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Polestar 2 mais potente, com melhor performance e maior autonomia

  • Novos motores, condução refinada e tração traseira para as versões Single motor.
  • Maior velocidade de carregamento e maior autonomia – agora até 635 km WLTP.
  • Redução do impacto ambiental das emissões de carbono em 1,1 toneladas.
  • Estreia da SmartZone apresentada no Polestar 3.
  • Equipamento de série inclui agora funções de alerta à condução e carregamento wireless para telemóvel.

A Polestar (Nasdaq: PSNY) anuncia atualizações importantes para o Polestar 2, o seu fastback elétrico de 5 portas. Para o model year 2024, este automóvel compacto apresenta uma frente mais tecnológica, refletindo a linguagem de design que a marca estreou no Polestar 3, melhorias substanciais na performance obtidas através de novos motores elétricos e baterias ainda mais potentes, melhorias ambientais e, pela primeira vez na Polestar, tração traseira.

 

“Na indústria automóvel, um facelift incorpora normalmente mudanças visuais superficiais que muitas vezes acabam por destruir a intenção original proposta pelo design. Neste novo model year para o Polestar 2, preferimos melhorar substancialmente a tecnologia e os componentes mecânicos do sistema de transmissão elétrica. Podemos dizer que é, até agora, o melhor Polestar 2 e também o mais bonito, com um design frontal revisto e com a nova SmartZone” afirma Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

 

Em 2019, o Polestar 2 fez a sua estreia no mercado dos automóveis elétricos premium, combinando design escandinavo e extrema utilidade com características únicas capazes de permitir uma condução divertida e uma atenção à sustentabilidade. Foi o primeiro automóvel do mundo a incorporar um sistema de infotainment powered by Android Automotive OS com Google incorporado, uma tecnologia que continua a evoluir e a marcar a diferença na indústria. Este conjunto único de características rapidamente  tornou o Polestar 2 numa referência, sendo um dos automóveis elétricos preferidos dos clientes. O modelo está já disponível em 27 mercados mundiais tendo ultrapassado, no final de 2022, as 100.000 unidades produzidas.

 

Ajustes de design de alta tecnologia

 

A SmartZone faz a sua estreia no Polestar 2. Tal como no Polestar 3, a SmartZone incorpora algumas das características mais importantes da segurança ativa do automóvel, onde se incluem a câmara frontal e o radar de médio alcance.

 

As jantes em liga leve de 20” do Performance Pack foram atualizadas para alinhar a expressão mais desportiva do Polestar 2 com a do Polestar 3.

 

Novos motores, condução refinada e tração traseira

 

A nova geração de motores e inversores elétricos fazem parte de todas as versões do Polestar 2, oferecendo melhorias substanciais tanto na eficiência como no desempenho. As variantes Single motor têm agora tração traseira, sendo alimentadas por um motor de íman permanente recentemente desenvolvido e por um inversor em carboneto de silício. O novo motor tem uma potência até 220 kW (anteriormente era 170 kW) e é otimizado para obter máxima eficiência e elevado binário (agora 490 Nm quando comparado com o anterior valor de 330 Nm) aumentando ainda mais o desempenho dinâmico do automóvel. Dos 0 aos 100 km/h o Polestar 2 está agora 1,2 segundos mais rápido, percorrendo essa distância em apenas 6,2 segundos.

 

A versão Dual motor tem agora polarização traseira capaz de proporcionar um maior prazer de condução e uma melhor performance graças a um setup completamente reequilibrado da transmissão. O novo motor traseiro é a fonte primária da transmissão sendo suportado, no eixo dianteiro, por um novo motor assíncrono.

 

Isto permite uma maior produção total do sistema que é agora de 310 kW e  740 Nm (um aumento em relação aos 300 kW e 660 Nm originais), uma tração melhorada, uma maior eficiência global e uma melhor performance – 0-100 km/h é atingido em apenas 4,5 segundos. Estes ganhos na eficiência são ainda suportados pela função de desativação do motor dianteiro que pode ser acionada quando este não é necessário. Quando o condutor necessita de mais potência, o motor dianteiro ativa-se de forma instantânea.

 

O Performance Pack opcional permite obter 350 kW e ainda realizar os 0-100 km/h em apenas 4,2 segundos. É possível adquirir um aumento de potência e de performance realizando o download do upgrade de software que poderá ser aplicado remotamente nas versões Long range Dual motor.

 

“A mudança da tração dianteira para a tração traseira nas variantes Single motor, e a redefinição da relação de binário na variante Dual motor para uma maior sensação de condução com tração traseira, eleva a experiência de condução do Polestar 2 para um novo nível” afirma Joakim Rydholm, Head of Chassis Development da Polestar. “O renovado Polestar 2 é um automóvel ainda mais ágil e mais divertido de conduzir, mantendo a sua estrutura compacta e um sentido de controlo completo, ao mesmo tempo que acrescenta mais maturidade e maior conforto.”

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Maior autonomia e carregamento mais rápido

Todas as versões do Polestar 2 possuem baterias de iões de lítio renovadas capazes de melhorar a eficiência e os tempos de carregamento. As versões Long range têm agora baterias de 82 kWh da CATL com 27 módulos. As baterias para as versões Standard range mantêm a capacidade de 69 kWh com 24 módulos, sendo agora fornecidas pela LG Chem.

 

Estas baterias renovadas beneficiam de uma unidade de desconexão redesenhada, de um upgrade nas barras e de uma química celular melhorada – permitindo possibilidades de carregamento mais elevadas até 205 kW DC para as baterias Long range e 135 kW para as baterias Standard range.

 

Foi possível obter uma maior autonomia para todas as versões devido à presença não só de baterias maiores e melhores, mas também à otimização do fornecimento de energia proporcionado por motores mais potentes. A função de desativação do motor dianteiro na versão Long range Dual motor é particularmente eficaz na maximização da autonomia que é agora de 592km WLTP[1], um aumento significativo de 105 km.

 

A versão Standard range Single motor é agora capaz de atingir 518 km WLTP[1], uma melhoria de 40 km, e a versão Long range Single motor pode atingir 635 km WLTP[1], uma melhoria de 84 km.

 

Melhor performance e menor impacto ambiental

 

Apesar da presença de baterias maiores, de motores mais potentes, de maior autonomia e de uma performance mais excitante, as emissões de carbono para as versões com a nova bateria de 82 kWh reduzem 1,1 toneladas passando agora para as 5,9 toneladas por automóvel (o valor anterior era de 7 toneladas), graças a uma química celular melhorada. Está prevista a publicação do relatório completo de ciclo de vida deste automóvel (LCA Report) ainda em 2023.

 

Equipamento de série mais completo

 

O equipamento de série do Polestar 2 foi também melhorado.

 

As funções de alerta à condução são agora de série, incluindo o Blind Spot Information System (BLIS) com apoio à direção, o Cross Traffic Alert com apoio de travagem e o Rear Collision Warning & Mitigation, bem como uma câmara de 360º e espelhos exteriores anti encadeamento. A função de carregamento wireless para telemóvel faz agora também parte do equipamento de série em todas as versões.

 

Já é possível encomendar o Polestar 2 MY24 em Portugal em polestar.com/pt.

As primeiras entregas estão previstas para o 3º trimestre de 2023 e os preços iniciam-se nos 53.400€ .

VersãoTraçãoCapacidade Bateria [1]Velocidade Carga Max  DC[1]Autonomia preliminar, WLTP [3]PotênciaBTorque0-100 km/hPreço[5]
Long range Dual motor com Performance PackAWD82 kWh205 kWUp to 592 km350 kW740 Nm4.2sEUR 66.900
476 hp
Long range Dual motorAWD82 kWh205 kWUp to 592 km310 kW740 Nm4.5sEUR 60.900
421 hp
Long range Single motorRWD82 kWh205 kWUp to 635 km220 kW490 Nm6.2sEUR 56.900
299 hp
Standard range Single motor[2]RWD69 kWh135 kWUp to 518 km200 kW490 Nm6.4sEUR 53.400
272 hp

Notas:

  1. Informação preliminar de acordo com a norma WLTP. A autonomia oficial será certificada no decorrer de 2023.

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