NoticiasRúbricas

Toyota Sports 800: O inicio dos desportivos da Toyota e do automóvel Híbrido!

Esta semana tivemos o privilégio de ter o primeiro contacto com o novo Toyota Supra A90. Foi mais do que um simples ensaio estático, uma vez que ficámos a conhecer melhor a história dos desportivos da marca, como tal, é impossivel falar em hibridos ou desportivos Toyota sem relembrar o responsável pelo inicio de toda esta herança, o Toyota Sports 800!

Não podíamos começar a história do Toyota Supra sem falar do Toyota Sports 800 que foi o primeiro desportivo da marca da província de Aichi.

Foi em 1962 que a Toyota foi ao salão automóvel de Tóquio apresentar o protótipo “Publica Sports” que surgiu como um automóvel coupé com um aspecto futurista para a época que estava equipado com um motor de apenas 28cv herdado do já comercializado Toyota Publica 700. Na altura do lançamento da fase de produção do Publica Sports apelidaram-no de “Yota-Hachi” que significa “Toyota 8”. Este automóvel era comercializado no Japão exclusivamente na “Toyota Japan Retail”.

Em 1965 o Toyota Sports 800 entrou em produção com o código de chassi UP15, e o motor recebeu um aumento da cilindrada de 700cc para 800cc, para além de ter recebido também carburadores duplos que ajudaram a aumentar a potência dos 28cv para os 45cv. O facto de ser um automóvel leve, fazia com que este motor fosse capaz de oferecer andamentos entusiasmantes em cidade ou de o fazer atingir os 160km/h num circuito.

Este automóvel foi desenhado por um designer da Datsun chamado Shozo Sato e foi desenvolvido por um engenheiro da Toyota chamado Tatsuo Hasegawa que concebia e projectava aviões na altura da segunda guerra mundial.

Foram produzidas 3131 unidades entre 1965 e 1969 e sabe-se que apenas 10% dessas unidades “sobreviveram” às mãos dos condutores. Apenas 300 dessas unidades tinhas volante à esquerda que tinham sido produzidas para Okinawa que tinha sido ocupada pelos Estados Unidos.

Ao longo do tempo de produção foram feitas alterações ao modelo que residiam na grelha dianteira e pára-choques, assim como na caixa de velocidades.

Relembramos que este Toyota Sports 800 utilizava um motor Boxer de dois cilindros opostos, com uma cilindrada de 790cc e refrigerado a ar. Debitava 45cv às 5400rpm. O peso era leve devido à utilização de alumínio nos painéis da carroçaria e aço fino na construção do bloco. Nos primeiros anos de produção, até as bases dos assentos eram em alumínio.

Se falamos do inicio da concepção do Toyota Sports 800, não podemos deixar de falar do facto deste também ter sido o primeiro automóvel híbrido! Uma vez que em 1965 foi apresentado no salão de Tóquio o Toyota Sports 800GT Hybrid, o primeiro híbrido da Toyota equipado com um motor de turbina a gás que alimentava o motor eléctrico e bateria.

Devido à sua fiabilidade e eficiência, ficou desde muito cedo conhecido pela sua popularidade ostentando ainda um 3º lugar nas 24 horas de fuji em 1967. Nunca será lembrado como apenas o primeiro carro desportivo produzido pela Toyota mas como um verdadeiro desportivo idolatrado pelos entusiastas.”

Toyota Sports 800 restaurado pela Gazoo Racing:

Artigo anterior

Hyundai investe na Aurora!

Artigo seguinte

Nissan Navara 2.3 dCi N-Guard: Estilo "desenrascado"!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.