EnsaiosNoticias

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável!

O Hyundai Ioniq é um automóvel bastante tecnológico, aparece para fazer frente a outros automóveis dotados de técnologia e com novas soluções como o Toyota Prius. Este Híbrido Coreano surpreende, e fá-lo pela positiva! Ganhou o troféu volante de cristal 2017!

A Hyundai apostou num design forte! O Ioniq é futurista, elegante e irreverente. Deixa olhares curiosos por onde passa e marca a diferença nos parques de estacionamento… Já para não falar que a grande maioria dos automóveis com “preocupação ambiental” tem um design algo aborrecido (Salvo raras excepções) e o Hyundai Ioniq parece fugir a essa “regra”.

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 21

A frente adopta uma grelha escura e brilhante com dimensões generosas, ópticas rasgadas e um pára-choques dianteiro que alberga um friso azul que afirma o estilo “Hybrid”. As luzes LED colocadas na vertical sobe a moldura preta brilhante finalizam o toque requintado e futurista.

As jantes de 17 polegadas foram concebidas com o objectivo do consumo de combustível. Não deixam de lado a preocupação com o design, que adopta dois tons de cinza.

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 22

A lateral adopta linhas rectilíneas para a moldura dos vidros e portas. Enquanto a carroçaria adopta linhas mais curvas que tornam a frente mais baixa e agressiva e a traseira mais subida e elegante com um aspecto “coupé”.

O spoiler na traseira divide o vidro que faz parte da tampa da bagageira, enquanto que os farolins se adaptam a todo o recorte do vidro traseiro e mala. Mais abaixo contamos com uma moldura preta que alberga a matricula e oferece um ar “menos monótono” ao híbrido Coreano.

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 23

No interior, a Hyundai tem-nos vindo a habituar a uma solidez e robustez digna de registo, e por isso o Ioniq não foge a estes “parâmetros” da marca Coreana.

Encontramos um design bastante sóbrio, que é “aprumado” com aplicações a azul que lhe oferecem ao interior, uma maior sensação de qualidade e de pormenor. Apesar disso, não tem elementos a “saltarem à vista”, mas é sempre bastante funcional e acolhedor q.b. O novo volante da Hyundai para além de bonito tem uma excelente ergonomia, os assentos são confortáveis, viajamos à vontade nos lugares dianteiros e nos lugares traseiros, apesar das baterias estarem situadas debaixo dos assentos traseiros. A bagageira é também ela a perder de vista!

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 24

Apresentamos aqui o nosso “louvor” para o facto do Hyundai Ioniq ter um interior “sustentável” feito com materiais amigos do ambiente!

O painel de instrumentos é bastante completo e altera-se consoante o modo de condução. No modo “Eco” que é o modo “normal” aparece a azul, com a carga da bateria e o gráfico do aproveitamento da energia, assim como o velocímetro ao centro. Quando passamos a caixa automática para o modo sequencial o painel de instrumentos altera-se e adopta um estilo mais desportivo com tons alaranjados e conta rotações ao centro. O painel de instrumentos é todo ele digital e está focado no consumo de combustível e no aproveitamento da energia fornecida pelas baterias.

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 25

Na consola central, contamos com o sistema de navegação e multimédia da Hyundai que é completo e está associado a um sistema de som premium “Infinity Sound System” e a uma plataforma de carregamento sem fios para smartphones compatíveis. Para nos convencer ainda mais, este sistema de navegação e multimédia conta com transito em tempo real, aplicações que ajudam a poupança do combustivel e AndroidAuto e Apple CarPlay.

No equipamento interior, contamos com assentos e volante aquecidos, chave mãos livres, Porta AUX + USB, Saída de ar para os bancos traseiros, Sensor de luminosidade e de chuva, assento do condutor com regulação lombar eléctrica, Espelho retrovisor electrocromático, Protecção de acesso ao interior em cromado (embaladeira) e Punho da alavanca de velocidades e volante em pele.

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 26

A posição de condução é agradável, confortável e oferece confiança. É fácil sentirmos-nos bem dentro do Hyundai Ioniq até porque é um automóvel bastante silencioso, com uma condução agradável e relaxante. Envolvemos-nos em todo o ambiente “hibrido” com alguma facilidade com a ajuda dos gráficos no painel de instrumentos e das aplicações no sistema de info-entretenimento.

O motor a gasolina 1.6 GDI de 105cv, junta-se a um motor eléctrico com cerca de 36cv de potência que está associado a uma bateria de iões de lítio de alta voltagem. Esta bateria tem capacidade para cargas e descargas, privilegiando a condução eléctrica e a regeneração de energia. Esta “cooperação” permite uma eficiência optimizada tanto ao nível da performance como dos consumos de combustivel. A potência combinada é de 141cv e 265Nm de binário.

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 27

Para um automóvel com a aerodinâmica do Ioniq que pesa 1870kg os 141cv de potência e os 265Nm de binário chegam para lhe proporcionar uma velocidade máxima de 185km/h com recuperações entusiasmantes. No entanto, o objectivo do Ioniq é outro! O consumo de combustivel durante o ensaio rondou os 4,4 Litros a cada 100km e as emissões de CO2 estão na casa das 92g/km de CO2.

A poupança de combustivel e o conforto são privilegiados pela caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades, que é rápida (q.b) nas passagens e oferece o maior conforto privilegiando o consumo de combustivel. O comportamento do Hyundai Ioniq é estável e isso deve-se à sua estrutura que foi meticulosamente estudada para a segurança e para a estabilidade. Conta com suspensão “multi-link” na traseira o que aumenta ainda mais a sensação de conforto.

Hyundai Ioniq: O automóvel sustentável! 28

Na segurança a Hyundai apostou em vários sistemas como: alerta de transposição involuntária de faixa, aviso de ângulo morto, travagem autónoma de emergência e cruise-control adaptativo. Estes e outros sistemas permitiram-lhe uma classificação de 5 estrelas nos testes EuroNCAP.

O Hyundai Ioniq está disponivel a partir de 33.056,13€ e oferece 5 anos de garantia sem limite de quilómetros. A bateria está também coberta por uma garantia de 8 anos ou 200.000km. Paga de IUC:133.10€

Fotos: Raquel Von Kaminaru

Artigo anterior

Batalha de Nurburgring: Koenigsegg com 6 minutos e 40 segundos?

Artigo seguinte

O difícil "adeus" ao BMW M5 F10!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.