Noticias

KIA Stinger: O novo rival dos sedans alemães!

Como já tinha sido prometido pela KIA, esta irá lançar um sedan desportivo de 4 portas com tracção traseira. Revelou-o online antes da sua primeira aparição que decorrerá hoje no salão automóvel de Detroit.

A marca Coreana já tinha “tentado a sua sorte” neste segmento com o K900, no entanto, o KIA Stinger é bem mais jovem e bem mais desportivo e interessante.

Peter Schreyer é o actual responsável de design da KIA. É por isso normal que existam algumas parecenças com um modelo da Audi, uma vez que Peter Schreyer foi responsável de design da marca dos anéis.

KIA Stinger: O novo rival dos sedans alemães! 16

O KIA Stinger não tem apenas uma distância entre eixos maior que a do BMW série 3 e série 4 Gran Coupé, como também consegue ser maior do que o Audi A4 e A5, Lexus GS e Mercedes CLS. De acordo com a KIA, o Stinger permitirá acomodações espaçosas, maior espaço de bagageira que os modelos da concorrência.

A KIA ainda não revelou ao certo quais as motorizações, mas já se sabe que existirão 2 motores a gasolina para o mercado americano e 1 motor diesel para o mercado Europeu. As motorizações serão reveladas no salão automóvel de Genebra que decorrerá em Março.

No continente americano fala-se de um motor 2.0 Litros Turbo que debita cerca de 255cv de potência e 352Nm de binário. E de uma outra versão mais espigada que deverá albergar um motor 3.3 Litros V6 Twin-Turbo que permitirá ao KIA Stinger ultrapassar a barreira dos 100km/h em apenas 5,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 269km/h. Ambas as motorizações sairão com uma caixa automática de 8 velocidades. A tracção integral aparece como opção.

KIA Stinger: O novo rival dos sedans alemães! 17

O desenvolvimento e aperfeiçoamento do chassi foi quase todo ele realizado em Nurburgring, com uma equipa liderada pelo vice-presidente executivo da Hyundai-KIA. O actual responsável de desenvolvimento de alto desempenho da KIA é também o ex responsável pela divisão “M” da BMW, o seu nome é Albert Biermann.

O KIA Stinger será o primeiro automóvel da marca para oferecer suspensões adaptativas ajustáveis electronicamente. O sistema chama-se Dynamic Stability Damping Control. A direcção assistida eléctrica também será ajustável através de cinco modos de condução.

KIA Stinger: O novo rival dos sedans alemães! 18

Na segurança o novo sedan Coreano conta com alerta de colisão frontal com travagem de emergência autónoma e detecção pedestre. O sistema de navegação e multimédia aparecerá num ecrã táctil de 7 polegadas.

Tiago Neves

Artigo anterior

Mitsubishi ASX 1.6 MIVEC Tokyo: Nunca um SUV foi tão acessível!

Artigo seguinte

Porsche 911 GTS recebe "facelift"!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.