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Renault Clio GT 120 EDC: Desportivo q.b

A Renault lançou uma replica do Renault Clio RS. Chama-se Clio GT e tem um design desportivo, um motor que satisfaz bastante, caixa EDC e um preço de compra que nos faz pensar que é possível adquirir um desportivo, mesmo nos tempos que correm.

RENAULT CLIO IV BERLINE GT (B98 GT) - PHASE 1

Muitos de nós sonhamos com a compra de um desportivo de dia e de noite, mas o aumento do preço dos combustíveis, as caras manutenções e preço dos automóveis desportivos, fazem-nos cada vez mais colocar de lado essa ideia. Felizmente a Renault lançou um automóvel desportivo q.b, com consumos moderados e um preço de compra acessível.

O Renault Clio GT, vem com um design mais desportivo e agressivo que o Clio Normal, jantes 17, capas dos retrovisores cromadas, difusor traseiro com duas saídas de escape, assinatura GT na traseira e detalhes Renault Sport.

RENAULT CLIO IV BERLINE GT (B98 GT) ET ESTATE GT (K98 GT) - PHASE 1

No ecrã táctil a Renault colocou a aplicação R.S. Monitor 2.0, que nos oferece informações à cerca:

– Binário, potência temperatura da água e do ar de admissão, pressão do turbo, abertura da borboleta, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, temperatura do óleo da caixa, temperatura das embraiagens da caixa EDC e binário à roda.

– A leitura das performances: aceleração 0/50 km/h e 0/100 km/h, do tempo de aceleração dos 0-400m e dos 0-1000m com partida parada, assim como o tempo de travagem dos 100 km/h para os 0 km/h.

– Diagrama GG: leitura das acelerações longitudinais e laterais, bem como visualização dos valores máximos registados. Os sensores do ecrã podem ser gravados numa pen.

– Taxa de patinagem, em percentagem, das rodas motrizes.

– Visualização das curvas de binário e de potência em tempo real.

– Visualização esquemática interna da caixa EDC: relação utilizada, relação pré-seleccionada e temperatura da embraiagem.

– Cronómetro manual ou activo automaticamente pelo GPS (é possível descarregar o traçado do circuito numa pen).

– Ecrã de manutenção: para anotar a quilometragem dos pneus, amortecedores, pastilhas e discos desde a última mudança.

– Conselhos de pilotagem

– Regulações do automóvel:

– “Shift light”: ajustamento do timing do sinal de mudança de relações de caixa.

– Datalogger: o R.S. Monitor 2.0 pode registar, em tempo real, todos os parâmetros registados durante um dia num circuito e associá-los às posições GPS correspondentes, tornando assim possível a sua análise em computador. A posição do automóvel pode ser projectada sobre um mapa (obtido por satélite) com os parâmetros de condução correspondentes afixados de forma dinâmica. Todos estes elementos podem ser gravados: e 1 hora de condução ocupa apenas 3MB de espaço. Os resultados podem ser consultados através de um software que estará disponível, para os clientes na base de dados dos circuitos.

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No interior tal como no exterior encontramos um design agradável à vista, assentos com um bom apoio lombar. Volante com a sigla GT e patilhas da caixa de velocidades, cintos de segurança Renault Sport, pedais em aluminio e aplicação Renault Sport no tablier. As cores predominantes são o cinza, as aplicações cromadas e em preto brilhante.

O Renault Clio GT 120 EDC não fica por aqui no que toca a equipamento, vem com ar-condicionado automático, limitador de velocidade, cruise-control, sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro (opcional) e o já conhecido R-Link.

RENAULT CLIO IV BERLINE GT (B98 GT) ET ESTATE GT (K98 GT) - PHASE 1

O botão R.S Drive, permite-nos explorar ao máximo as capacidades do Clio GT, torna as passagens de caixa mais rápidas, o ESP torna-se menos interventivo, a direcção fica mais sensível e a resposta do acelerador fica também melhor.

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O motor é bastante agradável e as afinações de chassi feitas pela Renault Sport dão para fazer esquecer o tempo da troca de caixa. A diversão é garantida, pois ao volante do Clio GT, só nos apetece pressionar o pedal do acelerador. Os 120cv chegam q.b a caixa não tem que estar sempre no manual o que privilegia a condução em cidade. A performance também satisfaz, ultrapassa a barreira dos 100km/h em apenas 9 segundos e não tem que se fazer nenhum contrato com uma gasolineira, porque os consumos anunciados andam na casa dos 5,4 Litros a cada 100km/h e o consumo a andar normalmente anda na casa dos 6,2 Litros. Nada mau para um automóvel que fornece a experiência de condução que este Clio GT fornece e custando os 20.550€ que custa, 21.400€ na versão tourer.

Tiago Neves

(Neste artigo foram utilizadas fotos, que não são da nossa autoria, nem da autoria da Renault.)

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