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Citroën Vodafone Team aposta na conquista de nova vitória no Rallye Vidreiro

O Citroën Vodafone Team aposta na conquista de nova vitória no Rallye Vidreiro – Centro de Portugal Marinha Grande, de modo a poder manter-se na luta pelos títulos de 2021 do Campeonato de Portugal de Ralis.

Para esta a sétima prova do presente CPR, José Pedro Fontes e Inês Ponte voltam a contar com as mais recentes especificações de asfalto para o seu C3 Rally2, set-ups que, entre outros resultados neste tipo de piso, lhes garantiram uma fantástica vitória na pretérita jornada do Alto Tâmega.

Dividindo-se pelos dias 15 e 16 de outubro, a prova do Clube Automóvel da Marinha Grande conta com 7 Especiais e soma 96,22 quilómetros cronometrados num percurso total de 315,55 quilómetros. A 1ª Etapa (sexta-feira) integra uma única Especial, ficando o restante percurso competitivo para sábado, numa 2ª Etapa dividida por duas rondas por três classificativas.

Não há outro resultado possível para que José Pedro Fontes e Inês Ponte se possam manter na luta pelos títulos de 2021 do Campeonato de Portugal de Ralis: “Só a vitória interessa e estamos cientes de que poderemos alcançá-la na prova do Clube Automóvel da Marinha Grande”, sublinha o piloto do Porto, na véspera do arranque para a estrada da penúltima jornada da presente temporada.

Tal convicção é suportada pelos excelentes resultados recentemente obtidos pelo C3 Rally2 em ralis de asfalto e que, entre outros, se traduziram numa vitória absoluta no Rally da Água – Alto Tâmega e um 2º lugar no Rally Vinho Madeira, confirmando a validade dos mais recentes desenvolvimentos para este tipo de piso que a Citroën Racing cedeu ao Citroën Vodafone Team.

“Estamos cientes do enorme potencial do nosso carro, nomeadamente em pisos de asfalto, e ainda que o tipo de alcatrão das especiais da Marinha Grande tenha algumas diferenças face ao que encontrámos na região de Chaves, não é por isso que o nosso potencial de vitória diminui. Aliás, os resultados que a equipa tem obtido nesta prova – destacando-se as vitórias de 2019 (com o C3 R5) e em 2016 (com o DS 3 R5) – são espelho do quão à vontade estamos com os troços da região.”

“Claro que as realidades são hoje diferentes, designadamente pelo cada vez mais competitivo parque circulante que concorre no CPR, com os pilotos das várias equipas oficiais, ou com suporte de fábrica, a discutirem os primeiros lugares”, acrescenta, numa altura em que, fruto da prestação no Rally Serras de Fafe e Felgueiras, a dupla deixou fugir um pouco esses adversários. “O resultado de há duas semanas em Fafe não foi, claramente, o que esperávamos, mas ainda nos permite mantermo-nos na luta pelos títulos de Pilotos e Navegadores de 2021 e é isso que interessa.”

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Citroën Vodafone Team

O RALLYE VIDREIRO EM RESUMO*

O Rallye Vidreiro – Centro de Portugal Marinha Grande corre-se nos dias 15 e 16 de outubro (sexta-feira e sábado) como 7ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2021, num percurso total de 315,55 quilómetros delineado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG). Dividindo-se em 2 Etapas, a prova conta com 7 Especiais e soma 96,22 quilómetros cronometrados.

Baseado na Marinha Grande, o rali terá o seu centro nevrálgico no Centro Empresarial – Zona Industrial e o Parque de Assistência no Estádio Municipal. Em termos de estrutura, a manhã de sexta-feira terá os Treinos Livres (a partir das 08h30), o Qualifying (10h00) e o Shakedown (10h30/13h00), sessões a realizar num troço na região de S. Pedro de Moel. Ainda nesse dia, a partir das 16h00, será dada ordem de Partida para uma 1ª Etapa que compreende uma única classificativa, os 19,5 km da ES1 – Super S. Pedro de Moel (16h30). Uma vez cumprido este primeiro medir de forças, as equipas terão 45 minutos de Parque de Assistência (17h10/17h55) antes de levarem as viaturas para o Parque Fechado (a partir das 18h10).

No sábado, a partida para a 2ª Etapa será dada às 08h30, a que se segue uma visita de 15 minutos às Assistências (08h45/09h00), ultimando-se os preparativos para a primeira sequência de troços do dia – ES2 – Mata Mourisca 1 (16,22 km; 09h45), ES3 – Amor 1 (9,35 km; 11h00) e ES4 – S. Pedro de Moel 1 (12,79 km; 12h00). A ronda matinal termina com um Reagrupamento e nova entrada no Parque de Assistência (13h00/13h30). À tarde repete-se essa mesma sequência, correndo-se a ES5 a partir das 14h15, a ES6 das 15h30 e a ES7 das 16h30. Depois de novos 15 minutos nas assistências (17h00/17h15), para disfarçar as eventuais mazelas sofridas no rali, os concorrentes rumam à Praça Guilherme Stephens, para a Cerimónia de Pódio.

Para além da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, são parceiros deste projeto de ralis as marcas Milaneza, ExpressGlass, Pirelli e Total. Em termos de preparação, o C3 Rally2 conta com o know-how da estrutura técnica da Sports & You.

* Nota: horas referenciais para o primeiro carro na estrada. 

O C3 RALLY2 DO CITROËN VODAFONE TEAM

Homologado na nova categoria “Rally2” (em substituição da anterior “R5”), o novo C3 Rally2 do Citroën Vodafone Team integra todas as evoluções entretanto disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas, soluções que têm sido alvo de desenvolvidos testes para enfrentar todos os desafios das diferentes 8 provas que compõem um CPR 2021 assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.

Principais Características Técnicas

Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado

Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.

Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.

Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.

Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.

Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.

Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.

Travão de mão: Comando hidráulico.

Suspensões: Tipo McPherson.

Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).

Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.

Distância entre eixos: 2 567 mm.

Vias: 1 618 mm (dianteira e traseiro).

Reservatório de combustível: 81 litros.

Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).

AS 8 PROVAS DO CPR 2021

O Campeonato de Portugal de Ralis 2021 divide-se entre quatro ralis de terra e quatro jornadas em asfalto, prolongando-se entre o final de abril e a primeira quinzena de novembro. Integrando duas provas de cariz internacional – o Vodafone Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), prova que tem o mesmo patrocinador da equipa oficial Citroën Vodafone Team, e o Rally Serras de Fafe e Felgueiras, pontuável para o Campeonato da Europa de Ralis – o CPR conta, à data, com a seguinte estrutura*:

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2021*

                         Data     Prova                                                         Organizador

      30 abril a 2 maio     Rali Terras d’Aboboreira (terra)               Clube Automóvel de Amarante

            20 a 23 maio     Vodafone Rally de Portugal (terra)           Automóvel Club de Portugal

           11 a 13 junho     Rali de Castelo Branco (asfalto)                Escuderia de C. Branco

              5 a 7 agosto     Rali Vinho da Madeira (asfalto)                Club Sports da Madeira

         3 a 5 setembro     Rali da Água – CIM Alto Tâmega (asfalto) Clube Aventura do Minho

            2 e 3 outubro     Rali Serras de Fafe e Felgueiras (terra)** Demoporto – CDMP

15 e 16 outubro     Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto)**        C. Automóvel da Marinha Grande

    12 e 13 novembro     Rali de Mortágua (terra)**                       Clube Automóvel do Centro

 

Notas: * Calendário dependente de eventuais alterações, decorrentes da COVID-19; ** ralis adiados das suas datas originais

Fotos: Aifa

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