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1000 Quilómetros ao volante do aventureiro Renault Kadjar!

Foi ainda em 2017 que a Renault Portugal nos cedeu o Renault Kadjar XMOD, com ele fizemo-nos à estrada num dos fins-de-semana mais frios de 2017. Percorremos estradas nacionais, passamos e fotografámos em algumas zonas verdadeiramente bonitas e aproveitámos para colocar à prova o crossover Francês.

Por existir há mais tempo no resto da Europa que em Portugal, não poderíamos começar a escrever sobre a nossa viagem, sem explicar o porquê da demora da marca Francesa em trazer este automóvel para o nosso país. Devemos dizer, que o Renault Kadjar “português” é diferente do que é vendido no resto da Europa, em parte, devido às alterações que tiveram que ser efectuadas, para que o crossover Francês pagasse apenas classe 1 com Via Verde nas portagens de Portugal. É também por esta razão que há apenas duas versões neste automóvel: XMOD (versão ensaiada) e Exclusive. Tem apenas uma motorização disponivel 1.5 dCi de 110cv com caixa de 6 velocidades. O ouro sobre azul é mesmo a adaptação complementar na suspensão traseira, que torna o Renault Kadjar um automóvel bem mais confortável e possuidor de uma condução verdadeiramente prazerosa.

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Enquanto o seu irmão “Qashqai” conta com um eixo traseiro semi-rigido, a Renault, para poder “vender” o Kadjar em Portugal teve de o tornar ligeiramente mais pesado, caso contrário iria continuar a pagar classe 2, mesmo com Via Verde. Neste sentido, a Renault ofereceu ao Renault Kadjar um eixo traseiro independente, que faz dele um automóvel diferente e bastante capaz.

O Renault Kadjar é apelativo, tem uma assinatura luminosa inconfundivel, tem uma linha de cintura elevada, uma frente alta e um aspecto robusto. No equipamento de série desta versão XMOD, que é a versão mais aventureira, podemos contar com jantes de 17 polegadas, vidros traseiros escurecidos, luzes diurnas LED, protecções da carroçaria na dianteira e traseira, assim como luzes de nevoeiro e chave mãos-livres. A altura ao solo mais elevada permite-nos outro tipo de aventuras mais “rebeldes”. Graças aos pneus que equipam esta versão XMOD, o Renault Kadjar não perde tracção nas subidas mais íngremes de terra, mesmo com o piso escorregadio.

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É difícil não nos sentirmos bem ao volante do Renault Kadjar, mesmo quando o design do interior não tem a ver com a restante gama. O Renault Kadjar herdou parte do design do irmão “Qashqai” e está algo desactualizado face à concorrência, mas existe espaço e conforto. Os passageiros viajam à vontade e os assentos tem o apoio perfeito nos lugares dianteiros e lugares traseiros. A bagageira tem 409 Litros de capacidade que se estendem aos 1478 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros.

O interior tem qualidade q.b, os materiais são agradáveis ao toque e o pesponto castanho destaca-se pela positiva no interior mais escuro, que recebia uma maior iluminação por parte do tejadilho panorâmico de dimensões generosas (opcional).

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No lugar do condutor todos os comandos estão “à mão” e a posição de condução é brilhante. A isto juntamos o vasto equipamento que se faz notar mesmo nesta versão XMOD: sistema de navegação e multimédia R-Link 2 em ecrã de 7 polegadas com serviços conectados, travão de estacionamento assistido, retrovisor interior com escurecimento automático, sensores de chuva e luminosidade, aviso de transposição involuntária de faixa, ajuda ao estacionamento traseiro c/câmara, Grip Control, e painel de instrumentos em ecrã TFT.

No Renault Kadjar, o sistema R-Link 2 prescinde dos modos de condução que aparecem no Renault Mégane, Scénic, Espace ou Talisman, por herdar vários componentes do seu irmão Qashqai, houve funções que se “perderam”. O Renault Kadjar conta apenas com a activação do modo “ECO” num botão, ao contrário de alguns modelos da gama que tem 4 modos de condução e um modo personalizavel. Ainda assim, este sistema é extremamente competente, intuitivo, rápido e cheio de aplicações e funções.

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O painel de instrumentos é semelhante ao da restante gama e o facto de ser digital permite-nos adoptar vários temas e cores, fornece as informações necessárias mas não é tão completo como alguns modelos da concorrência.

A condução do Renault Kadjar é realmente interessante em todo o seu conjunto, do motor ao chassi e à caixa de velocidades, tudo funciona muito bem deixando-nos a simpatizar com este crossover. O Renault Kadjar tem um comportamento exemplar, independentemente das situações com que nos deparamos, a suspensão é condescendente, mas não deixa de ser eficiente, o motor 1.5 dCi de 110cv satisfaz plenamente fornecendo andamento q.b com consumos realmente surpreendentes, a caixa de velocidades é bem escalonada, agradável de utilizar e a direcção é directa q.b.

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O motor 1.5 dCi tem 110cv e 260Nm de binário. Esta receita faz com que o Renault Kadjar ultrapasse a barreira dos 100km/h em apenas 11,9 segundos, antes de atingir os 182km/h. No que toca aos consumos, conseguimos ao longo destes 1050km percorridos no ensaio, uma média de 4,9 Litros a cada 100km, nesta viagem seguimos de Lisboa até Góis por estradas nacionais, com subidas, descidas, mais trânsito e menos trânsito. Testámos o Renault Kadjar em terra, subindo até ao parque eólico Malhadas Góis, estivemos quase no topo de Portugal, com chuva, nevoeiro intenso, frio, lama e o Renault Kadjar teve sempre consumos baixos e um comportamento digno de registo.

Nas estradas de terra, a ajuda do Grip Control foi crucial para nos desenvencilharmos de algumas situações, onde a lama, a chuva e a terra quase levavam a melhor. Este sistema Grip Control tem 3 modos de funcionamento: O normal, para uma utilização quotidiana em que o controlo de tracção trava a roda que está a patinar passando a potência para a outra roda. O modo “Fora de estrada” permite que a roda com menos aderência patine, controlando a aceleração. Os pneus que o Renault Kadjar XMOD traz de série chamam-se “Mud&Snow” e por isso facilmente libertam a areia, lama ou neve pouco densa. Já o modo “Expert” é utilizado em situações mais extremas em que o condutor controla o acelerador, mas o sistema Grip Control doseia automaticamente a aceleração das rodas, de forma a que consigamos sair mais depressa da lama ou mesmo do gelo.

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No que toca à segurança, a Renault não se deixou desleixar, pelo que o Renault Kadjar conta com aviso de transposição involuntária de faixa, monitorização da pressão dos pneus, reconhecimento de sinais de transito, sensores de chuva e luminosidade, máximos automáticos, entre outros. Obteve nos testes EuroNCap as 5 Estrelas, com 89% na segurança dos adultos, 81% na segurança das crianças, 74% na segurança dos peões e 71% nas ajudas à condução.

Passando pelo Colmeal, Cabreira, Góis e Lousã, aproveitamos para comer os pratos típicos da região, sempre com o Renault Kadjar inserido no meio da paisagem verde da serra, as estradas sinuosas parecem uma suave valsa. Com tanto frio, chuva, nevoeiro e vento, chegava a altura da recolha a casa, onde a lareira nos aquecia o corpo que pouco se fazia sentir, apesar dos mais de 500km percorridos num só dia.

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O Renault Kadjar está disponivel a partir de 29.710,00€ e paga de IUC: 145,05€. Relembramos que o Renault Kadjar conta com 5 anos ou 100.000km de garantia.

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