda no novo Mazda MX-5 contamos com uma nova côr, que é a côr de apresentação do “RF”, esta côr chama-se “Machine Grey”. A outra novidade é também a nova opção “bi-color” que nos permite optar por um tejadilho preto que deverá contrastar com a restante côr da carroçaria. A paleta de cores é igual à versão cabrio, ganhando apenas o “Machine Grey” que é exclusivo desta nova versão RF.

Relembramos que existem duas motorizações disponíveis tanto na versão normal como nesta nova versão. Contamos com o motor 1.5 SKYACTIV com 131cv de potência e 151Nm de binário que leva o Mazda MX-5 a acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 8,3 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 204km/h. Já a motorização 2.0 Litros oferece 160cv de potência e 200Nm de binário, oferece também diferencial Torsen. Com esta motorização a velocidade máxima sobe para os 214km/h e a aceleração até aos 100km/h cumpre-se em 7,3 segundos.

No que toca a níveis de equipamento contamos com a versão Evolve, Evolve HS e Excellence. Estas versões poderão ser complementadas com os vários packs: Pack Navi, Pack High Technology, Brown Leather e Pack Sport que só está disponivel na motorização 2.0 que por sua vez existe apenas na versão Excellence.

O novo Mazda MX-5 RF já se encontra à venda nos concessionários e estará disponivel a partir de 29.840,00€, sendo que a versão topo de gama, com caixa automática, full extras e duas cores deverá rondar os 44.425,00€.

Relativamente à condução, neste Mazda MX-5 RF nada se perde face à versão cabrio. Apesar de se ganhar algum peso, os argumentos para a capota são fortes. Na chuva o conforto é maior, uma vez que o barulho da água a bater no carro não fica tão audível, assim como quando efectuamos chamadas telefónicas ou mesmo no frio do inverno em que acabamos por contar com um melhor isolamento. A capota é eléctrica e precisa apenas de 13 segundos para se recolher, esta acção pode ser feita com o Mazda MX-5 a 10km/h.

Futuramente iremos revelar mais pormenores, num ensaio com uma duração maior em que deveremos juntar a versão NC com Hard-Top e esta nova versão do Mazda MX-5 ND apelidada de “RF”.

Fotos: Mazda

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