NoticiasComunicados de Imprensa

Volvo Cars apresentou hoje o seu segundo modelo 100% elétrico

Marca sueca eleva sustentabilidade ao nível da segurança

“A sustentabilidade é tão importante para nós como a segurança. Dedicamos o nosso negócio a ajudar a proteger a vida das pessoas, seja dentro ou fora dos automóveis. Vamos agora mostrar a mesma dedicação a proteger o planeta.”  Håkan Samuelsson – Chief Executive – Volvo Cars

A Volvo Cars anunciou hoje um conjunto de medidas que afirmam o percurso da marca rumo à sustentabilidade e à eletrificação. Com efeito, empresa eleva o seu compromisso ambiental ao mesmo nível do histórico compromisso, que desde sempre tem mantido, para com a segurança.

Apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030

A Volvo Cars está a caminhar diariamente para se tornar líder no segmento de automóveis elétricos premium e anunciou hoje, num evento mundial, que ambiciona ser um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos até 2030. Até lá, a Volvo Cars irá, de forma gradual, remover da sua gama todos os modelos com motor a combustão interna, onde se incluem os híbridos. Com efeito, em 2030, cada novo automóvel Volvo Cars vendido, deverá ser exclusivamente elétrico.

A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da Volvo Cars, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro, até 2040.

Esta decisão baseia-se, ainda, na expectativa de que, quer a legislação, quer a melhoria das infraestruturas de carregamento, irão contribuir significativamente para uma aceitação crescente dos clientes em relação aos automóveis 100% elétricos.

“Não existe futuro a longo prazo para os automóveis com motor a combustão interna. Queremos ser um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos em 2030. Isto permitir-nos-á ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes e fazer também parte da solução no que toca ao combate às alterações climáticas.”, refere Henrik Green – Chief Technology Officer – Volvo Cars.

Impacto climático neutro até 2025 nas unidades produtivas e até 2040 como um todo

Enquanto fornecedor de mobilidade, a Volvo Cars reconhece que faz parte do problema das alterações climáticas e entende ter a responsabilidade de agir.

A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da Volvo Cars, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro até 2040.

Como medida intercalar, até 2025, a empresa pretende reduzir em 40% a pegada de carbono associada a cada modelo, através da redução de 50% ao nível das emissões de escape dos automóveis, de 25% ao nível das matérias-primas e fornecedores e de 25% no total das operações relacionadas com a logística.

Ao nível das suas unidades produtivas, a ambição é ainda maior pois a Volvo Cars pretende, neste ponto, ter um impacto climático neutro já em 2025. Atualmente, as unidades produtivas da empresa são já alimentadas por mais de 80% de eletricidade com impacto neutro no clima. Todas as fábricas europeias são, desde 2008, já alimentadas com energia hidroelétrica.

“Para sermos bem-sucedidos, precisamos de crescimento lucrativo. Assim, em vez de investir num negócio que está a diminuir, optámos por investir no futuro – e esse futuro é elétrico e é online. Pretendemos ser líderes no segmento de automóveis elétricos premium, um sector que apresenta um crescimento rápido”, refere Håkan Samuelsson – Chief Executive – Volvo Cars.

Tecnologia Blockchain – rastreio global do cobalto

A Volvo Cars é o primeiro construtor automóvel a implementar um rastreio global do cobalto utilizado nas suas baterias através da aplicação da tecnologia blockchain. O rastreio das matérias-primas como o cobalto, utilizadas na produção de baterias de iões de lítio, é, atualmente, um dos principais desafios de sustentabilidade enfrentado pela indústria automóvel, estando a Volvo Cars comprometida com o seu rastreio total. Desta forma, a marca pretende assegurar uma transparência total aos seus clientes para que estes possam conduzir os veículos eletrificados sabendo que o material utilizado nas suas baterias foi sempre obtido de uma forma responsável.

A tecnologia Blockchain, que estabelece uma rede de partilha de dados de confiança, aumenta significativamente a transparência da cadeia de fornecimento de matérias-primas, pois as informações sobre a origem do material não podem ser alteradas sem que isso seja detetado.

Materiais reciclados em todos os automóveis

Uma das ambições relacionadas com a economia circular consiste em aumentar, significativamente, a percentagem de materiais reciclados e sustentáveis nos automóveis até 2025. As metas definidas são claras e envolvem o incremento de: 25% de plástico reciclado, 40% de alumínio reciclado e 25% de aço reciclado.

O Volvo C40 Recharge, hoje apresentado mundialmente, será o primeiro modelo da marca sem qualquer componente em pele de origem animal.

Um novo modelo de negócio assente no online:

A Volvo Cars anunciou também um aumento do foco nas vendas online onde irá apresentar uma oferta mais completa, atrativa e transparente sob a alçada do serviço Care by Volvo. Todos os modelos 100% elétricos serão comercializados online.

Esta estratégia revela uma nova forma de relação com os clientes e, com isso, a alteração do modelo de negócio tradicional.

Como parte desta sua nova estratégia comercial, a Volvo Cars irá fazer investimentos significativos nos seus canais de vendas online, reduzindo a complexidade da sua oferta de produtos e aplicando uma estrutura de preços definida e transparente para cada modelo.

“O futuro da Volvo Cars assenta em três pilares: eletricidade, online e crescimento. Queremos oferecer aos nossos clientes paz de espírito e uma forma simples de ter um Volvo, ao remover a complexidade por vezes associada à aquisição. Simplicidade e conveniência serão a chave para tudo o que pretendemos fazer.”, refere Lex Kerssemakers – Head of Global Commercial Operations.

Mais um modelo 100% elétrico

Cumprindo a sua promessa de lançamento de um novo modelo 100% elétrico por ano, a Volvo Cars apresentou hoje o seu segundo modelo 100% elétrico.

Este novo automóvel é baseado na plataforma CMA e é o primeiro modelo da história da Volvo que foi desenhado e pensado de raiz para ser um modelo 100% elétrico.

Artigo anterior

Nova Jeep® Gladiator, a inovadora pick-up entre tradição e futuro

Artigo seguinte

Honda e é o Elétrico do Ano do Womens World Car of the Year 2021

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.