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Nos bastidores da produção dos modelos electrificados da Peugeot

A PEUGEOT levanta o véu sobre o trabalho da sua crescente equipa de técnicos responsáveis pela produção e teste de cada uma das baterias que são aplicadas nos seus automóveis e furgões eletrificados, tanto os 100% elétricos como os híbridos Plug-In. Estes especialistas representam a excelência, um valor-chave da marca PEUGEOT. Recebem uma formação especial antes de se juntarem às fábricas europeias do fabricante de automóveis em Espanha, Eslováquia e França. Cada bateria é testada para assegurar a sua fiabilidade, desempenho e ciclo de vida.

A eletrificação da PEUGEOT está a acelerar em 2022 com o 408, modelo que irá reforçar a oferta de veículos híbridos Plug-In, também fortalecida pelo novo 308 e pelos veículos comerciais ligeiros 100% elétricos. Em 2022, mais de 70% da gama PEUGEOT vendida em todo o mundo estará eletrificada. Na Europa, os modelos eletrificados da marca representam um em cada quatro automóveis de passageiros vendidos no primeiro semestre de 2022 (um em cada seis, em 2021).

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Treino de técnicos especializados PEUGEOT

Até 2025, a totalidade da gama de modelos PEUGEOT oferecerá uma variante eletrificada. Isto exigirá um aumento substancial do número de baterias a serem produzidas. A PEUGEOT estima que irá montar até 10.000 baterias por mês para a sua gama de automóveis até ao próximo ano e até 7.000 baterias por mês para a sua gama avançada de Comerciais Ligeiros.

São necessários cerca de 60 minutos para os técnicos especializados montarem cada unidade de bateria de 50 kWh (células e componentes pré-montados). São necessários 90 minutos para as unidades maiores de 75 kWh. A equipa submete cada bateria a uma série de testes críticos. Por conseguinte, cada unidade é protegida por uma política de garantia de 8 anos/160.000 quilómetros para 70% da sua capacidade de carga.

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Todo o processo de teste demora 15 minutos e é obrigatório para que as baterias possam avançar para a montagem.

  • O primeiro teste simula o funcionamento da bateria num veículo para validar a sua fiabilidade.
  • Um teste de desempenho estimula a bateria no seu débito máximo.
  • O último teste verifica a estanquicidade. A unidade da bateria é pressurizada com um gás para verificar a existência de fugas através da monitorização da perda de pressão. Uma estanquicidade adequada impedirá a entrada de água ou sujidade dentro das células da bateria que poderia comprometer o seu ciclo de vida ou desempenho.

Operadores qualificados trabalham nas oficinas dedicadas à montagem de baterias em cinco fábricas do Grupo Stellantis: Vigo e Saragoça (Espanha), Trnava (Eslováquia), Sochaux e Mulhouse (França) e, em breve, Hordain (França). Tanto os veículos elétricos, como aqueles com motores convencionais a combustão, são montados na mesma linha de produção.

Os técnicos que testam e montam as baterias dos veículos PEUGEOT são provenientes das fábricas da Stellantis. São selecionados com base nas suas capacidades de eletrificação e recebem um mês de formação especializada. Como consequência da transição energética e do crescente mix de modelos eletrificados, a PEUGEOT e o Grupo Stellantis em geral estão a aumentar o número de técnicos qualificados para montar e trabalhar em veículos eletrificados.

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Gama eletrificada PEUGEOT

Jérôme MICHERON, Diretor de Produto, PEUGEOT: ”A eletrificação da gama PEUGEOT é um sucesso: Os modelos LEV (Veículos de Baixas Emissões) representam um em cada quatro automóveis de passageiros vendidos na Europa na primeira metade de 2022. A PEUGEOT fornece uma vasta gama de veículos eletrificados com os e-208 e e-2008, totalmente elétricos. O 408, o novo 308 (berlina e SW), bem como os 3008 e 508 (berlina e SW) estão disponíveis com motores híbridos ‘plug-in’. A oferta LCV é complementada com versões 100% elétricas através dos e-PARTNER, e-EXPERT e e-BOXER.

A PEUGEOT está a reforçar a sua gama de veículos eletrificados em 2022. O 408 estará disponível com dois propulsores híbridos Plug-In, com 180 e 225 cavalos, desde o seu lançamento. O novo 308 oferece estes grupos propulsores também nas versões berlina e SW. Ambos os novos automóveis são construídos a partir de uma evolução da plataforma EMP2, o que permite a implementação de uma motorização 100% elétrica. A gama LCV foi complementada no final de 2021 pelo He-EXPERT, que combina tecnologia elétrica com a de pilha de combustível.

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