Artigos

Volvo pretende revolucionar o mercado dos pesados com o novo camião eléctrico!

A Volvo Trucks anunciou o lançamento de um camião eléctrico, com base no VNR para 2020.

Com base no Volvo VNR, a versão eléctrica está a ser anunciada como um camião mais limpo e silencioso do que os tradicionais movidos a diesel.

A Volvo não revelou muito acerca do novo camião, mas segue os passos do modelo convencional. No entanto, tem uma série de características únicas, incluindo uma grelha iluminada e uma carroçaria mais aerodinâmica. O camião da Volvo prescinde dos tanques de combustível montados nas laterais, para dar lugar aos painéis planos que cobrem a bateria.

Embora as vendas não tenham início antes de 2020, a Volvo Trucks vai apresentar várias unidades de demonstração no próximo ano. A marca está ainda muito reservada no que toca a detalhes, mas revelou que as unidades de demonstração utilizarão um motor eléctrico baseado na “tecnologia de propulsão e armazenamento de energia que está a ser utilizada actualmente no Volvo FE Electric”.

O Volvo FE Electric estará à venda na Europa no próximo ano e foi concebido para operações de distribuição urbana e transporte de lixo. Embora os camiões de lixo não sejam muito empolgantes, a FE Electric possui uma bateria de íons de lítio de 200 a 300 kWh que alimenta dois motores eléctricos que debitam até 496cv de potência e 850Nm de binário.

Esta configuração permite que o FE Electric viaje até 200 km com uma única carga. Quando a bateria se esgota, a mesma pode ser recarregada em menos de 1 hora e 30 minutos com um carregador CCS2 de 150 kW.

Em comunicado, o director de marketing de produtos da Volvo Trucks North America disse: “O Volvo VNR é ideal para aplicações como distribuição urbana pesada e outras aplicações regionais onde os camiões eléctricos terão o maior impacto.” Johan Agebrand continuou: “O VNR recebeu uma tremenda aceitação do sector desde a sua apresentação em Abril de 2017, a implementação de um motor totalmente eléctrico oferece oportunidades ainda maiores de expandir a sua presença no mercado de transportes regionais. ”

Artigo anterior

Euro NCap nomeou os automóveis mais seguros de 2018 em cada classe!

Artigo seguinte

Motor Cosworth V12 do Aston Martin Valkyrie dura pelo menos 100.000km!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.