Comunicados de ImprensaNoticias

Volvo Cars assume controlo das operações na China

Vendas e produção ficarão sobre a alçada completa da marca sueca.

A Volvo Cars anuncia a assinatura de um acordo com a Geely Holding com vista à aquisição da participação desta nas joint ventures na China. Com esta operação financeira, a marca sueca passa a assumir o controlo total das suas fábricas de automóveis e respetivas operações de vendas no país.

A aquisição de 50% de ações adicionais na Daqing Volvo Car Manufacturing Co., Ltd e na Shanghai Volvo Car Research and Development Co., Ltd, irão fortalecer a posição da Volvo Cars numa das regiões que apresenta um dos maiores crescimentos a nível mundial.

Apesar de ambas as joint ventures já estarem totalmente incluídas nas demonstrações financeiras do Volvo Car Group, a participação da Volvo Cars no seu lucro e no seu património líquido irá aumentar após a transação.

“Com este acordo a Volvo Cars irá tornar-se no primeiro grande construtor não chinês com controlo completo nas suas operações na China” 

Håkan Samuelsson – Chief executive – Volvo Cars.

“A Volvo Cars e a Geely Holding avaliam, de forma contínua, as melhores formas de colaboração e de estruturar as suas operações dentro de um grupo tão vasto. Ao conceder à Volvo Cars o controlo completo sobre as suas operações na China, estamos a lançar as bases para um forte crescimento sustentável no mercado ao mesmo tempo que maximizamos o retorno para os acionistas.”

Daniel Donghui Li – Chief Executive Officer – Geely Holding,

Nos anos mais recentes, a Volvo Cars tem vindo a evidenciar na China um crescimento superior ao do mercado. A empresa irá continuar a investir no País para tentar manter esta forte tendência. No seguimento destas transações, a empresa irá assumir um controlo completo nas fábricas de Chengdu e de Daqing, na national sales company, e nas instalações de R&D situadas em Xangai.

A operação financeira terá duas etapas, devendo estar completamente concluída em 2023.

As transações, que requerem ainda a aprovação das entidades reguladoras, irão criar uma estrutura ainda mais clara, quer na Volvo Cars quer na Geely Holding. Os colaboradores das empresas não serão diretamente afetados e os detalhes financeiros das operações não serão revelados.

A Volvo Cars tem vindo a crescer de forma significativa na China. Em 2020, a marca vendeu 166.617 unidades no País, um crescimento de 7,5% em relação a 2019 e o oitavo ano consecutivo de recorde de vendas. No primeiro semestre de 2021, a performance de vendas aumentou 44,9% em relação a 2020, e 40,1% quando comparado com o mesmo semestre em 2019.

Artigo anterior

Kia conquista quota de mercado recorde na Europa

Artigo seguinte

SKODA ENYAQ SPORTLINE iV: variante de acabamento mais desportivo (video)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.