Renault Clio GT 120 EDC: Desportivo q.b
A Renault lançou uma replica do Renault Clio RS. Chama-se Clio GT e tem um design desportivo, um motor que satisfaz bastante, caixa EDC e um preço de compra que nos faz pensar que é possível adquirir um desportivo, mesmo nos tempos que correm.
Muitos de nós sonhamos com a compra de um desportivo de dia e de noite, mas o aumento do preço dos combustíveis, as caras manutenções e preço dos automóveis desportivos, fazem-nos cada vez mais colocar de lado essa ideia. Felizmente a Renault lançou um automóvel desportivo q.b, com consumos moderados e um preço de compra acessível.
O Renault Clio GT, vem com um design mais desportivo e agressivo que o Clio Normal, jantes 17, capas dos retrovisores cromadas, difusor traseiro com duas saídas de escape, assinatura GT na traseira e detalhes Renault Sport.
No ecrã táctil a Renault colocou a aplicação R.S. Monitor 2.0, que nos oferece informações à cerca:
– Binário, potência temperatura da água e do ar de admissão, pressão do turbo, abertura da borboleta, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, temperatura do óleo da caixa, temperatura das embraiagens da caixa EDC e binário à roda.
– A leitura das performances: aceleração 0/50 km/h e 0/100 km/h, do tempo de aceleração dos 0-400m e dos 0-1000m com partida parada, assim como o tempo de travagem dos 100 km/h para os 0 km/h.
– Diagrama GG: leitura das acelerações longitudinais e laterais, bem como visualização dos valores máximos registados. Os sensores do ecrã podem ser gravados numa pen.
– Taxa de patinagem, em percentagem, das rodas motrizes.
– Visualização das curvas de binário e de potência em tempo real.
– Visualização esquemática interna da caixa EDC: relação utilizada, relação pré-seleccionada e temperatura da embraiagem.
– Cronómetro manual ou activo automaticamente pelo GPS (é possível descarregar o traçado do circuito numa pen).
– Ecrã de manutenção: para anotar a quilometragem dos pneus, amortecedores, pastilhas e discos desde a última mudança.
– Conselhos de pilotagem
– Regulações do automóvel:
– “Shift light”: ajustamento do timing do sinal de mudança de relações de caixa.
– Datalogger: o R.S. Monitor 2.0 pode registar, em tempo real, todos os parâmetros registados durante um dia num circuito e associá-los às posições GPS correspondentes, tornando assim possível a sua análise em computador. A posição do automóvel pode ser projectada sobre um mapa (obtido por satélite) com os parâmetros de condução correspondentes afixados de forma dinâmica. Todos estes elementos podem ser gravados: e 1 hora de condução ocupa apenas 3MB de espaço. Os resultados podem ser consultados através de um software que estará disponível, para os clientes na base de dados dos circuitos.
No interior tal como no exterior encontramos um design agradável à vista, assentos com um bom apoio lombar. Volante com a sigla GT e patilhas da caixa de velocidades, cintos de segurança Renault Sport, pedais em aluminio e aplicação Renault Sport no tablier. As cores predominantes são o cinza, as aplicações cromadas e em preto brilhante.
O Renault Clio GT 120 EDC não fica por aqui no que toca a equipamento, vem com ar-condicionado automático, limitador de velocidade, cruise-control, sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro (opcional) e o já conhecido R-Link.
O botão R.S Drive, permite-nos explorar ao máximo as capacidades do Clio GT, torna as passagens de caixa mais rápidas, o ESP torna-se menos interventivo, a direcção fica mais sensível e a resposta do acelerador fica também melhor.
O motor é bastante agradável e as afinações de chassi feitas pela Renault Sport dão para fazer esquecer o tempo da troca de caixa. A diversão é garantida, pois ao volante do Clio GT, só nos apetece pressionar o pedal do acelerador. Os 120cv chegam q.b a caixa não tem que estar sempre no manual o que privilegia a condução em cidade. A performance também satisfaz, ultrapassa a barreira dos 100km/h em apenas 9 segundos e não tem que se fazer nenhum contrato com uma gasolineira, porque os consumos anunciados andam na casa dos 5,4 Litros a cada 100km/h e o consumo a andar normalmente anda na casa dos 6,2 Litros. Nada mau para um automóvel que fornece a experiência de condução que este Clio GT fornece e custando os 20.550€ que custa, 21.400€ na versão tourer.
Tiago Neves
(Neste artigo foram utilizadas fotos, que não são da nossa autoria, nem da autoria da Renault.)
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