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Polestar 4 já à venda em Portugal

O Polestar 4 está, a partir de hoje, oficialmente à venda em Portugal, na Europa e na Austrália. Após o início da produção e das primeiras entregas na China no final de 2023, as vendas online começam hoje com um preço inicial no mercado nacional de 68.000 EUR [1]. A produção deverá começar a meio de 2024 e as primeiras entregas estão previstas para agosto [2].

O Polestar 4 transforma a aerodinâmica de um coupé e o espaço de um SUV numa nova geração de SUV coupé. As linhas de design apresentadas inicialmente nos protótipos da Polestar chegam agora à produção no automóvel da Polestar mais rápido de sempre. O Polestar 4 está posicionado entre o Polestar 2 e o Polestar 3 em termos de tamanho e de preço.

“A chegada do Polestar 4, ao acrescentar em 2024, um terceiro modelo à nossa gama em todos os nossos mercados será fundamental para o nosso sucesso. O Polestar 4 traz consigo a classe de performance premium para o segmento D-SUV.

A interpretação inovadora de um SUV coupé por parte do Polestar 4 oferece grande espaço interior e um aspeto deslumbrante.” afirma Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

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Design

Como marca orientada pelo design, o Polestar 4 apresenta elementos-chave de design que foram inicialmente apresentados no protótipo Polestar Precept, e que agora ganham vida. Entre eles está a eliminação do vidro traseiro que permite criar um novo tipo de experiência imersiva para os ocupantes dos bancos traseiros, e a separação das luzes dianteiras de lâmina dupla com assinatura iluminada única da Polestar – complementada pelo emblema Polestar com iluminação de precisão milimétrica a partir de baixo.

A eficiência aerodinâmica é realçada pelo nariz baixo, puxadores de porta retrácteis, vidros embutidos sem moldura, lâminas traseiras aerodinâmicas e otimização do fluxo de ar à volta da barra de luz traseira.

Tendo como base a plataforma premium Sustainable Experience Architecture (SEA) desenvolvida para Geely Holding, o Polestar 4 é um SUV coupé para o segmento D que apresenta uma distância entre eixos de 2999 mm. O seu comprimento total são 4840 mm, largura 2139 mm e altura 1534 mm.

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As generosas proporções interiores resultantes são especialmente evidentes na retaguarda, onde os ocupantes estão envoltos num ambiente íntimo, com assentos reclináveis eletricamente. Uma luz ambiente ajustável, inspirada no sistema solar, acrescenta uma dimensão extra ao interior, permitindo aos ocupantes personalizar o ambiente de condução.

Graças à eliminação do vidro traseiro, o teto panorâmico, de série, estende-se para além da altura das cabeças dos ocupantes traseiros, criando um ambiente interior verdadeiramente único. Entre os bancos dianteiros está montado um ecrã de climatização cujo controlo é executado pelos ocupantes traseiros.

O espelho retrovisor é substituído por um ecrã de alta-definição capaz de mostrar informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho – permitindo um campo de visão muito mais amplo do que a maioria dos automóveis modernos. A alimentação digital pode ser desativada para permitir aos condutores ver os ocupantes da retaguarda, se necessário.

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Maximilian Missoni, Head of Design da Polestar, afirma: “Com o Polestar Precept conseguimos apresentar uma nova experiência espantosa para os passageiros traseiros, aos removermos o vidro traseiro e deslocando o encosto de cabeça, que desempenha um papel de segurança integral, estando agora colocado mais para trás. Isto significa que agora, os passageiros traseiros podem ter uma experiência única no nosso SUV coupé.”

O interior e os materiais foram desenhados ao redor do conceito ‘soft tech’, e a inspiração dos esboços iniciais provém das indústrias da moda e do vestuário desportivo.

As cores e as escolhas de materiais do Polestar 4 exploram novas execuções para a Polestar – incluindo as novas cores exteriores Storm e Electron, e uma nova cor interior única, Mist.

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 Sustentabilidade

No final de 2023, a Polestar revelou que o Polestar 4 tem, no lançamento, a pegada de carbono mais baixa de todos os seus automóveis. O Polestar 4 é produzido na fábrica SEA da Geely Holdings na Baía de Hangzhou, na China, que combina eletricidade verde com o certificado de energia hidroelétrica I-REC, com eletricidade fotovoltaica do telhado da fábrica. Uma maior utilização de alumínio com baixo teor de carbono proveniente de fundições que utilizam eletricidade hidroelétrica ajuda a reduzir ainda mais o impacto climático. Além disso, os dados relativos à quota de alumínio reciclado foram incluídos na avaliação pela primeira vez.

A versão Long range Single motor do Polestar 4 tem uma pegada de carbono no seu ciclo de vida de 19,9 tCO2e, enquanto a versão Long range Dual motor apresenta 21,4 tCO2e. O alumínio representa 22,4-24% da pegada de carbono, enquanto o aço e o ferro constituem 20%, e os módulos de bateria representam a maior percentagem da pegada de carbono da produção e refinação de materiais, com 36-40%.

Uma abordagem mono-material, apresentada pela primeira vez pela Polestar no concept de roadster elétrico em 2022, é aplicada nos materiais interiores, onde todas as camadas de determinados componentes são produzidas a partir do mesmo material de base.

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Isto permite que a sua reciclagem seja mais eficaz e mais eficiente, eliminando a necessidade de separação de materiais incompatíveis antes da reciclagem.

Os novos materiais interiores incluem um têxtil de malha personalizado que consiste em PET 100% reciclado, juntamente com vinil bio MicroTech e estofos em couro rastreado da Bridge of Weir – em que as peles em bruto são subprodutos da indústria alimentar e provêm de explorações escocesas que são classificadas de forma independente pelo Índice de Proteção dos Animais como respeitando os mais exigentes parâmetros globais.

O têxtil de malha personalizado nos estofos introduz uma nova técnica na indústria automóvel. Inicialmente apresentado no protótipo Precept, este têxtil é feito de polyester 100% reciclado. O material e o design foram criados pelos designers da Polestar em conjunto com a Swedish School of Textiles (Borås Textilhögskolan) e desenvolvido com os fornecedores. É feito para uma integração perfeita, produzindo desperdícios mínimos e reduzindo o desperdício global.

Os tapetes de interior são feitos usando PET reciclado e os tapetes de chão utilizam ECONYL, o que inclui redes de pesca recuperadas. Painéis específicos para guarnição das portas são feitos de NFPP (polipropileno de fibra natural), o que resulta em até 50% menos plástico e uma redução de peso até 40%. MicroTech, introduzido pela primeira vez no Polestar 3, é um vinil bio que substitui o petróleo bruto por óleo de pinho na sua construção e apresenta um suporte têxtil reciclado.

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 Performance

O Polestar 4 é o modelo de produção mais rápido que a marca produziu até à data. Os 0-100 km/h são feitos em apenas 3.8 segundos [3] e a potência máxima de 400 kW (544 hp). Os motores apresentam ímanes permanentes e um design síncrono. A dinâmica de condução é fiel à marca Polestar – as respostas da direção e o comportamento são precisos resultando numa experiência de condução emocionante e ágil para todos os ocupantes.

Estão disponíveis versões dual e single motor, sendo que as segundas apresentam tração traseira. Apesar da elevada potência e performance, o controlo e a confiança são sempre fatores fundamentais na produção de um modelo elétrico para utilização quotidiana agradável e responsável. A versão Dual motor apresenta uma suspensão semi-ativa para um nível adicional de ajuste entre o conforto e a dinâmica de desempenho dinâmico.

A gama de jantes poderá variar entre as 20 e as 22 polegadas, sendo os pneus fornecidos pela Pirelli e pela Michelin, dependendo da configuração.

Ambas as versões apresentam uma bateria de 100 kWh. A Long range Dual motor tem 400 kW (544 hp), 686 Nm e um objetivo preliminar de autonomia até 580 km WLTP[4]. Possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico dianteiro, permitindo, quando este não é necessário, maximizar a autonomia e a eficiência.

A versão Long range Single motor inclui um motor de 200 kW (272 cv) e 343 Nm na traseira e um objetivo de autonomia preliminar de até 610 km WLTP[4].

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Todas as versões incluem capacidade de carga até 200 kW DC e 22 kW AC sendo a tampa para o carregamento motorizada. O hardware permite a realização de uma função de carregamento bidirecional, com capacidade vehicle-to-load (V2L) uma funcionalidade que estará disponível mais tarde e que permitira fornecer energia a dispositivos externos a partir do Polestar 4. Está também instalada de série, uma bomba de calor, que permite que o automóvel condicione, antecipadamente, a cabine interior e a bateria.

Existe uma nova função para otimização da condução, podendo o condutor escolher, na versão Long range Dual motor, modos de condução que maximizem a autonomia ou dinâmica. O modo Performance melhora a capacidade de resposta das motorizações e ativa os dois motores em simultâneo para uma potência total e uma melhor dinâmica.

O modo Range dá prioridade à eficiência, adaptando as motorizações para um estilo mais calmo forçando apenas a utilização do motor traseiro.

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Tecnologia

A Polestar continua a apresentar um nível tecnológico que irá levar os automóveis futuros a disponibilizarem ainda mais entretenimento, mais conectividade e mais autonomia. No Polestar 4, o sistema de infotainment powered by Android Automotive OS e pela Snapdragon Cockpit Platform utiliza agora um ecrã horizontal de 15.4 polegadas.

Com a incorporação do Sistema Google, que inclui Google Assistant, Google Maps e Google Play, a Polestar continua a oferecer uma experiência de conetividade única. A estreita colaboração com a Google permite à Polestar ultrapassar os limites neste capítulo.

Está disponível como opção o Sistema áudio Harman Kardon onde se incluem 12 colunas e um amplificador de canal híbrido de 1.400 watts. Incluídos no Pack Nappa estão também duas colunas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros– aumentando assim o total de colunas para 16. O Apple CarPlay wireless está também naturalmente incluído.

À semelhança de outros modelos da Polestar, estão também disponíveis atualizações remotas regulares (OTA over-the-air) que permitem atualizar à distância todos os automóveis acrescentando novas funcionalidades e melhorias, eliminando a necessidade de visitar uma oficina para descarregar o software mais recente.

Segurança

A Segurança faz parte do DNA da Polestar graças à sua forte ligação com a Volvo Cars e estes genes fazem também parte do Polestar 4, com caraterísticas inovadoras neste capítulo quer no interior quer no exterior – testadas com os mesmos standards rigorosos dos restantes modelos da gama Polestar. Estão incluídos até sete airbags. Novas parcerias trazem a tecnologia de segurança inteligente para o primeiro plano, onde se inclui o SuperVision Advanced Driver Assistance System da Mobileye.

O equipamento de série inclui um total de doze camaras, um radar e doze sensores ultrassónicos. Isto inclui uma câmara de monitorização do condutor, que apenas transmite dados e não grava vídeo, para monitorizar os movimentos da cabeça e dos olhos do condutor ajudando a evitar acidentes relacionados com a fadiga ou com a incapacidade.

Em conjunto com a deteção de mãos no volante, o sistema de monitorização do condutor ajuda a manter o condutor atento à condução, caso seja necessário.

Diante da coluna de direção está incorporado um painel de 10.2 polegadas que inclui informação sobre a velocidade, a bateria e a autonomia. Quando integrado com outros sistemas de assistência, poderá ilustrar um ambiente virtual com outros utilizadores da estrada, funções atuais de assistência à condução e informações de navegação.

Para reduzir a distração, está incluído um head-up display (HUD) em frente ao condutor com uma área de projeção de 14.7 polegadas onde estará disponível informação chave sobre o automóvel, o telefone e a navegação, para assim melhorar a atenção do condutor. O HUD inclui ainda um “modo de neve” inteligente que passa a cor do texto de branco para amarelo, melhorando a visibilidade em condições atmosféricas adversas.

O Pack Pilot opcional inclui Pilot Assist com assistência à mudança de faixa, ativado pelo condutor ao tocar no manípulo indicador na direção desejada.

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Packs de Equipamento e Upgrades

O nível de equipamento de série é bastante completo, mas existem packs adicionais que permitem acrescentar opções específicas para ir de encontro a gostos diferenciados. O Pack Plus inclui upgrades de conforto e de tecnologia, com o Pack Pro a acrescentar jantes de 21 polegadas e detalhes de design subtis. O upgrade Nappa poderá ser acrescentado ao Pack Plus, e inclui estofos em couro Nappa ventilados, com certificação de origem responsável, função de massagem, altifalantes de apoio de cabeça adicionais para os bancos dianteiros e confortáveis apoios de cabeça traseiros.

O Pack Pilot inclui o Pilot Assist e outras funcionalidades de assistência à condução. O Pack Performance melhora o aspeto dinâmico e a experiência de condução da versão Long range Dual motor, com jantes de 22 polegadas, travões Brembo de 4 êmbolos, uma afinação de chassis Polestar Engineered incorporada, e detalhes “Swedish gold” para os travões, cintos de segurança e tampas das válvulas.

Todos os pormenores podem ser encontrados no configurador do automóvel Polestar 4 que está agora disponível em polestar.com/polestar-4.

Polestar 4Preço[1]
Long range Single motor (com entrega)EUR 68.000
Long range Dual motor (com entrega)EUR 75.000
Pack PilotEUR 1.500
Pack PlusEUR 5.500
Pack ProEUR 2.000
Performance Pack (só Dual Motor)EUR 4.500

Notas

  1. Preço indicativo em Portugal, incluindo entrega e IVA.
  2. O lançamento noutros mercados da Ásia-Pacífico e do Médio Oriente está previsto para o primeiro semestre de 2024. O lançamento na América do Norte e na Coreia do Sul está previsto para meados de 2024. Os preços para todos os restantes mercados serão confirmados aquando do início das vendas.
  3. Dados preliminares.
  4. Dados preliminares. A autonomia certificada e os dados sobre o consumo de energia serão confirmados mais tarde.

 

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