NoticiasEnsaios

Novo Hyundai Tucson já chegou a Portugal e nós já o conduzimos!

A Hyundai lançou o novo Hyundai Tucson e convidou-nos a testá-lo em “primeira mão”. O tempo para testar este surpreendente SUV não foi muito, mas chegou para percebermos que a Hyundai está pronta para dar cartas no segmento com este modelo totalmente novo. O Hyundai Tucson chega com um design de “cortar a respiração”, recheado de inovações e tecnologia!

A estética imponente parece ser incapaz de não fazer girar cabeças. A carroçaria é alta, larga, transpira robustez e modernidade. A frente é direita e o capô é longo. Os traços laterais são verdadeiramente vincados e distintivos, contribuindo para uma linha de cintura equilibrada e quase curvilinea que “contrasta” com os vincos laterais praticamente direitos. A traseira é subida e tem o tejadilho e óculo traseiro inclinados, que ajudam este Hyundai Tucson a parecer um verdadeiro desportivo.

O capô é longo e curvilíneo, desce até à grelha dianteira que expressa mais de 80% do design dianteiro deste Hyundai Tucson. Esta grelha de dimensões generosas, cromada e em cascata alberga uma inovação que a Hyundai apelida “Grupos Óticos Paramétricos Ocultos”. A iluminação do Hyundai Tucson é em LED e está embutida na grelha, embutida ao ponto de praticamente não se notar a presença de luzes, o que faz com que pareça apenas uma grelha, quando os grupos óticos em forma de “asas” se encontram desligados. Quando a iluminação diurna está acesa, a grelha ganha ainda mais vida! A projecção de médios e máximos é assegurada pelos faróis das extremidades. Para vincar o carácter de SUV, o Hyundai Tucson ostenta uma tímida proteção do pára-choques dianteiro.

As laterais robustas assumem abas plásticas das rodas que protegem a carroçaria da projeção de pedras, assim como as proteções laterais na embaladeira. O requinte é notável quando observamos os retrovisores finos, o friso cromado que é parte do Pilar “C” e ainda os farolins traseiros que se estendem dinamicamente até às laterais.

Na traseira encontramos um pára-choques subido com uma proteção metalica desportiva que alberga uma saída dupla de escape. Os farolins triangulares em LED unem-se com uma linha iluminada que atravessa toda a traseira. Falando em traseira, é nela que encontramos mais uma inovação. A escova de limpeza do óculo traseiro está oculta o que contribui não só para um design “limpo”, como também para uma melhor visibilidade traseira.

No interior encontramos um design perfeitamente enquadrado com o aspecto exterior. Se alguém procura um veículo que se manterá atual durante uns bons anos este Hyundai Tucson será uma opção a ter em conta, pois não falta o estilo “à frente do seu tempo”. A zona dianteira do habitáculo onde encontramos a consola central e o tablier, parece estar disposta por camadas, onde encontramos uma zona superior em “U” que surge desde as portas até ao tablier, tornando todo o interior bastante homogéneo. Esta área superior em “U” desce em cascata ao centro, criando algo que chamamos de “consola central”. Estes detalhes ao nível do design estão, para nós, ao nível do que há de melhor na industria automóvel. A inferior do tablier também é herdada das portas, e cria nada mais nada menos do que uma “linha reta” de onde sobressaem o botão da ignição, o volante e o painel de instrumentos que se resume a um tablet.

No túnel central encontramos comandos da caixa de velocidades por botão, shift by wire, ou seja, sem cabo mecânico. O volante tem agora 4 braços, uma boa pega e comandos melhor inseridos, que não interferem com a colocação das mãos.

A um design sublime juntamos uma personalização a “perder de vista”. Para além das combinações interiores que alteram a cor dos bancos e guarnições, também temos iluminação ambiente personalizável que nunca mais acaba. Ao todo são 64 cores, destinadas a agradar ao mais esquisito dos condutores!

Para além do generoso espaço a bordo, onde todos viajam à vontade, o Hyundai Tucson ainda nos apresenta espaço de arrumação para dar e vender! As bolsas das portas dianteiras são generosas, assim como o espaço no apoio de braço central ou zona inferior da consola central. Até o túnel central tem uma abertura que nos permite guardar alguns objetos. A bagageira é das maiores do segmento, se não for mesmo a maior! São 616 litros ou 1.795 litros (com os bancos rebatidos).

O sistema de navegação e multimédia tem informação para dar e vender, é intuitivo, tem uma excelente apresentação e está inserido num ecrã de 10,25 polegadas. A novidade são as conexões sem-fios ao Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos também de 10,25 polegadas é igualmente agradável, para além da excelente apresentação e informação completa, este painel é também personalizável, adequando o seu tema ao modo de condução ECO, Normal ou Sport.

O digital é bom e promete oferecer interiores mais limpos e livres de botões. Apesar disso, nem sempre cai bem o digital, principalmente quando este se apodera de comandos como a climatização, contribuindo para uma maior desconcentração do condutor e inviabilizando a gestão da mesma, caso hajam problemas ao nível dos sistemas de multimédia.

Ao nível do comportamento dinâmico o novo Hyundai Tucson parece ser exemplar, algo que tem um impacto direto no conforto, uma vez que se trata de um automóvel pouco condescendente ao nível da suspensão e que nos faz sentir melhor a estrada. Aumentamos o prazer de condução e a dinâmica, sacrificando ligeiramente o conforto.

Debaixo do capô não faltam opções desde um motor 1.6 Turbo GDI Híbrido com 230cv e caixa automática de 6 velocidades, ao menos espigado motor diesel 1.6 Litros CRDi com 136cv e tecnologia Mild-Hybrid com 48 Volts, associados a uma caixa automática DCT de 7 velocidades. Na lista de opções consta ainda a motorização 1.6 Litros Turbo GDI com tecnologia Mild-Hybrid de 48 Volts, 150cv de potência, associada a uma caixa manual inteligente de 6 velocidades.

Ainda este ano, a gama Hyundai Tucson receberá um motor híbrido plug-in com uma potência combinada de 265cv.

Ao nível da segurança, o Hyundai Tucson tem uma oferta muito completa: Travagem Autónoma de Emergência, Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem, Sistema de Informação da Velocidade Máxima, Alerta de arranque do veículo dianteiro, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, Alerta de Fadiga do Condutor e Sistema de Controlo Automático dos Máximos.

O Hyundai Tucson já está disponível com preços a partir dos 38.655,16 €!

Artigo anterior

André Villas-Boas & a Ace Africa juntam-se à Sports&You no Rally Monte-Carlo

Artigo seguinte

Está realizada a fusão entre a FCA e o Groupe PSA

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.