Comunicados de ImprensaNoticias

Tribe Days: Alfa Romeo celebra o 100º aniversário do Circuito de Monza

  • A Alfa Romeo decidiu celebrar o 100º aniversário do Circuito de Monza com um “Tribe Day”.
  • Este espetacular e icónico encontro internacional é dedicado à paixão da “Tribo” Alfa Romeo e aos laços inquebráveis da marca com o traçado italiano.
  • Um total de 112 colecionadores, membros de clubes de toda a Europa, e uma centena de Giulia GTA (dos 500 produzidos pela marca) estarão em destaque nos “Tribe Day” de sábado e domingo (dias 10 e 11 de setembro). Os 112 automóveis icónicos irão contar a história lendária da marca italiana; já os 100 Giulia GTA em exibição servem de homenagem aos 100 anos de paixão pelo automobilismo que ligam a Alfa Romeo ao Circuito de Monza.
  • Irão ter lugar dois desfiles incríveis: no asfalto do histórico traçado no sábado (dia 10), e de Arese até Monza no domingo (dia 11).
  • O “Tribe Day” ocorrerá em dois locais icónicos para a Alfa Romeo: o Museu de Arese e o Circuito de Testes de Balocco. Adicionalmente, a cidade de Milão e o Circuito de Monza servirão de palcos da homenagem da marca ao circuito, casa de inesquecíveis eventos de automobilismo.
  • Encerrando as celebrações do fim-de-semana, todos os participantes do “Tribe Day” irão sentar-se numa área dedicada da Alfa Romeo nas bancadas Ascari e Biassono para apoiar o Alfa Romeo F1 Team ORLEN.
  • Em sua casa, no Museu Arese, a paixão da marca ganha vida com os “Monza Days”, um enriquecedor programa criado para os fãs da Alfa Romeo.

O Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 deste ano dá à Alfa Romeo a oportunidade de celebrar a inquebrável ligação que a liga ao histórico Circuito de Monza, local onde tem escrito momentos indeléveis nas páginas da história do automobilismo. Na verdade, este ano é o 100º aniversário do mundialmente famoso Circuito de Monza, um palco onde a Alfa Romeo conquistou o seu primeiro título de Fórmula 1, no dia 3 de setembro de 1950, com o Alfetta 158 conduzido por Nino Farina.

A Alfa Romeo está a celebrar este importante aniversário com o seu primeiro “Tribe Day”, evento internacional que irá reunir os fãs da marca de toda a Europa em que, curiosamente, o número de participantes não foi escolhido aleatoriamente.

Para relatar os 112 anos de história da apaixonante condução desportiva italiana desta marca, desde 1910, contar-se-á com a participação de 112 membros de clubes de colecionadores oficiais da marca, sendo que cada um ver-se-á representado por um modelo icónico. A ideia de envolver os fãs da Alfa Romeo foi lançada no dia 24 de junho, no Alfa Romeo Club Meeting, reunindo-se representantes de clubes de todo o mundo no Museu Arese. Como sempre acontece, a resposta dos clubes foi entusiástica.

Entretanto, o evento também contará com um grupo de 100 modelos Giulia GTA e os seus proprietários, para celebrar os 100 anos do Circuito de Monza, muitos deles tendo testemunhado as mais inesquecíveis histórias de sucesso da Alfa Romeo no automobilismo. De facto, o Giulia GTA é um dos modelos mais bem-sucedidos da história da marca e a sua maior conquista em termos de competição.

Foi precisamente em Monza que muitos dos seus sucessos desportivos se celebraram: após a sua introdução no Salão Automóvel de Amesterdão, em 1965, a estreia em competição aconteceu nos 1000 Km de Monza, com dois carros inscritos na categoria de ‘Protótipos’, enquanto se esperava a homologação na classe ‘Turismo’. Se esta primeira experiência poderia ser considerada um teste, a verdadeira estreia foi nas 4 Ore de Monza – um dos eventos mais importantes do mundo para carros de ‘Turismo’ – com o Giulia Sprint GTA de De Adamich-Zeccoli a dominar a corrida, seguido por outros seis Giulia GTA semelhantes. Foram quatro as vitórias consecutivas celebradas nas 4 Horas de Monza, tendo-se registado, depois disso, muitos mais sucessos, desde a Coppa Piemonte até à Inter-Europa, entre as muitas vitórias alcançadas pelas versões Giulia Sprint GTA-SA e GTA 1300 Junior.

Os “Tribe Days” terão lugar em dois dos locais mais emblemáticos da marca: a casa da Alfa Romeo no Museu Arese, onde os participantes serão submersos na lendária história da marca e onde poderão testemunhar as premiadas joias da coleção do museu, e o Circuito de Testes de Balocco, onde acontecerão sessões de test-drives, desfiles e exercícios em pista, para destacar as capacidades dinâmicas dos seus Alfa Romeo.

Dois icónicos desfiles Alfa Romeo

Os momentos mais icónicos dos “Tribe Days” da Alfa Romeo serão dois desfiles, com o primeiro a ter lugar no sábado à tarde, no Circuito de Monza, exibindo-se 112 veículos históricos na mesma pista onde os monolugares de F1 se irão enfrentar ao longo desse mesmo fim de semana.

O segundo desfile terá lugar na manhã seguinte, quando esses 112 veículos históricos e mais 100 Giulia GTA partirem do Museu Arese, para percorrer a cidade de Milão, passando por alguns dos seus locais icónicos. Após sair do Museu Arese, o desfile atravessará Milão, atravessando o Arco della Pace, a praça do Castello Sforzesco – símbolo que o logótipo da Alfa Romeo orgulhosamente ostenta – rumando depois à Piazza Duomo, Piazza Della Scala, Via Montenapoleone, Piazza Cavour, Piazza della Repubblica, até chegar à Estação Central. O desfile irá, certamente, parar nos locais onde, no início do século, se situava o Portello, o primeiro local de produção da Alfa Romeo e hoje lar da primeira loja Flagship caracterizada pela nova identidade da marca Alfa Romeo. O desfile continuará até se chegar, por fim, ao Circuito de Monza, onde todos os participantes poderão assistir ao Grande Prémio e apoiar o Alfa Romeo F1 Team ORLEN, em áreas dedicada de lugares nas bancadas Ascari e Biassono.

Uma decoração dedicada no C42 com assinatura do Alfa Romeo Centro Stile

Como é habitual, por ocasião do Grande Prémio de Itália de F1, o C42 irá entrar em pista com uma decoração desenvolvida especificamente para este evento, assinada pelo Alfa Romeo Centro Stile. Os designers da Alfa Romeo reinterpretaram os elementos históricos das letras em diagonal e do histórico escudo dos anos 50, elementos que já fazem parte da decoração oficial.

Ambos terão maior visibilidade graças a um posicionamento central na cobertura do motor e ao aumento da sua dimensão, numa solução sem precedentes que difere do lado direito para o lado esquerdo. Será, assim, oferecida uma experiência de leitura em constantes mudanças, dependendo do ponto de visão. Para esta ocasião, o histórico logótipo circular também terá o seu espaço na frente do monolugar.

Os dois logótipos fazem, assim, homenagem à cidade e à região, berços da marca. Um elo inquebrável patente na sua denominação: Anonima Lombarda Fabbrica Automobili.

Os “Monza Days” ganham vida no Alfa Romeo Museum

Como de costume, o GP de Itália contará com um calendário completo de eventos e atividades no Museu Arese, definido para todos os entusiastas da Alfa Romeo. Os eventos iniciam-se na quarta-feira (7 de setembro), com a presença dos pilotos Valtteri Bottas e Zhou Guanyu junto dos fãs e entusiastas, para uma sessão de autógrafos a realizar das 19h30 às 20h30*. O Museu permanecerá aberto até às 21h00*.

Tanto os treinos como as sessões de qualificação no sábado (dia 10) e a corrida de domingo (dia 11) terão transmissão em direto no grande ecrã da Sala Giulia. No sábado e no domingo, pelas 17h00*, os fãs poderão conduzir o seu próprio Alfa Romeo, de qualquer ano e modelo, num desfile a realizar na pista interior do Museu.

Mais informações e reservas no email info@museoalfaromeo.com.

* Horas locais (CET); menos 1 hora em Portugal Continental

Artigo anterior

A Yamaha apresenta a R1 GYTR para 2023

Artigo seguinte

Novo Mazda CX-60 2.5 e-Skyactiv PHEV já chegou a Portugal

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.