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Peugeot 5008 1.6 HDI GT Line: Espaço Hi-Tech!

Já lá vai o tempo em que os monovolumes eram automóveis “aborrecidos”, para quem tinha de deixar as”aventuras” para se dedicar à família. Hoje em dia, os monovolumes já se transformaram em SUV´s mais espaçosos, que para além de serem portadores de um grande conforto são tudo menos aborrecidos, tanto na condução, como no que toca ao entretenimento e até tem versões com características dignas de verdadeiros desportivos.

O Peugeot 5008 é irreverente, tem um aspecto jovem e desportivo que se vê acentuado por esta versão “GT LINE”, que não o torna num automóvel de corridas, mas oferece características que o tornam mais interessante, sem o “fazer perder” as suas “mais valias” principais, conforto, segurança e espaço.

O design é atraente, e se os monovolumes costumavam de ser uns “monos” sem piada nenhuma, o Peugeot 5008 está longe de nos relembrar esses tempos “inglórios”. Contamos com um capô longo, traseira subida, linha de cintura elevada, protecções plásticas na carroçaria e uma altura ao solo maior, todas estas características tornam o conjunto aventureiro. A estas linhas adicionamos uma carroçaria bi-color, vidros traseiros escurecidos, luzes dianteiras e farolins LED, jantes de 18 polegadas com 2 tons e capas dos retrovisores à cor do tejadilho.

No interior o design convence, os materiais são agradáveis ao toque e a construção é exemplar, contudo, o excesso de peças pode tornar-se motivo de ruídos com o passar dos anos. O espaço a bordo é suficiente, embora a terceira fila de assentos só seja suficiente para crianças, como é característico neste tipo de automóvel. A visibilidade é boa, tanto para a frente como para trás. O espaço na bagageira é de 780 Litros que se podem estender até aos 1940 Litros com o rebatimento da segunda e terceira fila de assentos.

O tablier é elevado, a decoração é variada e a utilização dos materiais é bastante cuidada, temos decido e couro numa conjugação perfeita de cores, um interior realmente bonito, com poucos botões, que é bastante intuitivo e tem bastante equipamento nesta versão GT Line. Contamos com um tejadilho panorâmico de dimensões generosas(opcional), portão traseiro automático (opcional), chave mãos-livres (opcional), I-Cockpit, luzes de iluminação ambiente, cortinas pára-sol laterais na 2ª fila + mesas na 2ª fila, sistema de navegação e multimédia da Peugeot que aparece num ecrã de 8 polegadas e ainda um painel de instrumentos em ecrã TFT de 12,3 polegadas. Contamos ainda com câmara de ajuda ao estacionamento 360º, pedaleira em metal, patilhas da caixa no volante, assentos desportivos e volante desportivo.

A utilização do sistema de navegação e multimédia é intuitiva, o ecrã tem boa imagem e o sistema suporta Android Auto e Apple CarPlay, a navegação é 3D e tem serviços conectados com informação de trânsito em tempo real e reconhecimento vocal. O painel de instrumentos é completissimo, do melhor que existe nas marcas generalistas, uma qualidade de imagem surpreendente, informações surpreendentes que quase “fazem frente” à referência “Audi Virtual Cockpit”. O painel de instrumentos podia estar melhor colocado, uma vez que facilmente fica obstruído pelo volante. Este volante é pequeno, tem a pega perfeita e torna o Peugeot 5008 ainda mais fácil de manobrar.

A posição de condução é agradável, os assentos tem o apoio lombar perfeito, contudo, são algo rígidos, devido às características desportivas a que obriga esta versão GT Line. A tarefa da condução é particularmente agradável, por todo o ambiente a bordo e pela fácil utilização de todas as tecnologias presentes no SUV mais luxuoso da marca. O i-cockpit junta a imensa tecnologia e a informação disponibilizada por todos os painéis, para um aumento do prazer de condução, que se consegue também através da posição de condução mais elevada e do volante de pequenas dimensões.

O comportamento como seria de esperar é exemplar, devido a um chassi extremamente equilibrado, uma configuração de suspensões perfeita e uma direcção directa q.b, que oferece ao Peugeot 5008 uma manobrabilidade incrível e um comportamento em curva digno de registo. O conforto é a palavra de ordem e a marca francesa não deixou escapar a dinâmica.

O motor 1.6 HDi tem 120cv de potência e 300Nm de binário, mostra-se bastante disponível em baixos e médios regimes, fazendo com que o pesado Peugeot 5008 não precise de um reboque para andar depressa. Esta motorização está associada a uma caixa automática de 6 velocidades que é rápida e eficiente. Tudo pode tornar-se “mais entusiasmante” através do botão “Sport” que altera a resposta da direcção tornando-a mais pesada e também a resposta ao acelerador que se torna mais rápida.

Esta receita proporciona ao Peugeot 5008 uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 13,6 segundos e uma velocidade máxima de 185km/h. No que toca aos consumos, o Peugeot 5008 traz-nos um sorriso de orelha a orelha, pois apesar de não ser um automóvel leve e apesar de ter caixa automática conseguimos consumos mistos com e sem trânsito de 6,5 Litros a cada 100km. As emissões de CO2, são um motivo para a marca do leão se gabar, uma vez que se ficam pelas 112g/km. Este Peugeot 5008 tem um consumo de AdBlue de 10 Litros por cada 20.000km, de acordo com a informação dada pela marca.

A Peugeot dotou o 5008 de dispositivos de segurança que são cada vez mais um ponto de interesse na escolha de um automóvel, por isso, nesta versão ensaiada contávamos com: alerta de trasnposição involuntária de faixa, sistema de monitorização da pressão dos pneus, 6 airbags, travão de estacionamento automático, Sistema de detecção de fadiga, Reconhecimento dos painéis de velocidade e Cruise Control.

No que toca a preços, o Peugeot 5008 começa nos 31.700,00€ para a versão base (Active) com motor a gasolina 1.2 Puretech de 130cv. As versões diesel começam nos 35.039,00€ para a versão base (Active) com motor 1.5 HDi de 130cv. A versão ensaiada 1.6 HDi GT Line com 120cv, caixa automática e alguns extras tem o preço de 42.440,00€. Relembramos que o Peugeot 5008 paga classe 1 nas portagens e paga de IUC: 145,05€

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